A Senhora de Avalon

A Senhora de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora de Avalon

didmarquesz 20/03/2024

A senhora de avalon
Finalmente terminando as obras da saga das brumas de Avalon e é incrível ver como não se perderam a profundidade e continuidade dos personagens para além daquela vida. Incrível ver a construção de uma sociedade e de inspirações acima de tudo. A autora não tem medo algum de matar todo mundo se for pra ir até o final com sua ideia e isso é perfeito, e o fato de ser uma historiadora só deixa as referências ainda melhores

Lucas Salsicha 17/12/2023

Ciclos
Neste volume, a autora trabalha a ideia de reencarnação e de missões compartilhadas através de várias vidas. Gawen e Sianna, Carausius e Dierna, Taliesin e Ana...
O modo como o amor e a ligação carnal são trabalhados é muito interessante, mas não tanto quanto poderia .
De qualquer modo, a magia de Avalon é apresentada de uma forma mais viva, ao menos foi para mim, e os espíritos se mostram com mais cor.
Recomendo a leitura.

Jorge Luiz da Silva 09/11/2023

Não me conformo
O que eu nunca me conformo é com a eliminação prematura de personagens importantes... O enredo poderia ser diferente e quem sabe, até melhor... Mas a série é boa. Que venha o próximo livro.

Raquel 13/07/2023

A Senhora de Avalon
Releitura no meu projeto “Relendo As Brumas de Avalon”

A Senhora de Avalon é dividido em 3 partes, em três tempos cronológicos diferentes, sendo que a primeira parte é continuação direta de A Casa da Floresta.

Na parte 1 acompanhamos Caillean, a primeira Senhora de Avalon, e a formação da comunidade que veio da Casa de Floresta de Vernemeton além de acompanhar Gawen, filho de Eilan e Gawen. Achei interessante que mostra também o começo do monastério Cristão que existe na Avalon fora das brumas e como o Padre José, o líder, não era intolerante com outras crenças porque ele conheceu Jesus e sabia o que ele realmente tinha falado, e acreditava que, independente do nome que você chamasse, todos os deuses eram um. Nessa parte é explicado como e porquê Avalon foi separada do mundo real pelas brumas.

Na parte 2, passaram-se 7 gerações desde que as brumas surgiram em Avalon e é contada a história de Caráusio e Alepto, a luta contra os romanos, a primeira vez que a Britânia ficou sob o comando de um “local”, e o papel de Avalon e das sacerdotisas nesses eventos.

Na parte 3, 150 anos após a parte 2, Viviane, a grã-sacerdotisa de As Brumas de Avalon, chega a Avalon para receber o treinamento de sacerdotisa.

Nas três histórias fica claro como a responsabilidade da grã-sacerdotisa é imensa e como toda sua força e sabedoria são usadas para tomar decisões difíceis e influenciar os acontecimentos.

Gostei da parte 1, porque mostra como as brumas surgiram em Avalon. Achei a parte 2 lenta e pouco interessante porque não foca em Avalon e nas sacerdotisas. A parte 3 é maravilhosa!! A história de como Viviane chega à Avalon ainda menina e cresce até se tornar a grã-sacerdotisa é indiscutivelmente a melhor parte do livro.

Recomendo para os fãs de As Brumas de Avalon, principalmente a parte 3.

jbueno2023 14/05/2023

Mágico...
Repleto de magia, visões e rituais, a história demorou a deslanchar. A Senhora de Avalon é uma só, apesar de serem várias. Vale a pena a leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/09/2022

O terceiro livro do maravilhoso ciclo de Avalon. O mesmo liga os acontecimentos de a Casa da floresta com o espetacular As brumas de Avalon.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542218190

Tábata 14/05/2022

De volta às Brumas
O livros traz os parte dos acontecimentos anteriores ao livro "As brumas de Avalon" . Muito interessante e emocionante conhecer as origentes dessa encantadora ilha e seus personagens.

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

Se eu fiquei empolgada com A Casa da Floresta, A Senhora de Avalon conseguiu superar. Aqui, começamos a ver mais claramente a Avalon que conhecemos no clássico e temos personagens importantes da trama surgindo e sendo formados.

O livro se divide em três atos, que se passam em três momentos diferentes da história da Britânia. Almas antigas se encontram e desencontram, destinos são colocados à prova, desafios são impostos. Entre amores, evolução e sofrimento, vemos o nascimento de uma profecia.

A narrativa mantém o seu padrão e a cada início de ato, senti a costumeira lentidão que mencionei anteriormente nas resenhas de As Brumas de Avalon e de A casa da Floresta. Porém, aqui, a cada reinício temos a desacelerada característica, para retas finais muito rápidas, de deixar o coração na mão.

Amei os três períodos e, mais do que tudo, conhecer melhor Viviane: a grande e poderosa Senhora do Lago das Brumas.

Os personagens são intensos, ricos, as suas trajetórias são cheias de camadas e, a cada geração, mais poderoso o enredo se torna. Essa obra é um prelúdio e não tenho como ?desler? As Brumas de Avalon para saber se teria gostado mais da leitura cronológica. Ainda assim, há impacto de saber no que Viviane se tornará e em toda extensão de seu poder. Acho que as duas formas de leitura são interessantes.

Estou gostando muito da experiência de conhecer mais sobre Avalon! Você já leu alguma das obras?

Cristina.Melo 30/10/2021

O defeito desse livro é que ele é extremamente maçante na segunda história, abandonei ele é demorei dois meses pra pegar de volta, mas a história nunca decepciona, sou extremamente apaixonada pelas mulheres de Avalon, já quero o quarto livro!

Lua 29/05/2021

Caminhos trilhados
Vemos três momentos distintos da história os caminhos que a Senhora de Avalon, pecorre pra salvaguarda os preceitos da Deusa.

val 18/04/2021

Muitas gerações num livro só
Como estou fazendo a ordem de leitura cronológica dos acontecimentos, a impressão que tenho deste livro é que apertaram o fast foward em Avalon. A história passa de Caillean a Viviane, várias gerações e guerras depois.
Um livro longo e por vezes cansativo, mas sem dúvida importante para o entendimento da saga.

Gabriel 02/11/2020

Ok, todo o cenário histórico é mega interessante, isso é inegável.

Nesse livro, temos 3 contos, cada um narra a história de uma importante sacerdotisa. O 1° e 3° conto são os melhores, especialmente o último que fala das origens de Vivianne, uma das personagens mais fascinantes de Brumas de Avalon.

Daniel Lucca 31/10/2020

3 ciclo de Avalon
Pra quem já leu "As Brumas de Avalon" nesse livro Marion explica alguns arcos que não haviam sido tão explorados... Como Viviane se torna Suma Sacerdotisa e Taliesin o Merlim da Bretanha...