Ecos do Futuro

Ecos do Futuro Diana Gabaldon

Resenhas - Ecos do Futuro - 1ª Parte

Daniel de Oliveira 03/03/2024

"Ecos do Futuro" é o sétimo livro da série "Outlander", escrita por Diana Gabaldon, e continua a contar a história épica de Claire Randall, uma enfermeira do século XX que viaja no tempo para a Escócia do século XVIII, onde encontra e se casa com Jamie Fraser. A série mistura elementos de história, romance, aventura, e fantasia de uma maneira única, cativando leitores em todo o mundo.

Neste volume, Gabaldon aprofunda as complexidades dos personagens e suas relações, enquanto tece meticulosamente os fios da trama através de diferentes períodos e locais. A narrativa é rica em detalhes históricos, proporcionando uma imersão autêntica nos ambientes descritos. Os protagonistas enfrentam desafios que testam seu amor e sua lealdade, enquanto tentam influenciar o curso dos eventos históricos e proteger sua família.

A trama se desenrola em várias linhas temporais, focando não apenas em Claire e Jamie, mas também em sua filha Brianna, seu marido Roger MacKenzie e seus filhos no século XX. Eles lidam com as implicações de suas próprias viagens no tempo e as consequências de suas ações tanto no passado quanto no presente.

"Ecos do Futuro" explora temas de sacrifício, lealdade, e o impacto do tempo nas relações humanas. Gabaldon habilmente entrelaça os destinos de seus personagens com eventos históricos reais, criando um enredo envolvente que mantém os leitores presos até a última página. A atenção aos detalhes históricos e a profundidade emocional dos personagens são pontos altos do livro, consolidando-o como uma adição valiosa à saga Outlander.

Como parte de uma série longa, é recomendável que os novos leitores comecem pelo primeiro livro para entender completamente os personagens e a trama. Para os fãs de longa data, "Ecos do Futuro" oferece a continuação esperada das aventuras e desafios enfrentados pelos personagens amados, enquanto prepara o terreno para futuros desenvolvimentos na série.

Nay C 22/02/2024

Passado e futuro se entrelaçam cada vez mais
O sétimo livro da saga Outlander começa emocionante e empolgante, com muitas informações, trazendo e respondendo várias perguntas, com um ar de mistério, bem do jeito que nos entretém e nos faz quebrar a cabeça. Houve cenas em que me senti voltando às origens de Outlander, aos conflitos familiares muito bem construídos, que trazem ânimo ao coração.

Além do ponto de vista de Claire, Jamie, Brianna e Roger, há mais destaque para o querido Ian, e novos pontos de vista: John Grey e William, filho de Jamie. Ter a visão deles na história traz um complemento à trama, é apresentada um olhar mais extenso do lado britânico e todas as implicações da guerra da independência dos EUA. Lorde John já era um personagem amado por mim, então acompanhá-lo não foi nem um pouco desagradável. Já William demorou um pouco para me conquistar e ainda não conquistou por completo... talvez por ele ser uma versão mimada e imatura de Jamie Fraser... como é possível que os dois filhos de Jamie e até seu primeiro neto sejam tão parecidos com Jamie?! Há também a inclusão de novos personagens, Rachel e Dr. Denzel, ótimos, carismáticos e superimportantes para o desenvolvimento de toda a história.

As interações entre Claire e Jamie continuam românticas, engraçadas, emocionantes e muito relevantes, o casal é o cerne da história. A vontade de Jamie em ser suficiente para sua esposa e sempre se preocupar com ela. A demonstração de força de Claire diante de todas as adversidades, mesmo temerosa ela segue em frente. Gostei de ver a fragilidade de Claire, que agora sente mais o peso da idade. Ela aparenta ser mais jovem, tem uma boa saúde, mas não é mais uma jovem moça, tem mais de 50 anos, e uma hora as implicações da idade chegam para todos. A exaustão dela em cuidar dos feridos mostra o quão real é a mulher, quantas fases ela passou e permanece com sua essência, porém evoluída, forte e fraca, obstinada e sábia, carregando consigo toda a alegria e sofrimento.

?- Quando um homem morre, é apenas ele. Sim, uma família precisa de um homem, para alimentá-la, protegê-la. Mas qualquer homem decente pode fazer isso. Uma mulher... - Seus lábios se moveram contra as pontas dos meus dedos, com um leve sorriso. - Uma mulher leva a vida com ela quando morre. Uma mulher é... possibilidade infinita.?

Interessante também ser reapresentado o dilema de Jamie e Claire interferirem ou não nos fatos históricos, ainda mais quando eles estão perto e até interagem com figuras históricas reais, que Claire tem conhecimento sobre. As indagações sobre a possibilidade da viagem do tempo, principalmente vindas de Roger criam muitas teorias na minha cabeça, e adoro ficar pensando sobre elas.

