Ecos do Futuro

Ecos do Futuro Diana Gabaldon

Resenhas - Ecos do Futuro - 1ª Parte

Helo Machado 30/08/2019

Mais aventuras...
Como sempre, a autora surpreende pela sua capacidade imaginativa. Quando vc pensa que não tem mais nada a acontecer, uma reviravolta traz novos acontecimentos e novas emoções ao leitor.
O que me decepcionou um pouco nesse livro foi a sensação de que a autora gastou tempo demais com desrições de situações sem muita importância, como os relatos da atuação de Claire como médica e os detalhes de procedimentos cirúrgicos, e isso fez falta nos últimos capitulos, e caracterizando pressa para finalizar o livro, deixando narrativas perdidas e confusas.
De forma geral, o livro é bom e ainda fica a vontade de quero mais é ansiedade pela leitura do próximo livro da série.
Henry 06/05/2020minha estante
Tive a mesma sensação!

Maria.Eduarda 22/05/2021

Surpreendente
Foi o livro que mais amei da saga. Simplesmente apresenta inúmeros personagens novos que vão ganhando nosso coração ao longo dos capítulos, especialmente a trama J-W. A parte referente a Escócia me atingiu pessoalmente, senti um tom de despedida de uma era e a dor foi a da perda de um amigo. Particularmente não sou fã das partes de luta que servem de plano de fundo, mas em muitas delas me peguei vidrada e esperando o desenrolar. Outro ponto é que o título se conecta tão bem com o desenrolar do livro, as conexões familiares são tratadas de uma forma profunda e intrigante! Chorei em diversos momentos assim como também gargalhei, fiquei constrangida e irritada em outros. Primeiramente eu me apaixonei pelo Jamie e hoje em dia eu amo tudo o que ele e a Claire como casal representam, a cumplicidade, a força, o fazer o bem e a determinação em ser feliz e estar junto, são reais parceiros/companheiros, quem não quer isso? Sem todo o drama. Recomendo muito e já tô no caminho de iniciar o próximo.

Sah 16/06/2022

Este livro é perfeito não pq é melhor do que os demais, é que tem Clair e Jaime. É pq tem uma das melhores narrativas da vida.... É que ele existe. Simples assim.

Não tem como ler até o 6 e não ler este.
Não tem como terminar este e não querer ler o 8....
E assim por diante, para sempre e sempre rsrs

Mas o final deste livro? AI MEU, PERFEITOOOOOOOO!!!!

Espero que que a série televisiva siga à risca, pois vou amar assistir!

Fabiana.Rubio 31/08/2023

O MELHOR!
O melhor livro da série!
Esse livro segue com a revolução americana, incluindo todo o romance de Jaime e Claire.
Começa devagar, mas depois você vai pegando o gosto para ver o passado refletindo no futuro que você fica ?on the edge of the sit? de tanto que você quer saber o que vai acontecer!!
Super recomendo!

Vic 26/04/2021

A história continua eletrizante...
Diana sempre me ganha a cada livro, eu não canso de impressionar com os seus detalhes impecáveis e rumos inesperados.
Mas, eu tenho uma ressalva com esse livro, que é uma situação que ocorre nos últimos, e eu achei muito incoerente com qualquer coisa que Diana já escreveu. Tanto que é a primeira vez que dou nota 4
para um livro da série, sendo que sempre dou 4.5 ou 5?. Mas esse acontecimento, realmente, não fez sentido, apesar de não ser a trama principal e sim mais de relacionamento.
A Diana ainda deixou para resolver as tretas no próximo livro, e ficarei angustiada até lá.

Paloma.Nobre 04/06/2021

Admiro a escrita da Diana Gabaldon e este livro foi um presente. Mais desafiador que os anteriores, Ecos do Futuro conta com 3 linhas do tempo e diversas conexões entre essas linhas. É preciso pensar e conectar cada trecho da história. Claire e Jamie, mais velhos que no livro 3, ainda continuam em meio a política, dessa vez do lado certo. Em meio a isso temos William e Lord Jonh, do lado errado da batalha. A chocante descoberta sobre as origens de Fergus. Os ecos que o passado fazem nas cartas que Brianna e Roger leem, em 1980. Tudo isso constrói uma narrativa tensa mas cheia de amor.

Lanny 04/07/2021

Final corrido
Eu já sabia o que esperar desse livro, mas não imaginava que a Diana iria passar um longo tempo descrevendo batalhas em cima de batalhas e no fim sairia correndo para descrever coisas importantes como um reencontro e a morte de um personagem querido.
Menos ainda que as viagens transatlânticas seriam totalmente suprimidas. Assim, o fim é bem corrido e um final totalmente aberto, que mais parece o fim de um capítulo do que de um livro. Já pegar o próximo (e último publicado no Brasil)

Thaisa 03/02/2020

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
Precisei esperar 1 dia e meio após concluir a minha leitura do volume 7 de Outlander para sentar e escrever a resenha, tamanho o meu desespero com esse final. Eu não sei qual rumo a autora dará nessa história, mas sei que eu preciso desesperadamente do volume 8.

