As Bem Resolvidas (?)

As Bem Resolvidas (?) Luis Eduardo Matta

Resenhas - As Bem Resolvidas (?) - Quem Manda Aqui Sou Eu!

Leandro | @obibliofilo_ 08/09/2012

Não imaginava o quanto esse livro poderia ser divertido. Confesso que foi uma surpresa bastante agradável. O autor construiu uma história inteligente, cômica e real; uma história repleta de personagens cativantes e únicos.

[SINOPSE] Chris, Alê e Isa são bonitas, ricas e populares, além de amigas inseparáveis. Vivem a vida que todas gostariam de ter: estudam na melhor escola da cidade, frequentam lugares badalados e vestem as mais desejadas roupas. Tudo parece perfeito. Isa conhece Rogério, o novato da escola, e logo se encanta por ele. Alê só tem olhos para PH, seu namorado sem noção, e Chris, coitada, é colocada no meio de toda essa confusão. Para complicar tudo, Bu Campello, a patricinha mais implicante do mundo, não medirá esforços para sabotar a vida social das "amigas". De confusões com namorados a festas sofisticadas e bailes funks, acompanhe a rotina dessas garotas incríveis que fazem de tudo para conseguir o que querem. Mas será que elas sempre conseguem? Se delicie com essa divertida história cheia de intrigas, dramas, vinganças, romances, inveja, conquistas e claro, muita badalação. E aí, preparada para entrar no mundo das bem resolvidas?

O leitor acompanha a história de três amigas: Isa, Cris e Alê. Elas são aquelas amigas inseparáveis, na alegria e na tristeza. Sempre estão presentes em festas bastante badaladas e claro, possuem muito estilo. Elas são ricas e possuem tudo o que várias garotas adorariam possuir.

Alê é completamente apaixonada pelo seu namorado meio sem noção (PH) e não tem olhos para outro rapaz. Isa conhece Rogério (o novato da escola) e logo fica encantada por ele. E a Cris... Bem, é a pobre coitada que sempre é colocada como principal alvo no meio das confusões. E claro que tem, digamos, a vilã da história que é a Bu Campello, que faz de tudo para atrapalhar a vida social das três inseparáveis amigas.

Tem um trecho do livro que eu fiz questão de marcar e expor na resenha e que na verdade é um funk muito engraçado. Abaixo está o trecho:

“O bagulho é chapa quente
E eu já to bombadão
Vem potranca mercenária
Botar pressão no popozão
Vem cachorra preparada
Me deixar bem boladão
O batidão do popozão
Tá aí pra agitar e esculachar
Agita batidão
Esculacha popozão
É o batidão do popozão
É o batidão do popozão”

Obs.: Esse trecho faz parte de um funk tocado em uma festa que a Bu Campello faz em sua casa.

Com uma narrativa leve e despreocupada, a leitura flui de forma natural e cativante. Vários acontecimentos narrados no livro acontecem diariamente. Brigas, rivalidades, receios, indecisões etc. E o que mais me deixou impressionado foi a maneira como o autor soube desenvolver tudo; de uma forma despreocupada, sem soar forçada. E durante a leitura, eu pude comprovar mais uma vez que o Brasil possui muito escritores bons e que de fato, merecem ser reconhecidos.

O livro tem sim seus momentos clichês, porém, nada que atrapalhe ou dificulte a leitura. Para quem não sabe, não tenho nada contra clichês. Porém, claro, se usados de forma correta.

Concluindo, o livro é bom sim. E mal posso aguardar pela continuação e me divertir ainda mais com esse chick-lit completamente nacional. Caso esteja estressado e queira uma leitura leve e divertida, leia "As Bem Resolvidas (?) Quem Manda Aqui Sou Eu" e creio que não se arrependerá. Caso contrário, pode ler tranquilamente também. É quase impossível não gostar desse livro.

Recomendo!

Bia Rodrigues 23/11/2012

Quando li a sinopse desse livro lembrei de Gossip Girl, imaginei algo como Blair e Serena, só que com o Rio de Janeiro como cenário, de certa forma não estava enganada, porem a unica coisa que as amigas Chris, Alê e Isa tem em comum com as garotas de Gossip Girl é o dinheiro a sua disposição para tudo que quiserem.

