Princesa de Gelo

Princesa de Gelo Thayane Gaspar Jorge

Resenhas - Princesa de Gelo

Lisse 08/10/2012

Ocupando espaços...
Alessa possui muitos órgãos dentro de si que ajudam-na a manter seu corpo vivo, porém, o coração não é um deles. Assentimental. Gélida. Turva. Faz um tempo que seu coração não bate, nem nos momentos em que a adrenalina deveria prevalecer, ou quando seu sangue corre nas veias, ela não se dá por vencida: sempre o nega.

Acontecimentos passados transformaram seu lindo coração em um objeto frígido com uma alma mórbida. Mas era necessário, precisava negar, para a sua própria sobrevivência. A fachada era seu mecanismo de defesa contra esse parasita que a debilitava: o amor.

Já no primeiro capítulo, acompanhamos Alessa na ação decisiva de arrancar a sensação de estar morta em vida - e isso é aterrorizante pra ela - , e com uma lâmina assistir o desfalecimento de seu corpo. Mas de fato, não contava com a intromissão de Eric Lacrov nos seus 'não planos para o futuro'.

Quote: "Quanto tempo é necessário para mudar o mundo? Também não tenho ideia, mas posso lhe dar uma noção de quanto tempo se leva para mudar um destino e duas vidas."

Meu psiquiatra favorito, Augusto Cury, diz o seguinte: "Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida".
E isso se dá nesse caso, e é tão triste ver como alguns motivos nos levam a não ver uma saída. Precisou Eric salvar-lhe a vida para conseguir ver muitos outros motivos para viver. E ele é tão fofo, encantador e interessado no mundo de Alessa, que a tira do chão, tornando-a mais vulnerável, muito mais complicada e descomplicada do que antes; no entanto, fazendo com que enfrente seus temores.

Foram muitas emoções: me irritei com Alessa muitas das vezes por causa de seu cinismo, da sua morbidez, até nos tratos com Eric que sempre era um fofo, tímido e super simpático. Porém, ver que a cada diálogo, ele superava a barreira que ela impunha, desbravando as pontes que ela construia em volta de si, e tornava tudo diferente no meu ponto de vista.

Quote: "Quis gritar, mas eu já estava sem voz de tanto que eu gritava por dentro todos os dias".

Esse livro me fez perceber mais uma vez, que duas pessoas podem ter um enlace perfeito, mesmo sem intensas expressões de afeto; mostrando assim que o que a pessoa é no coração é muito mais importante e apaixonante.

Poucos livros são capazes de absorver cada espaço dentro da minha cabeça, ou fazer com que fique (quatro) horas virando compulsivamente as páginas. "Princesa de Gelo" teve esse poder sobre mim, e foi uma grata surpresa marcá-lo como favorito, e poder recorrer a sua viciante leitura sempre que quiser. 147 páginas de puro vício, envolvendo suicídio e auto-punição descrito de forma lírica.
Bárbara 24/10/2012minha estante
Uau!!!
Amei sua resenha Lisse!

Me deu muita vontade de Lêr o livro. *-*
Parabéns para a escritora, resenha nota 10000000000000000000000000000...

Lisse 03/11/2012minha estante
Oie Bárbara, muito obrigada!
O livro é ótimo, leia sim.

Alessa é muito boa apesar de suas contradições - quem não tem né? - e o Eric é apaixonante. #muitoamor

Silvia 06/02/2013minha estante
Se eu ver este livro em uma livraria, vou comprá-lo, e se estiver disponível no skoob, vou solicitá-lo: suicídio e alto-mutilação são assuntos que me interessam, afinal é o que mais vêmos hoje em dia. Ótima resenha :)

Gabi 18/10/2012

www.livrosecitacoes.com
Em Princesa de Gelo, Alessa decide tirar sua vida e coloca isso em prática em um dia que a escola está quase que completamente vazia. Ou isso ela acreditava, pois por um desenlace do destino Eric Lacrov decidiu usar o banheiro feminino justo nesse dia, mudando a vida de ambos e criando uma nova chance de Ale ser feliz.

Alessa é uma garota que não se permite não ter o controle do que acontece em sua volta, cheia de comentários desnecessários e ácidos, é o tipo de protagonista que eu tacharia de chata e que não me convenceu. Sua narrativa é cansativa, ela fala, se repete, e me dá sono. Senti que o objetivo da autora com essa personagem e seu jeito de ser era criar um livro bem lírico e gótico, porém tudo em demasia enjoa, e eu logo estava vomitando todo esse lirismo em excesso. Já Eric, apesar do pouco espaço que o personagem possuiu em toda a obra, é alguém com potencial para encantar com seu jeitinho amigo. É uma pena que ele muitas vezes caia de paraquedas na história. Outro personagem que eu gostei bastante foi o pai de Ale, apesar de pouco aparecer.

Quanto a diagramação, eu já comentei antes o quanto eu adoro a obra de arte que são os livros dessa editora. É um encanto, sério. Porém a revisão deixou muito a desejar, ênfase no muito. Outro ponto que me incomoda é quando há passagem de tempo e flashbacks na história já que não há nenhuma diagramação nessa parte para identificar isso.

