Carolina

Casimiro de Abreu

Resenhas - Carolina

Teffi 26/05/2012

Bonitinho
Quantas "Carolina"'s não existem por aí?

É uma história pequena e romantismo puro: amor, traição, morte, perdão... Clichê dos clichês. No entanto, não é uma história chata. Pelo contrário, é até envolvente.

Mateus 16/09/2022

Vive-se sim
Uma leitura rápida que agradou. É o tipo de coincidência que me faz acreditar numa força Além nós, Carolina foi uma leitura que por acaso achei ao procurar livros na biblioteca virtual, e que por muito tempo ignorei, talvez pelo tamanho, ou por presunção mesmo. A espera proposital se fez valer, a algum tempo se eu tivesse lido Carolina, teria achado a história simples, sem mais por dizer, mas o tempo é um sábio de barba branca, e hoje minha visão é outra, no fundo, Abreu nós trás sua habilidade enigmática da escrita, que eu diria ser o ponto alto de toda a obra de caráter romântica com pé no naturalismo, mas digo isso de solsaio e nada mais. A pergunta que fica é: quantas pessoas sofreram os preços das desilusões nessa vida terrena como Carolina? Quantos sofreram tolamente como Augusto e quantos mais morrerão, patéticos, como Fernando?
Vive-sim, e morrem também os corações.