Princesa de Gelo

Princesa de Gelo Thayane Gaspar Jorge

Resenhas - Princesa de Gelo

Sidney Santborg 28/09/2013

Assim como a personagem Alessa tentou o suicídio, por várias vezes, eu pensei em desistir da leitura, devido ao incontrolável sentimento de repulsa por essa personagem. Porém, se assim fizesse, estaria me suicidando também... Pois estaria me negando a oportunidade de conhecer o drama adolescente dessa garota. E assim continuei tentando desvendá-la. Em determinados momentos, senti uma raiva tão grande da personagem, que eu mesmo quis matá-la. Todavia, busquei me controlar e mergulhar nas páginas escritas por Thayane Gaspar, uma escritora brilhante, que conseguiu me fazer compreender todos os confusos pensamentos daquela adolescente, através de um texto expressivo e com uma linguagem poética.

Alessa Deluise definia-se de gelo, por achar que o vácuo existente em sua caixa torácica era devido à falta de um coração, mas aos poucos o jovem Eric Lacrov, assim como a salvou da morte, a salva também da frieza congelante do engano. Fazendo bater um coração, que mesmo ela pensando não existir, estava ali dentro do seu peito e só precisava de um motivo para bater; acendendo a chama do amor e descongelando a Princesa de Gelo.

site: http://livrosnacionais.blogspot.com.br/2013/09/princesa-de-gelo-thayane-gaspar-jorge.html

Renegados 30/08/2013

ESTANTE RENEGADA | PRINCESA DE GELO
Primeiramente, recebemos o livro através do Book Tour, um belíssimo projeto realizado pela Tribo do livro.

Em Princesa de gelo, somos apresentados a Alessa Deluise, uma garota que acredita não ter coração e afirma não sentir nada.
Logo nas primeiras páginas, a personagem tenta o suicídio, na escola, durante um período em que acreditava que o ambiente estaria deserto. Não contava, porém, que seria salva por Eric Lacrov e assim a história se desenrola.

Com alguns acontecimentos passados (revelados pelo livro, não vou contar spoilers rs), o coração de Alessa acaba criando um escudo de gelo, protegendo-a desse sentimento que a machucava: amor.

É, primeiramente, um livro para ser sentido. Um romance que surge através do que poderia ser uma tragédia.
A maneira como foi escrito força o leitor a se envolver com os personagens. Você sente toda a dor, tristeza e confusão que a protagonista passa, fazendo com que a leitura seja agonizante e ao mesmo tempo te prende ao livro. É bem intenso.

Ao final do livro você senta e percebe como a luta para sair das “trevas” é dolorosa e, incrivelmente, como a autora consegue demonstrar este longo caminho em tão poucas páginas.
Vale a pena ser lido.

Sobre a autora:

Thayane Gaspar Jorge, 19 anos, nascida no Rio de Janeiro- RJ e estudante de jornalismo.
“Preciso escrever, não importa o quê ou para quem. Sou escritora há 19 anos – a minha vida inteira. Eu nasci assim e já amava as palavras antes de ser apresentada a elas! Sou carioca, e não combino com o clima do Rio. Sou amante do rock, mas casada somente com as letras. Sou uma rebelde contida; uma utopia real. Para me conhecer, esqueça todas essas definições se apenas uma estiver bem clara: eu nasci para escrever.”

MIHO

site: http://renegadoscast.com/e-princesa-de-gelo/

Jéssica 19/07/2013

Eu li o livro por meio do Book Tour organizado pela Verônica do blog Tribo do Livro. Princesa de Gelo é uma história sobre uma menina perdida, que depois de vários acontecimentos em sua vida não acredita no amor e se considera uma PRINCESA DE GELO.

Alessa Deluise é a protagonista do livro e já no começo dele lemos sua tentativa de suicídio no banheiro da escola. Ela teria tido êxito em sua tentativa se não fosse por Eric Lacrov, que a salva do fim.

Alessa é uma menina bastante complexa, pois qualquer sentimento que podemos sentir ela não o sente. Alessa mesmo se descreve como feita de gelo e o amor para ela não existe. No começo do livro fiquei confusa em relação a personalidade dela, já que Alessa tem uma visão diferente do mundo, até mesmo melancólica e turva, só que para uma adolescente é muito madura e possui opinião formada sobre todos os assuntos e percebe coisas que ninguém ao seu redor nota.

