Sentimento do mundo

Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Yasmin1303 19/04/2024

Esse livro tem tantas metáforas que é complicado acompanhar, não entendi nem 3 poemas, parece que quando você vai ler ele tem que ter ao lado a biografia do autor pra saber do que ele esta falando.

Julio.Argibay 01/04/2024

Sentimento
O livro de poemas Sentimento do Mundo de Carlos Drummond de Andrade foi a primeira obra que eu li deste poeta. O interessante desta versão é que, na parte final da obra, os críticos comentam sobre os poemas e eu acabei compreendendo melhor o significado dos versos e o contexto social e da época na qual o autor estava vivendo.

Malu Alves 31/03/2024

O mundo é melhor com poesia.
Livro super curtinho, com uma linguagem não tão fácil porém super reflexiva.
O que eu mais gostei foram as críticas q serviam pra época em que foi escrito e pros dias atuais... Incrível como a arte é atemporal.
Primeiro livro que leio de Drummond e não será o último

gabi1692 24/03/2024

Esse eu tive que ler obrigada já que era material da escola. achei alguns versos interessantes e tals, mas nada de mais. talvez se eu estivesse na época política que ele escreveu, me identificaria mais.

samuelxgr 17/03/2024

* um sentimento *
Bom, é poesia de carlos drummond, o que você espera que eu fale?

acho que meu principal ponto dos livros dele é o contexto histórico e a empatia dele em relação ao início/meio do século XX. não posso parar de tratá-lo como um baita escritor e poeta. gostaria de conhecer um pouco de sua mente e realmente consigo. não é espetacular como "a rosa do povo", mas uma boa base para lirismo.

Nitiele1 13/03/2024

Gostei muito
É o primeiro livro de poemas que eu leio e eu gostei muito. Com certeza irei reler depois de saber o contexto em que os poemas foram escritos.

Gaby 10/03/2024

Um livro bem político
Gostei, achei que muitos dos poemas trouxeram reflexões políticas e da sociedade da época e isso me fizeram não amar tanto o livro. Mas vale a leitura, com certeza!

Nathane2 23/02/2024

O tempo é minha matéria...
Livro curtinho mas bacana. Não tenho hábito de ler poesia. Estou tentando gostar. Esse é meu segundo livro do Drummond. Eu tenho dificuldade nesse tipo leitura, me distraio com facilidade. Agora vou pegar a antologia dele na biblioteca ?

Heitor172 18/02/2024

Sentimento do Mundo - Frustração e Esperança
"Tenho apenas duas mãos", este é o primeiro verso que introduz este livro, no poema que dá título à obra. E representa perfeitamente o sentimento de não poder fazer nada diante de tudo aquilo que estava acontecendo na época.
Uma obra (infelizmente) curta e maravilhosa na qual Carlos Drummond de Andrade fala sobre temas muito tristes como a Segunda Guerra Mundial, que havia iniciado há pouco tempo no ano que o livro havia sido lançado; e também assuntos mais pessoais, como a saudade da cidade natal e uma dedicatória Manoel Bandeira.
Este livro é essencial para ampliar uma percepção de mundo em destruição, e é importantíssimo hoje em dia com o que vem acontecendo no mundo. Nos poemas ele retrata a esperança por um futuro melhor e a frustração com o que está acontecendo.
Alguns dos meus preferidos são: Sentimento do Mundo, Poema da Necessidade, Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte, Menino chorando na noite, O operário no mar, A noite dissolve os homens, Lembrança do mundo antigo e Noturno à janela do apartamento.
Estou me apaixonando por Carlos Drummond de Andrade, ele era muito inteligente e criativo. Leiam as obras dele, por favor.

JessChandler 11/02/2024

Livro curtinho, mas super gostoso de ler. Mais um do Drummond para a conta. Já escolhendo o próximo. A vida é melhor com poesia.

Aislaaa 26/01/2024

?Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo (?)?

-Congresso Internacional do Medo.

Mais uma ótima leitura!

mirella galdino 26/01/2024

Drummond é um dos meus poetas favoritos, se não o meu favorito, e sua obra fala por se só. Quanto a edição, eu gostei bastante, ainda mais pela rápida cronologia de acontecimentos que permearam a época do poeta, não só no Brasil como no mundo.

Iago_B 21/01/2024

Enfadonho
Metade do livro é reservada para explicações do autor sobre os poemas, explicações essas que não conseguiram levar a nada que não a exaustão. Há algumas pérolas sim no meio como "Elegia 1938" ou "Canção de Berço" mas em geral, acredito que esse de fato não é o meu tipo de livro.

Jaqueline 09/01/2024

É uma obra poética profunda que explora a complexidade das emoções humanas e reflete sobre as questões sociais da época. A habilidade do autor em expressar sentimentos universais através de sua poesia torna a leitura uma experiência rica e impactante