Algo que impactou na nota do livro também foi o preconceito que eu tenho envolvendo suicídios e automutilação, vale deixar isso claro. Não é o primeiro livro que eu leio sobre o assunto, nem será o último, mas diferente de outros que eu li e gostei bastante, Princesa de Gelo não me fez defender a protagonista. Como eu já mencionei antes, ela simplesmente não me convenceu. Foi um livro que li no automático e pouco prazer me deu.

RLeitora 30/10/2012

Resenha RLeitora - Princesa de Gelo
Trata-se de uma obra curta: apenas 146 páginas de muito drama.
Mas o drama não se refere a uma história triste, mas à personagem principal. Calma, eu explico.

Alessa esperou todo o pessoal do colégio ir embora, foi para o banheiro e cortou os pulsos em uma tentativa de suicídio. Eric se atrasou na saída do treino de basket e conseguiu salvá-la, levando-a ao hospital. De família desestruturada, ninguém quis saber a razão de ela ter feito o ato – apenas a taxaram de louca.
Eric tentou ajudá-la a se restaurar após o que passou. Aos trancos e barrancos ele vai conseguindo. Inclusive ele dá um jeito para que ela o auxilie em aulas de redação, já que ele é péssimo nisso e ela ótima. E preciso salientar que as redações dele, descritas no texto, são emocionantes.

Vamos aos protagonistas:
Alessa é uma jovem de 18 anos, que não tem a atenção total dos pais, que são separados. Egoísta, impenetrável, autodestrutiva e quer que tudo gire em torno de si. Deixa claro que se odeia, mas a razão não fica clara (sim, exagerada).
Eric é um jovem de mesma idade, mas se mostra mais maduro e muito calmo. Por muitas vezes parece um cachorrinho atrás de Alessa – ela o maltrata e ele continua abanando o rabo (ok, desculpem a analogia). Às vezes ele se supera e se torna um gentleman, querido e fofo.

O título Princesa de Gelo faz referencia a protagonista Alessa que, por alguns inconvenientes da vida, pensa que é incapaz de amar, que está congelada.
Ao longo de toda a narrativa fiquei esperando o segredo de Alessa, o motivo que a levou a se “congelar”. Pois é, não apareceu nenhum convincente. O que apareceu foi: não deu certo com os ex-namorados, não quero mais viver, não sei amar, não sei ser amada. Sim, uma tempestade em um copo d’água. Na verdade o que eu achei fraco foram os argumentos que a protagonista usa para se manter neste casulo.
A narrativa é em primeira pessoa e é em um estilo bem informal, como se Alessa estivesse contando suas experiências para uma melhor amiga – que seria, no caso, a leitora/o leitor. Muito interessante.
Encontrei alguns erros ortográficos, além de algumas frases sem formatação no meio do texto. Foram poucos, então não me incomodou muito. No geral a diagramação foi ótima – manteve um ritmo desde a capa até o miolo, seguindo um padrão interessante e esteticamente lindo.

Pontos Negativos: A lenga-lenga da protagonista em dizer que era de gelo sem um motivo plausível. Não me convenceu.

Pontos Positivos: O estilo descontraído da narrativa foi bem bacana e diferenciado. Acredito que se as ideias forem mais bem organizadas, estruturando e justificando melhor o texto, possa ficar um livro bem bacana.

É um livro teen. Escrito de jovem para jovem. Não me convenceu, mas pode ser que convença você. Questão de leitura e opinião, não é?

Elô 23/11/2012

Não consegui parar!
Confesso que quando tomei o livro em minhas mãos, cerca de 2 meses atrás, senti que a história seria boa. Hoje, logo após o meio dia, tateei minha prateleira em busca do livro que começaria a ler, e não hesitei em tomá-lo em mãos.
Me entreguei à narrativa da Princesa de Gelo sem pressa para terminar, e quando percebi, já havia passado da metade do livro e não conseguia parar de ler. Foi aí que decidi que o terminaria ainda hoje.
Nas primeiras páginas, somos apresentados à uma suicida, uma pessoa que tem um buraco onde deveria estar o coração –como ela mesma diz– e que se sente incapaz de continuar vivendo. Depois de enfiar a navalha nos pulsos e ver o sangue escorrendo pelo chão do banheiro sujo da escola, Alessa se despede da vida, e sente as mãos pesadas da morte carregando-a. Enganou-se em pensar que seria morte que a levava, pois era seu salvador.
Passado o susto, Eric – aquele que a salvou– começa a aproximar-se de Alessa, mesmo que ela deixasse explícito que não queria contato algum com ele, ou com qualquer pessoa na escola ou fora dela.
A partir daí, Eric se encarrega de ressuscitar o coração que estava morto dentro de Alessa –não, não era um buraco vazio, era só o local onde habitava um coração morto–, mesmo que isso signifique ter que doar um pouco de seu próprio.
A narrativa carregada de filosofias, e frases que te fazem suspirar, arrancou mais de um litro de lágrimas de meus olhos. As revelações deixavam um rastro de mistério, até que a próxima surgisse, dando um ritmo incansável à essa história de amor. Amor pela escrita, amor de verdade.