“... Sabe quando um pequeno toque abrupto pode estilhaçar uma peça de vidro artesanal? E por isso utilizam cercas e obstáculos para que estejam seguras sempre? Eu sou exatamente assim. A maquiagem, os piercings, as palavras cruéis, tudo é um simplório mecanismo de defesa para que eu não me quebre e me despedace em milhões de pedaços.”

O suicídio e a automutilação são bem marcantes no livro, onde a autora ao longo da narrativa vai explicando os pontos e reflexões de Alessa por ter cometido esse ato. O que mais me marcou foi como Thayane soube explorar esse tema e desenrolar a história.

“Achei que estava tomando o controle da vida, quando tentei me suicidar. Mas estar desesperada e pronta para morrer é deixar o desespero vencer e marcar um ponto sobre você. O suicídio nunca vem com uma decisão, mas como uma sensação, uma vontade. Uma válvula de escape para tudo”.

“Pensar no suicídio nada mais é do que uma chantagem com o destino. “faça-me feliz ou eu acabo com minha vida!”

Eric é o ponto forte no livro, com sua personalidade doce e honesta ajuda Alessa a entender melhor seus conceitos. Alessa também passa a ser sua professora de reforço e o ajuda a escrever melhor e conseguir sobreviver a matéria de Redação.

A relação deles aos poucos vai se intensificando e Alessa vai quebrando um pouco de gelo que tem, fazendo com que questionasse suas próprias ações.

Princesa de Gelo traz frases bem marcantes e impactantes para nossa vida, além de passar reflexões sobre as nossas atitudes. O que deixou a desejar foi que encontrei alguns erros de revisão que me atrapalharam um pouco na leitura.

Quotes:

''Há coisas as quais não vemos com o par de olhos em nossa face, mas com o coração."

"Um coração saturado de amor não tem espaço para decepção, ela existe, ela o corrói.''

site: http://leitorasempre.blogspot.com.br/2013/07/resenha-princesa-de-gelo-thayane-gaspar.html

Lina DC 05/04/2013

A autora trata um tema muito delicado e ainda polêmico: o suicídio, mais especificamente, o estigma carregado por aqueles que tentaram o suicídio e a relação com os familiares e amigos. Apesar do tema, "Princesa de gelo" é uma leitura poética, mas não de forma sombria. É como se através de Ale, a personagem principal do livro, pulsasse vida, mas de forma inconsciente. Vida essa que se traduz em seus pensamentos, em seus textos e em seus sentimentos. Mesmo sendo considerada uma princesa de gelo por não demonstrar ou sentir, é impossível não sentir ao ler sobre Ale. Sentir e refletir. Refletir sobre quantas pessoas vivem uma vida que consideram sem amor, ou que sofrem tantas decepções que não conseguem mais lidar com tudo.
Me apaixonei pela Ale, da mesma forma que me apaixonei por Lacrov. Durante a leitura, queria pegar os dois no colo e dizer que tudo iria ficar bem. Uma belíssima história de transformação, escrita de maneira extramente encantadora.
É a primeira obra que eu tenho oportunidade de ler da autora, mas espero que seja a primeira de muitas.
Quanto a revisão, diagramação e layout, encontrei alguns probleminhas na formatação dos parágrafos e na revisão. O início de cada capítulo é delicado, marcando ainda mais a sensação de poesia e fluidez do texto.
Uma obra emocionante, envolvente. Simplesmente ... bela.

Essa resenha será publicada no blog Acordei com Vontade de Ler (booktour realizado pela Tribo dos Livros).

