A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Dani 09/01/2021

A arte da guerra fala de uma forma muito atual sobre os mesmos problemas e desafios de gestão de pessoas na época da guerra.Como ser um general e líder para os seus soldados me surpreende como os 13 princípios presentes no livro se aplicam no século XXI como uma luva.Isso me mostrou que princípios,leis da natureza e a leia da semeadura(as sementes dos valores,caráter e o fazer o que é correto) se provam com o filtro do tempo todos os dias com as histórias de pessoas no poder hj,como com Reis,governadores e lideranças passadas.

Saquetti 07/02/2021

A Arte da Guerra traz-nos reflexões e estratégias que a princípio eram voltadas ao campo de batalha e sua respectiva gestão. No entanto, em pleno século XXI faz- se possível de adaptar ao âmbito empresarial.

Darte 07/02/2022

Romantizado
Creio que o livro não é tudo isso que falam, ele é por demais romantizado. Talvez por ser uma leitura rápida e ter um título forte. Há livros bem melhores como: as 48 leis do poder. Enfim, é chatinho e tem pouca coisa de proveitosa. A não ser que você seja realmente um comandante, ai a história muda, e o livro tem outra utilidade. Mas como um livro de leitura apenas, nao é tao bom não.

Alan.Baraban 08/01/2024

Um manual milenar
Muitos leem esse livro com propósitos diferente do seu original, relacionando com os dias atuais, em gerenciamento de grupos e empresas.
Para mim isso parece demasiadamente forçado, e essa obra brilha muito mais como manual do que ser um bom general, por mais que ultrapassado em questões de táticas de guerra. Para criação de personagens é bem mais que eficiente, sua aplicação gera sem dúvidas boas histórias.

Dan 03/07/2012

Reflexões surpreendentes para a época
O livro relata certas situações vivenciadas pelos generais da época e o nível de adaptação para casos que demandavam soluções quase instantâneas.
Um exemplo dessas soluções foi numa situação em que um general deveria adestrar um grupo de mulheres de uma aldeia para se prepararem para a guerra que estava por vir. Inicialmente, escolheu duas jovens para serem as líderes das demais. Passou todas as instruções e na sequencia deu a voz de comando. Todas zombaram da situação e não respeitaram a ordem dada. Como solução,o general matou as duas líderes na frente de todas e elegeu outras duas para formarem a nova liderança. Novamente deu voz de comando. Ai sim, obteve um resultado satisfatório e similar ao encontrado atualmente nos quarteis espalhados pelo mundo atualmente.

Marcia Saito 13/03/2013

Conselhos úteis para se municiar na vida e trabalho
Apesar das histórias de época, que exemplifica cada tópico dos capítulos, têm de se prestara tenção na mensagem geral que cada capíulo traz.
Os conselhos são úteis para se basear as estratégias de trabalho.
O mercado de trabalho é uma verdadeira guerra, onde a estratégia é uma das armas que se deve ser usada a seu favor e para a derrubda de obstáculos.
Não pensem que é para ser usada na guerra de sangue. O contexto do livro faz pensar nas estratégias que podem ser aplicadas, sendo bem analisadas.
Tem que ser analisadas com calma, estudar nas suas aplicações e saber utilizá-las sem causar o verdadeiro mal que provoca uma guerra.

Mah 02/04/2022

Li a versão comentada por Pablo Marçal, um excelente paralelo sobre a guerra e a vida cotidiana de um modo geral