Sem tempo para chorar

Sem tempo para chorar Cynthia Freeman

Resenhas - Sem tempo para chorar

denisederas 07/03/2010

EMOCIONANTE
Foi o primeiro best sellers da minha vida li em 1990, e até hoje lembro-me com emoção de cada história deste livro, que na época me levou as lagrimas.

Geovanna Ferreira 26/05/2013

Uma história de lutas, amores...
Confesso que não esperava muito da leitura. Peguei na biblioteca da cidade, gostei muito logo de cara do começo mas lá pela metade o livro empacou totalmente, perdeu o ritmo! Insisti e no fim acabei a história com lágrimas nos olhos, amando tudo!

Esta é a história de uma família judia. De Chavala, uma jovem corajosa que enfrenta dragões por sua amada família, seus irmãos, filhos, seu marido. Aos 16 anos, assim que sua mãe falece ao dar a luz a pequena Chia ela assume seu lugar, casa-se com o vizinho Dovid e junto dele inúmeras dificuldades e alegrias. Fugindo da perseguição cristã na Rússia, os Rabinsky vão parar na Palestina, onde Dovid ingressa no recente sionismo. Mais lutas estão por vir. Sonhadora, Chavala enfrenta o destino sem hesitar e nunca perde o sonho de construir a vida na América, de livrar seus familiares da miséria...

Realmente um bonito livro, adentramos na realidade dos judeus do início do século XX, durante a primeira e segunda mundial, o sionismo, os primórdios da criação de Israel. Um banho de cultura judaica inclusa na dramática e emocionante história de Chavala.

Chavala por sua vez me lembrou demais Scarlet de E o vento levou, claro que ela não é tão ordinária como Scarlet, porém tem a mesma força e determinação sem fim para lutar por uma vida melhor, quebrando regras sociais, sendo uma mulher trabalhadora numa época onde mulheres era criadas para serem donas de casa. Lembrou Fiona de O chá do amor também, ambas fogem de sua terra despedaçadas, buscando esperanças na América dourada!

Chavala, Dovid, Reuven, Reuven, Sheine, cada um a sua maneira me cativou, são personagens fortes de uma história emocionante ambientada num cenário que não estamos acostumados a ver, Rússia, uma Palestina conflituosa, de árabes, turcos, ingleses e judeus.

Super indico Sem tempo para chorar, uma grata surpresa. Tive o prazer ainda de constatar que o livro lembra o estilo de minha autora favorita, Danielle steel, mocinhas sofridas e corajosas, tramas familiares comoventes!

Aprovado!

newton16 15/05/2014

UMA COMOVENTE ESTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA
Conta a estória dos Rabinsky/Landau - uma família de judeus, que saiu da Rússia, perseguida e alvo de ataques, rumo a Palestina - lugar ao qual todos sempre tiveram a noção de pertencer. Os protagonistas são o casal principal, CHAVALA e DAVID. Ela - uma mulher forte, corajosa e inteligente - ávida em conseguir dinheiro para proporcionar conforto aos seus; ele, um homem obcecado por um ideal maior: construir o país do seu povo. O livro é belo, na medida em que, repleto de lições históricas, conta a vida dos judeus - um povo oprimido e desterrado há muitas centenas de anos - e, também, os detalhes da construção do Estado de Israel. É um livro que do meio para o final não se consegue parar de ler. E o interessante: CHAVALA RABINSKY não tinha tempo para chorar, mas o leitor não consegue seguir a leitura inteira sem derramar uma lágrima que seja, tão comovente é a história desta família. Registro que o livro retrata a saga dos Rabinsky/Landau de 1905 até 1948, passando pelas duas grandes guerras mundiais e todo o tormento que o povo judeu sofreu. Comovente, cativante e tocante, deve ser lido por quem gosta de uma estória dentro da HISTÓRIA.
Gislaine.Araujo 07/02/2017minha estante
a saga da Chavala nos faz acreditar que quando realmente queremos algo é só lutar

Hanny 05/12/2012

O Romance conta-nos a história de uma menina judia que foi obrigada a lutar contra toda a discriminação de que eram alvos todos os judeus que viviam na Rússia no início do Século XX. Chavalla, aos 16 anos de idade, consegue sobreviver de uma tragédia que abate sobre sua família e de repente deverá assumir toda a responsabilidade pelo cuidado dela mesma e também de sua própria família. Cheia de coragem e de brio, ela então casa-se, por interesse, pensando apenas e exclusivamente na sobrevivência de sua família. Já casada, viaja, como a maioria das pessoas do seu povo, até a Palestina, onde se encontra estabelecido o Estado de Israel. Allá Chavalla atravessa períodos de guerra, de alegrias, de tristezas e de decepções. Mas, enfim , consegue ver realizado o seu sonho de ir até América do Norte, onde se estabelece em Nova York, e entra com toda a garra e energia no mundo de negócios, e trabalha no ramo dos diamantes. Chavalla consegue converter-se numa poderosa e rica comerciante, e mantém seus familiares em perfeita segurança nos Estados Unidos

Qu@ly 04/02/2024

Coragem e um amor incondicional pela família
Essas duas características são bem marcadas na personagem principal, Chavala. Em alguns momentos, achei ela dramática, mas com o passar do tempo eu percebi que ela não era nada disso. Ela é uma mulher forte que sacrificou a sua felicidade pela família. A escrita é muito boa, mas achei um pouco enrolada. Ficou basicamente num ciclo vicioso: as crianças nascendo, conhecendo alguém e se casando. Sempre isso. Minhas estrelas foram totalmente para a Chavala, a quem eu passei a admirar. Mesmo ninguém percebendo o seu sacrifício, ela continuou a lutar e criou um mini império. Apesar das fontes do dinheiro serem um pouco suspeitas... É um livro muito bom para quem tem interesse na história da luta dos judeus.