Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Rafa.Ramos 10/02/2021

Martha Medeiros, perfeita, não erra nunca!! Essa mulher escreve de uma forma tão realista, sobre assuntos que de fato acontecem no nosso cotidiano, mas de uma maneira muito mais detalhada e engraçada, dando ênfase para coisas que geralmente passam despercebidas. Gostei muito do livro, que é uma coletânea das crônicas de 2005 a 2007, e mesmo com um espaço grande de tempo, a gente percebe que ela continua com uma linha de pensamento muito parecida. Todos os livros que já li dela até agora, foram muito bons e eu leria de novo sem pensar duas vezes, são fluídos, rápidos e cômicos.

Liviamelina 13/12/2020

Divertido
Amo crônicas e acho mesmo que leitores iniciantes deveriam começar sempre com crônicas do dia a dia, ajuda na sensação de completar tarefas e a iniciar o hábito de se tornar leitor, que nunca acontece do dia para a noite!

Laura.Helena 01/12/2020

Leitura leve
Gostei muito de ler! Com certeza vai virar meu comfort book. Pelo fato de serem crônicas, a forma como Martha aborda os temas de cada uma é bastante leve e a escrita é incrível

Bianca Vieira 16/10/2020

Um pouco sobre a Martha, e porque amo tanto ela:
Trago a indicação de uma autora Nacional que amo, admiro, e que pra mim particularmente: consegue tornar tudo mais leve!⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com mais de trinta obras publicadas, entre elas ''Feliz por nada'' e ''Doidas e Santas'' (os únicos que tive chance de ler) a mulher que inspirou peças e até o filme ''divã'' dono de bilheteria nacional, é o nosso assunto de hoje.⠀

Martha Medeiros, '' A autora dos viajantes'', como eu a classifico, deixa qualquer viagem mais leve, seja ela de ônibus, carro, trem ou metrô, não importa, suas crônicas sempre nos transportam para um estado de paz e reflexão contínua, não há quem não se delicie pelas tuas histórias ou não viaje enquanto imagine os fatos descritos em cada texto, é uma forma bonita de contar como a vida é: fascinante e conturbada, os altos, baixos, e todos aqueles assuntos que acabamos esquecendo, ou apenas não reparamos, devido a correria do dia a dia.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ideia de ler crônicas durante o transporte é que conforme você lê, o transito não é mais um problema tão grande, o caos que existe ao redor se diminui e o tempo passa bem mais rápido do que o comum, acompanhado de uma boa música torna tudo mais sereno.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀
E você, vai viver essa vida sem ler sequer um textinho da incrível Martha?! Brincadeiras a parte, vale sempre a pena.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma das frases que mais gosto está no livro Doidas e santas: ''Seguir nosso desejo é o que nos torna livres, e o desejo é variável, mutante, inclassificável - não pode ser considerado moderno ou antigo, é o que é."⠀

E, ainda crendo que somos feito de toda essa confusão interna: desejos, sonhos, vícios, dúvidas e dádivas, repito e afirmo: não há nada mais belo que ser exatamente o que se é. ⠀

Bel 11/10/2020

Gosto do tipo de escrita da Martha Medeiros.

Gleicer.Correia 08/09/2020

Doidas e Santas
Leitura que flui com leveza, com os mais diversos temas. Em cada texto, a autora trata de temas relevantes ou não, depende do seu olhar, como leitor. Mas sem dúvida, uma ótima escrita e ótimas reflexões do cotidiano. Recomendo a leitura.

Amanda 29/08/2020

Uma volta no tempo
Já fazia um tempo que não lia um livro de crônicas. Crônicas sempre foram algo que gostei de ler, pois são textos com significados e que contam passagens da vida, algo que, as vezes, a gente nem repara na correria da vida. Em Doidas e Santas, Martha Medeiros escreve crônicas de outubro de 2005 a julho de 2008.

Umas das coisas que me fez aproveitar essa leitura conforme passavam as páginas foi o fato da ápoca que o livro foi escrito. Como o uma crônica fala de assuntos do dia a dia, sobre fatos atuais, experiências do momento e visão de mundo daquele autor naquela época, foi muito interessante observar quais eram os temas discutidos e que muitos ainda não mudaram, qual a opinião da autora sobre alguns assuntos, sobre a política da época... Além disso, ela sugere muitos livros, peças de teatro e filmes e com certeza vou ver alguns.

Foi uma leitura que me desagradou muito em várias partes. Por ser feminista, encarar uma leitura que é retrograda é bem complicado. Em vários textos a autora descreve esteriótipos de mulheres de uma forma machista e natural. Em uma de suas crônicas, na minha opinião, ela quase falou que era machista. Contudo, acredito que foi por falta de informação. Talvez ela leia esses textos hoje e pense como ela evoluiu, pelo menos eu quero acreditar nisso. Ou eu pelo menos acho que hoje ela não teria a coragem de publicar esses textos.