As trés amigas são muito diferentes, o que eu achei muito legal, porque essa diferença é que as tornam tão legais e unidas. Isa é delicada e tímida, não tem coragem de se aproximar dos garotos, já Alê é super animada, divertida e espalhafatosa é que vive um namoro "sanfona" com o PH. Já a Chris é a personagem que eu mais gostei, ela acaba sendo um meio termo entre as duas amigas e é aquela do grupo que sempre planeja as cosias, que sempre sai com as ideias mirabolantes, eu me identifiquei muito com ela nisso, porque na época que estudava acabava sempre sendo a que tem as ideias mirabolantes.

Como todo bom livro que se passa em escolas tem a garota que é do "grupo inimigo" e nesse livro é uma nova rica, a Bu Campelo, conhecida como a Princesa da Piaçava. Bu gosta de funk e na visão das trés amigas não tem classe e nem bom gosto. Achei legal a antagonista do livro ser assim, porque é uma personalidade bem comum no Brasil.

Um dos pontos a ressaltar é que um livro com vários personagens de personalidades tão diferentes faz com que você sempre encontre um para se identificar, e eu gosto disso, acho que torna a leitura mais gostosa. Tirando todo o dinheiro que as personagens tem, a vida delas podem ser comparadas a de qualquer adolescentes.

A escrita é rápida e envolvente, realizei a leitura dele em menos de duas horas e esse tempo passou muito rápido. Mesmo com uma historia cheia de clichés o autor conseguiu colocar alguns pontos diferentes e manter um certo "mistério" no livro. A diagramação do livro esta encantadora, a capa já é maravilhosa e chamativa, transmitindo bem o conteúdo dele, mas durante suas paginas tudo continua muito bem feito e devo parabenizar a editora pelo excelente trabalho e pela atenção que teve com os detalhes, as paginas são grossas e a fonte em tamanho ideal o que deixa a leitura muito mais fácil.

Recomendo o livro para quem quer ler algo para se distrair ou para qualquer adolescente.

Amy 23/02/2012

INTRODUÇÃO
Em parceria do Macchiato com o autor Luis Eduardo, mais uma resenha de um de seus livros. Diferente do primeiro livro que li, O Dia Seguinte, As Bem Resolvidas é uma série e é um chicklit, o primeiro livro do gênero que o autor fez.

NARRATIVA
A escrita é bem leve. O interessante são as temáticas que a trama das meninas, envolve os leitores. A temática do namorado doido de ciúmes, o bullying, a adolescência. Ela avança rapidamente, tem momentos de mistério, de ação e de muita comédia. Alguns fatos são vistos no cotidiano o que contribui para a veracidade dos fatos narrados. Tem uma continuidade, é um livro que possuí uma linearidade que não cansa, não há fatos que vão e voltam. Isso contribuí para entender e presenciar de modo saudável toda a trama.

Gostei muito da personagem Alê, ela é bem próxima das pessoas com quem convivo, esse relacionamento ioiô é bem comum, ainda mais com meninos como PH. Isa é bem cativante, acredito que seja a preferida de muitos leitores, ela é esperta e muito decidida. É uma personagem bem moldada. Chris é a personagem que pouco se destaca, porém acredito que no próximo livro contribua mais para a trama. Bu Campello me lembrou muito a personagem Dália da série Suburgatory. A referência de Mean Girls (aquele filme com a LiLo) que é um filme querido por muitas garotas.

MOMENTO MACCHIATO
“Bate o popozão,

É o Batidão do Popozão

É o Batidão do Popozão.

Chris levou as mãos ao rosto, escandalizada:

- Caraca, que baixaria!!

- Você não viu nada – Alê fez um gesto bem para o meio da muvuca.

Chris firmou o olhar e foi então que viu: a professora Marta, vestindo um jeans justíssimo que deveria ser um ou doids números abaixo do manequim dela, rebolava animadamente, esfregando o traseiro no de um garoto que devia ter metade da idade dela, enquanto mantinha o charuto grudado na boca. ” – pág 148

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As meninas são cativantes e as aventuras das mesmas são bem interessantes. São cariocas natas e que vão encantar muitas das leitoras. A antagonista é bem convincente e como leitores julgamos, até que ponto alguém pode ir para se sobressair das rivais? Bu Campello vai longe. Sem dúvida, Luis Eduardo, acertou em escrever uma estória para esse público alucinado por chicklit. Conseguiu cativar.

Quero ver a continuação e logo!

