A estrada do mar

A estrada do mar Barbara Delinsky
Barbara Delinsky

Resenhas - A Estrada do Mar

Suzana Pandora 18/02/2011

Senta que lá vem história… E das boas!^^

Em meio a onda de romances sobrenaturais muitas vezes regados a sensualidade e sexo selvagem assim como a mais variada linha de BDSM que assola o mundo literário atual, este livro funcionou como um bálsamo para o meu espírito me fazendo pensar se tudo aquilo que damos prioridade na vida é de fato importante. Trabalho? Sucesso? O que eles são quando se perde tudo o que de fato conta: aqueles a quem amamos?

E assim, mais uma vez, Barbara Delinsky, a mestra em desvendar o lado psicológico do ser humano e suas crises pessoais, a escritora que tem o dom de criar estórias com uma força emocional e profundidade exacerbada, dá um show de inteligência e criatividade num romance extremamente simples que conseguiu me levar às lágrimas e isso é um marco – principalmente porque me emociono com as coisas e as pessoas, mas não sou de chorar.

Sou fascinada pela música, teatro, cinema, dança, literatura, pintura e escultura (não necessariamente nesta ordem) e para completar, Rachel Kaets é uma pintora sensível muito ligada a natureza e as coisas simples da vida. Sabe que encontrou o amor e o amante que sempre quis para si em Jack McGill – um homem ambicioso por conta da origem humilde – com quem casou e teve duas filhas: Samantha e Hope.

E o sentimento que os unia não foi páreo para o desejo de Jack de vencer, de mostrar ao mundo seu talento como arquiteto, levando a sua amada a ir embora de sua vida. Amargurado e orgulhoso, ele permanece em San Francisco e Rachel parte com as filhas para um paraíso chamado Big Sur.

Até que seis anos depois, ele acorda na madrugada com um telefonema avisando-o que sua ex-esposa está em coma e as duas filhas que mal tem contato precisam de sua ajuda. Sem exitar e sem saber, ele parte para uma viagem que é uma mudança muito mais profunda do que aparenta ser. Em Big Sur, enquanto a ex-mulher está em coma e as filhas atordoadas, ele descobre através de amigos e vizinhos uma Rachel que ele desconhecia, começa a ver a separação de ambos por uma outra ótica, começa a perceber que deixou escapar pelas mãos tudo aquilo o que de fato conta: o amor e as pessoas que amamos. E é ali na iminência da morte que inconscientemente ele roga por uma segunda-chance sem nem saber se a merece e começa a rever sua vida, seus valores e o sentido da felicidade.

Rachel é que nem as outras mocinhas de Barbara: frágil, mas forte, apaixonada mas repleta de amor próprio. Ela não é uma mulher de ficar em segundo plano e nem de baixar a cabeça ante as dificuldades. Acima do amor que sente por Jack está o amor por si própria, pelas filhas e pela vida. Jack não é um mau-caráter, é apenas mais um de nós que se perde do objetivo principal: ser feliz. E aí, confunde dinheiro, fama e sucesso com felicidade obrigando a mulher a viver em um mundo de futilidade e aparências que povoou a vida de Rachel e a fez querer uma realidade mais simples, mais humana.

Este é um livro de lição de vida com pitadas de sedução, que fala ao coração tanto no exemplo do casal principal como nos dois casais coadjuvantes – o que é bem da Barbara trabalhar e fazer como ninguém. Temas delicados e seus traumas psicológicos como acidentes que levam alguém a paralisia de membros e a mastectomia e seus resultados em uma mulher cancerosa são tratados com maestria.
Cinthia_a.p. 24/08/2011minha estante
Resenha perfeita. Fiquei com muita vontade ler.
bjs

Luzia 29/12/2011minha estante
Gostei da resenha! Vai para minha lista de leitura. Abraço

Katia 01/12/2014minha estante
Amei sua resenha! AMO essa auto ra!

Julianna 17/05/2009

Esse livro é lindo demais!!

Cláudia 28/11/2010

O livro inteiro é mediano e o final é péssimo! Em se tratanto de Bárbara Delinsky, foi uma decepção.