Letícia 31/12/2014

Não congele no caminho...
Olá pessoal, depois de terminar o livro há um século, aqui estou eu para postar a esperada resenha! É que não deu para vir antes, como sabem, estava na maior correria! E ainda estou! Mas vamos ao que importa, afinal... Nós podemos nos "congelar" no caminho!

O livro da vez hoje é o nacional Princesa de Gelo da jovem escritora Thayane Gaspar Jorge e quando digo jovem, é porque é jovem mesmo! Thayane nasceu em 22 de Outubro de 1992 e sua relação com a escrita começou logo cedo, quando estava rompendo sua relação com os brinquedos. Tinha o sonho de ser compositora, mas para a nossa alegria, ela decidiu que gostava de ser lida e não ouvida! Seu romance, Princesa de Gelo, é uma história bastante intrigante e que nos deixa curiosos para saber o que está acontecendo.
Somos tragados para o mundo de Alessa, uma garota cujo coração é de gelo! Sim, ela julga não ter um coração e não apresenta nem um tipo de emoção diante das situações mais banais da vida como conhecer um garoto, ou mesmo se aproximar da família. Ela não sente nada. Tanto que Alessa decide que quer morrer. Ela tenta se matar no banheiro da escola, mas para a sua surpresa, acorda dias depois no hospital perfeitamente bem e com ataduras nos pulsos.
Alessa preferia mil vezes ter morrido a encarar os olhos pesados das pessoas sobre ela que sempre indagavam: por que? Por quê?Uma menina jovem como ela não tinha motivos para desejar pôr fim na própria vida. Engano deles!
Alessa sentia-se pesada e precisava de alívio, mas descobre que Eric Lacrov a encontrou no banheiro feminino com apenas alguns resquícios de vida e com muito esforço, salvou-a. Ela não consegue agradecê-lo, pois não tem motivos para tal, afinal ela não queria ser salva, mas Eric acaba se mostrando muito interessado em seus motivos para tentar se matar e eles começam a passar algum tempo juntos. Mesmo contra a vontade de Alessa. Segundo Eric, ela lhe devia uma e ele gostaria que ela o ajudasse em redação, matéria a qual Alessa era excepcional. Então, de má vontade, a garota começa a ensiná-lo depois da aula e Eric parece realmente interessado em aprender, mas Alessa se irrita com o fato de ele "um deus" não conseguir ser bom em algo que julga simples. Aos poucos, eles vão se envolvendo e Alessa começa a sentir que seu mundo está descongelando pouco a pouco por conta daquele contato tão direto. Ela não quer descongelar e fará de tudo para se afastar, fará de tudo para voltar a congelar tudo ao seu redor, mas, será que ela vai conseguir?
Um livro como este merece ser lido por vários motivos, primeiramente, gostaria de destacar que adorei o monólogo interior com que a obra se apresenta. Não é nada convencional e ás vezes nos desafia a ter a total compreensão.do que realmente está acontecendo, pois estamos vendo tudo pelos olhos de alguém que não tem sentimentos e muitos detalhes escapam aos olhos de alguém assim. Também é interessante todas as reflexões que Alessa tece a respeito do seu mundo de gelo que começa a descongelar. Os detalhes chegam a ser sórdidos, mas completamente instigantes. Gostei muito da construção das personagens, do psicológico deles, do físico, ficou tudo muito claro e facilitou na hora de ser tragada pela história. Eu me senti a Alessa naquele banheiro e nem tenho como descrever a afinidade que criei com esta personagem por já ter passado por uma situação parecida.
Outro fator interessante é o romance que não fica em hora alguma explícito, o que foge um pouco do clichê onde o casal apaixonado luta para poder ficar junto. Não! Aqui tudo muda, talvez este casal esteja encontrando um no outro aquilo que está faltando, aquilo que está quebrado para quem sabe poderem se concertar e isso é realmente muito bonito. Eu gostei.
O espaço é mais interior, casado com o psicológico da personagem que está ligada ao tempo psicológico. O cronológico fica subentendido. Uma construção assim pode ser fatal, mas Thayane soube tecê-la com desenvoltura e eu aprovo-a em todos os sentidos! Apenas destaco que há muitos erros de diagramação no livro e também de formatação do texto em si, alguns deslizes de ortografia e tudo mais, mas nada que prejudique a leitura, porém, é importante ressaltá-los para que o leitor, caso se interesse pela obra, não se sinta traído.
Eu, particularmente, aprovei este livro. Não é uma história convencional e por isso nos surpreende do começo ao fim. Recomendo-o para quem quer uma leitura rápida, mas com bastante reflexão, pois este não é um livro "raso", muito pelo contrário, você pode simplesmente se afogar nas geleiras descongeladas e gostar disso!
Por hoje é só meus caros amigos, até a próxima resenha!