O que eu mais gostei desse livro foi acompanhar Brianna, Roger e as crianças no futuro, as interações entre eles, todos se (re)adaptando à nova realidade e os mistérios que os cercam, que não são poucos. Brianna permanece a mulher forte e prática que sempre foi, e mesmo com certa relutância de Roger, vai atrás de um emprego. Continuo gostando muito de Roger, que para mim é a descrição de um homem real, e mais uma vez penso que talvez Brianna precisasse de um marido que a apoiasse mais, parece que só ela tem a atitude e a responsabilidade de tomar as decisões difíceis e Roger deixa a cargo dela, sendo negligente com isso, focando muitas vezes em si próprio.

Há um foco maior nas batalhas, que muitas vezes são até insignificantes para os livros de história, mas importante para a vida de cada personagem ali, até porque foram batalhas reais. Algumas situações considero dispensáveis e um pouco forçadas para o desenvolvimento da trama, dando a impressão de que a autora não tinha mais assunto para explorar; outras poderiam não existir, mas levam a pensar que, se não estivessem ali, como seria o destino dos personagens? O impacto seria menor ou maior sem aquela situação?

Alguns pontos específicos da última parte do livro foram bem corridos e pouco desenvolvidos, como se estivessem presentes apenas para ter um gancho para o próximo volume. Fiquei curiosa? Sim. Vou continuar a leitura? Sim, porque amo Outlander, mas penso que poderiam ter sido apresentados de uma outra forma, principalmente com mais profundidade.

Caroles2 20/02/2024

A cada livro a história de James e Claire fica mais emocionante. Gostei da ambientalização e da inclusão das personagens nesse período histórico (guerras de independência do EUA), houve momentos que achei a leitura um pouco maçante, porém, logo em seguida as reviravoltas foram tantas, que eu precisava saber o que vinha em seguida.

Enfim, recomendo a leitura!

LeticiaSPereira 14/02/2024

Que final
O livro é bom, mas o final é maravilhoso, cheio de surpresas. Não vejo a hoea de começar a ler o proximo livro

Katiele.Machado 02/02/2024

Emoção atrás de emoção!
Comecei o livro pensando que ia ser maçante pelo tanto de páginas, conforme foi passando ele foi me prendendo de uma forma, quando chegou no final eu só conseguia pensar em quão maravilhosa é essa série de livros e em como eu me apaixono mais a cada Outlander lido! Simplesmente amei.

Lolla knupp 01/02/2024

Outlander ecos do futuro

Este livro é cheio de reviravolta e de tantas outras coisas  ele segue com a revolução Americana este livro te prende do começo ao fim nos faz refletir naquele momento dos acontecimentos com cada personagem

Livia.Pascolato 01/02/2024

Ecos do futuro
PARTE I - Águas turbulentas
Julho de 1776 - Wilmington
- William recebe duas propostas, ou seguir o capitão Howe com seu exército, ou então seguir pelos pântanos com sir Peter Packer
- John Grey encontra Perseverance Wainwright em seu quarto, chamado também de Beauchamp pelo último casamento, ele quer que seu filho se junte as tropas, além de Grey ajudar apaziguar os colonos da Grã-Bretanha e também quer encontrar Jamie Fraser.
- John o manda embora.
- William janta na casa dos Bells, a convite de Richard Bell.
Setembro de 1980 - Inverness.
- Após a passagem, Brianna e Roger compram Lallybroch e a reformam.
- Brianna e Roger começam a ler a carta de Jamie e Claire.
Dezembro de 1776
- Com a casa grande queimada, Jaime e a família se instalaram na antiga cabana de Brianna. Ian chega e diz que um dos porcos está morto e que foi trabalho de um homem.
- Na cabana Claire está de olho na vovó MacLeod e quando percebe, ela já partiu.
- Jamie e Ian saem procurar e conforme as suspeitas, desconfiam de Arch Bug, que está tentando recuperar o ouro que escondeu e quando foi expulso não conseguiu levá-lo.
- Jamie vê um vulto entrando no esconderijo da porca e grita por Ian quando a pessoa atira, Ian acerta a flecha no pescoço de Murdina Bug.
- Claire vai até Ian e o consola pela morta da sra Bug.
- Decidem então velar as duas senhoras no alpendre da casa devido a neve, e no dia seguinte enterra-las. Jaime acredita que Arch está vendo tudo.
- No enterro, Arch já está no cemitério à espera, Ian diz que foi culpa sua a morte de Murtina, Arch o ameaça falando que voltará no futuro quando tiver algo importante.
- Após a casa grande ser queimada, Jaime decide ir com Claire e Ian para Escócia, a fim de recuperar sua prensa e também passar em Lallybroch.
1980
- Roger tenta escrever um manual para viajantes no tempo, mas está travado.
- Na primeira carta, no poscriptum Jaime avisa que Jem sabe onde está o tesouro.

