Feliz aniversário, querida estranha

Feliz aniversário, querida estranha Tatiana Busto Garcia

Resenhas - Feliz aniversário, querida estranha

Franciele.Sanches 18/01/2023

Mudou a minha vida
Feliz Aniversário, Querida Estranha é um livro gostoso que te prende do início ao fim, me fez pensar demais no que eu valorizo e mudou minha forma de enxergar o mundo. É um livro que guardo com muito carinho.

Lorrane Fortunato 03/11/2015

Resenha - Feliz Aniversário, Querida Estranha / Dreams & Books
“A vida de algumas pessoas cabe num parágrafo. Acho a minha cabe num guardanapo de bar e ainda sobra espaço pra ilustração."

Meu primeiro contato com a escrita da Tatiana Busto Garcia foi com a leitura de Cartas ao Cão,(resenha aqui), que eu realmente amei! E na verdade, por lê-lo que fiquei louca para ler outro livro da autora. Minha próxima e única opção até o momento, foi Feliz Aniversário, Querida Estranha. Um livro que não deixou a desejar e nem me decepcionou em momento algum. Na verdade, acabei me tornando fã da autora! E quero ler qualquer coisa que ela tenha escrito. Isso inclui sua lista de compras? SIM! Hahaha

Em FAQE conhecemos Sara, uma menina que não está lá muito feliz com a sua vida, sarcástica, engraçada e um tanto infeliz, ela acaba sendo vítima de um assalto no dia do seu aniversário de 17 anos, (que ninguém lembrou) e passa horas confinada com Francisco, um professor solitário e depressivo (como Sara mesmo o descreve). Através de suas conversas e reflexões conhecemos a vida de ambos e aprendemos lições que podemos levar pra toda vida.

Como eu já disse antes, amo livros que me divertem ao mesmo tempo em que me fazem pensar e esse com certeza foi um. Me diverti muito com o sarcasmo e a rebeldia de Sara, enquanto refletia sobre a minha vida, minhas atitudes e escolhas.

A escrita é encantadora. A escritora consegue te fazer se apaixonar pelos personagens e suas histórias. Te faz sorrir e a chorar com eles. Você vivência a história, passa a ser um personagem e não um mero telespectador. Essa é uma das características da forma de escrever autora que, vemos também em Cartas ao Cão.

Foto tirada pela blogueira. Instagram @dreamsebooks
Sua escrita é simples e honesta. Ela escreve sem usar palavras desnecessárias ou encher linguiça, todas as palavras do livro são importantes para a compreensão da história e construção dos personagens. E dá pra perceber isso logo no começo, então, você acaba ficando sem a possibilidade de divagar durante a leitura, ficando totalmente preso a história.

Há momentos em que você ri e muito e outros em que não consegue segurar as lágrimas. Essa é outra característica da escrita da Tatiana que eu tanto aprecio. Ela te fazer ir de um extremo ao outro apenas virando uma página.

"- Sara, hoje nós vamos trabalhar sua auto-estima. Me conte um pouco sobre o que você vê quando se olha no espelho.
- Um atum enlatado.
- Interessante. E por quê?
- Porque acho que a minha carne foi ralada, colocada numa salmoura e comprimida dentro de uma lata de 120 gramas.
- Mas você consegue identificar as diferenças entre você e o atum em lata?
- Claro. Eu pelo menos consegui que me enlatassem com a cabeça.”

A diagramação do livro está um amor. A capa é uma beleza a parte e a letra está em um tamanho confortável.

O livro tem apenas 163 paginas e juntando a forma de escrever da autora que é muito envolvente, a história acaba num piscar de olhos.

Se eu fosse avaliar Feliz Aniversário, Querida Estranha daria 4,5 de 5 estrelas. Por quê? Apesar de eu entender totalmente os motivos da autora e ver que essa foi a decisão mais sensata, eu não me conformo com esse final! Ele ficou muito em aberto e eu chorei um bocado de raiva. Preciso de respostas, me sinto tão frustrada e tão cheia de perguntas quanto a Hazel Grace de ACEDE.

Mas, não se desesperem! Não é um final que tira a beleza da história ou faz com que não valha a pena ler o livro. Muitos até gostaram dele! É um caso de preferências mesmo.

Por fim, eu recomendo com todo meu coração que leiam FAQE! Na verdade, recomendo que leiam ambos os livros da autora! Ela merece ganhar um espaço nos corações de vocês!