Confesso que até quase metade de Ecos do Futuro (ele tem 912 páginas) a leitura foi lenta, sem muita ação, o que não deixou a narrativa maçante, apenas num ritmo mais tranquilo. Para quem, como eu, está lendo o livro 7, já acostumou com a forma de narrar os fatos de Diana, então, mesmo lenta, a leitura é sempre prazerosa.

Acho que já falei sobre isso em alguma resenha, mas os livros de Diana tem aquela capacidade de trasportar o leitor para dentro da história e ler Outlander é muito mais do que uma simples leitura sobre a vida de um casal, é uma experiência completa, onde embarcamos na aventura junto com Claire e Jamie. Ao menos eu me sinto parte dos acontecimentos e gosto de passar dias lendo o livro, inserida nesse universo, acompanhando tudo junto com os muitos personagens.

Particularmente, gostei da trama ter sido dividida entre passado e presente e entre toda a família de Jamie (isso inclui o filho bastardo, Ian, Brianna e família, Fergus e família, Jenny e família). Não me senti perdida, afinal, são personagens que já conhecemos bem suas histórias e já estamos acostumados com eles. O meu coração se espatifou por diversas vezes e ainda estou apanhando os caquinhos. Eu não sei como essa saga vai terminar, mas sei que até lá eu terei certeza de que não sofro do coração.

Diana foi cruel com seus leitores. O final é angustiante, desesperador e cheio de pontas soltas para serem resolvidas no próximo volume. Ainda bem que a Arqueiro vai publicar esse ano, pois eu não aguentaria esperar muito para saber o que vai acontecer com todos eles.

Como eu disse, Outlander é uma experiência completa de leitura e apesar do livro ter sido lento no começo, o final superou todas as minhas expectativas. Recomendo a leitura (e a série que vai estrear esse mês a 5ª temporada) para quem gosta de fantasia, ficção científica, drama, romance e muita aventura.

site: http://minhacontracapa.com.br/2020/02/resenha-outlander-ecos-do-futuro-de-diana-gabaldon/

Aletheia (@almaletrada) 29/10/2021

Outlander não decepciona nunca...
O sétimo livro da série outlander, nos conta as agruras e desafios da revolução americana que deu origem à independência dos Estados Unidos. Com maestria, Diana Gabaldon nos conduz por vários recantos do país, intercalando personagens fictícios com reais, como Benjamim Franklin e o major Simon Fraser. A descrição das batalhas no forte Ticonderoga e em Saragoça, nos arremessa em um turbilhão de sensações, já que existem personagens queridos tanto no exército britânico, quanto no exército continental.

Ecos do futuro alterna períodos e eventos históricos. Enquanto Claire e Jamie estão no passado, Bree e Roger estão vivendo em Lallybroch do século XX.

A volta à Escócia dos protagonistas, nos faz viajar de volta aos primeiros livros de outlander e rever personagens queridos da trama.

A narrativa é muito detalhada, nos fazendo sentir aromas, medos e ansiedade pelas personagens. Outro aspecto importante é a percepção dos índios americanos, sua cultura e a miscigenação decorrente das migrações de vários povos, como ingleses, franceses e alemães. O quero lorde Jonh Gray também aparece nessa trama como pivô de um triângulo amoroso.

Ansiosa pelo próximo.

Vitória 29/07/2020

Surpreendente do começo ao fim
Esse livro é, de longe, um dos melhores da série. Explica um pouco mais sobre a viagem no tempo e simplesmente é impossível parar de ler. Assim como os anteriores, da metade para o fim as coisas acontecem numa velocidade muito rápida, mas nesse caso me deixou muito ansiosa para o lançamento do próximo livro, ainda sem tradução no Brasil. Começo a considerar seriamente se a própria Diana não é uma bruxa, porque tive a sensação de estar vivendo a Revolução Americana ao lado da Claire e do Jaime!

Mari 27/04/2021

Sensação estranha
De repente, o protagonismo ficou dividido. Neste livro, William, um personagem tão pouco relevante nos outros que mal chegava a ser secundário, se tornou protagonista. Não sei como me sentir a respeito. Senti falta de desenvolvimento de mais aventuras de Claire e Jaime e de Bri e Roger. E do nada, o livro acaba. Ué?

Dani 05/08/2020

Nem sempre são flores
Não deixo de me impressionar como Jamie se mete em confusão, mas nesse livro vamos conhecer melhor um personagem que se mete em tanta confusão quanto ele, continuo me surpreendendo e rindo com Claire, acompanhamos a estória também pelo olhar de Jonh Grey e Ian, conhecemos novos personagens como Rachel e Denzell, reencontramos personagens queridos e outros nem tanto, tiveram momentos tensos e tristes, vemos também momentos da Revolução Americana com personagens conhecidos da história e acompanhamos também como está a vida de Brianna, Roger, Jem e Mandy no futuro