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/32-as-bem-resolvidas-quem-manda-aqui-sou-eu-luis-eduardo-matta

Milena Marques 21/01/2012

Resenha - As Bem Resolvidas (?) - Quem Manda Aqui Sou Eu!
As Bem Resolvidas (?) – Quem Manda Aqui Sou Eu, chegou de parceria com o Luis Eduardo Matta, que por sinal foi muito educado e querido. Eu me interessei por esse livro através do blog do Alexandre e logo entrei em contato com o autor.
Como vocês podem perceber a capa é linda, tem todo um toque feminino, que é o estilo que toda garota gosta. E para quem não sabe ou ainda não conhece, é um chick-lit...e melhor ainda, escrito por um homem!

Achei a idéia muito bacana, e resolvi investir nessa história. Terminei o livro super rápido, porque é uma leitura rápida e descontraída, além de ser um dos meus gêneros favoritos. Quem não gosta de história sobre um grupo de mocinhas, que estudam em um colégio onde possuem as garotas mais populares da escola? Quem não gosta de lembrar a época do colégio, onde existiam amizades verdadeiras e aquelas amigas que nunca se desgrudam? Pois é, é esse o estilo da escrita de Luis Eduardo Matta. Dá para perceber que ele procurou, pesquisou tudo sobre o mundo das garotas, tanto o jeito de pensarem como o jeito de se vestirem.

A história é contata através de três amigas – inseparáveis – e que se dão muito, muito bem. Chris, Alê e Isa. Elas estudam na mesma escola – a melhor! – vestem as mais lindas roupas, e são amigas para o que der e vier! No decorrer da história, você conhece Bu Campello – a patricinha mais CHATA do mundo -, mimada, cheia de frescura e está sempre querendo entrar no caminho das três meninas. Nessas histórias sempre há uma patricinha chata que pensa que manda em todo mundo, e nesse livro não é diferente. Bu Campello sempre consegue o que quer, ou será que nem sempre?

Gostei das três amigas igualmente. Cada um tem sua qualidade, mas a Chris é mais imperativa, fala o que tem vontade, e isso me agradou. Alê tem um romance meio complicado com seu namorado, ora terminam, ora voltam. Identifiquei-me com isso, pois quando eu era mais novinha e tinha meus namorinhos era a mesma coisa, rs. E Isa é uma fofinha que faz de tudo para conquistar um novo aluno de seu colégio e é por isso que rola bastante confusão.
O desfecho foi bem legal, e ficamos com mais vontade de ler o próximo livro... Bu Campello me aguarde, quero saber muito mais e curiosa para saber o que irá acontecer com ela! ;) –há-

Para quem não sabe, As Bem Resolvidas (?) – Quem Manda Aqui Sou Eu é uma série e eu estou MUITO ANSIOSA pela continuação! ;)
Então pessoal, fiquem ligados e aproveitem para conhecer melhor essa história e sobre o autor também.

Obrigada Eduardo pela confiança e por ter enviado o livro, fiquei muito contente e espero que tenha gostado do meu comentário do livro, foi de coração.

Raíssa Lis 16/04/2012

Recebi o livro através de uma parceria com o autor e assim tive a oportunidade de resenhar um livro com um tema tão normal no dia a dia.

O livro conta a historia de três amigas da alta sociedade, Christianne de Bettencourt, Alessandra Penteado e Isabel Nogueira, conhecidas como Chris, Alê e Isa, mostrando seu cotidiano: a vida na escola, em casa, o comportamento com a família e, claro, o relato da vida amorosa. Elas frequentam as melhores festas, compram as melhores roupas e claro muito dinheiro.

Bu Campello é uma das patricinha mais irritantes do colégio, que se acha superior a todas, muito mimada e cheia de frescuras, pisa em todos para conseguir o que quer. Mas alguma coisa irá mudar nessa história !

Chris é a mais animada, sempre fazendo festas e se enturmando rapidamente.
Alê é a unica que tem namorado e mesmo assim é um namoro meio conturbado com idas e vindas (adorei as brigas do casal).
Isa é a mais tímida e a vitima de Bu, que investe pesado para atrapalhar a vida dela, apaixonada pelo novato da escola, tenta superar as barreiras para conhecer o novo gatinho.

Apesar de serem de classe alta as meninas vivem problemas comuns a todos como amores não correspondidos e o famoso e terrível bullying. O livro é ambientado no Rio de Janeiro o que aumenta ainda mais minha vontade de conhecer. Adorei a riqueza de detalhes e construção das personagens.

O livro tem uma boa diagramação o que facilita a leitura, tornando-se rápida e gostosa. Estou ansiosa pela continuação no próximo livro para saber se elas serão ou não bem resolvidas.

Resenha no Blog Flor de Lis