Eragon

Eragon Christopher Paolini




Resenhas - Eragon


30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Biii 01/03/2022

Livro de fácil interpretação, é muito bom e pessoalmente eu recomendo. Relata a aventura de um menino que vive uma fascinante aventura.
comentários(0)comente



Laís 07/09/2021

Perfeito !
Simplesmente perfeito. Narra uma história de um garoto que não só descobre a existência de magia; dragões e criaturas místicas numa época medieval ; como também ele é a única esperança de libertar todo o povo da tirania do Rei aparentemente imortal.

Muito bem escrito; com leitura corrida e empolgante ! Descrições muito suáveis ! Oposto do Senhor dos Anéis !
comentários(0)comente



Vivis 03/07/2021

Uma Fantasia Incrível!
?Eu pensei e refleti muito nos últimos dias e percebi o que significa ser um dragão e um Cavaleiro: o nosso destino é tentar fazer o impossível, tentar realizar grandes feitos apesar do medo.?

Quem não ama uma boa história de fantasia, com direito a uma jornada de herói e Dragões? Acredito que existem obras maravilhosas que se encaixam nesse tema, mas tem uma que apesar de que adorar as vezes percebo que não é muito conhecida ou não está mais em tanta evidência como antigamente.
Então aqui estou eu para falar de Eragon, primeiro livro do Ciclo da Herança do autor Christopher Paolini, lançado pela editora Rocco no Brasil e que é a minha releitura de fantasia de deste começo de ano.

Primeiro, preciso falar que esses livros começaram a ser escritos quando o autor possuía apenas 15 anos, e apesar da pouca idade Paolini criou um mundo com uma mitologia rica e vasta. Apesar de não ser completamente inovadora já que ele utiliza muitos conceitos ícones do gênero, ele possui uma escrita descritiva, mas ainda assim fluída. O primeiro livro possui alguns pontos que poderiam ser melhorados mas não é algo que estrague a experiência de leitura.
O livro lançado aqui anos atrás possui uma belíssima arte que segue as capas originais, tem páginas amareladas e vem com ilustrações de mapas, que eu amo demais em livros de fantasia.
Eragon, tem a clássica jornada de herói, e merece ser lida.

Neste primeiro livro temos Eragon um jovem de quinze anos que foi abandonado por sua mãe, e cresceu sob os cuidados de seu tio Garrow, em uma fazenda afastada da cidade Carvahall, que pertence ao reino de Alagaësia. Eles não possuíam muito dinheiro, o que leva a Eragon desde cedo aprender a caçar para ajudar nas despesas e principalmente a terem carne nos meses de inverno.




Perto de sua aldeia, existe um local em que ninguém se atreve a caçar, são formações rochosas perigosas conhecida como A Espinha, e obviamente, Eragon vai caçar lá. É quando um súbito clarão ensurdecedor atrapalha sua caçada e deixando no local uma misteriosa e belíssima pedra azul.
Já que perdeu o animal que caçava ele resolve pegar essa pedra misteriosa e ir vender na cidade para comprar comida.

Ela é linda! Brilha e parece preciosa! NINGUÉM SE INTERESSA POR COMPRAR!

O que faz com ele resolva levar e guardar consigo. E para sua surpresa a pedra eclodi e dentro tem um bebê dragão azul, que o escolhe como seu cavaleiro de Dragão! E por ele é nomeada Saphira.

?Uma única palavra ressoou em sua cabeça, de modo intenso e claro. Eragon.?

É apenas o começo da história!

O mundo de Eragon possui mais do que meros humanos, existe Magia, elfos, anões e lendas. Uma dessas lendas são os Dragões e seus Cavaleiros escolhidos, uma ordem que por séculos protegeu Alagaësia, e é claro o mundo tem um rei maligno também. Galbatorix, governa usando o medo para dominar seu povo, ele é um Cavaleiro de Dragão e é o culpado fim desta Ordem.
Então podem imaginar o que está por vir na jornada de Eragon.
O primeiro Cavaleiro de Dragão a surgir em 100 anos, com um ovo surgindo do nada justamente onde ele está!

Existem personagens secundários que irão se unir ao jovem após acontecimentos trágicos e o ajudaram a compreender a importância de sua atual posição e irão o treinar.
[...]

O livro é bem interessante, e é apenas um começo da história.

Os elementos de fantasia são bem aplicados na narrativa, Paolini criou povos bem estruturados, temos raças e disputas por poder entre elas e até mesmo teve a criatividade de criar um idioma que é bem utilizado na trama

Para resenha completa:

http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2021/03/eragon-ciclo-da-heranca-1-christopher.html?m=1
comentários(0)comente



Rafael Vinícios 20/05/2021

Resenha de Eragon
Livro escrito por um adolescente e para adolescentes. Reli para relembrar e matar as saudades de minha adolescência quando li essa série pela primeira vez.

Créditos ao autor pela inteligência e perspicácia, mesmo com tão pouca idade e maturidade, ter incluido tantos detalhes sociais e políticos na trama.