PARTE II - Sangue, suor e picles.
Agosto de 1776
- William decide seguir com as tropas de Howe, desembarcando então e seguindo viagem.
- William é chamado para conversar, mas no meio do caminho se perde, sendo roubado. Ele também encontra os navios que estão levando as pessoas fugitivas embora.
Setembro de 1980 - Lallybroch
- Brianna mais uma carta, de março de 1777, na qual seu pai explica a ida para Escócia.
Março de 1777
- Jaime e Claire começam os preparativos para a viagem a Escócia.
- Jaime mostra a Claire o buraco do Espanhol, onde esconderá o ouro.
Agosto de 1776 - Nova Iorque
- William e seus companheiros, bebem e saem atrás de prostitutas. Willie não quis, mas de repente ele e seu primo Adam escutam gritos. Um tenente ateou fogo a uma mulher por ela ter pústulas de sífilis.
Março de 1777
- Lizzie da a luz ao seu segundo filho, uma menina, após um parto bem complicado.
- Jamie, Claire, Ian e Rollo partem então rumo a Escócia.
- Ian teme que Arch mate um de seus tios para se vingar da morte de sua esposa.
Novembro de 1776 - Londres
- John Grey conversa com lorde George Germain, sobre Percy (suposto Beauchamp), mas não revela que ele é irmão adotivo seu e de Hal.
- Grey recebe uma carta de seu filho, o qual ele tirou da Carolina do aborte rapidamente para não encontrar Jamie nem Percy.
- Na carta, Willie diz ser apaixonado por sua prima Dottie e que já a deflorou. Sabendo que ela recebeu outra proposta de casamento, pede que seu pai fale com seu irmão, Hal para que ele possa se casar com ela.
- John decide ir falar com Dottie pois acredita que Willie a esteja ajudando por algum motivo.
- John fala com Arthur Norrington, que trabalha em uma das câmaras escuras, onde interceptam cartas, conta sobre Percy e pergunta sobre suas cartas codificadas. Arthur diz serem sobre comércio mercante.
- John decide então conversar com seu irmão Hal, sobre Percy. Também encontra Dottie e conversa com ela, que afirma veementemente que quer se casar com Willie e pede para que fale com seu pai. Mas John ainda está com o pé atrás.
Outubro de 1980, Inverness
- Brianna e Roger estão brigando pelo fato de Brianna ter arrumado um emprego. Roger simplesmente vai até Oxford, na Inglaterra.
- Brianna lê uma carta de Abril de 1777
Abril de 1777
- Claire, Jaime e Ian estão em New Bern, com Fergus e sua família, enquanto arrumam um navio para partirem.
- Mas na estrada foram ?assaltados? por Herman e Vermin. Ian os leva para tentar arrumar um lar, já que seus pais morreram. No caminho, encontra-se com Arch, e após um confronto ele foge e Ian descobre que na realidade são duas meninas, chamadas de Hermione e Ermintrude. Elas escutam Arch perguntar sobre o ouro.
- Ian leva as meninas até a Sra. Sylvie para que ensine um ofício a elas, como cozinheiras ou costureiras. Ela aceita, principalmente pela bolsa recheada de ouro.
Em New Bern
- Claire extrai os dentes de uma menina, então um tal de Sr. Beauchamp entra e procura por Claudel, um homem que foi criado em um bordel da França, recolhido por Jamie Fraser. Claire não diz nada sobre o assunto.
- A sra. Abigail Bell e suas filhas, Miriam e Lilian vão pedir ajuda a Jamie para que ele possa encontrar seu pai, que foi mandado para Escócia. Segundo Forbes, Jaime está morto, porque viu no jornal, mas ela o encontra. Ela sabe que Jaime procura um navio e diz que conhece um contrabandista chamado Delancey Hall. Elas tambem dizem que Jaime deve encontrar Andrew Bell, conhecidentemente, um tipógrafo amigo de Jaime, que guarda sua máquina da gráfica.
- Jaime e Fergus investigam Beauchamp e descobrem que ele trabalha para o barão francês Amandine.
- Jaime fecha negócio com Hall.
Em Wilmington:
- Jaime vai até Wilmington Gazzete a procura do dono, querendo saber quem noticiou que eles haviam morrido no incêndio.
- Claire reencontra Tom Christie, que foi absolvido pela coroa, virando ajudante e reescrevendo as cartas necessárias do governador Martin.
- Tom diz que foi ele quem entregou a notícia ao tipógrafo, pois chegou nele e queria que tivessem sua morte relatada dignamente.
Setembro de 1776 - Long Island
- William é visto pelo tenente Edward Markham (Ned), rindo de um desenho que não foi feito por ele. O qual consistia em uma brincadeira de mal gosto deste com o capitão Pickering. Foi mandado como castigo para Long Island.
- Willie está hospedado na casa dos Culper e recebe uma visita de Richardson, que o ajudaria a voltar para a tropa, desde que ele o ajudasse como espião.
- Na extensão da praia que está vigiando e procurando um contrabando de vinho, Willie se depara com Robert Rogers, um major (contrabandista por baixo dos panos, afinal, lucro é lucro).
- Rogers diz que está procurando por Hale, o qual Willie viu no dia anterior, estava indo para Flushing.
- Perkings vai com os homens até onde Rogers viu o vinho sendo enterrado e o acham. Roger sugere que Willie vá com ele em busca deste espião perigoso.
- Vão até Elmsford, encontram Hale. Rogers conversa com ele, diz quem é, e então Hale parte para Flushing no mesmo dia. Eles também. Chagando lá, ele é enforcado.
Outubro de 1980 - Lallybroch
- Brianna acorda e sai procurar as crianças, que estão brincando no quintal. Jem conta que sempre deixa uma pedra para o seu avô. Jem conta que alguns dias atrás viu uma pessoa na torre ali perto.
- Roger volta de Oxford e Brianna comta a ele sobre o homem que Jemmy viu. Roger vai até a torre e vê vestígios recentes, mas não encontra ninguém.
- Roger conta que foi convidado a trabalhar como mestre do coro, mas não sabe se deve. Então conta sobre Claire, alguns dias antes de partirem, ela conta que seu pai nunca morreu no canal, pois pequenos aviões como o dele não estavam destinados a irem para lá. Seu pai provavelmente foi para Nortumbria, onde há muitos círculos espalhados.
- Roger fica com dúvidas, será que seu pai também estava preso no passado? Ou ele voltou? Quem era o homem na torre? Será que ele estava lá, quando Roger também estava?
Maio de 1777 - Wilmington
- Jaime sonha pela terceira vez com os netos, em Lallybroch. Porém, ele sonha que estão entrando na torre e há algo a espera deles, algo que deixou Jaime inquieto.