ELAINE 21/03/2013

Um livro para ser lido com o coração
Conheci a Thayane no Bate-papo de Literatura Nacional em São Paulo, apenas de vista, mas não tivemos a oportunidade de conversar. Algumas semanas depois, ela entrou em contato comigo porque uma blogueira amiga dela havia comprado e lido Limiar e tinha elogiado demais o meu livro. Fiquei super boba com a declaração e então propus que trocássemos livros, para que eu pudesse conhecer o trabalho dela e ela o meu.
Estou abarrotada de livros na fila de espera para serem lidos, mas logo que recebi Princesa de Gelo, não resisti a dar uma olhadinha e logo no início, tive a sensação de que este livro era muito parecido com o livro O Último Beijo da Cacá Adriane, o que me cativou por completo, levando-me a devorá-lo, passando-o na frente de outras inúmeras leituras. Quem já teve a oportunidade de ler as duas obras há de pensar: Mas as histórias não tem nada a ver uma com a outra! Calma leitor, estou ciente disso. Fiquei refletindo então sobre o assunto e concluí que isso deve-se ao fato de que ambas as histórias deram-me a sensação de terem sido escritas por uma adolescente para uma adolescente. O que eu achei ótimo aliás, pois Thayane conseguiu exprimir de forma exata todas as angústias, os conflitos emocionais, as dúvidas e os medos que povoam essa fase tão conturbada de nossas vidas. Apenas uma adolescente poderia exprimir isso com tanta exatidão e maestria e foi o que a Thayane fez. Também devo confessar que a Alessa (protagonista de Princesa de gelo) me lembrou muito a Jasmim (protagonista de O Último Beijo)...
Talvez alguém com o olhar menos apurado discorde de mim e ache a Alessa melancólica e pessimista demais. É preciso uma alma sensível ( e por que não dizer - feminina) para compreender e sentir profunda empatia por essa protagonista. Quem, nos seus áureos 17 anos não se sentia deslocada, confusa e com uma imensa vontade de simplesmente desaparecer? O que difere nossa mocinha das pessoas comuns, é que ela se entrega a essa vontade e chega a atitudes extremas, tentando acabar com a própria vida. É nesse momento, entretanto, que surge Eric Lacrov, o garoto que irá salvá-la não apenas da morte, mas também de uma vida sem sentido.
Princesa de gelo é um livro sobre sentimentos, não sobre acontecimentos, não é sobre lugares, é sobre pessoas, não dever ser lido, deve ser sentido.
A capa é linda e a diagramação idem, a única coisa que me incomodou foi a revisão, que deixou muito a desejar, tornando difícil a compreensão de determinados trechos do livro. Afora isso, ouso afirmar que podemos esperar grandes coisas de nossa querida Thayane, esse jovem e promissor talento de nossa literatura.

Super recomendo!!!

Lari 16/03/2013

Resenha do blog http://opendoorofcreation.blogspot.com
Alessa sempre foi uma garota muito normal, até que em um dia seu coração começou a se transformar, e ao invés de ser aquele músculo pulsante, repleto de sentimentos, ele se tornou uma pedra do mais duro gelo. E quando isso a aconteceu se viu em um lugar diferente de qualquer outro, um lugar dentro dela mesma onde ela sabia que poderia confiar novamente nos outros, mas esse local era cercado de tantas camadas de gelo que ela acreditou que jamais se veria ali novamente.

“[...] Há coisas as quais não vemos com o par de olhos em nossa face, mas com o coração." - Página 31

Ao chegar ao topo do desespero, no topo da dor, ela não mais suportou e em um dia corriqueiro ficou na escola até muito mais tarde, quando não havia mais ninguém. E com uma lâmina cortou os pulsos deixando o que tinha além do gelo fluir para fora de seu corpo. Para infortúnio dela um jovem chamado Eric Lacrov se depara com a cena e clama por ajuda e ai ela não se lembra de mais nada, até o hospital onde percebe que foi incapaz de se matar.

Quando ela finalmente volta para escola, com ataduras ao redor dos pulsos todos olham para ela e parece que o gelo apenas cresceu até Eric começar a falar com ela direto e um dia lhe obrigar a lhe ensinar redação, sendo assim, vendo-o todos os dias após as aulas, o gelo começa a ceder, mas um simples garoto poderia acabar com uma camada tão grande e resistente de gelo? Apenas a Alessa poderia lhe responder.

