Amazônia

Amazônia M.C.Jachnkee

Resenhas - Amazônia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

TamiresCipriano 08/09/2013

Amazônia-Um caminho para o sonho
Primeiro gostaria de agradecer a Marli pelo convite do BT e a Susana pelo maravilhoso book tour e por eu ter sido a primeira rsrs.

Li várias resenhas ótimas do livro e criei grande expectativa e elas foram correspondidas,de modo que não imaginei mas foram.

O livro nos apresenta diversos lugares e em cada lugar diversos personagens, lendas ou fatos do local ao longo da história.

Se embarcarem nesta viagem para Amazônia,com toda certeza vão querer conhecer as amigas : Joana, Rafaela, Camila e Ana Carolina.Além de todas estas meninas bacanas e super engraçadas,irá conhecer Daniel que é professor de história, tio de Joana e ótimo guia turístico.

As meninas desembarcam na Amazônia para conhecer a história local,conhecer com os próprios olhos a tão linda e famosa Amazônia.

Foram tristezas, realidades, alegrias ,lendas, museus...tudo que as meninas passavam e viam eu me sentia lá, juntinho á elas.
Conheci mais a história da Amazônia, a cabanagem, o Boi bumbá e diversas pessoas que as meninas conheceram,todas maravilhosas!

Sabe o que é fazer um relato da viagem? pois é, o livro é quase assim,porém,com toque de palavras profundas diversas vezes, com os fatos engraçados das meninas e principalmente,fiquei feliz em saber que a autora apresenta não só os lados maravilhosos de lá.

O livro ao início pensei que seria monótono,falando somente uma coisa e tal,mas não foi assim...eu adoro história e foi maravilhoso saber mais e conhecer coisas que não sabia.
Marli tem um talento "histórico" rsrs, se existissem livros que falassem de história tão bacana assim, acho que as pessoas se interessariam mais pela matéria.

O melhor de tudo é que o livro sempre nos põe para cima com palavras sábias.Se fosse colocar todos os quotes lindos que achei no post colocaria quase todo o livro.

O personagem que mais gostei foi da Ana Carolina e a Rafaela.A Rafa tem um coração de ouro e parte de mim identificou com ela,mas outra parte minha é totalmente a Ana rsrs.

Bom,só posso dizer que se tiver oportunidade de viajar como elas eu vou, vou para lá lembrando do livro,quero saber e ver tudo pessoalmente.

Viagem também, sigam seu caminho e quem sabe não seja lá que encontrem?

Obrigada mais uma vez a Susane e Marli,a autora está de nota 10,parabéns pelo trabalho.

Respondendo a pergunta da Marli...sim, eu leria com toda certeza um outro livro seu, já estou com saudades da turma rsrs *-*

Leia a resenha no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2013/09/bt-amazonia-um-caminho-para-o-sonho.html