PARTE III - Corsário de guerra.
Outubro de 1776
- William aceita a oferta de Richardson e vai como intérprete numa missão em Quebec, junto do capitão Randall-Isaacs.
Fim de outubro - Quebec
- William percebe que está servindo como um cartão de visitas de Randall-Isaacs.
Dezembro de 1776 - Londres
- O irmão Hal, de John, sofreu um ataque após saber que Henry, seu filho mais novo foi ferido e capturado na América.
- John decide ir para França, atrás de Henry.
- John visita seu irmão antes de ir para França, para avisa-lo. Hal conta sobre Percy, está tendo ligações com Beaumarchais e também outro homem chamado Silas Deane. Mas nada sobre ligações com Vergennes.
- John descobre que Denys Randall-Isaacs é um oficial que costuma frequentar a companhia de Beauchamp, tanto na França como em Londres.
- Willie conta Em uma carta a seu pai sobre a batalha de sir Guy, e também sobre uma partida na surdina de Randall-Isaacs o deixando para trás. Ele agora permanece em um convento, sendo ajudado pelas freiras que ali moram.
Maio de 1777
- Claire e Jaime estão em um navio que vai para Connecticut e de lá pegam outro que irá para Escócia. Jaime escreve uma carta a sua filha e conta sobre Percival Beauchamp e seu interesse em Fergus, assim como o ataque que este sofreu. Mas ainda não se sabe o motivo deste homem querer tanto falar com Fergus. Claire termina a carta por ele, devido a sua mão já estar travada.
1980
- Brianna vai para seu primeiro dia de trabalho. Amanda quebra uma garrafa.
- Roger vê Jem em casa, no horário de aula e o segue até a caverna de Dunbonnet. Jem então conta que falou em gaélico e sua professora puxou sua orelha, ele a xingou e o diretor escutou e deu 3 cintadas nele. Jem estava com medo de apanhar dos pais, mas Roger apenas o pega no colo e o consola.
- Roger conta a Bree o que aconteceu e no dia seguinte vai até a escola conversar com o diretor.
- Brianna escuta Amanda chorar por um pesadelo que vem se repetindo, uma pessoa invadindo a janela de seu quarto, ela conversa com Amanda sobre a garrafa e ela diz que a jogou porque viu um nuckelavee (do folclore da Escócia) na janela e se assustou.
Maio de 1777
- Durante o trajeto, são abordados pela Marinha Real, Jaime e Ian seriam levados como prisioneiros, mas após uma briga iniciada por Claire, eles conseguem se salvar. Porém quando percebem o barco já está muito longe do que o outro barco que eles estavam. Rollo fica no outro.
- Após alguns dias, encontram outro navio. Mas e em sequência uma pequena batalha entre os três navios.
- Ian consegue recuperar Rollo, Jaime se machuca levemente.

