Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Bia.Ribeiro 12/01/2021

3/10
Comparados a outros poemas que li do autor , esses até que fazem bem mais sentido. Nenhum me tocou realmente , as palavras contam histórias mais concretas mas não consigo pegar uma moral ou um sentido maior em nenhuma.

clariss 06/01/2022

acabei de ler pensando na impossibilidade de perceber o mundo - com olhar atento - sem surgir uma enorme melancolia que segue presa na gente. mas, mesmo nesse lugar trágico, existe beleza e esse livro é uma das provas disso.

Barb 25/04/2023

(Re)lendo livros que eu deveria ter lido na escola (pt. 1)
Honestamente, não funcionou pra mim. Achei mais interessante ler sobre a vida dele no final do livro do que os poemas em si. Na verdade, acho que se o contexto viesse antes dos poemas, eu teria aproveitado mais. De qualquer forma tiveram alguns específicos que eu gostei e entendi o contexto histórico por trás, mas no geral não acho que é meu tipo de poesia. Mesmo assim, tenho curiosidade de ler A Rosa do Povo, que também foi um livro obrigatório no meu ensino médio, mas que não li rs.

Luigi.Bonvenuto 31/08/2022

Denso, sensível e realista
Assim é a poesia de Carlos Drummond de Andrade. Não sou um ávido leitor de poesia, estou muito mais acostumado aos romances e aos universos fictícios das longas narrativas, porém foi uma ótima experiência acompanhar as reflexões do autor sobre o mundo em que vivia, a situação dos operários e do trabalhador e ao mesmo tempo o toque delicado em poemas como "Menino chorando na noite". Meus favoritos foram o poema de abertura, "O sentimento do mundo", "Bolero de Ravel", "A noite dissolve os homens" e "Mundo Grandes", esse dialogando com um verso de seu conhecido Poema de Sete Faces. "Lembrança de Mundo Antigo" também é ótimo assim como a critica social de "Elegia 1938"

"tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem e o corpo transige na confluência do amor"

Marcelo.Silva 14/02/2023

Recomendo a leitura!
Comecei a gostar de poesia por volta dos 16 anos de idade. Desde então li vários poetas nacionais e internacionais. Do inglês Oscar Wilde ao estadunidense Allen Ginsberg; do japonês Daisaku Ikeda ao chileno Pablo Neruda; da poesia nordestina de João Cabral de Melo Neto à poesia sulista de Paulo Leminski; da macrorregional Cora Coralina à microrregional Mariana Anselmo; da octogenária Marina Colasanti à trintenária Rupi Kaur; entre tantas outras. Ao longo dessas leituras eu sempre me deparava com as obras de Carlos Drummond de Andrade, mas nunca as lia. Sempre me cobrava: “tenho que ler Drummond”. Mas não pegava para ler. Claro que eu já havia lido poesias soltas ou parte delas em livros didático, aulas de literaturas, etc. Mas pegar uma obra na íntegra para degustar eu ainda não havia feito. Hoje eu me pergunto o porquê de eu ter demorado tanto para ler um poeta tão sublime. A obra “Sentimento do mundo” é algo surreal. Me transportou para 1930 e até mesmo antes em algum cantinho de Itabira em Minas Gerais. Logo eu, mineiro de berço, me privei por trinta anos de viver essa epifania. Me lembro de ter lido a primeira poesia no mínimo umas dez vezes. Li, reli, reli novamente e continuei relendo por quase meia hora a mesma poesia. Me pus a pensar a que mãos se refere Drummond quando diz querer abraçar o mundo. Tive certeza de que não são as mãos capacitistas de alguém descuidado ao escrever, mas as mãos metafóricas do sentimento incansável de querer abraçar os problemas do mundo sendo um só mediante a imensidão. A inquietação burguesa daquele que teve ouro, gado e fazendas, mas o sentimento do mundo todo desfez restando apenas a própria carcaça para lhe servir como força de trabalho em uma burocrática repartição pública. Seria ele próprio um alienado inocente do Leblon que observa o proletário que trabalha ao mar. Não sei e não me meto a dizer o que deveria ser. Apenas fico pensando o que poderia ser, mas não o que deveria. De uma coisa eu sei, eu deveria ter lido essa obra antes. Como não fiz, que bom que li agora. As poesias “Sentimento do mundo”, “Operário no mar”, “Inocentes do Leblon” e “Elegia 1938” foram as que mais me impactaram; ainda que todas de alguma forma mexeram comigo. Sem dúvida, essa é uma obra que irá reverberar bom longos anos na história da humanidade; em partes pela beleza, mas principalmente pela denúncia da decadência político-moral humana. Recomendo a leitura!

Lorena 02/09/2020

Poesia
Esse foi o primeiro livro que li de Drummond, uma escrita simples mas em alguns momentos rebuscada.

A vida pelo olhar de um dos melhores poetas nacionais em minha opinião.

Drummond consegue descrever em poesia situações corriqueiras, o dia e a noite, o encontro entre amigos, a imensidão que somos cada um de nós.

Um livro que merece ser lido e absorvido.

QUEIJO460 29/06/2023

Sentimento do Mundo,(Carlos Drummond de Andrade).
Neste livro presenciamos uma poesia realista e melancólica, (Afinal a realidade é melancólica). Vale também ressaltar a época em que o livro foi publicado, o baixo 1940, sem dúvidas um ano sóbrio tanto no Brasil como no mundo.

Não, eu não gostei de todos os poemas. Os quais que não me agradaram foram quatro ou cinco. Mas vale ressaltar o número dos poemas presentes no livro, que são vinte e oito, no total. Drummond tinha um dom, inegável. O que também me agrada foi a quase nula interferência de ideologias políticas em seus poemas, admirável. Li apenas três livros de poemas; mas afirmo com certeza, esse teve grande destaque para mim. Drummond realmente é digno do grande nome que tem na literatura.
Marcos5813 29/06/2023minha estante
Não sou tão fã assim de poemas, prefiro a prosa, mas tem poemas com um que de sensações linguística que é a forma de arte literária na sua quintessência.

giu 06/08/2023

Drummond é Drummond
Uma obra imortal da nossa literatura. O posfácio e a linha do tempo dessa edição enriqueceram muito a história!

Não tem muito o que dizer, eu amo o Drummond e tudo o que ele escreveu, esse livro é uma coletânea de grandes clássicos do autor. Para ler e reler mil vezes!

?Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.?

Beatriz 17/05/2020

Extremamente bonito, minha primeira impressão direta com drummond e me apaixonei. Com certeza lerei muito mais! A construção poética é tão admirável, tão inteligente...

Virginia 15/05/2021

Quem sou eu, mera estudante de letras, pra criticar Drummond. O homem é um gênio, esse livro é um baú do tesouro pra qualquer um que goste de fazer análise de poesia

Alessandra.Adams 13/06/2021

Sentimento do mundo permanece, tantos anos depois de seu lançamento, ainda um dos livros mais celebrados de Drummond. Não é para menos: o livro apresenta poemas clássicos como ?Sentimento do mundo?, ?Confidência do Itabirano?, ?Poema da necessidade?, entre outros. Excepcional!

Edson anfíbios 21/03/2021

Realmente, Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores poetas da literatura brasileira. A forma como ele encherga as questões sociais e as escreve num papel é impressionante??
Dany 21/03/2021minha estante
Tenho medo de começar e não gostar... Recomenda?

Edson anfíbios 21/03/2021minha estante
A linguagem dele nesse livro é um tanto filosófica, mas dar para entender.
Como é curtinho e de algima forma pode cair no vestibular, recomendo sim

Alguma*

Dany 21/03/2021minha estante
Obrigada

Aline 25/04/2020

Necessário!
Falar o que desse livro? É Drummond. É poesia. É profundo. É necessário. Drummond TEM que ser lido!

cath 02/08/2021

Sentimento do mundo
Em Sentimento do mundo de Carlos Drummond de Andrade, vemos que o poeta quis fornecer a amplitude de seu horizonte atual. Quis mostrar uma consciência do que se passava nos corações e nas almas das pessoas naquela época. Como o livro se passa em 1935 - 1940, sabemos que é uma época triste para o mundo inteiro, em uma ambientação pós-primeira guerra e começo da segunda. Por isso, existe muito pessimismo na obra mas não deixa de existir ESPERANÇA. "O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas."
Drummond apresenta poemas sem rimas, em um estilo modernista, vemos versos com métricas diversificadas.
Eu me apaixonei pela escrita, pela forma simples de passar os sentimentos e pela experiência coletiva de uma só época, mesmo com a temática do "eu" ainda em destaque.

julia.cout 27/09/2021

O livro explica o contexto histórico em que os poemas foram escritos, facilitando bastante a compreensão. Foi um dos meus favoritos desse estilo até agora.