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/
Juliana (: 26/02/2015minha estante
Ótima resenha. (: Mas por que deu duas estrelas pro livro? Só falou bem...

John Fellix 04/04/2013

Ponto P e r f e i t o .
Eu nunca achei que voltaria a falar ou que falaria abertamente sobre suicídio.
Porque não gosto desse assunto? – simples. Eu já cometi o ato.
Mas antes de falar sobre isso tenho que explicar o porquê estou aqui.
Na verdade tenho que falar quem me fez estar aqui.

Conheci a Thayane Gaspar em um evento literário.
Primeira reação – me encantei por ela. Quando a vi me senti preso ao um filme da Disney. Preso em uma cena que acabo enfeitiçado - cenas que aparecem nos contos de fadas e que faz o príncipe ficar cego, ou aquele momento que soa os sininhos mágicos. –você sabe do que estou dizendo. –Estou falando sobre aquele momento incrível que nos da um prazer indescritível de estar voando pela primeira vez em um tapete mágico ao anoitecer.
Mas o foco desse texto não é sobre o encanto que senti por ela e sim o encanto que curou feridas do passado. – Feridas que a Thayane nem mesmo pensou que existissem. – não em mim.

Fui presenteado no evento com o livro Princesa de Gelo.
E fiquei surpreso com o tema delicado que a autora escolhera.
E sim, internamente fiquei com receio de ler, pois tem coisas do meu passado que não estava a fim de reviver.

Li o primeiro capitulo. E foi o suficiente para trazer morro a baixo uma avalanche.
Lembrei dos motivos idiotas e que pareciam cruciais para definir o fim. O meu fim. Lembrei das escolhas feitas por mim no ápice de um ato idiota. – mas que foi fundamental.

Após ter esse momento de fortes lembranças do meu passado, achei que não terminaria a leitura, pois eu negava a mim mesmo que ainda não estava curado. Que aquele sentimento ainda habitava em mim.
Passou algumas semanas, e eu apenas fitava o livro, encostado em um canto da minha estante. –como se fosse algo que me perseguiria. – e foi nesse momento que percebi o espelho que o livro estava sendo para mim. O espelho que de qualquer forma eu teria que encarar se quisesse saber o fim do livro e entender o que eu sentia. – e eu entendi.

Depois de dias frustrados e perguntas pessoais sobre o medo que sentia sobre a leitura juntei o um pouco de coragem resolvi reler o primeiro capitulo. E assim li mais um e mais outro...
-E mesmo assim continuei a sentir aquela dor no peito. E fiz algo que me ajudou a continuar a leitura. Fiz uma mini resenha, falando sobre o tema. E mandei para Thayane.
E que ela disse que adorou.
Mas nesse tenho que dar destaque para algumas coisas.
E a principal é: Destaque para o livro em linguagem.
O livro é muito rico nesse quesito. E incrivelmente poético, e há muito tempo eu não lia algo tão belo e majestoso. E isso me ajudou a gostar mais ainda da historia. – mesmo que eu sofresse com os meus demônios e com o da personagem.
-Personagem que transmite muita realidade ao leitor, coisa que gostei muito.

Eu queria poder falar mais sobre como o livro é intenso e como ele se fundiu a minha realidade. –realidade de outro tempo, realidade do passado.
Porem posso falar sobre a evolução para a cura. –que passei. E que a personagem passou.
Vou falar de um jeito diferente, onde fundirei a perspectiva do livro e a da vida – minha vida.

“Nosso maior equivoco é pensar que podemos controlar nossa vida só porque ela é nossa.
E por mais que ela realmente seja não podemos controlar sua duração ou a duração das fases que as constitui. Tampouco inventar sentimentos para um beijo, ou evitar que se apaixone.
E suicídio é isso. É suprir a carência de controle. É você saber onde, quando e como sua vida ai acabar. Assim como o doce sabor do poder, você o deseja ma vez, e se vicia e passa a desejar sempre. E o controle some outra vez.” Cap. 14 Pag. 126.

Quando tento pensar o que me levou a fazer a tal ato sinto-me – meio- débil.
–Tipo, eu fiz isso mesmo?
Mas, quando penso em como seria se eu não tivesse feito, me sinto incrivelmente grato por tal idiotice - por ter feito essa grande idiotice como todos falaram- mas graças a isso eu tive uma segunda chance.
Não que eu esteja aprovando o ato suicida. Mas foi isso que me fez acordar, isso que me tirou do transe que estava. No momento tudo que eu queria era não sentir mais dor alguma, tanto física, quanto a dor sentimental que era algo insuportável.

“Achei que estava tomando o controle da vida, quando tentei me suicidar. Mas estar desesperada e pronta para morrer é deixar o desespero vencer e marcar um ponto sobre você. O suicídio nunca vem com uma decisão, mas como uma sensação, uma vontade. Uma válvula de escape para tudo”. Cap.15. Pag.146.