Alessaura 06/09/2013

Um sonho de livro!
Amazônia: um caminho para o sonho é o primeiro livro da M. C. Jachnkee, que é uma autora nascida em Blumenau, SC, mas que mora em Ascurra (mesma cidade das nossas protagonistas, adianto logo). O livro da Marli (vou chamá-la assim), é produto da sua vivência aqui na região norte e também de uma extensa pesquisa. E de fato, o que você vai notar logo de início foi a preocupação da autora em se informar e aprender sobre o local onde a estória do seu livro se passa. Amazônia é um livro que trata de sonhos, de uma jornada em busca de novos lugares, novas pessoas, mas acima de tudo, em busca de nós mesmos. Nos faz refletir sobre a nossa vida, sobre a nossa terra e sobre a nossa relação com os outros. Um livro que te faz pensar e aprender ao mesmo tempo. Que transforma a História, que costumamos achar maçante, em uma prazerosa leitura (e com o Daniel então...). O livro trata da jornada de quatro amigas, Rafaela, Ana Carolina, Camila e Joana para a região norte, para o meio da Amazônia, junto com o tio de Joana, Daniel. Inicia-se em Manaus, capital do estado do Amazonas, passando por Parintins, Óbidos, Santarém, Fordlândia e encerrando-se em Belém, capital do estado do Pará e onde eu, por coincidência ou não, moro.
Elas querem conhecer mais sobre a Amazônia, sobre a exótica floresta tropical cuja maior parte pertence ao Brasil, sobre as pessoas que vivem ali, sobre essa região que é tão importante e rica, mas tão esquecida. Elas vem com seus pré-conceitos, coisa que eu já vi tanto, mas nem me incomodo mais. Só que elas não tentam comparar suas realidades, mas ao contrário tentam aprender a importância das diferenças. A Marli ressalta o livro todo o respeito com a cultura, com as particularidades de cada local, além de contar de uma forma dinâmica as histórias das cidades pelas quais as personagens passam, levantando e mostrando um pedaço de história que ao resto do Brasil é esquecido, ou negado. É um livro maravilhoso, que inclusive me ensinou coisas que nem eu mesma sabia, e só me fez pensar que se eu tivesse lido um livro desses na escola, quando tinha que assistir aula de "Estudos Amazônicos", talvez achasse menos chato, haha. Foi um prazer enorme ler sobre minha região, meu estado sob o ponto de vista de outra pessoa, o livro é maravilhoso e como o livro não é orfão, tenho certeza de que a autora também deve ser uma pessoa maravilhosa, e humana.

Bom, é isso. Tentei mesmo não puxar sardinha, mas olha gente, super recomendo! :)

site: http://relativismoescrito.blogspot.com.br/

Fernanda 02/09/2013

Resenha: Amazônia
Livro que eu li muitas resenhas maravilhosas, livro que eu acabei por esse motivo criando expectativas mas que não sabia se iam ser correspondidas.

A história das amigas: Joana, Rafaela, Camila e Ana Carolina e Daniel, foi me envolvendo de tal forma que esse livro eu também li numa "sentada" (o outro foi Simplesmente Ana). O livro dala dessas amigas que combinam de ir conhecer a Amazônia e o livro começa com elas já em Manaus acompanhadas do tio de Joana que é professor de história e se torna um guia excelente.

Esse grupo passa por diversas cidades e em todas procuram saber o máximo sobre a história local, aliás esse detalhe é algo que me chama atenção afinal, eles são turistas...podiam muito bem aproveitar as festas, descansar, dormir muito e tirar muitas fotos certo? Mas não é o que esse grupo lindo faz, eles tiram sim muitass fotos (principalmente as meninas), mas não ficam dormindo o tempo todo não intercalando com festas. Em vez disso, levantam cedo (apesar de ter uma entre elas que precisa ser quase carregada para fora da cama todos os dias, hehe), e saem em busca da história de cada cidade quem passam. Vão a museus, conversam muito com o pessoal local, olham sim artesanatos, a parte do comércio, experimentam a culinária local dando destaque aos sucos, sim, muitos sucos, hehee, enfim...essas 4 amigas mais o tio de uma delas, vivem , respiram a cultura local algo que achei maravilhosooooo. E no meio da aventura deles, no meio das partes engraçadas há relatos que achei bem completos sobre os costumes, lendas e histórias de cada lugar que vão.

Eu mesma não lembrava das aulas de histórias detalhes da Amazônia e amei conhecer, relembrar...esse livro é uma aula de história dada de maneira leve, engraçada e fascinante. Mas nem tudo é lindo, existe personagens com conflitos, inseguranças, medos mas que quando são compartilhados com o restante do grupo são amenizados pelo carinho das amigas. Elas não procuram resolver o problema das outras, mas sim procuram dar forças, abraçar, apoiar e ajudar cada uma a se sentir bem e a seguir o que o coração manda fazer. e há também um romance que surge na viagem.

Eu particularmente me apeguei a Rafaela, uma personagem com coração de ouro mas que era muiito fechada e que com o decorrer da história desabrocha em uma linda pessoa cheia de valores e opiniões. o amadurecimento da personagem é de encantar.

