Execução

Ram Charan

Resenhas - Execução

Jean.Guimaraes 21/12/2023

Interessante
Esse livro foge completamente do meu padrão de leitura. Odeio livros corporativos, mesmo que falem que são incríveis. Tive que ler esse por causa do trabalho, mas foi uma grata surpresa. Mesmo com tantas e tantas situações exemplificadas que são bem específicas de mega corporações do ambiente corporativo (o que tenho um ranço danado), ele traz alguns insights bem úteis para a realidade de nós meros mortais. Por isso, achei interessante. Consegui aprender um pouco com ele.

Eu_nuella 19/02/2023

Executar é a forma sistemática de expor a realidade e agir
Este livro é mais um dos que li a pedido do meu pai, e apesar de não gostar muito de livros do gênero, reconheço que é um livro muito bom para quem se interessa pelo assunto, pode realmente te ajudar.

Fabio Neto 31/12/2022

Livro essencial.
Um livro que precisa ser lido por gestores de negócios que entendam que a disciplina na execução é melhor caminho para se atingir ótimos resultados.

Texto com exemplos antigos devido ao momento que foi escrito, porém o conteúdo será sempre atual.

Giselle.Paula 30/12/2022

Um ótimo livro
Ram Charan e Larry Bossidy capricharam no enredo.
é um livro aonde são pesquisadas várias empresas (as maiores), seus motivos de fracassos e sucessos. É a segunda vez que leio este livro e desta ultima foi em uma leitura conjunta com os colaboradores da empresa na qual sou Coordenadora de Engenharia.
São demonstradas de forma detalhada as falhas e sucessos dos CEO's e líderes de equipes em diversas situações. Recomendo muito.
É um livro que há um tempo foi escrito, acredito que poderia haver uma edição com historias mais recentes seria sensacional.

JoAo.Padilha 25/08/2021

Resumo completo de uma vida corporativa
O título "Execução" passa a mensagem que o livro vai falar o tempo inteiro de produtividade, fazer acontecer, executar. Mas ele vai muito além disso, é um manual básico para toda rotina corporativa, seja ela uma empresa de pequeno ou grande porte. Vi completamente boa parte da sistemática da minha empresa e indico totalmente a leitura para quem vive nesse mundo.

André 18/04/2021

Gestão eficiente
O livro apresenta uma forma eficiente de gerir uma organização. Os autores demonstram três processos que para eles são chaves para o sucesso do negócio, são eles, processo estratégico, de pessoas e operações. Um excelente livro pra quem é líder ou pretende liderar uma equipe.

Tamara 30/04/2020

Gostei muito do início do livro e valeu a leitura por esse motivo. Mas a parte final foi difícil. Tbm esperava técnicas para ajudar na execução e não encontrei.

Carla.Zuqueti 07/01/2020

Excelente
Conheci o Ram Charan em um evento HSM Expo e rapidamente virei fã. A palestra dele foi toda em retroprojetor, escrita a mão. Nada de efeitos, nada de apresentações PPT cheias de efeitos. Mas o conteúdo, esse era fantástico.
Desde então, li alguns livros dele e queria muito ler ?Execução ?. Não me arrependi.

?????????????????
??????????????????
Os autores apresentam de forma muito simples e prática quais as etapas necessárias para que um planejamento saia do papel e se transforme em ação.

??????????????????
Basicamente, os autores focam em três processos chave: pessoas - estratégia - operações.

??????????????????
Execução é uma disciplina: processo sistemático de discussão exaustiva dos com os e quês, questionando, levando adiante o que foi decidido e assegurando que as pessoas terão sua responsabilidade específica pela execução.

??????????????????
Isso envolve ter as metas claras e realistas (não adianta ter uma meta ousada que não seja factível), ter as pessoas certas nos lugares certos e ter um plano operacional que seja feito em mini metas a serem alcançadas e de conhecimento de todos.

??????????????????
O que mais me interessou nesse livro foram as perguntas. O livro é um compilado de perguntas essenciais que devem ser respondidas para alcançar o objetivo da empresa.
Livro muito inteligente e dinâmico, leitura obrigatória!

Pontos importantes:

1. As mesmas pessoas que dizem que pessoas são nosso ativo mais importante são as que colocam as pessoas nos lugares errados, não levando em conta as aptidões de cada um.
2. Executar não é algo que se consegue ou não fazer. É um conjunto específico de comportamentos e técnicas que as empresas precisam dominar para ter vantagem competitiva.
3. Insista no realismo: realismo e o cerne da execução. Falhas em identificar os pontos fracos. Comparar-se com outras empresas do ramo.

