Eldest

Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Jv_veroneze 28/09/2022

O fogo reinou.
Esse livro é espetacular, como a história te faz se apegar aos personagens. Apesar de ser uma história contada já na guerra iniciada, muitos segredos existiam e foram revelados pelo fogo, muitas raças se uniram queimando antigas rivalidades.

O acaso se fez necessário mais do que nunca, e este não salvou a todos, porém salvou aqueles que vão salvar os que ainda vivem.

E agora, lados serão escolhidos e permanecidos, últimas batalhas serão travadas e por fim a sabedoria definirá o futuro de Alagaësia.

Nati 14/05/2017

“It is better to be taught to think critically than to be told on what to believe.”
FINALMENTE, ACABEI ESSA BAGAÇA. Gente, que livro que não termina nunca! Por mais que esse livro tenha sido, em partes, superior a Eragon (a escrita do Paolini evoluiu MUITO do primeiro livro pra esse), qual a necessidade de 200 a 300 páginas de Eragon treinando em Ellesmera, descrevendo cada segundo dos costumes dos elfos e correndo atrás da Arya (que aliás já estava p* da vida com ele - que menino persistente, viu?Sabe o que não, querido?)? Sério, o ritmo do livro se arrastou durante toda a estadia do herói na terra dos elfos, e eu já não aguentava mais ler a descrição dos exercícios dele. O que salvou o volume do desastre foram os capítulos do Roran e da Nasuada, que mostrou um desenvolvimento legal para esses personagens e me manteve interessada até as coisas voltarem a se agitar.

Como esse livro é uma re-leitura, eu meio que já sabia mais ou menos a grande reviravolta desse livro, porém gostei bastante da cena da batalha e do grande enfrentamento. Estou bem curiosa para finalmente passar para Brisingir. Espero que a série finalmente esteja caminhando para a grande guerra com Galbatorix e Eragon enfrentado desafios de verdade.
Ana @blogamorporlivros 10/02/2021minha estante
Esse é o livro mais demorado e enrolado de toda a saga haha

Bruna Nekel 23/08/2022minha estante
Poxa!!! Hahahaha e acho que é muito de gosto, eu estou relendo a saga e minha parte preferida é ele treinando em Ellesmera! E concordo, ele evolui muito na escrita ao longo da saga! Mas em compensação tinha preguiça da parte do Roran hahahah

estefani_estima 11/09/2021

Eldest - Livro 2
Amei a leitura.

Demorei um tempo para ler, pois o começo até mais ou menos a metade do livro é bem parado, mas depois fica muito mais emocionante e nos prende na leitura de um jeito muito bom.

Aline.Pereira 30/04/2020

Se eu reli é pq eu gostei ?
Definitivamente o meu preferido da trilogia de quatro livros é o primeiro, mas o 2° tb é o meu 2° melhor.
Tem um certo protagonismo divido (coisa que não costumo gostar) que é muito bem justificado. Além de que de forma nenhuma tirar o peso ou se sobrepor ao Eragon, cria uma expectativa sobre choque de arcos e nos permite ver as consequências do suprimento de um novo cavaleiro de dragão no Império.
Porém, tem um arco envolvendo o treinamento do protagonista que diferente do 1° livre não é envolvido de forma orgânica á trama. Na primeira leitura não me incomodou, mas dessa vez realmente achei muito grande, não precisava de tantas páginas. Assim como provado no arco do Murtagh no livro 1, o autor podia muito bem passar a ideia de passagem de tempo e formação de proximidade sem ter que mostrar cada dia e cada conversa.
Tirando isso, quem brilha nesse livro é a Nausada, mesmo sendo coadjuvante, é incontestável a postura e influência dela na historisempre que aparece.
Ps. Continuo, mesmo na releitura, sem engolir a Arya como interesse amoroso do Eragon (desde o do 1° livro me deu ranço). Meu querido, tanta gente mais legal por quem vc sofrer e vc perde tempo com uma elfa?!?! Affs, me poupe de elfo blasé, tá.

Bea 25/03/2022

Ai, ai
Não sei ao certo até que ponto foi o livro ou meu estado emocional.
Só sei que li o livro bem fadigada mentalmente, não conseguia focar muita das vezes, mas gostei da aventura.
O começo foi meio estranho, não consegui sentir o peso dos acontecimentos. Depois que o primeiro evento aconteceu, achei muito interessante as abordagens políticas, muitos eventos me surpreenderam ao longo do enredo. Depois que Eragon foi para outro lugar (quem leu vai entender), as coisas ficaram um tanto paradas, mas isso não me incomodou nem um pouco. A forma com que Eragon conseguiu mais poder me mostrou que foi nescessário na obra, ele nunca conseguiria aquilo. A perceguição voltada para Arya foi muito desconfortável, apesar de causar basicamente todo o conflito dessa parte.
O final foi muito bom, a luta final foi perfeita e dolorosa, cheguei a chorar. Bom; agora vou dar uma pausa com outro livro e bora para o terceiro!

Pedro Avellar 22/07/2021

Que final...
O que dizer deste segundo volume?
Adorei que temos diversos pontos de vista diferentes ao longo dos capítulos. Apesar de Eragon ser o protagonista, este não é o único importante para a trama e desfecho deste livro.
Roran, que eu havia esquecido quem era, pois não possui relevância na primeira parte desta saga e pelo pouco que foi mencionado na mesma.
Gostei muito de explorar mais a cultura dos elfos, desde seus costumes quanto seu talento para magia.
Resumindo o enredo, Eragon vai treinar com os elfos e completar seu treinamento para Cavaleiro enquanto Roran, seu primo, voltou a Carvalhal para preparar o funeral de seu pai e reaver seua pertences e posses na fazenda. E ao mesmo tempo vemos mais da trajetória de Nasuada, nova líder dos Varden.
Podemos ver uma clara evolução desses personagens e tantos outros ao decorrer da narrativa, o que me agradou bastante. E o ponto alto é a última batalha, que me surpreendeu com as reviravoltas que apresentou.
Contudo, assim como no primeiro livro, o livro se extende em partes desinteressantes, como o deslocamento de um lugar a outro, alguns devaneios de Eragon, pouco importantes e, em minha opinião, é uma leitura demorada e, em alguns pontos, cansativa.
No geral, é um livro bom, divertido e que me surpreendeu no final, me deixando apreensivo para ler o próximo volume e descobrir o que acontecerá.

luisinho 25/08/2023

Tem alguma coisa muito viciante nesses livros que eu não sei identificar até agora qual é, mas em contrapeso com isso, eu sei bem quais são os defeitos que me fizeram demorar UM MÊS pra ler. vou falar sobre? não vou, mas saibam que eu queria

Bruna2386 08/10/2023

Finalmente terminei esta leitura que já não estava me empolgando muito, mas resolvi continuar porque estava curiosa em relação a alguns pontos.
Percebi que a narrativa do livro melhora bastante em relação ao primeiro, no entanto a história em si não me animou. Achei monótono grande parte do livro, e o acréscimo do ponto de vista do Roran não funcionou tão bem na minha opinião. As revelações nos três últimos capítulos foram boas e me surpreenderam, no entanto não sei se foram suficientes para me manter interessada em continuar a saga. Talvez ano que vem eu venha a ler o terceiro da saga.