Uma história mágica e que cumpre a promessa de entreter e transportar o leitor para outra realidade. Gosto, mas acho que vai ser a última vez que leio.
Joao L. 22/05/2021minha estante
Saudade desse universo ?? nostalgia de adolescencia




Ro 21/04/2021

Ou baixa a bola, ou leva patada de dragão
Para viver no Brasil de hoje, só com overdose de fantasia. E foi com esse pensamento que escolhi tirar Eragon da estante. Pela nota dá para perceber que essa leitura não entrou no grupo das minhas favoritas, mas isso ocorreu muito mais por motivos pessoas e bagagem de leituras de alta fantasia do que do livro em si.

O que acontece em Eragon é que ao longo das páginas outras obras se revelam como inspiração (e isso não é problema, óbvio), mas se você já leu "O senhor dos anéis", "Terramar", "O nome do vento", ou qualquer fantasia no formato "herói cresce através da perda de pessoas amadas + o nome verdadeiro das coisas + humanos se relacionando com dragões" a história narrada aqui em nada vai te surpreender.
Um outro aspecto que me deixou um pouco chateada foi o fato de passar 470 páginas com Eragon viajando, sendo sequestrado, perdendo um pessoa aqui, descobrindo outra pessoa acolá. E em muitas das vezes a progressão do afastamento de um personagem para focalizar outro não ficou bem feito. Deu a parecer que o autor simplesmente jogou a pessoa ali para assumir o lugar da outra que está partindo.

Eragon é um personagem "fraco" que não sabe tomar decisões, nunca sabe dos segredos de ninguém e acha que está na crista da onda. Enfim, o tipo de protagonista que já estou enjoada.

No mais, acredito que o livro possa ser uma boa leitura para quem gosta muito do gênero e não se importa com os clichês ou para quem está iniciando neste segmento fantástico, com criaturas mágicas, poderes, magia, outras raças, guerras etc. É uma leitura muito válida e que talvez possa te cativar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



roberta.ribeiro 01/11/2020

A jornada de transformação de um menino em uma nova lenda
Um menino de 15 anos se vê parte das lendas mais primitivas da sua terra. Dragões, Cavaleiros, magia, elfos, anões... Para Eragon, tudo isso era apenas parte das histórias contadas furtivamente pelos anciãos nas noites alegres em sua vila, datadas de um tempo distante e extinto. Mas o destino o leva diretamente pra uma nova vida, onde ele emerge nesse mundo fantástico como uma das peças centrais do combate centenário que transcorre na Alagaësia.

É difícil escrever uma resenha pra Eragon, porque há aproximadamente 10 anos esse livro mudou a minha relação com livros de fantasia ? antes que eu me deparasse com a Terra Média, Hogwarts ou Arrakis, foi a Alagaësia que me acolheu. Tamanho foi o impacto na minha vida como leitora, que eu lembro com precisão do momento que eu vi aquele livro de capa azul e com um dragão me encarando. De algum modo, foi amor à primeira vista. Mas enfim, chega do meu sentimentalismo.

O livro tem falhas. É claro que tem. O Paolini iniciou a história quando ele, assim como o personagem principal, tinha apenas 15 anos. Mas isso não pode suavizar a crítica, porque o leitor quer uma história boa, sem se importar com tais detalhes. Porém, lendo outras resenhas aqui, eu sinto que são muito, muito, severos com Eragon.

Eu acredito que o maior erro reside na comparação com outras sagas, como O Senhor dos Anéis, por exemplo e principalmente. Então, se há algum leitor lendo isso e pensando se deve se arriscar nessa leitura, eu aviso: NÃO LEIA ESPERANDO ALGO COMO O SENHOR DOS ANÉIS. Você vai se decepcionar. Eles não se comparam.

É claro que dá pra delinear numerosos comparativos entre as obras, mas Tolkien sempre vai ganhar: em criatividade, em inovação, em aprofundamento e diversos outros. Mas isso não tira o valor do mundo criado em Eragon.

É uma história infantojuvenil e, enquanto tal, cumpre bem com seus requisitos. Há personagens bons, há tramas justificadas, há uma mitologia bem criada e há vilões críveis. A escrita é simples e bem fluída. Os capítulos são bem divididos e, apesar de pecarem no ritmo algumas vezes, se desenvolvem bem.

Há qualidades e há defeitos, como quase toda obra. Se você estiver disposto a se aventurar com esse livro, vai encontrar um menino do campo, com toda sua inexperiência e inocência. Ele é teimoso, meio palerma e imprudente. Mas um dragão, a criatura mais antiga naquelas terras, com sua grandiosidade e sabedoria, não o escolheria se ele fosse apenas isso.

