Carrascos de Paris

Carrascos de Paris Bernard Lecherbonnier

Resenhas - Carrascos de Paris

Ângelo Von Clemente 03/04/2016

Um baile de desatualização e erros editoriais.
Pessoalmente decepcionei-me logo no inicio da leitura, visto coube-me a percepção de que este referido trabalho dificilmente poderia ser citado como uma fonte segura no meio acadêmico. Além do referido autor não ter formação de historiador, na edição é possível encontrar erros extremamente graves que comprometem a seriedade de todo o trabalho. Pode vir a ser um livro nocivo para pessoas não familiarizadas com o contexto da França do século XVIII, tendo em vista a confusão que ele pode causar por conta de erros editoriais! Por exemplo... A troca de datas, e de siglas. É algo que a principio só pode ser detectado por aqueles que estudam o referido período histórico com muito afinco, sendo que os demais leitores podem verdadeiramente ter complicações por conta de tais erros. Trocar 1793 por 1973, Louis XV por Louis XVI em uma citação de Saint-Just, e afirmar que Jeanne de la Motte era de fato descendente dos Valois (sendo que tal afirmação se mostra absurda, e já comprovadamente falsa) para mim são erros imperdoáveis, por mais que a proposta do livro em si seja brilhante, e preencha uma lacuna histórica... Creio que diversas modificações teriam de ser implementadas até que o trabalho se tornasse academicamente aceitável. Consegui subtrair informações muito preciosas, de fato elas existem de sobra para estudiosos da revolução francesa nesta narrativa, infelizmente é lamentável não poder fazer justiça a elas, tampouco fazer elogios ao autor.