Continua em... http://opendoorofcreation.blogspot.com.br/2013/03/princesa-de-gelo-thayane-gaspar-jorge.html

Taby Igrejas 15/03/2013

Romance e drama. A história é sobre Alessa Deluise, uma jovem de dezoito anos fria como o gelo que tenta suicídio no banheiro feminino de sua escola. Sua tentativa talvez tivesse sido um sucesso, se não fosse por Eric Lacrov quem a encontrou e salvou.
Alessa é complexa, inteligente e ótima em redação, porém ela está convencida de que não tem um coração e é incapaz de amar, simplesmente não acredita no amor. Seu salvador, Lacrov é como um deus, o tipo de pessoa aparentemente "perfeita".
Apesar de ser salva por Lacrov, ela não acha que ele lhe fez um favor... Afinal é perfeitamente compreensível, não é como se ela tivesse pedido ajuda. Alessa não viu seu sangue escorrer desejando que alguém entrasse no banheiro e a salvasse no último minuto.
Ela passa a ajudá-lo em redação dando algumas aulas e dicas de como escrever para que ele melhorasse suas notas. É quando eles se tornam mais próximos, e ele sente necessidade de entender aquela princesa cercada por uma barreira impenetrável de gelo.
Sobre a capa do livro, preciso dizer que quando a vi achei encantadora! Me apaixonei, achei que tinha tudo a ver com a sinopse. O nome Princesa de Gelo faz lembrar aos contos de fada, e por isso confesso que a princípio pode parecer uma história infantil, mas o assunto retratado é bem sério e um dos que me desperta um grande fascínio: o suicídio.
Quando paro para pensar sempre chego a mesma conclusão: Um suicida é alguém extremamente corajoso, pois é capaz de ferir a si mesmo, se matar é desistir de viver indo diretamente enfrentar o desconhecido... É algo incompreensível. A maioria das religiões acredita que o suicídio é algo errado. Então como pode uma pessoa ser capaz de tirar a própria vida?! É preciso muita coragem... Mas também, por outro lado é uma pessoa extremamente covarde! Abdica de sua existência na Terra simplesmente por que julga não ser capaz de lidar com os seus problemas, acha que morrer será uma solução, o fim de sua dor seja física ou psicológica. Mas e se não for? E a dor que sentirão os que ficaram? Então, eis a questão: matar-se é ter coragem ou ser covarde?
Eu só consigo achar que: Um suicida é alguém extremamente corajoso e covarde ao mesmo tempo. Sim, contraditório. Mas acredito que seja isso. Uma pessoa que tenta se matar, deve procurar não todas as coisas ruins em sua vida, mas buscar as boas mesmo que sejam poucas. Procurar uma razão de viver!
É disso que se trata a Princesa de Gelo de Thayane G. Jorge, é um livro profundo e cheio de sentimento.

Resenha em: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2013/03/resenha-princesa-de-gelo.html

Lhaisa Andria 12/03/2013

Uma princesa que não queria derreter
Fugir parece ser tão necessário para Alessa quanto respirar. Um dia ela teve um coração, e tratou de o congelar para que dessa forma pudesse continuar vivendo. Porém, ninguém sobrevive sem um coração, e esse dilema a leva a ter uma atitude extrema.

O início do livro pode não parecer convencional, principalmente por ser voltado para um público jovem. Entretanto, começando do extremo, Thayane vai desenrolando uma trama de desenvolvimento, de descobertas e de aceitações. Alessa é levada a ver (ou voltar a ver) o mundo de forma diferente, de perceber que não é amaldiçoada. Apenas perdida e confusa em algo primordial: viver.

O principal ponto de Princesa de Gelo é a sua protagonista, quem nos conta sua história. Sua característica constante de ver o mundo de uma forma negativa é tão forte no texto que nos influência e nos envolve nesse mesmo prisma gelado. Bem como diz o nome do livro, não espere por uma princesa calorosa. Alessa é capaz de destruir todas as boas coisas que chegam até ela, com o argumento (aparentemente) simples de que não quer sofrer mais.

A atitude que ela toma no começo e os motivos apresentados depois por ela mesma podem não ser considerados extremos para que ela chegasse a tanto. Esse foi o meu embate com a personagem: sua vida não é a pior coisa do mundo como você afirma ser! Porém, o ponto é o seguinte: de que outra forma ela teria sido encontrada no chão do banheiro por Lacrov e de que outra forma seu coração seria derretido? Aliás, o desespero dela em se ver trincando e derretendo sem controle é que nos deixa na torcida.

