Os 100 Maiores Mistérios do Mundo

Os 100 Maiores Mistérios do Mundo Stephen J. Spignesi

Resenhas - Os 100 Maiores Mistérios do Mundo

William90 12/02/2022

Estava curioso para ler esse livro, e acho que faltou o autor explicar com mais detalhes sobre alguns temas.
Acho que por isso demorei para terminar a leitura.

Fabio451 21/08/2021

Sem sal
Ainda que a premissa de explorar "mistérios" não explicados, o livro é um tanto sem graça. Não sei se esperava algo mais envolvente ou misterioso (ironicamente). Mas o fato é que o tom extremamente didático sobre a investigação dos mistérios torna a leitura cansativa e pouco interessante,pois depois de 5 ou 6 mistérios, parece que na realidade estão sendo descritas as mesmas histórias. Até mesmo os mistérios escolhidos são pouco cativantes. Ainda que um ou outro momento seja mais interessante, a leitura como um todo deixa a desejar.

Clio0 27/08/2015

Certo, fuja! Fuja dessa po*@! Nem mesmo tire-o da estante!

Acredite em mim, nada nesse livro vale seus parcos mirreis!

Como parte das séries "100 troços para você fazer sabe-se-lá-quando", você - leitor incauto - pode se sentir tentando a dar uma espiada em algo que sugere ser um novo Guia dos Curiosos. Ledo engano, meu chapa!

Stephen Spignesi consegue a façanha de não-discutir, não-divertir, não-expor nada do que ele se propõe a fazer já na capa. Enfim, os capítulos trazem meia dúzias de parágrafos grossos de opiniões vagas, às vezes com alguma história levemente relacionada, e muitas vezes sem qualquer explanação dos fatos ou hipóteses mais profundas do que um "depende da sua fé".

O próprio sistema de classificação dos mistério que pode ser resumido em probabilidade e confiabilidade, é reformulado ao bel-prazer do autor e sem nenhuma explicação do por quê.

Enfim, leia por sua conta e risco, contudo lembre-se que existem uma pá de websites oferecendo a mesma leitura com mais pesquisa e gratuitos.
Ester Cazal 25/06/2020minha estante
Algumas coisas nesse livro são estranhas mesmo haha não terminei de ler, mas achei interessante ele trazer alguns casos reais desconhecidos.

Lana Kelle 03/03/2012

O livro é bacana, porém em alguns pontos nota-se que o conhecimento do autor é igual ao da grande maioria. Faltaram tb alguns grandes mistérios e tem alguns que nem deveriam ser citados pois já estão mais do que provados inexistentes.

Léo 19/11/2009

Uma Viagem Pelos Mistérios do Mundo
Acima de tudo, um ótimo livro. Alguns pontos poderiam ser melhores, mas as informações, a parte essencial, não faltou...
Como qualidades, podemos citar os detalhes contados em casos conhecidos ou desconhecidos, sem falar no rápido sistema de "O que os crentes dizem?" e "O que os céticos dizem?".
Mas a falta de gravuras desanima qualquer um. Talvez esse seja o único ponto negativo. Para aqueles que gostam de imaginar o que lêem, é muito bom; mas para aqueles que preferem enxergar para depois avaliar, o livro deixa a desejar.
Mas, se você é interessado em mistérios tais quais OVNIs, Triângulo das Bermudas e Stonehange, não deixe de ler Os 100 Maiores Mistérios do Mundo.

Leonardo Valerão Oliveira

Thales 20/11/2009minha estante
Só falta as figuras mesmo!

Marcos Pedro 04/10/2009

Interessante, mas superficial
Como só o lia no intervalo das aulas, demorei muito para ler, mas pude notar que embora o autor explique alguns temas com mais afinco, em outros ele não passa da superficialidade de conhecimento geral da maioria.

Alguns dos mistérios são extremamente prazerosos de ler, enquanto outros são massantes, descritos de forma chata ou nem deveriam constar da lista, de tão absurdamente provados (de sua existência ou não).

Nota-se ainda a ausência de alguns mistérios óbvios que o autor esqueceu de incluir, tais como:

***O do livro "Apanhador no campo de centeio" e sua ligação com vários assassinos;
***Jack, o estripador;
***A sobrevivência (ou não) da Grã-duquesa russa Anastasia;
***O desaparecimento de Amelia Earhart;
***Os segredos da torres de Londres;
***O avião civil coreano abatido pela União Soviética;
***A espiã Mata Hari, dentre outros.

Outra coisa que se percebe é que o autor tem outros inúmeros livros publicados, não pelo meu conhecimento de sua obra, mas sim pelas insinuações ou mesmo pela propaganda descarada que o mesmo faz delas toda vez que entra em algum assunto já tratado em algum livro anterior. Sei que é uma dica interessante para aqueles que desejarem se aprofundar em um ou outro tema, mas chega a ser irritante, pois deixa o livro com menos conteúdo.