Vou começar a perturba-la por que necessito de mais livros dela. Se juntam a mim? :)

"É infinitamente mais fácil fazer alguém te odiar, do que te amar."

site: www.dreamsandbooks.com

Rara 01/08/2013

Minha experiencia com 'Feliz Aniversário, querida estranha'
De primeira já me encantei com a capa, e posso me dizer que não me decepcionei, o que me intrigou foi não ter o deixado na tag literária e o lê-lo em 24 horas..

A historia se passa em um 'deposito' dentro de um edifício medico, onde Sara e um estranho ficam trancados, durante um assalto.

é um livro curto, mas com algumas reflexões, podemos com ele perceber a não julgar uma pessoa pela fisionomia, e que por trás de algumas aparências e conformidades, há um passado muito sinistro rsrsrs'

recomento por ele ser fácil e ter pensamentos e conversas entre uma jovem de 17 anos e um homem em seus 40 anos, uma troca de experiencias muito bonita. ALEM, de suas referencias musicais EXCELENTES

Frase marcante:
''você é jovem ainda e tem o mundo pela frente, mas quer saber a verdade? você é jovem por muito pouco tempo. E seus sonhos.. Bem, seus sonhos viram adorno de estante. De vez em quando você se lembra deles, tira da estante, percebe que estão cheios de pó e volta a coloca-los no lugar, de preferência numa prateleira bem alta, para onde você quase nunca olha''
Pg.51

(Nada Surf - Happy Kid)

Rafa 26/04/2013

Resenha - Feliz aniversário, querida estranha - Tatiana Busto Garcia
Feliz aniversário, querida estranha, conta uma história ou um dia da vida de Sara, mas um dia muito especial pra ela, é o aniversário dela de 17 anos.
Contado em primeira pessoa, as palavras dela demonstra como foi tedioso esse momento e o quanto ela nunca mais esqueceria esse dia, nem que fosse um borrão em sua mente daqui a 40 anos.
Sara é jovem, nos auge dos seus 16 anos, é super sincera, viva e sempre dá a resposta que ninguém quer ouvir, a típica garota que adora ver as reações das pessoas, depois do que ela fala sem nenhum sentimento.
Eu comecei a ficar louco a cada página que eu lia, as vezes discordava do que ela falava, as vezes confirmava junto à ela, eu ficava imaginando como que autora tinha tanta facilidade pra criar aqueles títulos para livros a cada final de capítulos, tipo um intertexto do capítulo, eu gostei sim, me fez rir bastante em vários momentos, é um livro super divertido, mas acho que ela abusou das notas de títulos.
A parte que menos gostei:
"Por que você não escreve um blog?"; "Eu odeio pessoas que escrevem blogs, não gostaria nunca de me tornar uma delas. Aliás, eu não sei se odeio mais as pessoas que escrevem blogs ou as que leem blogs." página 71
Pasmei nesse momento, como assim?
A parte que mais gostei:
"Pois é... A vida de algumas pessoas cabe num parágrafo. Acho a minha cabe num guardanapo de bar e ainda sobra espaço pra ilustração." página 161
Nessa parte ela está conversando com Francisco (ainda desconhecido pra ela), um jovem desiludido da vida, que ela teve a sorte de ser assaltada e jogada numa sala junto com ele, passando uma tarde, preso, os dois, juntinhos, não ia dar nada certo.
O livro se baseia somente nessa cena (quase), parece que a vida de Sara, é tão medíocre quanto a do jornalista frustado Francisco, pois os dois trocam histórias e várias coisas idiotas, tá certo, falei demais... Francisco, é gente boa, trabalha normal, nem lembro direito como ele foi parar no depósito do prédio da terapeuta de Sara, incrível, mas sei que ele teve um romance frustado e que quer ser escritor!
Mas o legal do livro, é ler as comparações que Sara faz de tudo que ela vê, tipo os modos como os outros se vestem ou comem ou até o que elas ouvem, eu achei ela realmente esquisita e muito maluquinha, isso dá pra perceber desde o início do livro, infalível.
Enfim, esse livro realmente é pra se divertir, tem uns palavrões, mas como é juvenil, não tinha nenhum problema. É super recomendado pra quem adora essa temática, ou quer se sentir em um suspense pro fim, que no caso, me deixa angustiado pensando que não teria um fim que não me agradasse, mas as 2 páginas finais, foram as melhores pra mim de toda a leitura do livro. Nota máxima!

Gustavo 08/11/2012

INCRIVEEL !
É um livro muito bem escrito, muito divertido!

Li esse livro em menos de 1 dia.
Não consegui parar de ler,
a história ao mesmo tempo que é triste
(em algumas lembranças dos personagens) é também muito engraçada.

A autora criou uma personagem espontânea que faz os leitores a odeia-lá e amá-lá ao mesmo tempo, eu simplesmente admiro muito os escritores que conseguem causar esse efeito no leitor.