PARTE IV - Conjunção
Fevereiro de 1777
- John descobre que Beauchamp tem ligações com Amandine e também Beumarchais.
- Pede que seu irmão Hal, procure saber sobre o capitão Richardson e sobre o capitão Randall-Isaacs.
Março de 1777
- Hal descobre que Denys Randall-Isaacs é filho de Mary Hawkins e Jonathan Randall (morto em Culloden), casada novamente com Robert Isaacs.
Fevereiro de 1777
- Lorde John Grey parte com Dottie de Londres para Filadélfia em busca de seu irmão Henry. Lembra-se então do breve período na França, após o Natal, que foi a casa de Amandine e conheceu dr. Franklin.
Maio de 1777
- Willie relata a seu pai em carta que depois da saída repentina e sem avisos de Randall-Isaacs não teve mais notícias. Acompanhou sir Guy até Nova Iorque. Também foram a Ticonderoga e por fim voltou ao Canadá. Sendo mandado para Virgínia antes de chegar lá.
Outubro de 1980 - Lallybroch
- Roger aceita o emprego de auxiliar do mestre de coro e continua com os encontros maçons.
- Bri e a Roger leem mais uma carta, a qual Claire relata suas aventuras em alto mar e como foram parar em Ticonderoga.
Junho de 1777
- No Fort Ticonderoga Claire arruma alguns pacientes para cuidar, enquanto esperam cerca de 45 dias do acordo de Jaime com sua milícia.
- Ian conversa com Claire sobre sua filha ter nascido morta, e tem medo de não conseguir ser pai. Claire explica sobre achar que foi algo de Rh. No dia seguinte, Ian some.
- William segue as ordens de Richardson e vai para Great Dismal, se perde no pântano e encontra o lago somente na metade do terceiro dia.
- William encontra-se com Ian, que cuida de seu ferimento no braço, mas mesmo assim ele cai em febre. Ian encontra alguns outros mohawks que o ajudam a levar Willie até um médico.
- William foi deixado com Denzell Hunter e sua irmã Rachel, em uma aldeia quacre até que se recuperasse e ficou pensando o que faria em seguida, já que após a conversa que teve com Ian, criou uma desconfiança em relação a Richardson e suas intenções em ferra-lo.
- Os irmãos quacre venderam a casa e os animais e estão partindo para se juntarem ao exército de legalistas, oposto ao de William. Mas como vão na mesma direção, Willie tem a ideia de tentar obter informações do exército inimigo e então partir com a informação para tentar remediar sua falha missão em Great Dismal.
- Ian viaja até a casa de Brant, onde Emily está. Conversa com ela, conhece seu filho e sua filha. Nomeia o menino como O Mais Rápido dos Lagartos.
- William e os Hunter pegam a estrada rumo a Johnson?s Ford. Mas numa encruzilhada escolher o caminho errado e encontram o Sr. Johnson que lhes oferece abrigo até o dia seguinte. Durante a noite ele e sua mulher tentam matar Wil e os irmãos. Mas eles conseguem se livrar. Sr. Johnson foi o primeiro homem que Wil matou.

