Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Ro 21/04/2021

Ou baixa a bola, ou leva patada de dragão
Para viver no Brasil de hoje, só com overdose de fantasia. E foi com esse pensamento que escolhi tirar Eragon da estante. Pela nota dá para perceber que essa leitura não entrou no grupo das minhas favoritas, mas isso ocorreu muito mais por motivos pessoas e bagagem de leituras de alta fantasia do que do livro em si.

O que acontece em Eragon é que ao longo das páginas outras obras se revelam como inspiração (e isso não é problema, óbvio), mas se você já leu "O senhor dos anéis", "Terramar", "O nome do vento", ou qualquer fantasia no formato "herói cresce através da perda de pessoas amadas + o nome verdadeiro das coisas + humanos se relacionando com dragões" a história narrada aqui em nada vai te surpreender.
Um outro aspecto que me deixou um pouco chateada foi o fato de passar 470 páginas com Eragon viajando, sendo sequestrado, perdendo um pessoa aqui, descobrindo outra pessoa acolá. E em muitas das vezes a progressão do afastamento de um personagem para focalizar outro não ficou bem feito. Deu a parecer que o autor simplesmente jogou a pessoa ali para assumir o lugar da outra que está partindo.

Eragon é um personagem "fraco" que não sabe tomar decisões, nunca sabe dos segredos de ninguém e acha que está na crista da onda. Enfim, o tipo de protagonista que já estou enjoada.

No mais, acredito que o livro possa ser uma boa leitura para quem gosta muito do gênero e não se importa com os clichês ou para quem está iniciando neste segmento fantástico, com criaturas mágicas, poderes, magia, outras raças, guerras etc. É uma leitura muito válida e que talvez possa te cativar.

Dieine Rocha 07/04/2020

Nostalgia pura !
Eu li Eragon quando era mais jovem, logo ele passou a ser um dos meus livros favoritos. Num projeto com uma amiga, decidi relê-lo.

Nenhum arrependimento. Cada detalhe, cada personagem bem construído, cada diálogo.. são incríveis. Amo a forma que o Paolini escreve e recomendo a leitura para todas as idades ! Por mais que pareça um livro "simplesmente" juvenil, ele propõe muitas reflexões. Inclusive, alguns trechos eu carrego comigo desde sempre.

Se você não leu ainda, está esperando o quê !? Corre! - melhor dizendo, VOE !

Rafael Vinícios 20/05/2021

Resenha de Eragon
Livro escrito por um adolescente e para adolescentes. Reli para relembrar e matar as saudades de minha adolescência quando li essa série pela primeira vez.

Créditos ao autor pela inteligência e perspicácia, mesmo com tão pouca idade e maturidade, ter incluido tantos detalhes sociais e políticos na trama.

Uma história mágica e que cumpre a promessa de entreter e transportar o leitor para outra realidade. Gosto, mas acho que vai ser a última vez que leio.
Joao L. 22/05/2021minha estante
Saudade desse universo ?? nostalgia de adolescencia

Laís 07/09/2021

Perfeito !
Simplesmente perfeito. Narra uma história de um garoto que não só descobre a existência de magia; dragões e criaturas místicas numa época medieval ; como também ele é a única esperança de libertar todo o povo da tirania do Rei aparentemente imortal.

Muito bem escrito; com leitura corrida e empolgante ! Descrições muito suáveis ! Oposto do Senhor dos Anéis !

Rita 01/03/2022

Eragon
Eragon foi uma história que me surpreendeu e me prendeu imenso no enredo. Já tinha este livro há muitos anos e arrependo-me de não ter dado uma chance mais cedo.
É cativante e estou ansiosa para poder ler os próximos livros

amanda 09/09/2022

Saphira carregando o eragon nas costas - literalmente
a história é muito legal e tem muitos detalhes e personagens muito memoráveis o que me fez frequentemente questionar o eragon e algumas de suas opiniões que ele poderia ter guardado pra si mesmo, ainda bem que tem a Saphira pra colocar senso na cabeça desse tonto;

no início do livro eu achei tudo muito confuso porque do nada ele acha um dragão e aparentemente vários conhecimentos sobre magia são inerentes a ele??? depois disso começa a jornada dele e o qual difícil vai ser pra dominar a magia, então meio que esqueci essa doidice;

pode se tornar bem cansativo porque além de ter bastante informações importantes e elas serem soltas bem longe uma das outras (difícil de lembrar) a maioria do livro se passa em viagens, então tem muita descrição de cenário e comelança de pão duro e queijo velho

e nessas viagens ele mal tá perto da saphira porque ela tá voando e ele andando de cavalo ?? fiquei com raiva também do plot final ser segurado até 95% do livro... a venda casada das sequências, meu pai?