Lembro de quando acordei em um hospital comecei a chorar, não por ter feito isso, e sim por ainda estar vivo, estava me sentindo insignificante.
Pensei – não sou capaz nem mesmo de acabar com minha própria vida.
Quando fiz isso, tentei o suicídio não pensei em quem ficaria para limpar a sujeira, ou quem sofreria por isso.
Pensei apenas em mim. E em como estava cansado de ficar inerte.
Em como estava cansado de sentir essa dor silenciosa, estava cansado de dar sorrisos falsos, estava cansado dessa felicidade que todos a minha volta sentia, e que aparentemente eu nunca sentiria. -Pois a dor apenas crescia mais e mais.

... “Pensar no suicídio nada mais é do que uma chantagem com o destino. “faça-me feliz ou eu acabo com minha vida!” Cap.15. Pag.146

-E concordo com isso, e um jeito de culpar a vida, de culpar todos, por não irmos atrás da nossa própria felicidade.

Lembro do sentimento de acordar todos os dias, e ainda estar no hospital, pois eu não podia ir para casa, afinal eu ainda era um perigo para mim mesmo. Nesse tempo tive que lidar com a dura realidade, lidar com a dor que causei nas outras pessoas, e aceitar que aquela dor não tinha indo embora que ainda estava em mim. E nesse momento me acovardei e em um sentimento extremamente egoísta, desejei voltar e ficar mais uma semana em coma.
Pois assim não iria sentir mais nada...
Não foi só uma navalha que mudara minha vida, teve outras coisas que congelaram meu celebro, mas que ao voltar a realidade fez meu coração –como a Thayane diria - começar a derreter.
Lembro que as linhas ainda estavam rosa, e durante muito tempo fiquei pensando ate quando elas ficariam daquela cor. . .Quanto tempo eu agüentaria continuar assim.
Lembro que cada dia, cada semana era uma vitoria eu ainda estar vivo, e que consegui ficar bem, mesmo com todos os olhares cautelosos sobre mim.
A cura veio de mim.
A cura não foi bonita como na historia da Thayane.
Eu fui à busca da minha própria cura.
-Mas referente ao livro, destaco que gostaria muito de ter lido uma redação como a que esta no capitulo 13 na pagina 115. – mas como eu receberia algo assim se nem mesmo eu me amava- naquela época.

Eu nunca tinha parado para ver que eu venci que eu mesmo iniciei meu congelamento e que eu descongelei sozinho.
A Thayane me fez ver isso.
O livro dela mostra uma jornada que muitos passam.
E um livro puro, e belo. Mesmo que nos mostre alguns sentimentos opostos.
-bom, dependendo da perspectiva.
A leitura foi difícil para mim, mas extremamente gratificante. –Acabei o livro feliz e estranhamente grato. -e desejando saber mais e mais sobre a luta pela vida e pelo amor que a personagem alcança.

-De zero a cinco, daria cinco estrelas, mas estaria rotulando uma média muito baixa para um livro tão grande e poderoso. Mas comicamente pequeno, por ter apenas 147.
Eis que vem a frase, tem livros pequenos e poderosos, e livros grandes sem nenhum conteúdo.
Thayane, seu pequeno livro é um livromuito GRANDE! - e muuuuiiito bom.

Arca Literária 14/08/2014

Por Danielle Peçanha

Princesa de gelo, de Thayane Gaspar, é o romance de estréia da autora.

A protagonista da trama Alessa é encontrada por Eric no banheiro feminino da escola com os pulsos cortados e a leva para o hospital tentando salvar sua vida.

Alessa tentou suicídio por achar que seu coração era de gelo por não ter sentimentos, quando tentou suicídio na escola ela achou que estivesse sozinha, mas não contava que Eric ainda estava por lá e acabaria por salvá-la.

Alessa e Eric começam a ficar próximos, ela começa a ajudá-lo em redação e ele tenta quebrar o gelo de seu coração e a partir daí nascerá uma linda história de superação.

Eu amei a escrita da Thayane, ela conseguiu escrever poeticamente em cima de um tema sombrio.

Recomendo a todos que gostam de histórias de superação e que apreciam uma bela escrita.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Capa: Denis Lenzi
Linha Literária: Romance
Loja Virtual

SINOPSE:
Ela fugia do amor como algo necessário à sua sobrevivência…”Alessa não tinha um coração! Acredite, é verdade! Até nos momentos em que a adrenalina prevaleceu em seu sangue fazendo-o trabalhar mais rápido, ela o negou; deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas era como se seu coração não fizesse mais nada além de pulsar o sangue para que o corpo, ligado a uma alma mórbida, continuasse respirando.
Feitiço. Magia. Encanto. Poções. Bruxaria??? – Não! Apenas um coração e sua simplória maldição.”
DADOS SOBRE A OBRA:
- público que quer atingir: Atingir qualquer adolescente ou adulto que busque maturidade para viver, durante as páginas, um assunto ou tabu.
- a importância do seu livro: A Princesa de Gelo tem importância pois trata de um assunto que é sempre abnegado de atenção: o suicídio. E por ser ignorado é que ele continua ocorrendo. O livro mostra que existe um meio de evitá-lo, que o motivo às vezes não é tão complexo. E ilustra principalmente, que não é fraqueza pensar na morte, fraqueza é sucumbir ao desejo de morrer.
- o foco principal: O foco principal do livro é mostrar quantas conquistas o suicida perde ao escolher morrer. E que às vezes a nossa história é mais bonita quando o fim é desconhecido e não premeditado.
- a s vantagens que seu livro trará para o mercado: o livro trará originalidade no tema, e uma linguagem quase poética por ter do começo ao fim frases de impacto. Trará ao mercado a riqueza de um quase depoimento que fará com que as pessoas se identifiquem, esclareçam suas dúvidas e que se coloquem no lugar da personagem. Ele fará com que o mercado não mais ignore e seja omisso a histórias que acontecem, mas que as pessoas tem medo de contar.

