Ready Player One

Ready Player One Ernest Cline

Resenhas - Ready Player One

Carolina 13/12/2023

Gostei muito!
Me diverti muito com esse livro! O mundo do Oasis me cativou, gosto muuuito desse tema de jogos de realidade virtual, me lembrou Sword Art Online e ele é o próprio Kirito com aquele final kkkk! O livro tem inúmeras referências legais a cultura pop. Além uma crítica f*da ao capitalismo, muito bom.

Juanziro 20/11/2022

Aaaah adoreeeeeeeeeei,como sempre o livro tem muito mais detalhes que o filme mas a diferença é gritante, me envolveu na história e não me deixou sair,me fez pesquisar e aprender muito sobre cultura pop oq eu amei.

Fagnner0 29/08/2022

Maravilhoso,mas pode afastar pelos paredões de referência.
A princípio o livro é arrastado, o que mais me deu agonia inicialmente foi o paredão de referências à cultura pop dos 80 sem propósito nenhum. era chato e eu ficava me perguntando pra quê? Era tudo gratuito demais, mas nesse momento o livro nem tinha entrado realmente no seu assunto. 1/2 capítulos depois a trama começa a ganhar forma e quando isso ocorre a obra muda da água pro vinho e conhecemos o OASIS, é uma espécie de mundo virtual onde basicamente as pessoas vivem e existe um grande segredo a ser descoberto no jogo, o James Halliday criador do Oasis morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça para conquistar sua fortuna inestimável. tá aqui o ponto positivo dessa obra, a contextualização de mundo é muito boa, Conhecemos parte a parte do Osasis de forma até que didática. As referencias agora servem como ganchos pra próxima cena e pra próxima e assim sucessivamente. Quem gosta dos anos 80 e toda sua cultura irá adorar bastante esse livro. é nostálgico e envolvente, os personagens são extremamente carismáticos, cada diálogo deles era uma volta aos meus tempos de conversar nerds com os meus amigos. Cada referência que eu pegava era como um prêmio. (Aliás tem um filme,mas leiam o livro primeiro) no fim, se você curte cultura pop é uma boa pedida porém até pra iniciantes a leitura flui sem impactos nenhum na experiência se você não incomodar em explorar os conteúdos que são citados como referência.

Daniela.Plesnik 22/05/2022

Simplesmente eu amei esse livro e qualque semelhanca com o metaverso nao e uma mera coincidência. Timing incrivel para pensar nos efeitos

Alícia 29/10/2021

sabe aqueles livros bem "ok"?
é um livro bom.
gostei muito das referências, foi muito legal de ficar procurando. adorei a construção de alguns personagens e do mundo em si (embora esperava ver muito mais de fora do oasis). algumas revelações achei bem meh. a escrita é até fluida, mas tem algumas partes que dão uma cansada.
como eu disse antes, é bom, eu recomendo, foi uma leitura agradável, mas não achei grande coisa também. confesso que esperava mais.

anna 10/10/2021

jogador número um era meu livro favorito quando eu tinha 12/13 anos e relendo agora eu vejo que era porque eu me sentia MUITO representada pelo escapismo que o oasis oferece aos personagens!! o wade falando que o oasis CRIOU ele sou eu pra literalmente todas as mídias que eu consumi desde os 4 anos de idade. o livro continua extremamente divertido, eu adoro o conceito da competição, mas se fosse protagonizado pela artemis ou pelo aech seria infinitamente melhor. o wade é insuportável (às vezes) e maluco (sempre). mesmo assim, a história continua ocupando um lugar especial no meu coração!

Isabella 20/09/2021

Universo bem completo
Eu gostei bastante do filme nas 1727371 vezes que eu já vi, e fiquei super curiosa para saber como era o livro. Foi uma leitura boa, mas não foi a melhor do mundo.

O esquema da competição em si é bem mais complexo, e gostei de todo o lance dos portões. Mas o Wade me irritou em diversos momentos, e queria ter visto mais sobre o Halliday.

De resto, fiquei super entretida com as referências.