RECOMENDO MUITO ESSE LIVRO !!!

PELO AMOR DE DEUS LEIAM ELE !!!

M. Scheibler 01/10/2012

Um menina, no dia em que comemora 17 anos, é sequestrada e trancafiada com um desconhecido em um quarto minúsculo. O diálogo, inicialmente, é nervoso, com aquele papo quase insuportável característico dos adolescentes, confrontando com o homem quarentão.

Ela, totalmente desiludida, pois até sua mãe esquecera de seu aniversário, acaba passando por situações constrangedoras, como ter que urinar naquele minúsculo espaço diante de alguém que não conhece.

Com o decorrer da trama, os choques das palavras vão diminuindo e o diálogo se amansa, com os dois compartilhando experiências de vida. Nesse ponto praticamente todo mundo se identifica, pois em um momento de nossas vidas dividimos nossas conversas com alguém que não conhecemos. E, muitas vezes, jamais vemos essa pessoa novamente.

O final ficou confuso, pois não tivemos a certeza do que aconteceu com os personagens.

Audrey 30/03/2012

Feliz Aniversário Querida Estranha...
Lembro que ganhei um cartão presente de amigo secreto no natal de 2011, e fui correndo no Iguatemi trocar por livros. Procurei imensamente ansiosa por este livro nas prateleiras da Saraiva. Assim que tive a oportunidade comecei a ler, resultado: Terminei este livro em cinco horas, a história em si é bem amarrada, te faz querer continuar, a única coisa que realmente não gostei foi do final, pois na minha opnião final não houve, senti como se a autora tivesse esquecido de terminar a história e colocou-o a venda...

Zilda Peixoto 30/01/2012

Feliz Aniversário,Querida Estranha
Primeiramente, devo dizer que me surpreendi muito com o livro, pois quando decide resenhá-lo eu tinha uma visão bem diferente do que se tratava a estória.Imaginei que encontraria um estória de suspense mas, ao adentrar na narrativa, percebi que algo de muito diferente estava por vir.

Feliz Aniversário,Querida Estranha apresenta-nos Sara; uma adolescente mal humorada,temperamental e muito arredia. Como se não bastasse tamanha pertinácia,Sara estava completando seus 17 anos e sentia-se extremamente infeliz por ninguém lembrar de seu aniversário. Sara era a típica adolescente rebelde que não media suas palavras para ofender o próximo. Isso agravava-se muito,pois sua mãe a obrigava frequentar um psicanalista. Sara vivia sempre muito só, sempre com pensamentos muito pessimistas em relação à vida por se considerar uma criatura estranha.

Apesar de, querer demonstrar que não se importava com a data em questão, Sara passava o tempo todo à espera de um SMS, enviado por seu único amigo Tatá ou mesmo de sua mãe. Definitivamente,Sara odiava aquela data. Ninguém lembrara de seu aniversário.
Como de costume, a mãe da Sara a leva ao prédio onde faz terapia e ao chegar lá, Sara é obrigada a esperar pelo atendimento.É nesse exato momento que tudo acontecerá.
Sara conhecerá Francisco no saguão do prédio.Ambos estarão no lugar e na hora errada e serão surpreendidos por bandidos que assaltam o prédio. Eles trancam Sara e Francisco no almoxarifado e a partir daí, ambos enfrentaram seus medos e angústias.
Trancafiados num cubículo, Sara destilará seu veneno sobre Francisco sendo grosseira e muito arredia.Já Francisco com toda sua tranquilidade e sensatez mostrará para Sara que nem tudo na vida é o que aparenta ser.

O livro é sensacional. A narrativa é envolvente e cativante.A autora insere diversos trechos de músicas,já que Sara tem como ídolos Nirvana, Radiohead,entre outros ícones do rock. O livro tem uma linda mensagem a passar, dosando intensos conflitos familiares vividos por ambos protagonistas.

Feliz Aniversário,Querida Estranha é uma estória de sonhos interrompidos, de sentimentos repreendidos e acima de tudo, é um livro que prima o conflito entre duas gerações, que apresenta a visão de cada uma delas a respeito de seus sentimentos.
Com uma linguagem simples e objetiva, a autora brinca com o universo jovem inserindo diálogos e referências desse mundo. Com certeza, o público jovem irá se identificar com a estória devida sua proximidade com a realidade. Na companhia de Francisco, Sara viverá uma experiência inesquecível.É através desse encontro que, ambos analisarão suas vidas ponto a ponto.