O formato do texto adotado para a história também ficou bem interessante: a narração em primeira pessoa feita pela Alessa, com as falas em itálico para ficarem destacadas no contexto. Apesar dos erros de diagramação se tornarem constantes no final, isso não quebra o efeito do texto. Ainda, narrando pelo ponto de vista da personagem principal, só temos o lado dela da história, e aceitamos alguns fatos que podem não ser bem verdade. As vezes, na construção do seu castelo gelado, Alessa pode estar enganando a ela mesma.

Thayane conseguiu criar muito bem essa atmosfera que envolve a narração de uma personagem suicida, e aos poucos ir tirando-a das trevas auto-impostas. Através das conversas, ideias, palavras e gestos trocados com Lacrov, Alessa derrete não apenas ela mesma, mas o mundo que ela havia congelado. Dessa forma, a primavera pode chegar depois do inverno da sua vida.

Tati oliveira 06/03/2013

Alessa tem 17 anos e acredita não ter sentimentos, ser feita de gelo. Infeliz com a vida, decide acabar com ela, e é então que um lindo garoto aparece, salvando-a desse destino infeliz, e salvando-a dela mesma.

Eric Lacrov quer se aproximar da estranha menina que quis se matar, e aproveita o fato de estar reprovando em uma matéria para isso.

Será que a garota deixara o belo rapaz se aproximar, e será que um dia, ela sairá das trevas em que se encontra?

Princesa de gelo é um livro que aborda um tema polemico, polemico mas que muitos jovens já pensaram a respeito. A protagonista esta decidida a não deixar ninguém se aproximar, convencida de que não tem sentimentos, mas todo mundo tem sentimentos, mesmo que sombrios.

A história é escrita de uma tal maneira que o suicídio não se torna um tema pesado, e nem tanto o foco do livro, somente no final vamos entender os reais motivos que a levaram a isso, mas no decorrer de todo ele vamos conhecendo mais a protagonista, e vendo tudo que ela sente e pensa.

Achei o livro absurdamente denso, apesar de seu tamanho, os pensamentos de Alessa despertaram uma angustia gigante em mim, e demorei bastante pra conseguir ler o livro todo, cheguei a me sentir bem mal, precisando de algo engraçado, antes de voltar a história.

Fora pequenos detalhes, Thayane Gaspar possui uma escrita única, que te envolve, e te passa diversas emoções. E apesar da história ser um pouco lenta, o final è simplesmente maravilhoso, e você passa a ver tudo com outros olhos.

Fernanda 20/02/2013

Princesa de Gelo - Thayane Gaspar

Olá!

Ganhei este livro da Thayane em uma promoção( na verdade era a Caneca), mas como os correios não quis enviá-la, ela madou o livro o que mim deixou feliz porque já queria ler o livro dela a muito tempo. Ela ficou como medo de eu não gostar da "troca", mas de fato fiquei feliz..rsrsr

Sinopse - Princesa de Gelo - Thayane Gaspar Jorge
"Eu não tenho coração. Acredite, é verdade. Até mesmo em momentos em que a adrenalina prevaleceu em meu sangue fazendo com que ele trabalhasse mais rápido. Eu deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas é como se ele não fizesse mais nada além de pulsar. Não pulsar vida, mas apenas apenas sangue para que o meu corpo , ligado a minha alma sempre mórbida, continue respirando. Fetiço. Magia.Encanto. Poções. Bruxaria. Não, apenas meu coração e simplória e podre maldição."

Já li muitas críticas a respeito do livro....., mas nada melhor que ler e tirar as suas próprias conclusões. Pelo nome sempre pensei que a garota fosse feita de "gelo"..rsrsrs... mas não, é apenas o coração da menina que é gélido demais. kkkkkkkkk.... Achei a Alessa um pouco confusa e muito medrosa se trancando para o "amor" e pensando que a sua vida era apenas uma peça onde tudo acabaria em dor.

