Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Ramon.Jung 12/01/2021

Sentimento do Mundo
Livro incrível. Livro de ler várias e várias vezes. É fantástico ver como Drummond consegue ser sutil, ao mesmo tempo que é substancioso, ao fazer fortes críticas sociais. Alguns excelentes poemas são: "Sentimento do Mundo", "Confidências do Itabirano", "O Operário no Mar", "Congresso Internacional do Medo", "Inocentes do Leblon", "Madrigal Lúgubre", "Mundo Grande", "Noturno à Janela do Apartamento" e o meu preferido "Mãos Dadas".

"Mãos Dadas"
Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco
Também não cantarei o mundo futuro
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças
Entre eles, considero a enorme realidade
O presente é tão grande, não nos afastemos
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história
Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida
Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes
A vida presente

Gabi 12/11/2022

Eu tentei ?
Acho que eu li o livro muito rápido , e tinha acabado de ler Fernando pessoa , que me tocou de mais , então acabei comparando as obras?esse livro precisa um pouco mais de paciência, de pesquisa , de reflexão? espero que em outro momento funcione pra mim , vou tentar ler outro livro do escritor .

Luizaaa 15/08/2021

Novidade
A primeira obra que leio de Drummond e eu amei, sim! Tem muitas referências da época.
É incrível como ele parece escrever como se estivesse escrevendo uma mensagem no whatsapp, só que naquela época nem tinha celular!

Sadrak 30/07/2022

Eita mundão
Não resisti brincar com o mineiro Carlos Drummond de Andrade, em alusão, é claro, ao poema Mundo Grande. "Não, meu coração não é maior que o mundo". Mas assim como o mundo, mesmo sendo grande, não para de crescer, também o meu coração dilata "entre o amor e o fogo".

Leitura deliciosa e estonteante.

hgiradi 08/04/2021

Putz
Lindo demais. Faz a gente sentir mesmo os sentimentos do mundo ? por mais clichê que isso seja

Leonardo 25/06/2020

A poesia é atemporal, mas algumas nesse livro parece que foram feitas especialmente para esses tempos que estamos passando. Drummond como sempre maravilhoso!

barbaranicolle 28/10/2022

Jeito Drummondiano de ver a vida
Drummond é único! Tenho o maior orgulho de ser mineira por isso. Só lendo e vivendo cada poema para sentir. ?

Maria Clara 17/11/2020

fiquei surpresa!
Eu achava que não gostaria da poesia de Carlos Drummmond, mas me surpreendi com a retratação de suas emoções.
O significado do título fica claro quando se conclui a leitura. Drummond retrata o "sentimento do mundo", que nada mais é que a tentação da desesperança. Naquele famoso trecho de Tabacaria de Fernando Pessoa: "tenho em mim todos os sonhos do mundo", o autor estava como que em luta entre a submissão a um mundo caótico ou à esperança una.
Drummond escreve sobre o recebimento dessa dificuldade.
Vários poemas lindos! Gostei muito do penúltimo (Mundo Grande)!
"Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode."

Ju Duarte 18/10/2020

Publicado originalmente em 1940, essa edicao da Cia das Letras traz um posfácio explicando a poesia drummondiana
Um livro que todo amante de poesia deve ler

William 05/11/2010

Não gosto muito de poesias e não entendo muito bem, por isso não dei nota tão alta para o livro.
Tudo bem que poesia é subjetivo e abstrato, mas mesmo assim. Não tive paciência.
Peleteiro 15/12/2014minha estante
Também não tive paciência, mas recomendo que não fuja das poesias, leia Bukowski - O amor é tudo que dissemos que não era, ele reinventou a poesia perfeitamente, outro nível, rs.

rorolovespizza 03/06/2021

Infelizmente, não posso atrubuir uma nota pois sou ima ameba no que diz respeito à poesia, mas foi uma boa experiência ler esse livro.
Pretendo reler mais para frente.

Samael 16/10/2020

Drummond - Um poeta de muitas faces e desesperos
Vejo este livro como uma transição que, apesar de ainda apresentar um pêndulo entre esperança e desespero, o autor possui uma tomada de consciência. Mas não apenas isto, como também escancara, pelo título, seu desejo de se expandir, de sair de si mesmo e ir em encontro com o mundo, com o outro, na medida em que aborda este desejo de mundo de forma internalizada e individual.

Particularmente, é um livro bastante identificável, possuindo assim um caráter universalizante e de forte teor lírico.

Luana Vinuto 28/07/2020

"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo".
Drummond trouxe graça aos meus saudosos dias de ensino médio, e agora volto a ter o privilégio de retornar a ler a sua escrita. O livro trata-se de uma coletânea de poemas, nele Carlos deixa evidente a melancolia, a desilusão, críticas sociais, a visão do mundo pouco otimista, traços fortes nas suas escritas, no entanto em algumas poemas percebe-se o fator esperança, doçura, afeto,conexões amorosas com as entrelinhas e com a forma muito bonita como os poemas conversam com o leitor. Para quem gosta de literatura brasileira e sobretudo poesia, Drummond-se. Recomendo!

Jeanine 05/05/2021

É um livro curtinho de poemas, bem criticado do autor, foi publicado em 1940 e aborda temáticas políticas e sociais, que ainda se tornam atemporais. Naquela época o fascismo, nazismo e conflitos regionais estavam se destacando e com o fim da primeira guerra Drummond esperava que houvesse paz e solidariedade, essa dicotomia de esperança e frustração acabou gerando diversos sentimentos que o autor colocou em seus poemas.
Com um toque de solidão, nostalgia, medo e eu diria também cansado de tantos sentimentos aflorados, o que mais chamou minha atenção foi a transposição em palavras dessas tantas angústias, sofrimento e dor. Achei também vídeos com famosos declamando poemas de Drummond e gostei bastante do “Consideração do Poema: por Caetano Veloso, Chico Buarque e Fernanda Torres - Dia Drummond 2011”.
Foram poemas que me tocaram, talvez até demais pelo meu momento sentimental nessa primeira leitura, amei demais o poema “Mundo Grande”, mas esse livro deve ser degustado e relido. Nesse momento de pandemia me fez ter algumas reflexões.

Germana 18/08/2021

- Ó vida futura! nós te criaremos.
Oq falar sobre?
Uma obra que não deve ser lida em um dia!
hahahaha aproveite totalmente a leitura.