Nêmesis 19/07/2022

TERMINEI!!
Eu demorei 5 MESES para terminar esse livro, mas ele não é ruim, muito pelo contrário ele é MARAVILHOSO!
Eu me apaixonei pelos personagens, pela história, pelo universo, pela escrita.
É simplesmente maravilhoso, teve horas em que eu gargalhei, horas em que eu chorei feito um bebê, horas que passei muita raiva, mas teve horas em que eu morri de amores pela relação do Eragon com a Saphira.
Eu mal posso esperar para ver o que esses dois vão passar ainda.

Ps: Eragon não teve um segundo de paz nesse livro.
Ps2: Ainda não superei a morte de um certo alguém.

Jade Passos 24/05/2015

eragon
incrivel, e a melhor palavra para descrever esse livro..
a historia e apaixonante e intensa do comeco ao fim, os personagem sao otimos e bastante intrigantes, porque cada um esconde um segredo que pode mudar o rumo de toda a historia. o final foi UAU, ele faz voce ficar louco pelo proximo o mais rapido possivel.
algo que nao me agradou foi a grande quantidade de discricoes desnessesarias, isso atrasou um pouco livro, o tornando chato em certas partes..
tirando isso e um otimo livro..

Lewrites 07/10/2022

Exatamente o que eu precisava
O livro não é perfeito, mas eu adorei a experiência. Foi o que eu procurava: uma fantasia juvenil para me divertir. Queria que tivesse mais desenvolvimento por parte dos sentimentos dos personagens, mas eu gostei e vou continuar.

Andy.a 02/01/2023

Gostei bastante de Eragon, o filme não tem nem comparação com o livro. Eles secaram o livro inteiro pra caber no filme e com isso deixaram passar diversos detalhes e cenas que são necessárias pro entendimento da história.
Super recomendo esse livro se você gosta de fantasia e dragões, porém só tem 1 dragão no primeiro livro k k k k k k k E tenham em mente que o autor tinha 15 anos quando começou a escrever o livro, então tem várias situações que te fazem lembrar disso, principalmente alguns diálogos e personalidade de alguns personagens. O Eragon em particular é um adolescente muito irritante, não sei como a coitada da Saphira aguenta ele na cabeça dela 24/7, se eu fosse ela já teria feito ele de almoço há muito tempo.
Não sei se vou ler os próximos livros devido ao tamanho deles, Eragon é o menor deles e eu fiquei extremamente entediada em vários momentos e parecia que não ia acabar nunca, então a chance de eu ler os próximos é bem pequena.

Biii 01/03/2022

Livro de fácil interpretação, é muito bom e pessoalmente eu recomendo. Relata a aventura de um menino que vive uma fascinante aventura.

luisinho 25/08/2023

Me prendeu demais
muito bem construído e pensado
personagens muito cativantes
queria viver lendo esse livro

mas nem tudo são flores, a escrita do cris é muito cansativa e passa pouca emoção
fora que de uns 30 a 75% fica repetindo o mesmo ciclo de: descansar -> partir -> se machucarem -> descansar; eu sei que faz parte da jornada e do desenvolvimento do plot, mas chegou uma hora que eu tava querendo pular uns par de capítulo

acho também que se estendeu demais, tem uns 20% ali que facilmente dava pra cortar

Catharine 16/09/2015

Uma breve resenha positiva.
Eu realmente ameei o livro, para quem gosta de livros desse gênero (como eu) tenho certeza de que vai amá-lo também. Eu acabei de ler e já estou ansiosa para a continuação, pois os acontecimentos não são previsíveis e você fica sempre com um gostinho de "quero mais".
Sempre tinha a curiosidade de ler ele mas desistia por que falavam que era uma leitura rebuscada e maçante. Não senti muita dificuldade para entender a leitura mas confesso que no meio ele se torna um pouco maçante, embora ela seja um pouco necessária já que é o primeiro livro e o leitor precisa (assim como Eragon) entender todo o universo da magia, dos cavaleiros, elfos e outros. Maas não desista por que essa parte vai valer a pena ;)
Um aviso! Se algumas das palavras da "língua-antiga" (palavras usadas para evocar magia) não tiverem a tradução do lado vejam no final do livro. Estou avisando isso por que eu li em e-book e só fui ver quando acabei de ler kkkkk

Karen377 03/07/2023

Eragon
É uma historia bastante animada para quem gosta do gênero de aventuras. Tem magia, seres mágicos e a jornada do jovem.inexperiente que por coisas do destino se torna em.alguém que ele nunca acreditou poderia ser com a ajuda de um guia que se trasnforma no exemplo a seguir.
É uma história de crescimento pessoal em que você se sente identificado ao ver como o protagonista vai mudando entre acertos e equivocações.