Quando Alessa conhece Eric o seu gelo começa a derreter só de esta perto dele...e ela percebe que pode ter um coração de verdade. Se você ler o livro com atenção, você vai tirar dele grandes lições a respeito do "amor" com Alessa e Eric. Você vai aprender que quando se ama de verdade se corre atrás e pede perdão, pois é uma boa forma de recomeçar. Que esta ao lado da pessoa que você ama, te faz perceber que a vida vale a pena, que você quer esta vivo apenas para estar ao lado dela, que você quer viver por aquela pessoa e não por você.
Cada livro que o leio me deixa uma lição especial sobre a vida, escolhas, erros e é claro que com este não foi diferente. A Princesa de Gelo me ensinou que por mais que eu tente odiar a pessoa a qual eu amo, isso nunca vai acontecer, posso sim conseguir afastá-la de mim, mas vou sempre vê-la ao meu lado, em uma peça que dará tudo certo no final, estando com as cortinas abertas ou não.
E o seu coração é feito de que?
O meu coração é feito de amor, forças, fraquezas, bondades, choros, esperanças de um dia melhor, vida, paixão e tantas outras coisas que nem sei explicar.
THAYANE minha linda muito obrigada, pela linda dedicatória e pelo livro maravilhoso.

Onde comprar
Livraria Cultura

Beijokas!

"Ana Paula" 13/02/2013

Alessa acredita não ter coração. Já viveu alguns relacionamentos e deles teve a certeza de que não podia sentir nada. Seu último relacionamento foi a gota d’água. Ele entregou seu coração a ela, ela não tinha um coração para entregar. Alessa então decide que não vale a pena viver. Tenta suicídio, e é neste momento de “distração” que o destino lhe prega mais uma peça. Quando ela pensa que nunca poderá se apaixonar, o amor bate a sua porta em forma de um garoto doce, amável e extremamente bonito.
Alessa não se entrega, tenta de todas as formas distanciar Eric, com medo de que ao se aproximar mais, descubra o que pensa já saber: Ela não consegue amar. Mas Eric não desiste. Ele quer descobrir os segredos desta Princesa de Gelo. Afinal ela já tem seu coração nas mãos, desde o dia em que a viu no banheiro da escola, com os pulsos cortados e sangrando... Eric quer saber o que fez Alessa ter essa reação, quer entender Alessa, mas isso não será nada fácil.

Desde quando eu li a sinopse deste livro pela primeira vez, eu já o queria. Não sabia ao certo do que se tratava, mas confesso que superou todas as minhas expectativas. Alessa é uma garota que não quer sofrer, e quem realmente quer? Ela tem suas façanhas para manter as pessoas longe o suficiente para não se machucar e nem machucar os outros. Alessa é tão real, que em certos pontos da leitura, me senti na pele dela, sentindo o que ela sentia. O livro é narrado em primeira pessoa, então imagina o desespero que Alessa passa pra gente durante a leitura. É incrível!

Thayane conseguiu em um livro pequeno, mostrar tantos valores preciosos que tenho certeza, valem para uma vida toda. Uma pessoa tão jovem com uma visão tão profunda da vida. Uma leitura envolvente, crítica, Alessa é uma criatura ingênua e sensível, mas que não sabe como lidar com esse sentimento tão poderoso e avassalador: O amor.

Por outro lado, encontramos Eric Lacrov, o “cara”. Bonito, atlético, amável, sincero. Eu poderia ficar o dia inteiro encontrando adjetivos para este personagem. Certamente ele não existe claro!! Mas se existisse, seria perfeito. Um personagem extremamente bem formulado e criativo. Um verdadeiro amor!!! Rsrsrsrs

Uma estória que vale muito a pena ser lida. Apesar de em alguns pontos ficar um pouco arrastada, a leitura flui perfeitamente bem e sem complicações. A capa é linda e só a revisão que deixou um pouco a desejar. Não encontrei muitos erros, mas os poucos que encontrei dificultaram um pouco a leitura naquela parte.

“Eu já tive um coração, verdade! Assim como seus pais já foram crianças um dia. Não que eu me lembre de como era tê-lo, mas lembro-me bem de como o perdi.”