PARTE V - Rumo ao precipício.
- William se separa dos irmãos Hunter em New Jersey.
- Claire escreve para Bri e Roger sobre o novo comandante, Arthur St Clair. Além disso, conta sobre a chegada do novo médico, Denzell Hunter e sua irmã.
- Willie chega ao acampamento do exército de Burgoyne para se apresentar.
- Claire com a ajuda de Hunter, faz uma amputação.
Pensilvânia
- John Grey está na mansão de Amandine, Trois Flèches. Ele desconfia que seja o barão Amandone e suas 2 irmãs, mas nunca ouviu falar da irmã nº2.
1980
- Roger e Bri especulam sobre as linhas de ley. Algo como linhas geomagnéticas, que quando se alinham e cruzam, permitem a viagem no tempo.
- Roger dá a sua primeira aula de gaélico, que é um sucesso.
- Bri e Rog tem um amigo, Rob Cameron. Rob disse que seu amigo Michael Callahan é arqueólogo e gostaria de ver as ruínas da torre de sua propriedade. Eles deixam.
Junho de 1777
- John Grey finalmente se encontra com seu sobrinho Henry, vivo, porém ainda ruim. (Em Germantown).
- Jaime tenta falar com St Clair para saírem do Fort mas ele recusa.
- Ian acorda e percebe que dormiu muito próximo do exército inimigo.
Julho de 1777
Em Three Mile Point - Colônia de NY
- William está sob os comandos do general Fraser.
Em Fort Ticonderoga
- Jaime e Claire começam a reunir seus pertences para a então fuga liberada por St Clair. Claire vai ajudar os enfermos a fugirem e então eles veem o monte independence pegar fogo onde até então tinha um posto de comando.
- Eles conseguem entrar num barco e fugir junto com os doentes.
Em Monte Independence
- William e os homens do general Fraser invadem Ticonderoga e descobrem-a vazia.
- O general Fraser fica furioso que alguns homens estão saqueado e roubando, sem disciplina alguma.
- Ian chega ao Fort e não encontra seus tios, logo parte.
- Ian está com os tios, quando de repente Claire é capturada.
- Claire volta a um local que montaram próximo ao fort, então cuida dos feridos e se depara com William. Chama-o é diz quem é. Pede bandagens e comida.
- William manda as coisas a Claire é um pouco de rum para ela. Mais tarde quando vai ao encontro dela, vê Ian a levando e tenta não deixar. Mas Ian diz que ela é sua tia e então Willie a deixa ir.
- Claire, Jaime e Ian chegam após muita caminhada ao acampamento. Claire dorme de exaustão.
- Na noite seguinte, Denzell volta de sua missão como ?desertor? com novidades sobre os britânicos.
Na Filadélfia:
- John vai em buscar do Dr. Rush para operar seu sobrinho.
- John encontra Percy e decide falar com ele. Descobre que ele se casou com Cecile a mais nova das irmãs e a segunda, Amelie foi embora grávida, casou-se com Robert François Quesnay, de St Germain. Percy após investigações acredita que Fergus seja filho dos dois, criado em um bordel pois após um ano de seu nascimento, Amelie veio a falecer e eles moravam nesse bordel.
- John decide escrever a Jaime após 2 anos.
Setembro de 1777
- O general Burgoyne é deixado na mão pelo general Howe, que decide ir atacar a Pensilvânia ao invés de ir para o Fort.
- Willie vai com o coronel Baum até Bennington, cidade onde escutaram falar que tinha comida. Era uma emboscada. Consegue fugir, relata a Burgoyne o fracasso da missão.
- Jaime faz amizade com Kos, um polonês vindo da França, a qual também serve de intérprete.
- Rachel Hunter procura Jaime, levaram Denzell, que estava fingindo se passar por desertor novamente.
- Jaime e Ian vão resgatar Denzell. Ian consegue ajuda de William para tirar Denzell enquanto Jaime armava uma distração para a fuga.
- Jaime é chamado para participar do grupo de atiradores, de Dan Morgan.
- Ian está novamente indo investigar o exército inimigo, encontra-se de novo com William, que pergunta a ele sobre Rachel Hunter.
- No dia seguinte ocorre mais uma batalha.
- Claire escuta quando os tiros começam, nunca esteve tão próxima de uma batalha. Quando chega a noite, Claire sai em busca de Jaime e o encontra desmaiado, impedindo que uma mulher e seu filho o matem. Os homens chegam e o levam para ela.
- Jaime sofreu um corte extenso entre o dedo anelar e o dedo do meio da mão direita. Claire teve que amputar seu dedo anelar.
- Ian encontra um primo de Jaime e o leva até ele. Hamish, filho de Colum e Letitia.
- Claire conhece Benedict Arnold, e conta para Jaime que ele será um traidor.
Outubro de 1777
- Em outra batalha, Jaime vê Simon Fraser levar um tiro no tronco, acha que pode ser fatal, viu seus soldados o levarem. Jaime também acha Arnold, com um tiro na perna.
- Simon Fraser chama Jaime em seu leito de morte e agradece por um familiar estar do seu lado. Jaime entrega seu chapéu a Willie, visto que ele atirou no seu durante a batalha, mas Willi não o reconhece.
- Claire conhece outro Dr.Rawlings, irmão do falecido Dr.Rawlings
- O coronel Grant brinca com William perguntando se ele realmente não tem parentesco com os escoceses.
- Ian está apaixonado por Rachel. Mas não quer força-la a largar o povo quacre que ama.
- A uns dias um homem seguia Claire, perguntou sobre Jaime. Até que enfim chegou a cabana deles. Queria ganhar dinheiro de Jaime, pois sabia sobre as últimas palavras de Willie Coulter (o único homem presente no assassinato de Colum). Ian mata esse homem. Ian foge. Rachei fica com Rollo.
- O general Gates chama Jaime para contar que após muitas semanas de cartas com o general Burgoyne, eles se renderam, só pediram que Jaime pudesse levar o corpo de seu primo para Escócia novamente. Jaime aceita.
1980 - Lallybroch
- Roger decide reformar e reconstruir a capela de Lallybroch. Enquanto faz isso, uma visita chega, William Buccleigh MacKenzie.