Vivis 03/07/2021

Uma Fantasia Incrível!
?Eu pensei e refleti muito nos últimos dias e percebi o que significa ser um dragão e um Cavaleiro: o nosso destino é tentar fazer o impossível, tentar realizar grandes feitos apesar do medo.?

Quem não ama uma boa história de fantasia, com direito a uma jornada de herói e Dragões? Acredito que existem obras maravilhosas que se encaixam nesse tema, mas tem uma que apesar de que adorar as vezes percebo que não é muito conhecida ou não está mais em tanta evidência como antigamente.
Então aqui estou eu para falar de Eragon, primeiro livro do Ciclo da Herança do autor Christopher Paolini, lançado pela editora Rocco no Brasil e que é a minha releitura de fantasia de deste começo de ano.

Primeiro, preciso falar que esses livros começaram a ser escritos quando o autor possuía apenas 15 anos, e apesar da pouca idade Paolini criou um mundo com uma mitologia rica e vasta. Apesar de não ser completamente inovadora já que ele utiliza muitos conceitos ícones do gênero, ele possui uma escrita descritiva, mas ainda assim fluída. O primeiro livro possui alguns pontos que poderiam ser melhorados mas não é algo que estrague a experiência de leitura.
O livro lançado aqui anos atrás possui uma belíssima arte que segue as capas originais, tem páginas amareladas e vem com ilustrações de mapas, que eu amo demais em livros de fantasia.
Eragon, tem a clássica jornada de herói, e merece ser lida.

Neste primeiro livro temos Eragon um jovem de quinze anos que foi abandonado por sua mãe, e cresceu sob os cuidados de seu tio Garrow, em uma fazenda afastada da cidade Carvahall, que pertence ao reino de Alagaësia. Eles não possuíam muito dinheiro, o que leva a Eragon desde cedo aprender a caçar para ajudar nas despesas e principalmente a terem carne nos meses de inverno.

Perto de sua aldeia, existe um local em que ninguém se atreve a caçar, são formações rochosas perigosas conhecida como A Espinha, e obviamente, Eragon vai caçar lá. É quando um súbito clarão ensurdecedor atrapalha sua caçada e deixando no local uma misteriosa e belíssima pedra azul.
Já que perdeu o animal que caçava ele resolve pegar essa pedra misteriosa e ir vender na cidade para comprar comida.

Ela é linda! Brilha e parece preciosa! NINGUÉM SE INTERESSA POR COMPRAR!

O que faz com ele resolva levar e guardar consigo. E para sua surpresa a pedra eclodi e dentro tem um bebê dragão azul, que o escolhe como seu cavaleiro de Dragão! E por ele é nomeada Saphira.

?Uma única palavra ressoou em sua cabeça, de modo intenso e claro. Eragon.?

É apenas o começo da história!

O mundo de Eragon possui mais do que meros humanos, existe Magia, elfos, anões e lendas. Uma dessas lendas são os Dragões e seus Cavaleiros escolhidos, uma ordem que por séculos protegeu Alagaësia, e é claro o mundo tem um rei maligno também. Galbatorix, governa usando o medo para dominar seu povo, ele é um Cavaleiro de Dragão e é o culpado fim desta Ordem.
Então podem imaginar o que está por vir na jornada de Eragon.
O primeiro Cavaleiro de Dragão a surgir em 100 anos, com um ovo surgindo do nada justamente onde ele está!

Existem personagens secundários que irão se unir ao jovem após acontecimentos trágicos e o ajudaram a compreender a importância de sua atual posição e irão o treinar.
[...]

O livro é bem interessante, e é apenas um começo da história.

Os elementos de fantasia são bem aplicados na narrativa, Paolini criou povos bem estruturados, temos raças e disputas por poder entre elas e até mesmo teve a criatividade de criar um idioma que é bem utilizado na trama

Para resenha completa: