A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável

A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável Erin E. Moulton

Resenhas - A Jornada

Eli 14/11/2011

Essa semana tem sido sinistra para mim: conteúdo para terminar, provas para fazer, livros para ler... Se meu dia tivesse 30 horas, ainda assim faltaria tempo. Se não bastasse isso, tenho tido sérios momentos de introspecção, que tem me levado a refletir sobre as escolhas que fiz que acabaram culminando onde estou hoje. Comecei a ler "A Jornada", livro da escritora Erin E. Moulton sem muita empolgação (eu confesso... apesar da capa e do trabalho gráfico primoroso, não consegui me encantar com a sinopse, o que para mim, é indispensável para começar uma leitura). Ainda bem que a sinopse nem sempre se mostra completamente esclarecedora. A estória tem como narradora Maple, uma menina de nove anos e meio, que tem uma irmã mais velha de onze anos e meio, Dawn, e uma irmãzinha mais nova que ainda é um bebê, Beetle. As três aguardam a chegada de mais um bebê na família, e compartilham uma existência idílica e calma, juntamente com seus pais, duas figuras extraordinárias, que dividem com as filhas o gosto pela literatura, pela imaginação e pela natureza. Por um infortúnio, a mãe das meninas acaba dando a luz antes da hora, o que leva a família a acreditar que a bebê - outra menina - não viverá por muito tempo. Para tentar salvar sua irmãzinha Lily, Maple resolve ir em busca da Mulher Sábia da Montanha, que segundo uma lenda contada de geração e geração, através da água que verte de uma fonte, pode proporcionar o poder da cura.

No 5° capítulo, fui obrigada a parar a leitura... Não sei porque, mas me lembrei da estória de uma menina que estudava na primeira escola onde trabalhei. Giovanna* estudou nessa escola até terminar o 9° ano, quando tinha treze anos. Estudou a vida inteira lá. A mãe morreu logo depois que ela nasceu, e o pai quando ela ainda estava no 3° ano, se não estou enganada. Com dez anos aproximadamente, Giovanna foi diagnosticada com Lúpus sistêmico, uma doença autoimune que ataca os órgãos e os sistemas, causando graves problemas nos rins, coração e pulmão. Tomando medicações fortíssimas, que as deixava groge, Giovanna pouco faltava a escola. E quando o fazia, sempre procurava recuperar o tempo perdido. Estudiosa, aplicada, inteligente, meiga... Giovanna era a aluna que todo o professor gostaria de ter. Participativa e responsável, nunca fez uso da sua condição para conseguir qualquer vantagem de quem quer que seja... Não aceitava trabalhos em lugar de provas! Queria a mesma cobrança que os outros alunos eram submetidos. Se perguntada como ela lidava com sua doença, ela respondia: "Não estou preocupada... Verdade... Eu sei que vão achar a cura... É só uma questão de tempo".
Giovanna morava com a irmã mais velha, que já era casada e tinha um filhinho... Tinha uma boa relação com o cunhado, a quem ela se referia como "pai". A irmã, que sempre a levava a escola, era conhecida por procurar formas alternativas para tratar a doença, sem jamais largar o tratamento convencional. Curandeiros, pais-de-santo, aculpultura, meditação, simpatia... Tudo que se pode imaginar foi procurado por essa irmã. A luta diária de Giovanna também era a dela. Impossível para mim não fazer a associação.

No livro, Dawn e Maple nos são apresentadas com personalidades bem diferentes, e que brigam por quase tudo, mas se unem para buscar um milagre para a irmãzinha, após ouvirem uma estória contada pela avó para Beetle. No início, sem ter o apoio de Dawn, Maple resolve sair em sua jornada sozinha, pois achava que levaria poucas horas para conseguir a água que lhes traria o milagre do qual elas tanto precisavam. Em meio a animais selvagens, ursos e caçadores, as irmãs Ritlle sofrem, choram, caem, mas também se reanimam, secam as lágrimas e se levantam, buscando forças no amor pela irmã que ainda não conhecem para buscar a tão sonhada ajuda...
A irmã de Giovanna tinha um pouco da Maple. Enquanto todos diziam que era bobagem, que o que ela fazia era uma perda de tempo, ela não se deixava abalar: fazia tudo que estava ao seu alcance para tentar salvar sua irmã. Simpatias, orações, meditação...