PARTE VI - De volta para casa
Setembro de 1777
- John Grey recebe a notícia de que os Frasers estão viajando para Escócia.
- A tropa de Howe chega até Filadélfia e toma o lugar. Os congressistas fogem, inclusive dr. Rush e Percy.
Outubro de 1980 - Lallybroch
- Brianna lê mais uma carta
- Clarice está em NY com Jaime, estão partindo para Escócia (Novembro de 1777).
- Roger aparece com William (antepassado de Roger que mandou o enforcarem) e Brianna toma um belo susto.
- William B MacKenzie conta que após a Carolina do Norte, ele e sua família estavam voltando para a Escócia onde ele conseguiu um novo emprego. Passando por Craig na Dun. Foi aí que ele viajou para o futuro.
- Após jantarem e deixarem que ele passasse a noite, ela pergunta sua idade, 38. Ela então percebe que apesar de ele querer voltar, no mapa genealógico está escrito que ele morreu com 38 anos. Ele não voltará.
- Enquanto isso, no dia seguinte Roger leva Buc para passear e o deixa com Bree. Ela mostra seu local de trabalho e se deparam com Rob Cameron. Buc diz que ele está interessado em Bree.
Novembro de 1777 - Filadélfia
- John e Willie finalmente se reencontram. Willie diz que conhece um médico que pode operar seu primo Henry, chama Denzell Hunter.
Dezembro de 1777 - Edimburgo
- J e C encontram Richard Bell trabalhando na loja de impressão, entrega-lhe as cartas de sua mulher e filhas e diz que pretende mandá-lo de volta para casa.
- No almoço, encontra-se com Andrew Bell.
- Ian diz que a Jeanne (dona do bordel que tinha negócios de contrabando col Jamie) está ainda no mesmo local.
- O cadáver do general Simon Fraser começa a liberar certo odor, Claire com ajuda de Andy Bell da um jeito nisso.
- Claire conta a Jaime que Andy Bell fez uma proposta a ela para publicar seu livro, Jaime quer negociar antes.
- Jaime e Ian partem para França após informações dadas por Jeanne.
- Percival Beauchamp conversa com Claire sobre Fergus ser o possível herdeiro de St Germain.
Janeiro de 1778 - Terras Altas
- Chegam até Balnain e enterram o general Simon Fraser.
- Chegam em Lallybroch, reencontrando a família. O Ian mais velho está muito doente, pneumonia.
- Ian jovem sai com seu pai e conta sobre sua vida, incluindo Rachel.
- Jaime vai até a casa de Laoghaire desculpar-se.
- Jaime leva Claire até sua antiga caverna e quando estão lá, Joanie aparece, querendo vê-lo. Joanie conta que quer ser freira, mas sua mãe não deixa e o padre diz que ela deve cuidar de sua mãe na doença. Ela quer que Laogheire se case logo com Joey para poder ser freira, mas ela não casa pois precisa do sustento de Jaime, e se casasse iria ter de vender sua propriedade.
- Michael volta da França, ele é quem cuida da companhia Fraser et Cia. De seu tio Jared.
- Claire conta realmente de onde veio. E diz para Michael que não fique mais do que 10 anos na França, pois haverá a época do Terror.
- Jenny pede para curar Ian, mas Claire realmente não consegue, novamente elas brigam.
- Laoghaire recebe uma carta de Marsali, pedindo que avise Claire sobre Henri. Claire quer partir para opera-lo.
- Ian encontra sua mãe sem sono, ela o leva até a lápide que fez para Iseabaìl.
- Ian morre, suas últimas palavras foram para Jaime: ?À sua direita, amigo?.

PARTE VII - Ecos do passado
1980 - Lallybroch
- Jem foi passar a noite na casa de seu amigo Bobby, filho de Rob Cameron.
- Roger estava sem sono e foi para o escritório, suas cartas estavam remexidas e faltava a primeira enviada, Amanda acorda gritando.
- Mandy diz que Rob Cameron levou Jem e que ele foi engolido pelas pedras. Bree fica com ela e Roger sai com William e vai até as pedras, mas nenhum sinal de Jem, ele tenta chegar perto, William o impede e eles desmaiam.