Excelente leitura!

Marcelo 11/12/2019

Execução tão importante quanto planejamento
Neste trabalho RAM CHARAN e LARRY BOSSIDY mostram com muita argumentação de que um bom planejamento não elimina a necessidade de uma boa execução. São etapas interdependentes e nas importantes.

Leandro.Santana 09/02/2019

Sumário
Contents

INTRODUCTION
Who is this summary for?
About the author
Discipline
Business leaders
Culture
PART TWO: THE BUILDING BLOCKS OF EXECUTION
Building block one: seven essential behaviours of a leader
Building block two: cultural change
Change peoples behaviour
Actions
Building block three: The job no leader should delegate
Development
PART THREE: THE THREE CORE PROCESSES OF EXECUTION
The people process
Leaders and those that don?t perform
The strategy process
Further reading
Action steps

Leo M 05/03/2017

Essencial para administradores
Considero este livro essencial para qualquer Profissional que atue como gestor.

Ram sabe do que fala, e trata de um problema crônico no exercício da administração: a distância entre o gestor e a realidade do business no qual atua.

Por ter tido chance de atuar em uma das empresas que ele cita nos estudos de caso, atesto a coerência de suas palavras.

Leitura obrigatória para pessoas que querem "fazer acontecer".

Tiago Torres 16/03/2016

Excelente leitura!
Os autores mostram como é importante você está perto do seu time e procurar saber se a estratégia foi compreendida de fato para que possa ser EXECUTADA de forma eficiente. Muitos gestores definem metas surreais e querem que o gestor faça uma mágica para atingir essa meta.
Uma coisa que gostei bastante foi sobre as avaliações, entrevistas de emprego e preparação dos líderes para novos desafios. A GE é um belo exemplo disso.
O ponto negativo do livro são os longos e cansativos exemplos das grandes industrias americanas. Poderiam mesclar com outros exemplos de outras industrias.
Mesmo assim o saldo final do livro é muito positivo!
Leitura obrigatória para quem quer ser um bom gestor.

Vitor Hugo 25/01/2016

Bom livro, mas merece ser atualizado!
O livro Execução fala sobre os 3 pontos necessários para o sucesso nas organizações: pessoas, estratégias e operações. Ambos autores, possuem bastante conhecimento e experiência em atividades de liderança. Isso já mostra que não são teóricos, com mba em x, mestrado em y e doutorado em z.
O que mais me agradou no livro foi a parte onde eles falam de pessoas. Segundo os autores, os executivos e empreendedores, devem obrigatoriamente gastar pelo menos 30% de seus esforços, trabalhando em recrutamentos, visitando fábricas, conversando com as pessoas e treinando subordinados para um dia assumirem o comando da empresa. Lembrando que sem pessoas competentes, as empresas podem chegar a falência.

Mas infelizmente, encontrei(minha opinião), pontos negativos no livro... O livro só fala em exemplos de grandes empresas, ou seja, se você for um potencial empreendedor com uma ideia na cabeça ou um pequeno empreendedor, o livro pode acabar não ajudando muito. Recomendo procurar outros livros. Ex: Startup Enxuta.
O livro já existe há mais de uma década, por isso, coloquei no título da resenha que merecia uma atualização, pois do período em que foi escrito para 2016, muita coisa mudou no mundo dos negócios. Sabemos que nos dias atuais, se você planeja demais, investe muito tempo e dinheiro em projetos gigantescos para ser lançado daqui à 12 meses, você vai perder o timing do mercado e seu concorrente que lança o mix de produtos baseado no feedback dos clientes, vai sair na frente.

Na parte de operações, infelizmente só foi destinado um capítulo. Para um livro com nome de EXECUÇÃO, ter apenas um capítulo sobre operação é muito pouco. Sem falar que só abordaram números financeiros. Não estou falando que lucro, margem bruta, custos, etc, não sejam importantes, mas no novo modelo de negócios, eles aparecem como consequência de um bom trabalho. Esqueceram de falar mais de fornecedores, clientes, distribuidores, produtos...

Ricardo 23/11/2015

Trade-off
Leitura imprescindível para gestores, o livro relata o que deve ser feito para que um planejamento estratégico seja implementado.