Os Sobreviventes da Santa Inquisição

Os Sobreviventes da Santa Inquisição André Victtor

Resenhas - Os Sobreviventes da Santa Inquisição

Rita Nunes 05/05/2013

Muito ruim!
Esse foi um dos piores livros que já li na minha vida!
Em primeiro lugar, os erros. Erros por toda a parte. Só vou citar um, como exemplo: num livro sobre vampiros, me deparo com a palavra "prezas" (substantivo, não o verbo prezar). Mas são incontáveis os erros de ortografia, pontuação, regência e concordância. Os diálogos são tão mal pontuados que torna difícil a compreensão de alguns trechos. O verdadeiro terror do livro é o que o autor faz com a língua portuguesa.
Depois, a narrativa. Fraca, superficial, atrapalhada. Quase não há descrições de lugares, pessoas, pensamentos e sensações. Parece que foi escrito por uma criança.
E o pior é que a ideia não é ruim. Vampiros que têm suas almas transportadas no tempo para ocupar corpos de pessoas que acabaram de morrer na Idade Média, daria uma ótima história. Mas não foi dessa vez. Não nesse livro.
André Victtor 24/11/2014minha estante
Rita, se você fosse uma pessoa famosa, doutora, bonita, rica, com sangue nobre e morasse num castelo, mesmo ficando muito chateado com o seu comentário eu até iria entender a sua arrogância, mas tenho certeza de que não é nada disso. Aliás é tudo isso ao contrário, sendo assim, críticas de pessoas iguais a você não conta. Mas mesmo assim eu vou esclarecer alguns pontos:

1º) O livro que você recebeu naquela época via blogueiros era um simples "boneco". Foi um sorteio que o Clube dos Novos Autores fez e eu acabei colaborando e enviando um exemplar para eles distribuírem para os blogueiros. O objetivo naquela época era somente divulgar a história, pois o livro ainda não estava publicado oficialmente por uma Editora. Como todo mundo da área literária sabe, um "boneco" é um livro montado que ainda não foi revisado. Depois sim, o livro passou por uma revisão profissional e até foi publicado pela Editora LP-Books conforme a capa atual.

2º) Quando ganhamos um presente de alguém, mesmo que não gostamos dele, a nossa obrigação é agradecer. Educação, respeito e ética vem de berço, coisa que você não teve. Existem várias formas da gente criticar sem ofender as pessoas ou o trabalho delas.

Deus lhe deu inteligência e visão para apreciar uma leitura, para que você possa ajudar o próximo de alguma forma. Seja através da motivação ou de uma crítica construtiva, mas não dessa forma tão destrutiva que você expressa aqui no post. Isso sim é uma verdadeira resenha de BRUXA e das mais feias e malvadas que já vi na minha vida! Que horror e que feiura uma mulher adulta publicar isso dessa maneira. Qual será o seu problema para se revoltar tanto assim?

Cuidado Rita, a Lei Tríplice é justa: "Tudo o que fizeres voltará em triplo para ti", então faça o bem para outros. Seja mais humilde e assim quem sabe a sua beleza interior algum dia brote. Para você vou deixar uma verdadeira resenha para refletir:

"O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão." - Jesus Cristo.

Valery 27/08/2011

Os Sobreviventes da Santa Inquisição
Durante toda a semana eu tentei ler este livro afinal é um dos meus temas preferidos e pra ajudar tem Lobisomem, só que a semana foi uma correria e não sai das 3 primeiras paginas então hoje de manhã este foi meu objetivo: LER O LIVRO. Achei que levaria mais de um dia pra acabar mais me prendi de tal maneira que quando vi o livro tinha terminado.
Eu gostei do livro, o autor usa palavras leves e os personagens embora diferentes são cativantes principalmente os mais novos que são Alejandro e Fernando, que ficaram sendo meus preferidos apesar de não serem os principais.
Quem ler o livro esperando muito romance vai ter uma surpresa, o livro prende sim mas pela trama e pelo suspense do que vai acontecer com os personagens no desenrolar da estória.
Quem quiser ler o livro sugiro antes começar lendo Os Vampiros de Dubai que dá inicio a trama e apresenta os personagens antes de se tornarem vampiros.
Um bom livro pra quem curte suspense e terror com somente uma pitada de romance.

Aione 10/11/2011

O que aconteceria se sete almas vampiras fossem transportadas para outra época e se alojassem em corpos de sete pessoas vivendo em plena Idade Média? Como lidar com o fato de ser um vampiro em uma época de intensa perseguição aos hereges? E, principalmente, como lidar com o fato de ser algo que nem ao menos é muito bem compreendido por si mesmo?

Em "Os Sobreviventes da Santa Inquisição", André Victtor retoma os personagens de "Os Vampiros de Dubai" em um novo enredo, transportando o leitor diretamente ao passado. A narrativa ágil e fluida nos conduz por entre as páginas sem que a leitura seja percebida. Há velocidade na história, o que contribui com quem lê.
Um ponto visível na escrita de André é sua habilidade em escrever contos e essa qualidade se faz presente nesse romance. Por esse motivo, em alguns momentos, senti falta de uma maior profundidade dos fatos, que foram narrados de maneira mais superficial, dando mais um panorama geral da situação do que detalhes. Talvez tenha sido essa a intenção do autor, não se prolongar na descrição das cenas, já que a narrativa geral contribui com a velocidade do enredo.
Algo que merece destaque é a capacidade de André em despertar o horror nas cenas de terror. Vi-me fazendo caretas em alguns momentos, o que foi positivo, considerando essa uma reação desejável desse gênero literário. E mesmo com essas cenas, ainda assim há momentos de extremo romance na obra, principalmente entre as personagens de Valência e Esteban, que incorporaram as almas de Helena e Andrews, trazendo consigo a idéia do amor imortal, a qual muito me agrada.
Sobre as personagens, achei interessante terem seu lado humano destacados. Apesar de se tratarem de vampiros, há um certo desconhecimento destas com relação as suas próprias condições e, paradoxalmente, há, também, uma conscientização de seus atos: as personagens não buscam suas vítimas apenas para saciar suas vontades, mas sim por uma questão de sobrevivência. Apenas o sangue humano pode mantê-las “vivas”.
Apesar de as personagens serem as mesmas de "Os Vampiros de Dubai", a obra pode ser lida sem prejuízo na compreensão da história, não sendo necessário ler o outro volume primeiro. Notei, também, a relação destes livros com o outro livro do autor, “Vampiro Victtor”, já resenhado aqui, uma vez que esse narra a transformação do Conde Victtor, mesmo personagem responsável pela transformação dos vampiros das duas outras obras citadas.
Embora tenha sentido falta de uma maior profundidade e de um maior detalhamento em alguns momentos da história, o enredo e seu desenvolvimento me agradaram mais do que em “Vampiro Victtor”, além de a leitura ter sido ágil. Gostei da narrativa de André e aguardarei um próximo volume da série, pois, da maneira que este terminou, certamente há espaço aberto para uma continuação.