Todos nós deveríamos ser um pouco parecidas com Maple e a irmã de Giovanna: alguém que acredita num milagre, e corre atrás dele. Alguém que contra tudo e contra todos, acredita que algo pode ser feito, e que não é parada e se lamuriando que vamos conseguir que as coisas aconteçam.

Infelizmente, Giovanna não resistiu. Morreu numa sexta-feira ensolarada, com a irmã e o cunhado ao seu redor. Deixou um legado muito importante para alguém tão jovem: todos nós temos jornadas em nossos caminhos, mas nunca saberemos quando estamos percorrendo "A Jornada"! Aquela que será lembrada mesmo depois de termos ido embora daqui. Giovanna mostrou muita coragem para uma menina de 14 anos, idade que tinha quando morreu. Não mostrou medo nem raiva, e teve na irmã um amor tão grande que pôde ser sentido por todos que as acompanharam nessa JORNADA! Deixou como lembrança para aqueles que a conheceram que a doença pode ser algo inevitável, mas que o sofrimento é opcional.
Jeanne 28/11/2013minha estante
Maravilhosa a sua resenha! Parabéns!

Belle 07/05/2016minha estante
Lindo comentário, obrigada! :-)

Mille Muniz 15/03/2020minha estante
Nossa eu li esse livro faz muito tempo, quando tinha 10 anos na escola, e foi um dos livros que abriu a porta do mundo da literatura. Lembro que chorei muito com a história e só de lê sua resenha me emocionei lembrando dessa linda história, e conhecendo um pouco da Giovanna

Mands 12/01/2021minha estante
Confesso que a história ficou muito chata no meio mais depois eu fiquei ainda mais curiosa sobre o que os acontecer mais anda não tirei minhas conclusões.

Cida Zientarski 29/03/2022

Uma obra fofa
A Jornada nos conta a história de uma família simples e humilde. Com a chegada da quarta filha, as coisas mudam um pouquinho, os pais de Maple estão no hospital e sua avó fica encarregada de cuidar dela e das irmãs.

Ainda criança, Maple acredita nas lendas da montanha contadas por seu pai, mas ela ficou sabendo que a vida da bebê Lily corre risco, então decide ir até lá na montanha para procurar a cura para a irmã, sua outra irmã Dawn descobre seus planos e vai junto.

As duas irmãs, que ultimamente não estavam se dando tão bem, se unem para sobreviver e salvarem sua pequena irmã Lily.

Apesar das coisas parecerem dar errado, lições podem ser tiradas dessa experiência. Eu recomendo esta leitura!

sophiataylors 15/03/2023

Pq o subtítulo é a história de 4 irmãs se só 2 participam???
Achei um livro bem legalzinho de ler. Tô em semana de provas ent precisava ler uma coisa mais d boas. Parece que li um conto.

Bruxinha.leitora 05/03/2024

Infância
Me senti como se estivesse na minha infância lendo esse livro, é lindo e me lembra como os adultos são chatos e carentes da intensidade e da fé de uma criança. Uma leitura suave e inspiradora.
Duas crianças fortes, corajosas, empáticas e gentis, deveríamos ser mais parecidos com elas.

Recomendo o livro para qualquer pessoa com ressaca de literária, para quem precisa de uma leitura fácil e confortável.

Raíla Tavares 29/10/2020

Borboletas monarcas
Esse livro é um daqueles que você amaria entrar por conta do local que a história se passa, e clima frio e montanhoso.
Eu recomendo essa leitura para pessoas que procuram uma história simples de linguagem leve e rápida.
Podemos colocar no gênero desse livro fofo e inocente, afinal é uma história vivida por crianças.