Uma coisa que me deixou muito curiosa foi ler sobre a política, que não mudou nada ou como já existia em 2007 a cultura da ostentação. Pode ser que meus pais lembrem sobre esse tipo de assunto da época, mas eu tinha somente 8/11 anos só queria saber de desenho hahaha.

Por fim foi uma leitura muito boa, por mais que desagradável em certas partes, um desagradável bom, por que quer dizer que mudou. Sugiro que você leia esse livro para voltar para essa ápoca ou conhecer quais eram os assuntos mais falados nesse momento, mas lembre, seja cabeça aberta e pense em tudo que mudamos e em tudo que estamos batalhando para mudar hoje.

site: https://www.instagram.com/galaxy.of.book/?hl=pt-br
Yasmin T. 13/03/2021minha estante
Tirou as palavras da minha boca!

Ana r 02/08/2020

Top
Todas as mulheres deveriam ler. Um aprendizado pra vida. Adorei

Karine.Medeiros 12/07/2020

Apesar de não serem crônicas atuais, vale a pena a leitura. Com um tom leve e divertido que só ela tem, muitas reflexões são trazidas à tona!

Priscila.Pieper 07/07/2020

DOIDAS E SANTAS
Ler Martha Medeiros é obrigação de qualquer pessoa que se diga leitor. Desculpe-me por “taxar” dessa forma, mas se você assim como eu, ama uma leitura maravilhosa, essas de estourar os neurônios, não perca tempo, e corra ler as crônicas dessa gaúcha.

Em Doidas E Santas nos deparamos com uma escrita leve, cheia de humor, ironia e boas pitadas de sarcasmo, típicas da autora, o que deixa ao meu ver, a leitura mais prazerosa e de certa forma atemporal, já que ela não mede esforços para falar da essência humana.

Eu disse essência humana? Pois é exatamente o que ela faz. Com a maior delicadeza, a autora toca em assuntos por vezes evitados, esquecidos, ou quem sabe, negligenciados pela sociedade, e não se limita pelos caracteres, já que sua escrita é como aqueles buracos cheios de água: parecem poças rasas, mas são craques em romper os ligamentos do calcanhar.

Martha Medeiros é dessas escritoras que sabe ir nas entranhas do problema de forma curta e grossa, mas com a leveza de uma pluma, fazendo nosso mundo virar de ponta cabeça, e nos obrigando a rever diversos conceitos, ou melhor, pré-conceitos. Sua atemporalidade é tanta que apesar de suas crônicas serem de 2006, se encaixam perfeitamente nesse ano maluco no qual estamos vivendo.

Ler Doidas E Santas, é um caminho sem volta. É reflexão, descobrimento e revelação a cada linha. É revisão de conceitos, ideias e lugar. Exato, é rever nosso lugar nesse planetinha que chamamos de lar. É entendimento e aceitação.

Uma leitura que todos devem enfrentar pelo menos uma vez na vida, em especial todos aqueles que tentam se limitar às caixinhas impostas pela sociedade, já que a cada novo final, entendemos que não passamos de ambiguidades ambulantes.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/

Bek 04/07/2020

Reflexões apaixonantes.
Marta Medeiros foi minha companhia por muitos meses, eu já acorda a lendo uma ou duas de suas reflexões. Algumas me tocaram fundo e outras me divertiram e me ativaram o cérebro. Grata! Agora quero ler outro dela... Gostei da companhia.??

@pequenasdicasliterarias 22/05/2020

Doidas e Santas - 8/10
Martha Medeiros é certeira com as palavras, sempre foi. Nesse livro, traz uma compilação de todas algumas de suas crônicas feitas pro Jornal Zero Hora, dos anos de 2006 a 2008. Algumas envelheceram bem, outras nem tanto mas a forma como ela fala sobre as coisas faz isso parecer ante pequenez da mensagem imbutida ali.
Me fez refletir sobre aspectos da vida das quais eu fujo. Morte, por exemplo. Martha me fez pensar sobre finitude de uma forma bonita e simples, às vezes até engraçada, mas nunca triste.
A crônica que dá nome ao livro faz jus ao título.
Recomendo a leitura.

MariCassenote 03/05/2020

Leitura leve e profunda ao mesmo tempo. Martha discute assuntos complexos de forma divertida. Virei fã!

Dani Guimarães 12/04/2020

Divertido
Martha é uma das minhas autoras favoritas! Mostra um cotidiano leve, engraçado e divertido. Transforma qualquer situação em lição, a leitura flui e a gente nem percebe. No final sempre deixa aquele gostinho de quero mais!

Ildneé 02/02/2020

Doidas e Santas: o ideal para espairecer
Uma leitura descontraída, leve, porém franca, a respeito dos acontecimentos importantes da vida, nosso cotidiano e trivialidades. Todos esses fatos relatados de maneira cômica, havendo o bom uso de metáforas, sempre acompanhados, no fim, por uma reflexão plausível constituída por argumentos casados com o bom senso.
A obra literária Doidas e Santas da cronista Martha Medeiros é o ideal para espairecer após o fim de um dia longo, estressante e cansativo, como também, ideal para um dia tranquilo.