Ecos do Futuro Diana Gabaldon

Resenhas - Ecos do Futuro - 1ª Parte

Adri Ramalho 15/04/2013

Foi e está sendo assim.
Eu não fiz resenha para essa maravilha da Diana Gabaldon, escrevi alguma coisa sobre a série no Chá:

A história acontece quando a Claire já viajou, quando ela chega em 1700 e bolinhas, ali os verdadeiros laços são atados, tramas maquinadas e amores descobertos.
Eu sempre penso que o volume I é medieval.
Falar sobre a série Outlander como sendo A viajante do tempo, resumindo que uma mulher viaja no tempo é simplesmente deixar de lado todo o universo que Claire e Jamie construíram.
Saber das famílias Fraser e Mackenzie não tem preço.
A série vale muito a pena ler, o número de páginas são poucas para o muito que nos envolvemos com vida desses personagens.
Ler sobre a dedicação que Claire possui em curar, é fabuloso.
Ler sobre a religiosidade e fé de Jamie, é lindo.
Ler sobre a força de vontade dos dois, mesmo separados, em seguir em frente,a tristeza da separação, o reencontro, a força do guerreiro, o amor do esposo, pai e avô é... é...
Li Jamie e Claire usando óculos.
Li sobre a dor da despedida entre amigos e irmãos.
Li Jamie falando da alegria em ver Claire com fios de cabelos brancos, em uma época onde as pessoas morriam relativamente jovens.
Acabei não lendo e sim vendo tudo isso.
Andressa541 17/07/2019minha estante
Que resenha maravilhosa! Amei!!! É tudo isso que você falou

Gilmara Brasil 22/06/2021minha estante
Amo! É exatamente assim que me sinto aí ler Outlander! Sempre.

Ana 04/11/2023

Nesse livro, que é o volume sete da série Outlander, Claire, Jamie e Ian deixam Fraser's Ridge e pretendem seguir em direção à Escócia, com a intenção de levar Ian de volta para sua família e trazer a impressora de Jamie para os EUA. Roger e Brianna voltaram para o século XX e agora residem em Lallybroch, porém não conseguem deixar o passado totalmente para trás. Também temos os pontos de vista de Lorde John, que lida com várias questões familiares; William, o filho adotivo de John, que está tentando provar seu valor na batalha; E Denzell e Rachel Hunter, irmãos, quacres, ambos também têm um papel essencial nessa trama.

A história começou devagar e confesso que, no início, os capítulos narrados por Lorde John e William me davam sono, só melhorou o ritmo da metade pro final. Daí deu uma acelerada na reta final, a autora adicionou alguns eventos sem aprofundar muito e terminou de forma abrupta, com várias questões em aberto. Se eu dei 5 estrelas foi porque eu sou fã da série de uma forma geral, se eu não gostasse eu não teria chegado até aqui. Mas me incomodou esse final com vários acontecimentos sem profundidade e sem conclusão.

Lillian14 20/12/2021

Muito bom, Diana Gabaldon nunca decepciona, mais uma vez cativando os leitores fanáticos de outlander.

AndressaSrta.LerLivros 06/04/2021

Ecos do Futuro
Sempre fico impressionada com as habilidades médicas da Claire em um ambiente tão carente de recursos. Mas dessa vez o fato de ela ser uma excelente médica além de salvar uma pessoinha que ama, vai levar muitas delas para longe...
Brianna e Roger tem pela frente uma enorme missão. Vai dar certo? Está mesmo sendo necessário? Saberiam eles lidar com a dor de deixar para trás aquilo que construíram?! A esperança de salvar Mandy é maior que qualquer coisa.
Brianna conhece alguém que sempre quis e isso alivia um pouco (ou não) sua partida.
Mas tudo o acontece com o retorno deles... Meu deus! Aparentemente fácil. Mesmo tendo contato com o "passado", cada lembrança me doía junto. Mas a pergunta é: onde estão aqueles que foram pelas pedras para fazer um resgate? (E SEM NECESSIDADE!)
Enquanto isso, a Guerra se aproxima (e lá vamos nós de novo!)
Tanta coisa aconteceu em Fraser's Ridge! A casa grande... Os Bugs (fiquei chocada!)... Não podemos deixar de falar da porca branca hein?!?
James e Claire vão voltar onde tudo começou. Muita coisa aconteceu no meio do caminho, afinal, é uma guerra. Na Escocia iremos perder uma pessoa muito querida e isso irá abalar estruturas, fazendo com que figuras de grande importância resolvam deixar tudo para trás.
Nas idas e vindas de barcos, a notícia de uma morte chega e ela causa uma dor de cegar o coração daqueles que mais amam...
No meio disso: uma casamento totalmente inesperado! (Diana me pegou nessa, principalmente no desenrolar do casamento)
Um retorno de deixar as pernas bambas! A revelação de uma antigo segredo. Um "sequestro" e muitas lacunas... Diana Gabaldon não decepciona nunca!
Nathy 06/04/2021minha estante
esse livro teve muitos acontecimentos mesmo, mais acho que os Bugs foram uma revelação kkk.