O livro é um grande convite ao autoconhecimento. Pois, Sara representa a figura da adolescente que sempre acha que está certa diante das suas convicções, sem se preocupar com o sentimento alheio. Francisco é um homem de 40 anos, mal resolvido na vida pessoal e profissional e sem nenhuma expectativa.Ambos enfrentarão seus medos diante dessa situação tão inusitada. O livro é narrado em 1ª pessoa e Tatiana(autora) insere alguns palavrões na narrativa fazendo com que dê mais realidade à fala de uma adolescente destemida e rabugenta como Sara.

Feliz Aniversário,Querida Estranha possui uma narrativa descontraída e leva o leitor a dar muitas risadas com as comparações e reflexões de Sara. É muito difícil falar sobre o livro sem soltar algum spoiler sobre ele.Por isso, não há como aprofundar-se mais sobre a estória. Só tenho muitos elogios a fazer à editora pela excelente diagramação do livro.A capa dele é muito bonita.E claro,parabenizo à autora pela belíssima estória que construiu com muita delicadeza e profundidade. Sendo assim,recomendo à leitura e compartilho alguns trechos marcantes do livro para que possam desfrutar dessa linda estória.
"Sabe,Sara...todos nós...em algum momentos de nossas vidas...agimos como coveiros,sepultando dia após dia as nossas dores..."

"Parece que hoje temos que ter um orgulho tranquilo daquilo que nos tornamos, ainda que nos achemos uns merdas. Na nossa sociedade não há mais espaço para os grandes frustrados,fracassados,derrotados,arrependidos. Estamos sempre tentando ver o lado bom das coisas e, quando ele não existe,o inventamos."

" A vida de algumas pessoas cabe num parágrafo. Acho que a minha cabe num guardanapo de bar e ainda sobra espaço pra ilustração."

Enfim, emocione-se a cada parágrafo dessa linda estória. Vale muito a pena conferir.

Marcia 11/11/2011

RESENHA:O livro conta a história de Sara e Francisco.

Sara: É uma adolescente, rebelde, cínica e revoltada com a vida. Ela fala tudo o que pensa, para quem quiser, ou não ouvir, sem medir as palavras e muito menos as consequências. Sentia-se a pior criatura da face da terra, não tem muitos amigos, acha que sua mãe é relapsa com ela. No dia que completaria 17 anos, vai até uma clinica psiquiátrica, ideia de sua mãe que a obriga frequentar psicanálise por achar que ela tem algum tipo de patologia. Sara esperava neste dia, receber algumas mensagens por seu aniversário e vive checando seus torpedos para ver se alguém lembrou da data, amigos, ou a própria mãe, mas não há nada, nenhum recadinho.Era um dia considerado como o pior de sua vida e para ela, nada poderia piorá-lo.
Mas ai...o inesperado acontece.
Um bando de marginais invadem o prédio. Eles roubam seu Ipod e a tranca em uma sala com um estranho.

Francisco: É um Jornalista de 40 anos, não é um homem realizado profissionalmente e nem pessoalmente. No inicio, a conversa é rápida, os diálogos curtos e as respostas de Sara grossas. Sara é esquentadinha e não se deixa intimidar, na verdade ela que o deixar meio desnorteado com sua ironia e sarcasmo.

Leia em http://segredosqueferem.blogspot.com/

AndreLSarausa 28/09/2011

Feliz aniversario, querida estranha
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2011/09/resenha-feliz-aniversario-querida.html

O livro conta a historia de Sara, uma menina de que faz 17 anos, no dia em que a historia acontece.
Ela é uma menina, como vou dizer... meio engraçadinha, e um tanto cínica.
É uma menina que tem uma resposta pra tudo que falarem pra ela, nem sempre uma resposta agradavel para quem recebe.

"Um garoto olha para mim sorrindo,eu mostro a lingua.Ele chora.Eu sorrio."

Ela vai até uma clinica psiquiátrica, que ela odeia, se situa em um predio com mais escritorios.
Varios bandidos entram e roubam o tão querido, Ipod dela até tentam levar a bolsa dela, mas consegue convece-los a não levar.

"A mochila ninguém tasca, é de estimação.Não tem nada aqui pode olhar."

Foi trancada junto com um homem que ela nem conhece, em uma sala minuscula.
Ela ainda esperava que se lembrassem do aniversario,pois nem a mãe desejou feliz aniversario.

"Não consigo parar de alimentar a ideia idiota e infantil de que a minha mãe fingiu que se esqueceu do meu aniversario e que, quando eu chegar em casa vou encontrar uma festa surpresa.Rá!Essa é boa, Sara,conte mais uma.Voce espera baloes coloridos,chapeuzinhos da Hello Kity e um bolo com velinhas tambem?"