Ainda no orkut ouvi falar de uma "Princesa de gelo" em comunidades de web novela no orkut, e devo confessar o nome me cativou.
Tempo depois, de algum tempo encontrei este livro e me interessei no bookess, bom agora tive realmente a oportunidade de ler esse lindo livro.

Gostaria de agradecer a Modo e a Thayane pela chance de ler o livro.

O livro começa no fim de Alessa, o que era pra ser o final de um livro de drama, um livro sem final feliz, tudo muda, o que era pra ser o ponto final, transforma-se em um virgula, transformando gelo em água quente, transmitindo vida.

Ao ser encontrada por Eric em um banheiro feminino, com os pulsos cortando - tentando acabar com sua maldição - e trazida a vida. Agora Eric queria mais de Alessa, queria o que ela não tinha um coração.
Em busca de ajuda em redação, é feito quase um acordo secreto, Eric queria descongelar Alessa, e Alessa queria negar o amor que começa a existir em seu coração.

Façam as apostas quem vocês acham que vencerá no final?

Alessa, forte e destemida, com o coração de gelo, não sabe o que é amor, no meu ponto de vista, sua maior qualidade é saber jogar com as palavras.

Eric, lindo e maravilhoso, aparentemente apenas mais um riquinho sem problemas por ai, porém não é assim, existe muitas coisas perdidas no meio, sua luta para conquistar Alessa mostrará quem realmente é Eric.

Morenalilica 08/02/2013

Lindo e sensível, uma jóia rara da literatura nacional
A história escrita por Thayane Gaspar, nos faz entrar de cabeça num mundo de sentimentos (ou seria ausencia de sentimentos?) da jovem Alessa Deluise. Ela acreditava ser feita de puro gelo, teve anos para se convencer disso e assim criar uma camada de gelo espessa (quase) inatingível para si mesma.

Logo no início, somos apresentados à protagonista de uma maneira muito íntima: sua tentativa de suicídio, no chão frio do banheiro feminino da escola. Seu plano era perfeito: se cortar e morrer, presa dentro do banheiro, no término de mais uma aula. Mas Eric Lacrov, um jovem bonito e inatingível aos olhos de Alessa, frustra esse plano e é aí que começamos realmente a conhecer essa garota inteligente, que tenta se afastar de tudo e de todos, utilizando-se de todos os artifícios possíveis e impossíveis para se manter fria e distante.

Conforme a leitura avança, descobrimos que Alessa é filha de pais separados, não tem nenhum amigo e tem uma passado com namoros que terminaram por iniciativa própria. Apesar de todo esse contexto que parece negativo, ela é extremamente inteligente, consegue como poucos produzir textos fantasticos, o que aproxima-a de Eric Lacrov, que após salva-la, busca uma forma de entrar em sua vida e derreter todo aquele gelo.

O livro traz conceitos fortes. Trata principalmente do resgate da protagonista, de como ela pode conseguir se distanciar da ausencia de sentimentos, de como ela pode ao menos tentar conviver harmonicamente com seus iguais.

Thayane Gaspar conseguiu com maestria escrever essa história, que em alguns trechos, me lembrou de uma outra que li ano passado, “Garotas de Vidro“, da autora Laurie Halse Anderson, que trata de assuntos como bulimia, anorexia e suicídio. Talvez pelo assunto, ou pelo estilo literário, com o intuito principal de analisar os sentimentos da personagem central, eu tenha visto alguma semelhança entre as obras, fato que me fez gostar ainda mais de “Princesa de Gelo“, pois gosto muito desse tipo de análise íntima.

Se você está procurando um bom livro com reflexão sobre a vida e sobre os sentimentos que viver nos exige, recomendo que você se aventure pelas páginas de “Princesa de Gelo“. Um livro 100% nacional, escrito por uma jovem autora e que te prenderá da primeira à última página :)

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-princesa-de-gelo-de-thayane-gaspar-jorge/ - Proibida cópia total ou parcial.

@cheiade9h 10/02/2013

Princesa Nacional
Princesa de Gelo conta a estória de Alessa, uma garota muito diferente de qualquer protagonista que já li. Ela é madura, por ter suas opiniões bem formadas, mas ao mesmo tempo é uma garota frágil que tem seus demônios.

Seu problema começa quando seus pais se separam, pois ela sempre imaginou que o 'amor' seria o bastante pra deixar um casal junto, pensou que o 'amor' não causaria dor, pensou que o 'amor' seria tudo menos sofrimento.

Alessa é encontrada no banheiro da escola por Eric, aos mares de sangue. Ele a salva e assim começa uma relação entre os dois, chegando ao ponto do descongelamento do coração de Alessa.

Mas o problema é que Alessa já teve outros relacionamentos, e no último com Bernado, ela viu que não "conseguia" amar da mesma forma que o seu parceiro. Ou seja, Eric vai se apaixonando por ela, e ela vai tentando a todo modo não se iludir que possivelmente poderia ser reciproco o amor entre os dois. Ela tinha medo de beijar Eric e perder toda aquela magia amorosa no ar, tinha medo de se descongelar e acabar sofrendo não apenas por ela, mas também pelo parceiro que ela estaria desistindo.

Enquanto isso, Alessa ajuda Eric com estudos, ele está por um fio de reprovar em Redação. E ai entra algo que gostei demais no livro, eles conseguiam expressar mais o sentimento um do outro na escrita do que na própria fala, é a escrita que salva ambos.

CONTINUE A LEITURA DA RESENHA EM http://livroterapias.blogspot.com.br/2013/02/combo-terapia-princesa-de-gelo.html#comment-form

Fernanda 20/02/2013

Princesa de Gelo - Thayane Gaspar

Olá!

Ganhei este livro da Thayane em uma promoção( na verdade era a Caneca), mas como os correios não quis enviá-la, ela madou o livro o que mim deixou feliz porque já queria ler o livro dela a muito tempo. Ela ficou como medo de eu não gostar da "troca", mas de fato fiquei feliz..rsrsr

Sinopse - Princesa de Gelo - Thayane Gaspar Jorge
"Eu não tenho coração. Acredite, é verdade. Até mesmo em momentos em que a adrenalina prevaleceu em meu sangue fazendo com que ele trabalhasse mais rápido. Eu deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas é como se ele não fizesse mais nada além de pulsar. Não pulsar vida, mas apenas apenas sangue para que o meu corpo , ligado a minha alma sempre mórbida, continue respirando. Fetiço. Magia.Encanto. Poções. Bruxaria. Não, apenas meu coração e simplória e podre maldição."

Já li muitas críticas a respeito do livro....., mas nada melhor que ler e tirar as suas próprias conclusões. Pelo nome sempre pensei que a garota fosse feita de "gelo"..rsrsrs... mas não, é apenas o coração da menina que é gélido demais. kkkkkkkkk.... Achei a Alessa um pouco confusa e muito medrosa se trancando para o "amor" e pensando que a sua vida era apenas uma peça onde tudo acabaria em dor.

Quando Alessa conhece Eric o seu gelo começa a derreter só de esta perto dele...e ela percebe que pode ter um coração de verdade. Se você ler o livro com atenção, você vai tirar dele grandes lições a respeito do "amor" com Alessa e Eric. Você vai aprender que quando se ama de verdade se corre atrás e pede perdão, pois é uma boa forma de recomeçar. Que esta ao lado da pessoa que você ama, te faz perceber que a vida vale a pena, que você quer esta vivo apenas para estar ao lado dela, que você quer viver por aquela pessoa e não por você.
Cada livro que o leio me deixa uma lição especial sobre a vida, escolhas, erros e é claro que com este não foi diferente. A Princesa de Gelo me ensinou que por mais que eu tente odiar a pessoa a qual eu amo, isso nunca vai acontecer, posso sim conseguir afastá-la de mim, mas vou sempre vê-la ao meu lado, em uma peça que dará tudo certo no final, estando com as cortinas abertas ou não.
E o seu coração é feito de que?
O meu coração é feito de amor, forças, fraquezas, bondades, choros, esperanças de um dia melhor, vida, paixão e tantas outras coisas que nem sei explicar.
THAYANE minha linda muito obrigada, pela linda dedicatória e pelo livro maravilhoso.

Onde comprar
Livraria Cultura

Beijokas!

Tati oliveira 06/03/2013

Alessa tem 17 anos e acredita não ter sentimentos, ser feita de gelo. Infeliz com a vida, decide acabar com ela, e é então que um lindo garoto aparece, salvando-a desse destino infeliz, e salvando-a dela mesma.

Eric Lacrov quer se aproximar da estranha menina que quis se matar, e aproveita o fato de estar reprovando em uma matéria para isso.

Será que a garota deixara o belo rapaz se aproximar, e será que um dia, ela sairá das trevas em que se encontra?

Princesa de gelo é um livro que aborda um tema polemico, polemico mas que muitos jovens já pensaram a respeito. A protagonista esta decidida a não deixar ninguém se aproximar, convencida de que não tem sentimentos, mas todo mundo tem sentimentos, mesmo que sombrios.

A história é escrita de uma tal maneira que o suicídio não se torna um tema pesado, e nem tanto o foco do livro, somente no final vamos entender os reais motivos que a levaram a isso, mas no decorrer de todo ele vamos conhecendo mais a protagonista, e vendo tudo que ela sente e pensa.