Suelen 31/05/2022

Ecos do Futuro
Tenho um apego enorme nessa série e quanto mais se aproxima do fim, mais eu enrolo pra ler.
O plot twist do final e do que aconteceu com a Claire é algo que não imaginava em hipótese alguma. Ansiosa para ver isso retratado na série.

Claire Scorzi 14/01/2012

A sétima aventura: estupefação e suspense - II
Há episódios que formariam perfeitos contos realistas, um em particular que serve de amostra do horror dos grupos - o que são capazes de fazer - assim como da lição de realidade brutal vivida por William; há outros que deixam ver um crescimento de 'visões' da autora sobre clichês - como por exemplo a questão dos quakers na época.

O casal Jamie-Claire nunca deixa de me encantar e - rir, emocionar, pensar. Isso permanece aqui. No caso de Brianna-Roger, um episódio envolvendo Brianna me deixou de mais boa vontade com ela - quase, quase passei a gostar dela. Pelo menos, cheguei perto.

Quero falar de Lord John - muito bem tratado nesse volume da série, a autora frequentemente dando destaque a ele e acompanhnado-o boa parte do livro. E só na parte final eu pude entender o motivo.

Eu sempre disse que, depois de Claire e Jamie, Lord John Grey é o único outro personagem cuja força pode ombrear-se ao casal de protagonistas; nem mesmo Roger ainda conseguiu isto, apesar dele haver crescido como personagem desde "A Cruz de Fogo". E me sinto confusa com a parte final justo porque eu gosto de Grey; e não sei se devo me sentir traída pela autora - como se ela tivesse se aproveitado da simpatia inegável do personagem para aquele episódio mais para o fim do romance - ou se devo admirar Diana Gabaldon pela ousadia.

O episódio não é algo que eu faria se escrevesse a série; ao mesmo tempo - como colocar isso, se nem eu mesma sei se é isso mesmo que eu sinto? - o que acontece não deforma nenhum dos personagens envolvidos, não os avilta nem os faz incoerentes com tudo que já sabemos deles; apenas, as circunstâncias dramáticas levam àquilo. Embora não fosse algo inevitável de acontecer. Acho que eu fiquei tão confusa quanto os personagens envolvidos. Se foi intencional, parabéns para a autora: ela conseguiu.

Outros senões: as últimas trinta páginas soam apressadas; ou a autora estava louca pra terminar por pressão dos editores, ou talvez cansada. Ainda assim, Diana escreve tão bem que o tom apressado não chegou a prejudicar a coerência dos personagens em cena.
O último senão: desde "A libélula no âmbar" isso não acontecia! Diana, isso não se faz! Ela deixou várias situações em suspenso para o próximo livro que nos EUA só deve sair em fins de 2012. E no Brasil? Socorro!

BeaReichert 25/01/2021

Foram tantos acontecimentos que nem sei por onde começar.
Outlander é uma das minhas séries preferidas, um dos motivos é a presença de tantos personagens cativantes, para quem se apega a personagens (como eu), é quase impossível não se apaixonar.
Ao terminar o livro 6 não consegui imaginar o que poderia acontecer em seguida, mas Diana Gabaldon sabe como surpreender seus leitores com tamanha criatividade.
O sétimo livro dessa série maravilhosa conta com acontecimentos marcantes e alguns que ficaram inacabados (estou ansiosa pela continuação).
Como nem tudo é perfeito, esse livro possui algumas partes um pouco cansativas, e desinteressantes, mas nada que me impeça de super recomendar esse livro, até porque, acredito que por trás de cada pequeno acontecimento há uma grande história se desenvolvendo.
A cada livro dessa série, Diana Gabaldon me impressiona ainda mais com sua pesquisa histórica e criatividade para preencher as lacunas da história real.
Estou ansiosa para saber o final dessa linda história, mas ao mesmo tempo não quero que acabe. Diana Gabaldon sabe como fazer seus leitores se apaixonarem cada vez mais por essa história.