Novembro/Dezembro de 1777
- Willie chega em Valley Forge em busca de Denzell.
- Denzell, Rachel e Rollo acompanham William até Filadélfia.
- Denzell opera Henry com sucesso.
- Dorothea chega e reencontra Denzell, Rachel percebe que é a mulher que ele ama.
- Dottie diz que quer virar uma quacre e que abdica de tudo para ficar com ele. Após um momento, Denzell finalmente a pede em casamento.
Abril de 1778
- Ian e Claire embarcam e chegam a Filadélfia.
- Ian vai em busca de Rachel. Claire vai até o Boticário e descobre que John Grey comprou o vitríolo. Vai até a casa dele, se encontram e também encontra-se com Rachel.
- Claire opera Henri-Christian e dá tudo certo. Então parte para operar Henry. Enquanto Henry é operado William, Dottie e Rachel esperam, Rollo de repente rosna para um homem ao longe, homem muito parecido com um que parou William na estrada perguntando sobre Ian.
- Claire recebe cartas de Jamie, dizendo que está indo para França com sua irmã e então partirão para América.
1980 - Lallybroch
- Roger e William Buc partem em busca de Jem de volta ao passado. Bree fica com Amanda.
- Naquela noite, Rob Cameron aparece com a carta e diz que se Bree quiser manter Jem vivo, terá que pedir ao garoto dizer onde é que se encontra o ouro.
- Jem está preso no mesmo lugar que sua mãe ficou, ele sobe no trem e o liga para ver até onde vai.
Abril de 1778
Brest (França)
- Jamie e Jenny estão à espera para embarcarem para América.
- O Euterpe parte antes do previsto. Jaime encontra outro navio para irem, o Philomene.
Filadélfia
- Lorde John chega a Claire e conta que Euterpe afundou e não teve nenhum sobrevivente.
- O capitão Richardson conversa com John e pergunta sobre Claire, diz que pretende prendê-la por espionagem.
- John propõem a Claire que ela se case com ele, para que ele possa protegê-la e também a sua família.
- Claire aceita. John lhe dá um novo kit médico como presente.
- Claire e John em seu luto, se deitam juntos.
- Rachel está com Rollo e ele sai em disparada, ela corre atrás dele mas é pega pelo homem que está atrás de Ian. Por sorte ela consegue gritar e William estava com os soldados ao lado, escutam e socorrem-a. Willie tenta ir atrás do homem, mas este o acerta com um machado.
- Em casa, Claire cuida de William e vê que foi apenas uma concussão, com corte superficial. Ela conta a Rachel e John sobre sua suspeita de Arch Bug e a história por trás.
- Rollo realmente encontra Ian.
Maio de 1778
- Claire acompanha John a vários bailes, em um deles, encontra major John André, o futuro conspirador com Benedict Arnold.
- Ian decide ir até a gráfica. Rachel está na gráfica para Marsali até ela voltar. Arch chega até a gráfica. Ian chega em sequência e a luta começa. Willie que ficou sabendo onde Arch estava foi ao encontro e chegando lá no meio da briga, mirou e atirou.
- Arch morre
- Jaime chega até a casa de John e encontra Claire, mas tem que fugir apressadamente por conta dos soldados. Mas nesse meio tempo encontra-se com William e então toda a verdade é revelada.
- Jaime consegue fugir com a ajuda de John e ele conta sobre ele e Claire.
- Ah, e Jenny foi junto com Jamie para América. Ela está na casa com Claire.
- Ian e Rachel finalmente conversam e ficam juntos.

Fran 03/01/2024

Muitos acontecimentos
Muitas coisas acontecem com jamie e Claire nesse sétimo volume, podemos ver intercalado os acontecimentos com Roger e Brianna também e é muito envolvente como sempre a escrita da autora. A única coisa que não gostei foi que pela primeira vez acabou com vários acontecimentos em aberto e sem resolução, então estou ansiosa para ler o próximo volume.

Carol.Maganha 31/12/2023

Esse livro me tocou de formas que JAMAIS conseguirei explicar. Eu sou completamente fanática por Outlander e senti passado, presente e futuro como UM, não como uma linha mas em constante sincronia, foi algo que eu não esperava que fosse me deixar emocionada e angustiada, na mesma medida.
Não vou conseguir falar sobre cada personagem mas a Claire continua sendo minha personagem preferida da vida inteira, minha inspiração quase diária, tanto que, acabei tatuando uma cena desse livro, como forma de me lembrar SEMPRE.

Ana@anapwatrin 31/12/2023

Percebendo alguns aborrecimentos
Quem já chegou até esse livro sabe exatamente como é a escrita da Diana, apesar de que com o passar do tempo perceber q algumas coisas foram se alterando como não sentir mais tanto interesse na descrição de cenas Hot, mais e mais detalhes sobre cenas dispensáveis, sei q é para criarmos mais conexão com o personagem, mas acho q isso tá ficando mais exagerado a medida q o tempo passa, apesar de amar a obra senti q essa cometeu minúsculas falhas se comparada as outras sequências, como não explicar a reação de tal personagem a tal evento ou como do nada o personagem brota no lugar do nada. Sem explicação. No final apesar de surpreendente, ela poderia ter aproveitado para aproveitar da escrita, sendo a crucial pra isso, mas ela não se aprofundou tanto, numa analogia seria tipo dizer simplesmente q a bomba caiu e não explicar o q exatamente aconteceu quando caiu. Isso deixou a desejar. A parte do William me entediavam, a escrita sobre estratégia militar, procedimentos médicos detalhados. Brianna/Ian e Claire continuam sendo meus personagens favoritos de acompanhar

Michelly 06/12/2023

Estou amando esse universo da DG
Olha, esse livro foi recheado de reviravoltas! Tantas que eu passei de uma emoção para outra em segundos.
Eu já sabia os acontecimentos porque assisto a série, mas a emoção ao ler o livro é diferente.
O que acontece com a Claire no final eu já sabia porque sou vítima de spoilers rs, mas mesmo assim achei inesperado.

ingridgi 18/11/2023

Nhe
Um dos mais entediantes, mas esse final me pegou. o problema é que são mts detalhes desnecessários, acaba ficando cansativo

Tati Bertoldo 12/11/2023

Ecos do Futuro
Esse livro em especial me fez perder o fôlego algumas várias vezes. Que maestria foi a escrita dele. Recomendo muito mesmo todos os livros que levam os leitores até aqui.