Achei o livro absurdamente denso, apesar de seu tamanho, os pensamentos de Alessa despertaram uma angustia gigante em mim, e demorei bastante pra conseguir ler o livro todo, cheguei a me sentir bem mal, precisando de algo engraçado, antes de voltar a história.

Fora pequenos detalhes, Thayane Gaspar possui uma escrita única, que te envolve, e te passa diversas emoções. E apesar da história ser um pouco lenta, o final è simplesmente maravilhoso, e você passa a ver tudo com outros olhos.

Taby Igrejas 15/03/2013

Romance e drama. A história é sobre Alessa Deluise, uma jovem de dezoito anos fria como o gelo que tenta suicídio no banheiro feminino de sua escola. Sua tentativa talvez tivesse sido um sucesso, se não fosse por Eric Lacrov quem a encontrou e salvou.
Alessa é complexa, inteligente e ótima em redação, porém ela está convencida de que não tem um coração e é incapaz de amar, simplesmente não acredita no amor. Seu salvador, Lacrov é como um deus, o tipo de pessoa aparentemente "perfeita".
Apesar de ser salva por Lacrov, ela não acha que ele lhe fez um favor... Afinal é perfeitamente compreensível, não é como se ela tivesse pedido ajuda. Alessa não viu seu sangue escorrer desejando que alguém entrasse no banheiro e a salvasse no último minuto.
Ela passa a ajudá-lo em redação dando algumas aulas e dicas de como escrever para que ele melhorasse suas notas. É quando eles se tornam mais próximos, e ele sente necessidade de entender aquela princesa cercada por uma barreira impenetrável de gelo.
Sobre a capa do livro, preciso dizer que quando a vi achei encantadora! Me apaixonei, achei que tinha tudo a ver com a sinopse. O nome Princesa de Gelo faz lembrar aos contos de fada, e por isso confesso que a princípio pode parecer uma história infantil, mas o assunto retratado é bem sério e um dos que me desperta um grande fascínio: o suicídio.
Quando paro para pensar sempre chego a mesma conclusão: Um suicida é alguém extremamente corajoso, pois é capaz de ferir a si mesmo, se matar é desistir de viver indo diretamente enfrentar o desconhecido... É algo incompreensível. A maioria das religiões acredita que o suicídio é algo errado. Então como pode uma pessoa ser capaz de tirar a própria vida?! É preciso muita coragem... Mas também, por outro lado é uma pessoa extremamente covarde! Abdica de sua existência na Terra simplesmente por que julga não ser capaz de lidar com os seus problemas, acha que morrer será uma solução, o fim de sua dor seja física ou psicológica. Mas e se não for? E a dor que sentirão os que ficaram? Então, eis a questão: matar-se é ter coragem ou ser covarde?
Eu só consigo achar que: Um suicida é alguém extremamente corajoso e covarde ao mesmo tempo. Sim, contraditório. Mas acredito que seja isso. Uma pessoa que tenta se matar, deve procurar não todas as coisas ruins em sua vida, mas buscar as boas mesmo que sejam poucas. Procurar uma razão de viver!
É disso que se trata a Princesa de Gelo de Thayane G. Jorge, é um livro profundo e cheio de sentimento.

Resenha em: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2013/03/resenha-princesa-de-gelo.html

Lari 16/03/2013

Resenha do blog http://opendoorofcreation.blogspot.com
Alessa sempre foi uma garota muito normal, até que em um dia seu coração começou a se transformar, e ao invés de ser aquele músculo pulsante, repleto de sentimentos, ele se tornou uma pedra do mais duro gelo. E quando isso a aconteceu se viu em um lugar diferente de qualquer outro, um lugar dentro dela mesma onde ela sabia que poderia confiar novamente nos outros, mas esse local era cercado de tantas camadas de gelo que ela acreditou que jamais se veria ali novamente.

“[...] Há coisas as quais não vemos com o par de olhos em nossa face, mas com o coração." - Página 31

Ao chegar ao topo do desespero, no topo da dor, ela não mais suportou e em um dia corriqueiro ficou na escola até muito mais tarde, quando não havia mais ninguém. E com uma lâmina cortou os pulsos deixando o que tinha além do gelo fluir para fora de seu corpo. Para infortúnio dela um jovem chamado Eric Lacrov se depara com a cena e clama por ajuda e ai ela não se lembra de mais nada, até o hospital onde percebe que foi incapaz de se matar.

Quando ela finalmente volta para escola, com ataduras ao redor dos pulsos todos olham para ela e parece que o gelo apenas cresceu até Eric começar a falar com ela direto e um dia lhe obrigar a lhe ensinar redação, sendo assim, vendo-o todos os dias após as aulas, o gelo começa a ceder, mas um simples garoto poderia acabar com uma camada tão grande e resistente de gelo? Apenas a Alessa poderia lhe responder.

Continua em... http://opendoorofcreation.blogspot.com.br/2013/03/princesa-de-gelo-thayane-gaspar-jorge.html