Erick Santos 07/08/2021

Mortes melancólicas e nascimentos cômicos!
Como todos os outros livros da saga esse também teve seus altos e baixos, achei perfeito? Não, não achei. Mas também não foi ruim.

Gostei bastante do livro, creio que não faltou ação!
Não goste muito dos capítulos do William, espero que no próximo eu me apeguei mais a ele.

Início de novas aventuras para uns e o final de aventuras para outros, morte triste e nascimentos cômicos, foi esse o 7ª livro da saga de outlander.

Simone 19/09/2020

Recomendo
O livro é enorme, e vale cada página. Nos faz pensar se seria mesmo permitido essa viagem linda no tempo

@juliaavictorino 11/06/2021

Lento no começo, emocionante no final
Seguindo as reviravoltas do sexto livro, esperava que a leitura fosse um pouco mais dinâmica no começo. Acho que esse foi o livro da saga que mais tive dificuldade de pegar o ritmo.

O fato de cada personagem estar em um local/tempo diferente, cada um com seu cotidiano, impactou muito o fluxo da história. E o protagonismo do william... São páginas e páginas dele sozinho com suas reflexões. Me pareceu um jeito um pouco maçante de inseri-lo de forma mais ativa na trama.

E vamos combinar que o que a gente quer mesmo é saber o que tá acontecendo com Claire e Jamie de um lado e Brianna e Roger de outro.

Não sou a maior fã de cenas de batalhas, exércitos, marchas muito grandiosas, acho um pouco entediante e diana aqui não poupa os detalhes.

Mesmo que a maior parte da trama de ecos do futuro se volte para conflitos e batalhas, é a sua conclusão que surpreende e emociona, com alguns encontros e reencontros tão aguardados pelos leitores.

Foi ótimo ver um pouco mais do lord John Grey, um personagem super importante mas que até então aparecia com bem pouco destaque.

Terminei com o coração na mão e morrendo de curiosidade pra saber o que vai acontecer com tudo que diana deixou em aberto para o próximo livro.

Claire Scorzi 14/01/2012

A sétima aventura: estupefação e suspense
Esta é uma resenha difícil de escrever. Não porque eu não tenha entendido o livro ou porque me faltem impressões; mas porque algumas delas estão confusas.

Bem; em primeiro lugar, quero deixar claro que gostei muito deste sétimo livro da série Outlander. Vou apontar detalhes que considero defeitos, mas isso me ocorreu com quase todos os livros da saga. Então, a presença de defeitos não invalida meu prazer com a leitura e minha opinião geral da obra de Diana Gabaldon.

Em segundo lugar, passo ao que gostaria de destacar.

Logo no início, Diana muda o foco ao deter-se longamente sobre Lord John Grey, uma atitude que ela só mostrara até então em "O Resgate no Mar". Eu deveria ter desconfiado que aí tinha coisa... Mas, gostando de Lord John, gostei desse enfoque pouco comum.

A autora vai alargando o leque de personagens cujos pontos de vista são mostrados; há Claire, sempre, narrando na 1ª pessoa; Jamie, quando longe de Claire, seus pensamentos sendo acompanhados; Ian, que vinha ganhando voz desde o volume anterior; Brianna e Roger, no século XX; e também Rachel, a jovem quaker, assim como William, o filho adotivo de Lord John e filho natural de Jamie, que é um adulto aqui e um soldado na Guerra de Independência - inglês, e portanto lutando contra a independência americana.

Nem sempre esse aumento de pontos de vista me agradou; impacientava-me com algumas passagens onde os personagens enfocados não eram dos meus favoritos. Também julguei certas descrições e trechos de narrativa excessivos; mas no computo geral, quando se olha o texto de Ecos do Futuro como um todo, é um bom exercício de 'panorama' da Guerra Americana; um painel com detalhes ora sangrentos, ora curiosos, ora cômicos.