Paula 21/09/2020

Um ótimo drama familiar!
A obra gira em torno de Rachel Keats e Jack McGuill. Ambos pintores, eram extremamente apaixonados um pelo outro até que se casaram e tiveram duas filhas. Dez anos depois, decidiram se divorciar e seguiram seus próprios caminhos. Jack seguiu com sua própria firma em São Francisco e Rachel ficou com as filhas na Califórnia.

Anos após a separação, Jack recebe um telefonema de madrugada que muda sua vida. Rachel sofreu um acidente de carro e está em coma. A partir daí Jack precisa lidar com tudo, as filhas, os trabalhos que a ex-esposa deixara em andamento e claro, conciliar isso com suas próprias responsabilidades em sua empresa.

Jack era um homem totalmente desligado sobre o que acontecia na vida das filhas, claro que ele não deixava de saber sobre algumas coisas, mas com o triste acontecimento, começava a sentir verdadeiramente o peso a paternidade e a diferença que passou a ter na vida das filhas com sua presença e vice e versa. O valor da família e do casamento realmente são os grandes focos do livro.

O que mais me desperta na obra é a relação da melhor amiga de Rachel, Katherine, com Jack. A relação de amizade em meio às dificuldades tornou a obra muito mais do que um drama familiar com valores, mas também uma jornada de confiança e esperança.

A obra me surpreendeu de forma positiva. Mesmo que seja um romance que completou mais de vinte anos de publicação, não perdeu o brilho e a necessidade de falarmos sobre temas como esses. Não gosto de comparar autores, mas para quem não conhece, pode se sentir em uma vibe muito próxima de autores como Nicholas Sparks.

A leitura fluiu tão bem que há muito tempo eu não sentia isso em um livro. A escrita é bem trabalhada e a autora soube organizar a narrativa. Enquanto temos Rachel em coma, temos a vida diária de Jack e flashbacks desde que se apaixonara por Rachel.

Recomendo muito para quem gosta de romances envolventes e dramas familiares!

Nara Lins 16/11/2011

Chorei (o que muito raro!)
Esse foi sem dúvidas o melhor livro que li em 2011 até agora!
Me marcou muito , e será relido (o que eu só faço com os MELHORES da minha vida).
Foi o primeiro que li da Barbara Delinsky e tenho certeza que comecei com o pé direito! Virei fã!!
"A Estrada do Mar" descreve com precisão refinada os laços que nos ligam às pessoas e lugares que mais amamos.

Mel 12/04/2013

Adorei!
Muito bem escrito, o livro começa com um dia típico na vida de Rachel e suas duas filhas, Samantha e Hope. No fim do dia, Rachel sai para encontrar-se com seu grupo do livro, mas sofre um acidente de carro que a deixa em coma.
E assim entra em cena Jack, seu ex-marido, que mora em outra cidade e deixa tudo para cuidar de suas filhas. Durante o coma de Rachel, Jack começa a se reaproximar de sua antiga vida e perceber as coisas que perdeu, e acima de tudo, começa a conhecer Rachel como ela é agora, através de sua casa, suas pinturas, suas fotografias e todas as lembranças que nunca morreram, para nenhum dos dois. Linda história, recomendo!

Júlia 04/05/2009

Não é daqueles livros que ficam um tempão na cabeça, mas é bom, é escrito de uma maneira simples, fácil de entender.

Carolina2647 16/12/2010

A Estrada do Mar é o primeiro livro que li de Barbara Delinsky. No começo do livro achei que seria mais um daqueles romancinhos, mas depois de algumas páginas a história lhe envolve.
Depois do acidente de Rachel, começei a me apaixonar por Jack. Ele começa a se preocupar com as filhas como todo pai se preocupa e percebe o erro que foi deixar Rachel ir embora.
Então ele realmente começa a enxergar a família que tinha.

Paula1735 09/02/2024

Rachel e uma mulher que está vivendo a vida ao lado de suas duas filhas. Até que ,de repente ela sofre um terrível acidente, em ela ficou internada wm coma por alguns dias. E Jack com que ela foi casada pai de suas duas filas adolescentes.. Decidi ficat ali na recuperação de Rachel sua ex-esposa. E ele diz que estar apaixonado por Rachel, mesmo separados já alguns anos. Acertando que quando ela se recuperar eles vão retornar ao relacionamento.