Clube dos Corações Solitários

Clube dos Corações Solitários André Takeda

Resenhas - Clube dos Corações Solitários

Maurício Gomyde 29/07/2012

Livraço!
Todo mundo deveria ler este livro. Livraço!

Robson Souza 11/05/2011

Takeda é o Hornby brasileiro
Eu já havia lido Cassino Hotel, o segundo livro do André Takeda e virei fã. Seu estilo simples, direto e sensível me cativou de imediato. E logo fui a busca desse primeiro livro dele.
O Clube dos Corações Solitários, referência direta a Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles, é um livro pop. Digo isso sem ser pejorativo. É uma literatura cheia de referências pop, principalmente musicais, e totalmente envolvente, lembrando muito Nick Hornby.
A história de Spit, seus amigos/banda, suas paixões e receios é apaixonante, me identifiquei bastante. Me lembrou muito do que eu vivi nessa mesma fase.
Perfeito!

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com

Jessica Block 23/09/2013

Salinger, Takeda, amores, medos e aquela sensação de que a sua vida não vai mais ser a mesma
Concordo com o Salinger: “bom mesmo é o livro que quando a gente acaba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor, para se poder telefonar para ele toda vez que der vontade. Mas isso é raro de acontecer”. E é exatamente este o caso quando se trata de André Takeda. Ao ler o Clube dos Corações Solitários, não se lê apenas uma história de paixões, receios, amizades e (por que não?) aventuras. Claro, nele há tudo isso, mas, mais do que isso, esse livro faz com que os personagens se tornem parte da sua vida. Com eles você divide suas emoções, músicas, filmes, experiências. Tudo é tão crível que é fácil achar que aquelas histórias são parte da sua própria história. Que aquele é o seu diário. E que a pessoa que as escreveu te conhece desde sempre.
Eu tive a sorte grande de saber um pouco mais a respeito do André, que é praticamente uma enciclopédia ambulante de tudo que é pop. Seus livros me fizeram descobrir bandas cujas músicas embalam muitos dos meus dias, filmes que me lembram de que é "ok" ser quem eu sou, textos que me abriram a cabeça para opiniões diferentes, dentre tantas outras coisas. E, lógico, me divertiram por longas horas. Me fizeram chorar e rir (ao mesmo tempo, às vezes) e gostar ainda mais de escrever.
Takeda conduz a história de uma forma simples, familiar e cheia de sentimento. E é isso que faz do Clube um livro tão especial: ele te leva junto à praia, te convida pro churrasco e te faz companhia no aeroporto, enquanto tomam um café. Te pede ajuda pra fazer a mudança, vira seu confidente. Divide lágrimas e risos, desilusões e encontros. E te marca pra sempre.
Certamente, meu livro preferido.

Danton 09/10/2019

É impressionante o que Takeda faz aqui.

Comprei o livro por acaso numa dessas escolhas cegas que tanto gosto de fazer quando vou ao sebo da cidade (assim já descobri Antonio Olinto, Josué Montello e Katherine Anne Porter, por exemplo) e este livro é o símbolo de tudo que almejo fazer um dia quando eu escrever literatura. Não é o Hornby brasileiro, Takeda é maior do que isso e ele que me perdoe pois quando eu fazer literatura, é daqui que vou roubar minha inspiração - daqui e dos meus discos, como o Steve McQueen da Prefab Sprout.

Um dos meus livros do coração, coração não tão solitário assim. Aqui me encontro como me encontro nas linhas de baixo do Pixies.

Um hino a juventude e a cultura pop.

Recomendo! Livraço!

Filipe.Pereira 07/10/2018

O livro tem passagens verdadeiramente bem escritas - e outras tolas, com toda a certeza, não propositalmente. Os diálogos também são um bocado artificiais ou infatilóides. Mas olha, o resultado geral é bom sim, especialmente se você tiver tido um grupo de amigos parecido na adolescência ou gosta/gostou do bom rock. É um tipo de literatura que me agrada um bocado. Leva três estrelas.