Natalia.Tamaio 27/05/2023

Novos arcos e um livro importante para a série... amei!
?Às vezes, gostaria de ver o futuro. Com muito mais frequência, dou graças a Deus por não poder.? (Jamie Fraser)

Todo mundo que lê Outlander sabe que existem dois livros temidos na série: o 5, A Cruz de Fogo, que já li, e o 7, Ecos do Futuro, que é esse enredo de que vou falar hoje. A alegação é que ambos são livros parados e mais arrastados da série... Concordo totalmente com relação ao 5, mas o 7, Ecos do Futuro, foi pra mim uma grata surpresa. Sim, de fato só embalei nele ao chegar no 50% da leitura das 905 páginas, porém achei os assuntos abordados incríveis e os acontecimentos muito interessantes.
Em Ecos do Futuro, chegamos finalmente às guerras entre o Exército Continental, que quer a liberdade dos Estados Unidos, e as tropas britânicas, e claro que Jamie e Claire estão no meio das batalhas. Eles estão separados de Brianna, Roger e dos netos ? e não mencionarei por que para não dar spoiler ? e também acabam se cruzando com um personagem muito importante da família de Jamie, que se encontra, infelizmente, do outro lado da batalha, ou seja, do lado dos ingleses. Também vemos uma evolução na história de Ian, sobrinho de Jamie, o que cada vez mais me faz conseguir dizer que Ian é de longe um dos meus personagens preferidos na série!
Romances novos, pessoas à beira da morte, personagens importantes que de fato morrem... por tudo isso não posso considerar Ecos do Futuro um livro parado! Acredito que muitos dos fãs não gostaram tanto porque a história em muitos momentos se desviou de Claire e Jamie e deu destaque a outros personagens que estavam longe deles, e aí isso acabou não interessando aos grandes fãs dos dois... mas eu, no entanto, amei todos os arcos criados! Houve encontros entre alguns personagens extremamente interessantes, e mais uma vez Diana provou que é uma autora magistral. A reta final trouxe tantos acontecimentos inesperados que me fez terminar o livro correndo pra ler o 8, o Escrito com o Sangue do Meu Coração. Incrível! Ao final, a avaliação foi de 4,5 estrelas e fiquei com uma memória muito boa de toda essa história de Ecos do Futuro.
Anna Paixão 28/05/2023minha estante
E temos aqui outra apegada ao Ian haha.

Natalia.Tamaio 28/05/2023minha estante
Sempreeee kkkkk

Luiza 01/02/2022

Um tanto decepcionante
Não vou negar que minhas expectativas para esse livro estavam bem altas, já que no livro anterior acaba com uma "promessa" de novas fases. Também não vou negar que o livro foi decepcionante:
?????????
No início do livro nos deparamos com novos pontos de vistas, vimos através da visão do Wiliam e do John Grey, por exemplo. A princípio pensei que essa novidade seria interessante, mas a verdade se tornou diferente, na maior parte do tempo era super entendiante. Fora isso, no início o livro foca mais no ponto de vista do Wiliam, deixando (ao meu ver) os personagens principais, Claire e Jamie, de lado. Essa pra mim foi a parte mais negativa.
?????????
Mas nem tudo foi ruim, o livro retoma algumas histórias e traz de volta personagens dos livros anteriores, o que foi bem legal.

Também acompanhamos a readaptação da Bri e do Roger, e no meio disso acontece algo que eu fiquei??? Achei que não precisava e até agora não entendi o propósito, espero que esclareça no próximo livro.
?????????
Em mais de 50% da leitura, o livro começa a ter ação, e essa parte foi muito boa! Vários acontecimentos, e expectativa do que viria a acontecer... Ou seja, esperava um final a altura, dessa maneira o livro teria começado ruinzinho mas o final compensaria, e me decepcionei novamente... O final foi meio corrido, deixando bastante coisa em aberto.
??
Concluindo, foi até que bom, dando 3,5 pois tenho muita dó de dar nota baixa para essa saga, e também porque teve momentos super legais. Ansiosa pra iniciar a leitura do último livro.

thabooks 20/07/2020

Sem palavras
Para tantas reviravoltas, descobertas, segredos revelados, romances (aqui jas meu coração para Lorde Jonh). Tudo com tanta riqueza de detalhes, em meio a fatos históricos excêntricos, a gente sente tudo tão real. Só amo.