Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Felipe Assunção 16/03/2021

Acredito ser minha primeira leitura completa de poesia. Contente em ter escolhido esta. Achei de uma delicadeza e intensidade! Apesar um tiquinho de niilismo.

Me fez até achar bonita a imagem de alguém que não acredita mais no amor, que já não sente nenhum estímulo mesmo diante de tantos - na verdade, é exatamente por isso.

Muito inteligente a arquitetura da obra, das histórias ligadas.

Alberto 27/12/2021

Melancólico
Devido ao período em que o livro foi escrito ? pré-Segunda Guerra ?, ele traz poemas melancólicos e não tão fáceis de gostar, mas o posfácio ajuda a entendê-los melhor e até a apreciá-los. O poema que mais gostei da obra foi "Os ombros suportam o mundo".

Ana Simão 08/06/2020

Um dos meus livros preferidos, e nele uma das minhas poesias favoritas, "Os ombros suportam o mundo". Tem um ar um tanto quanto sombrio, e é também bastante atual.

Luiza 21/06/2020

Amo
É a segunda vez que leio, o sentimento do mundo! E a sensação é sempre a mesma... tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.

Laíse 02/06/2020

Drummond busca uma participação no mundo e a sua completude.

Glids 24/03/2023

Decepção...
Me disseram que Drummond era um escritor de poesias desgarradas, ao ler o meu primeiro livro dele (que foi esse) entendi o pq, chato e metódico demais, ótimo escritor de poesia desgarradas.

Aninha 09/09/2020

Atemporal
Encontrei perdido na minha estante e foi muito bom ler e reler os poemas de Drummond, inclusive alguns que coincidentemente se encaixam perfeitamente no meu sentimento em relação ao momento atual de pandemia (ele escreveu na época da Segunda Guerra).

hgiradi 08/04/2021

Putz
Lindo demais. Faz a gente sentir mesmo os sentimentos do mundo ? por mais clichê que isso seja

d a n i 24/03/2021

Eu não consegui me conectar muito com Drummond, mas sei muito bem que poesia é algo muito pessoal e individual. Contudo, são poemas interessantes que falam sobre sua própria história e sobre as lutas do mundo.
A edição é completa, com fotos e datas relacionadas ao poeta, fora o ótimo posfácio do Murilo Marcondes de Moura.

Recomendo a leitura, ela é curta, mas é boa para quem curte poesia.

Ramon.Jung 12/01/2021

Sentimento do Mundo
Livro incrível. Livro de ler várias e várias vezes. É fantástico ver como Drummond consegue ser sutil, ao mesmo tempo que é substancioso, ao fazer fortes críticas sociais. Alguns excelentes poemas são: "Sentimento do Mundo", "Confidências do Itabirano", "O Operário no Mar", "Congresso Internacional do Medo", "Inocentes do Leblon", "Madrigal Lúgubre", "Mundo Grande", "Noturno à Janela do Apartamento" e o meu preferido "Mãos Dadas".

"Mãos Dadas"
Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco
Também não cantarei o mundo futuro
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças
Entre eles, considero a enorme realidade
O presente é tão grande, não nos afastemos
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história
Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida
Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes
A vida presente

Sailorluquinhas 11/07/2020

Poemas simples porém bonitos e passam um sentimento por completo

Sadrak 30/07/2022

Eita mundão
Não resisti brincar com o mineiro Carlos Drummond de Andrade, em alusão, é claro, ao poema Mundo Grande. "Não, meu coração não é maior que o mundo". Mas assim como o mundo, mesmo sendo grande, não para de crescer, também o meu coração dilata "entre o amor e o fogo".

Leitura deliciosa e estonteante.

sofi 21/03/2022

Sentimento do Mundo!
?Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo [?]?

Que bela é a grandeza de Carlos Drummond de Andrade! Poemas lindos com histórias e/ou mensagens tão importantes. Poderia reler e relê-los pra sempre.

Gabi 12/11/2022

Eu tentei ?
Acho que eu li o livro muito rápido , e tinha acabado de ler Fernando pessoa , que me tocou de mais , então acabei comparando as obras?esse livro precisa um pouco mais de paciência, de pesquisa , de reflexão? espero que em outro momento funcione pra mim , vou tentar ler outro livro do escritor .

Luizaaa 15/08/2021

Novidade
A primeira obra que leio de Drummond e eu amei, sim! Tem muitas referências da época.
É incrível como ele parece escrever como se estivesse escrevendo uma mensagem no whatsapp, só que naquela época nem tinha celular!