Isabele.Souza 11/05/2021

Uma obra prima geek
Esse livro é muito famoso na comunidade geek, e o preferido de muita gente, mas confesso que não entrei na leitura com muita expectativa. E que tombo meus caros. É uma imersão no mundo nerd e quem gosta dessa temática vai amar! É um livro bem agitado, o que fez com que meu coração ficasse disparado o tempo todo pensando: "meu deus e agora???". Devorei esse livro em poucos dias e recomendo fortemente!

Clara 28/04/2021

Divertido, mas também me incomodou. Curiosamente, eu tinha zero vontade de ler o segundo (por causa dos comentários de que os personagens "se perdem"), mas agora fiquei interessada (porque pra mim, a maioria já estava perdida desde esse aqui).

rsntl_ 09/04/2021

Achei o livro maravilhoso, mas gostaria de saber um pouco mais sobre a "vida real", fora do OASIS. Entendo que isso não acontece porque o próprio protagonista se refugia na simulação, porém ainda assim seria interessante poder mergulhar mais no caos de 2044.
Num geral, recomendo demais, principalmente pra quem curte referências geek dos anos 80.

OBS.: De primeira me perguntei como será que a humanidade chegou ao ponto de ter máquinas de venda de armas como se fossem doces, mas parando pra pensar essa ideia, assustadoramente, não está tão distante assim...

Clara 19/03/2021

achei a ideia genial, mas uns pedaços foram muito ??

Jhee.Castroo 22/01/2021

Esse foi meu primeiro livro em inglês ,e apesar de ficar perdida em alguns momentos ,consegui me virar para entender o contexto.
Quando falam desse livro sempre é citado as inúmeras referencias aos anos 80,o quê eu achei bem legal,e mesmo sem entender se eu tinham pegado ou não hfsakd.
Além disso,no inicio do livro tem uma crítica super-legal sobre aquecimento global.
Resumindo,eu gostei muito da história os personagens são muito cativantes, as piada sem graça (ri de todas!) são maravilhosas.
Se você curte ficção científica, video-games ,anos 80 ou quer conhecer uma galera legal esse livro é pra você!!!

leticia 09/01/2021

chatinho...
fiquei um pouco decepcionada. já tinha ouvido muitos elogios a esse livro e, apesar de não ser sobre um assunto que eu me interessaria à primeira vista, resolvi dar uma chance. acabou sendo muito inferior ao que eu imaginava. primeiro que eu não entendi PRA QUEM esse livro foi escrito. é óbvio que a história inteira é uma grande homenagem do autor à década de 80, aos filmes, jogos, músicas; enfim, toda a cultura pop e nerd dessa época. mas ao mesmo tempo o livro é um YA e, pela minha experiência, a maioria dos jovens não está nem aí pra qualquer coisa que tenha acontecido há mais de cinco anos. talvez seja um livro pra esses dois grupos, adultos nostálgicos da infância nos anos 1980 (não sou) e adolescentes que, mesmo não sabendo, precisam aprender a moral de que viver no mundo real sempre será melhor do que viver no mundo virtual (também não sou). provavelmente não gostei porque não faço parte do público-alvo.
os últimos cápitulos, quando a ação apertou o passo, foram até divertidos e me fizeram sentir um pouco como quando eu era criança e assistia aqueles filmes da sessão da tarde, sobre crianças passando por altas aventuras. mas o começo/meio é muito lento e várias das referências me escaparam. também tem algumas coisas de mau gosto, como aquela parte em que o protagonista pergunta se a outra personagem é uma "mulher de verdade que nunca passou por nenhuma cirugia de mudança de sexo". pode-se colocar a culpa na época em que o livro foi escrito/lançado? talvez. mas esse amontoado de coisinhas que não envelheceram bem terminou por tirar o meu gosto pela leitura (que já não era lá grandes coisas).
Alex670 12/04/2022minha estante
Ouxi, tem gente que gosta, eu não vivi os anos 80 mas mesmo assim amo as coisas da época

Charlescimento 16/12/2020

Muito Bom
O mundo de Ready Player One é simplesmente maravilhoso. Um dos únicos problemas dos personagens é que eles sabem de tudo, a memória do Wade praticamente lembra de tudo, tudo que ele já leu ou assistiu está salvo na memória. Como que alguém consegue ter o tempo que ele tem pra jogar, assistir e ler tudo que ele leu milhares de vezes? O dia nesse livro deve ter 700 horas provavelmente.