Junto com a Saphira, esse garoto sai em uma jornada de vingança, luto e descobrimento. Forças muito maiores vão se prostrar contra ele e desafiar suas convicções. É muito satisfatório acompanhar o crescimento de Cavaleiro e Dragão e na transformação de ambos em novas e poderosas lendas.
comentários(0)comente



Dieine Rocha 07/04/2020

Nostalgia pura !
Eu li Eragon quando era mais jovem, logo ele passou a ser um dos meus livros favoritos. Num projeto com uma amiga, decidi relê-lo.

Nenhum arrependimento. Cada detalhe, cada personagem bem construído, cada diálogo.. são incríveis. Amo a forma que o Paolini escreve e recomendo a leitura para todas as idades ! Por mais que pareça um livro "simplesmente" juvenil, ele propõe muitas reflexões. Inclusive, alguns trechos eu carrego comigo desde sempre.

Se você não leu ainda, está esperando o quê !? Corre! - melhor dizendo, VOE !
comentários(0)comente



Nati 16/03/2017

"The greatest enemy is one that has nothing to lose."
Eu li os dois primeiros livros do Ciclo da Herança aos meus 12 pra 13 anos e, apesar de ter gostado bastante, por algum motivo não concluí a leitura da série inteira. Esse ano, uma das minhas metas é terminar algumas das minhas séries em andamento e essa estava bem no topo da lista, então eu precisei reler o primeiro livro pra refrescar a memória dos acontecimentos.

Gostei bastante da construção do mundo, assim como toda a história dos Cavaleiros de Dragão, a ascensão de Galbatorix e a criação das linguagens. Dá pra ver que o autor se inspirou bastante em outros trabalhos famosos de fantasia, principalmente em Tolkien (porque Arya lembra SIM Arwen e os Ur'gal são a versão da Alagaësia dos Orcs, hello), e apesar de ser recheado de clichés de séries de fantasia, não achei que isso tenha atrapalhado minha leitura de nenhuma forma, diferente do que esperaria. A escrita flui bem, apesar de ficar bem claro a inexperiência do autor em vários pontos - a linguagem por vezes chega a ser meio infantil e certas frases ficam meio estranhas no texto, mas o rapaz só tinha 15 anos quando escreveu o livro, e tenho certeza que boa parte dessas coisas que me incomodaram aqui vão melhorando ao longo da saga, juntamente com o amadurecimento do autor e da história. O que me incomodou um pouco e tirou da minha nota foi as partes meio arrastadas ao longo do livro (principalmente o início) e como tinham muitas cenas a meu ver desnecessárias e que não tinham um propósito claro dentro da narrativa. Me pareceu que estavam ali só para aumentar o número de páginas. No geral, apesar de lembrar de algumas coisas do livro 2 durante a leitura desse (ou seja, um mega spoiler hahaha), e que para mim me pareceram plot twists óbvios quando forem revelados, isso não impediu que gostasse bastante da leitura e redescobrisse o motivo de querer terminar essa saga.

Nota real: 3.5 estrelas
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Catharine 16/09/2015

Uma breve resenha positiva.
Eu realmente ameei o livro, para quem gosta de livros desse gênero (como eu) tenho certeza de que vai amá-lo também. Eu acabei de ler e já estou ansiosa para a continuação, pois os acontecimentos não são previsíveis e você fica sempre com um gostinho de "quero mais".
Sempre tinha a curiosidade de ler ele mas desistia por que falavam que era uma leitura rebuscada e maçante. Não senti muita dificuldade para entender a leitura mas confesso que no meio ele se torna um pouco maçante, embora ela seja um pouco necessária já que é o primeiro livro e o leitor precisa (assim como Eragon) entender todo o universo da magia, dos cavaleiros, elfos e outros. Maas não desista por que essa parte vai valer a pena ;)
Um aviso! Se algumas das palavras da "língua-antiga" (palavras usadas para evocar magia) não tiverem a tradução do lado vejam no final do livro. Estou avisando isso por que eu li em e-book e só fui ver quando acabei de ler kkkkk

comentários(0)comente



Jonathan.Souza 05/09/2015

top
Uma das historias de dragões mais tops
comentários(0)comente



Mari/Krou 25/07/2015

Comparação
Eu assisti o filme primeiro e me encantei completamente! Só que lendo o livro eu me apaixonei, pois é muito mais detalhado e a história tem mais contexto.
RECOMENDO MUITO!
comentários(0)comente



Fucsia 19/07/2015

Estou amando
eu já tinha assistido o filme e nossa!! quantos detalhes tem a mais no livro!
comentários(0)comente



Jade Passos 24/05/2015

eragon
incrivel, e a melhor palavra para descrever esse livro..
a historia e apaixonante e intensa do comeco ao fim, os personagem sao otimos e bastante intrigantes, porque cada um esconde um segredo que pode mudar o rumo de toda a historia. o final foi UAU, ele faz voce ficar louco pelo proximo o mais rapido possivel.
algo que nao me agradou foi a grande quantidade de discricoes desnessesarias, isso atrasou um pouco livro, o tornando chato em certas partes..
tirando isso e um otimo livro..
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR