Olhinhos de Gato

Olhinhos de Gato Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Olhinhos de Gato

Paulo 27/12/2022

Este livro são lembranças da infância da autora e está repleto de poesia!! As 197 páginas tem aquele gostinho de: acabei de chegar em casa do colégio e tenho 7 anos de idade. Muito nostálgico, principalmente, para mim, que também sou interiorano.

Licianne0 20/03/2010

Destacarei duas das partes que me chamaram a atenção. Primeiro, quando a autora faz um comentário sobre o canário: "Incha as pluminhas do pescoço com o seu canto, maior do que ele, maior que a janela, e a casa, e a rua. Vê-se bem que só para cantar é que ele foi criado". Mostrando como a sensibilidade está acima do que é palpável, dos limites que pode superar e como é difícil medir o que é sensível.
Outra parte que me chamou a atenção foi quando em um dia de chuva, juntou-se os animais dentro de casa, e então a autora conta: "Há uma tal naturalidade no encontro dessas vidas que todos parecem compreendidos e tranquilos. Certamente é por isso que não falam". Aparentemente infantil, no entanto fantástica. Como se a linguagem verbal existisse apenas para a tentativa de consertar a nossa incompreensão, o desentendimento, sendo uma forma de expressão de certa forma inferior. E o silêncio seria a verdadeira harmonia.
É um livro cheio de lirismo, uma verdadeira poesia. Lembranças são contadas de forma que o leitor volte no tempo e enxergue os fatos com os olhos do passado. Muito bonito, recomendo.

Claire Scorzi 13/03/2009

A evocação da infância da autora é feita com abundância de metáforas e atmosfera poética; há o lirismo que se espera de um texto de Cecília Meireles, a mesma delicadeza encontrada em sua poesia. Não se espere, porém, uma narrativa linear, como outras autobiografias; Cecília subverte o gênero e a torna muito pessoal - o que pode tornar a leitura um pouco cansativa em alguns momentos. Mas a beleza do texto compensa tudo.

Maitê 02/03/2020

Minha primeira vez lendo Cecília Meireles e me encantei com suas frases poéticas, e com o seu tempo que é uma mistura de lembranças com vivências, as vezes com muito entendimento e as vezes com dúvidas que nunca são sanadas. Assim como nossas lembranças surgem em análise.

Fimbrethil Call 24/07/2009

Lindo.
Esse livro, a impressão que me passou, é que é muito fofo, muito delicado e sensível. A visão de uma criança, a Olhinhos de Gato do título, sobre o mundo que a cerca; descrevendo as pessoas, os bichos, os acontecimentos, seus sentimentos, tudo de forma tão delicada...
Eu realmente recomendo esse livro pra quem estiver num humor mais calmo e intimista.

Dark_moon.ii 19/07/2023

É tão doce ler os parágrafos repletos de poesia e memória da autora. E é incrível o jeito que ela tem de misturar a densidade e a fluidez em uma coisa só.
Só posso dizer que eu amei o livro.

Gesiane.Almeida 17/03/2019

Simplismente Adorável
Eu li esse livro quando criança e ate hoje me fascino com a escrita dele.Gosto muito das obras de Cécilia e nesse livro aborda o principal do livro enxergar através dos olhinhos de gato.
E os personagens como boquinha de doce e dentinho de arroz e a avó dela me faz voltar a um tempo passado... maravilhoso!

Emily422 23/06/2020

Acho que achei alguém igual a mim. Só que, claramente, alguém um tanto mais sofisticado; mais chique.
Sobre este livro está transcrito a tenra infância, um sonho, um mundo. Saboreei as tardes na casa da minha vó. Ah, Olhinhos de gato, como sentiamos o mundo de forma tão igual?
No fim a pequena Cecília ganhou o mundo, encorporando-o... observando-o com seus curiosos olhos de gato.

Zoi puxado 11/04/2023

"ei coisinha, vem brincar"
Mds q leitura arrastada, n pq o livro é ruim, ele realmente é bom, mas por mais q eu tente é quase impossível eu gostar de um livro desse tipo. Ele lembra o antigo n tão distante, as superstições dos mais antigos, lembra um pouco das sensações da infância e de mt mais, de como as vezes ser criança e escutar falas dos adultos nos deixam cheios de dúvidas. Eu queria mt ter aproveitado bem esse livro mas simplesmente n deu, em poucos momentos eu realmente foquei nas palavras e li dando vida as palavras no resto das páginas eu pulava várias frases pra terminar logo mas mesmo assim pra quem gosta desse tp de livro vale mt a pena

vaporbarato 19/04/2023

Little eyes de gato
Um livro que me deixou até sem palavras. Adorei a escrita, e o jeito que a Cecília vê a vida e a morte.
Com certeza vai ser um livro que vai fazer alguns trechos ficarem marcados em minha mente.

Amanda 27/12/2023

Apesar de não ser um livro longo, foi uma leitura bem densa pra mim pelo fato de eu não estar acostumada com a linguagem subjetiva característica desse tipo de obra. Apesar disso, foi lindo ver a autora contando sobre o cotidiano de forma tão suave e profunda pelos olhos de uma criança (ou seriam olhinhos de gato?). Mesmo que a realidade abordada durante o livro esteja desviada pelo tempo e portanto muito distante da nossa, é difícil não se lembrar da própria infância e de como o mundo era enxergado por nós.
Com certeza lerei mais livros da Cecília! Se com poesia ela conseguiu capturar toda a energia e inocência da infância, imagina só como ela deve descrever a vida???.

Natália 27/12/2014

Meu primeiro Livro
Eu me lembro de ficar encantada com esse livro maravilho, onde Cecília nos faz ver através de sua escrita toda a e´poca da sua infãncia, e nos faz ver com magia!

Davi 03/03/2023

"Escolha: Forma ou conteúdo?"
Antes mesmo de iniciar a leitura eu esperava encontrar uma obra em que o principal mérito está na linguagem poética da autora e é o que de fato ocorre aqui. As coisas são colocadas de forma sentimental, os personagens tem 'codinomes' e existe uma ideia nostálgica defendida nas memórias de Cecília.

Para mim esse narrativa não funciona, coisas muito simples são colocadas de uma forma a parecer com que são profundas, mas claramente existem muito trechos em que se trata apenas de um acontecimento de sua infância.

A ideia da criança descobrindo algumas coisas e se questionando sobre outras abre espaço pra várias discussões, mas novamente eu acho a forma como isso é retratado extremamente desinteressante.

Entendo o apelo a uma leitura clássica, de uma autora renomada, mas vejo uma supervalorização muito grande aqui.