Wayona 18/10/2020

Para o público infantil
O livro conta a história da jornada de Maple e sua irmã mais velha Dawn em busca de uma água milagrosa de uma das canções que sua mãe cantava para elas. Elas precisam da água para curar sua irmã mais nova, que acaba de nascer prematura e com problemas cardíacos. É bem infantil e fala sobre temas como a relação familiar, mas que na minha opinião poderiam ser trabalhados de uma forma melhor no livro.

iwhendria 24/12/2023

Me surpreendi.
Eu não estava dando nada pra esse livro, mas confesso que gostei bastante. A escrita não é a melhor escrita que já vi na minha vida porém ela envolve bastante o leitor, a história é legal de se acompanhar e eu gostei do final. O livro é curtinho e tem capítulos curtos o que faz a leitura fluir bastante, recomendo pra quem tá de ressaca literária.

Isa 23/06/2020

Apesar das contravenças que eu tive para ler o livro é uma boa obra. O livro trás diversos ensinamentos sobre o companheirismo, o amor e a família. É um livro com emoções.

Indaiafederissi 13/07/2014

A história de quatro irmãs e uma aventura inacreditável
O que achei?
Apenas uma história que quando terminar vai desejar voltar ao início e começar a leitura de novo.
Bom, posso falar que é uma grande história de amor, esperança, milagres e principalmente composta de aventuras...Que são enfrentadas pelo amor de duas irmãs dispostas a salvar a nova pretendente da família Lily, a irmã caçula que nasce prematura e com o coração não batendo normalmente.
Maple e Dawn vão a procura de um milagre e estão dispostas a fazer de tudo para salvar a irmãzinha, e se dão conta que o milagre que esperam está bem na pequena palavra AMOR !!.
Duda 27/08/2014minha estante
Gostei muito vou ler esse livro pois deve ser muito desejado...

Jaqueline 29/09/2011

Um livro muito bom
Quando criança todos nós vivemos em um mundo mágico só nosso, cheio de aventuras, buscas ao tesouro, um mundo de diversão.

Em “A jornada” tudo corria bem para as irmãs Dawn, Maple e Beetle que estavam numa animação só com os preparativos do Halloween, até que a sua mãe começa a sentir as contrações e a sua irmãzinha Lily resolve nascer antes do tempo.
Lily nasce muito fraquinha, e o seu coração bate muito lentamente. Para todos, só um milagre poderá salvá-la.

A Sra. Rittle sempre contou para suas filhas a história de uma Mulher Sábia das Montanhas, que a água da sua fonte tem o poder de fazer milagres, de curar qualquer enfermidade.

Com medo de sua irmãzinha Lily morrer, Maple a mais destemida resolve ir em busca da Mulher Sábia, mas Dawn descobre o seu plano e resolve ir junto. As irmãs então vão em busca da água para curar sua irmãzinha.
Dawn e Maple enfrentaram uma aventura repleta de mistério, perigos e incertezas _ uma senhora misteriosa, bandidos, animais selvagens e um rio pronto para levá-las a morte.

Apesar das desavenças que ambas tem uma com a outra, o amor entre elas é mais forte que qualquer coisa que venha a assustarem-nas, e juntas elas descobrirão o valor da amizade, da esperança, do companheirismo e que milagres existem sim.

“... acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas, e também em milagres, eu acho.”
Maple, pág. 190

O livro apesar de ser curtinho é muito intenso, e quando chegamos ao final, à vontade de recomeçar novamente a leitura é enorme. Todos devem lê-lo, independentemente de idade ou sexo, se tem irmãs ou não. O livro trata da fraternidade, do carinho e do amor entre irmãos.

A jornada nos faz pensar e refletir sobre a importância da família na nossa vida, e da união que é preciso ter para que sejamos forte o bastante para encarar uma aventura se preciso for para ajudar alguém que amamos.

laura 02/09/2022

bom
enrolei muito esse aqui, peguei em uma troca de livros no começo do ensino médio. já não esperava muito, mas o enredo até que me surpreendeu. acho legal p quem ta pegando um ritmo de leitura agr