@cheiade9h 10/02/2013

Princesa Nacional
Princesa de Gelo conta a estória de Alessa, uma garota muito diferente de qualquer protagonista que já li. Ela é madura, por ter suas opiniões bem formadas, mas ao mesmo tempo é uma garota frágil que tem seus demônios.

Seu problema começa quando seus pais se separam, pois ela sempre imaginou que o 'amor' seria o bastante pra deixar um casal junto, pensou que o 'amor' não causaria dor, pensou que o 'amor' seria tudo menos sofrimento.

Alessa é encontrada no banheiro da escola por Eric, aos mares de sangue. Ele a salva e assim começa uma relação entre os dois, chegando ao ponto do descongelamento do coração de Alessa.

Mas o problema é que Alessa já teve outros relacionamentos, e no último com Bernado, ela viu que não "conseguia" amar da mesma forma que o seu parceiro. Ou seja, Eric vai se apaixonando por ela, e ela vai tentando a todo modo não se iludir que possivelmente poderia ser reciproco o amor entre os dois. Ela tinha medo de beijar Eric e perder toda aquela magia amorosa no ar, tinha medo de se descongelar e acabar sofrendo não apenas por ela, mas também pelo parceiro que ela estaria desistindo.

Enquanto isso, Alessa ajuda Eric com estudos, ele está por um fio de reprovar em Redação. E ai entra algo que gostei demais no livro, eles conseguiam expressar mais o sentimento um do outro na escrita do que na própria fala, é a escrita que salva ambos.

CONTINUE A LEITURA DA RESENHA EM http://livroterapias.blogspot.com.br/2013/02/combo-terapia-princesa-de-gelo.html#comment-form

Morenalilica 08/02/2013

Lindo e sensível, uma jóia rara da literatura nacional
A história escrita por Thayane Gaspar, nos faz entrar de cabeça num mundo de sentimentos (ou seria ausencia de sentimentos?) da jovem Alessa Deluise. Ela acreditava ser feita de puro gelo, teve anos para se convencer disso e assim criar uma camada de gelo espessa (quase) inatingível para si mesma.

Logo no início, somos apresentados à protagonista de uma maneira muito íntima: sua tentativa de suicídio, no chão frio do banheiro feminino da escola. Seu plano era perfeito: se cortar e morrer, presa dentro do banheiro, no término de mais uma aula. Mas Eric Lacrov, um jovem bonito e inatingível aos olhos de Alessa, frustra esse plano e é aí que começamos realmente a conhecer essa garota inteligente, que tenta se afastar de tudo e de todos, utilizando-se de todos os artifícios possíveis e impossíveis para se manter fria e distante.

Conforme a leitura avança, descobrimos que Alessa é filha de pais separados, não tem nenhum amigo e tem uma passado com namoros que terminaram por iniciativa própria. Apesar de todo esse contexto que parece negativo, ela é extremamente inteligente, consegue como poucos produzir textos fantasticos, o que aproxima-a de Eric Lacrov, que após salva-la, busca uma forma de entrar em sua vida e derreter todo aquele gelo.

O livro traz conceitos fortes. Trata principalmente do resgate da protagonista, de como ela pode conseguir se distanciar da ausencia de sentimentos, de como ela pode ao menos tentar conviver harmonicamente com seus iguais.

Thayane Gaspar conseguiu com maestria escrever essa história, que em alguns trechos, me lembrou de uma outra que li ano passado, “Garotas de Vidro“, da autora Laurie Halse Anderson, que trata de assuntos como bulimia, anorexia e suicídio. Talvez pelo assunto, ou pelo estilo literário, com o intuito principal de analisar os sentimentos da personagem central, eu tenha visto alguma semelhança entre as obras, fato que me fez gostar ainda mais de “Princesa de Gelo“, pois gosto muito desse tipo de análise íntima.

Se você está procurando um bom livro com reflexão sobre a vida e sobre os sentimentos que viver nos exige, recomendo que você se aventure pelas páginas de “Princesa de Gelo“. Um livro 100% nacional, escrito por uma jovem autora e que te prenderá da primeira à última página :)

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-princesa-de-gelo-de-thayane-gaspar-jorge/ - Proibida cópia total ou parcial.