Outra história que eu queria entrar no livro...minha nossa...como senti vontade de fazer parte dessa viagem!! Como eu gostaria de unir amigas como essas e ir viajar para algum lugar, amizade como a delas não se encontra em qualquer esquina e se alguém tem, deve agradecer diariamente pelo presente. Quando o livro terminou fiquei com o coração apertadoooooooooooooo, já sentindo saudades da história.

Confesso que não imaginava que esse livro ia me envolver tantoooo, que ia me conquistar tanto. Claro que entrou na lista dos favoritos!!

E algo é certo: eu com certeza nunca mais vou viajar como antes, depois de ler esse livro com certeza quando eu for viajar vou procurar saber mais sobre o lugar, viver a cultura local, curtir mais a história. Amei como esse grupo de amigos viajou e a história deles será inspiração para minhas próximas futuras viagens.

Não apenas recomendo, mas como digo: adquiram esse livro, leiam ele, confiram, vocês não irão se arrepender. E eu ainda estou com saudades das personagens :) .

site: http://www.fernandaluz.com/2015/02/livro-amazonia-um-caminho-para-o-sonho.html

Laury 11/08/2013

Viajar pela Amazônia pode ser prazeroso!
Quem nunca ouviu falar que a Amazônia consiste unicamente em “mato”, rio, bichos e índios? Eu já! E muitas vezes. Bem, eu sabia que ela não era assim, mas com certeza não imaginava que ela era como realmente é. E me apaixonei pela Amazônia que se revelou a mim a cada página do livro.

Amazônia não é um livro de ação, ou uma aventura cheia de altos e baixos. É um livro calmo, emocional, de descobertas e crescimentos. É uma viagem para o autoconhecimento das personagens e uma aula fantástica de historia pra gente, com um dos professores mais lindos do mundo!

Desde que me recordo por gente, sou perdidamente apaixonada por história e uma amante da natureza. Então eu basicamente amei cada pedacinho de história contido ali, amei conhecer cada um dos mistérios escondidos no que se pode dizer a mais importante floresta do mundo. A Amazônia tem mistérios e mistérios encantadores.

Bem, o livro nos conta a viagem de quatro amigas e o tio de uma delas. Camila, Ana Carolina, Joana, Rafaela e Daniel. A idade delas fica a cargo da nossa imaginação, mas juntando uma ponta e outra, percebemos que elas têm vinte e poucos anos, enquanto Dani tem seus 30/40 anos. Cada uma delas é cercada por seus problemas, suas vidas monótonas, seu passado triste e sua vontade de crescer. E elas crescem a cada cidade que vão e em cada conversa.

Camila é a louca, divertida sempre. A Joana é a mais centrada e a Ana Carolina se parece muito com ela, com uma pitada de “romantismo” a mais, com uma maior crença nos sonhos. Rafaela foi de quem eu mais gostei.

No inicio me identifiquei com ela, mas depois de conhecê-la nem tanto, mas ainda assim, de alguma forma ela me conquistou e se fez minha preferida. A vida dela é monótona e seu grande sonho é ser escritora, ela viaja em busca de uma idéia para escrever. Ela é meiga e frágil, talvez seja por isso que eu tenha perdido a semelhança, mas ainda assim não conseguido deixar de gostar dela. Rafa é cabeça dura, mas também “de porcelana” (se é que me entendem) e é extremamente gratificador vê-la crescer.

Nosso personagem masculino é o tio de Joana e a coisa mais fofa do universo. Cheio de charme, olhos azuis carinhosos e uma mente de dar inveja! Amo historia e consequentemente amo homens que gostam de historia. *-* Meu amor por ele foi instantâneo. Da mesma forma que foi impossível não torcer para ele ficar com a Rafa. Pessoas com preconceito de idade que me desculpem, mas eu queria os dois juntos a cada página eu lia!!

site: http://maniacaporlivros.wordpress.com/2013/08/10/resenha-amazonia-um-caminho-para-o-sonho-m-c-jachnkee/

Danielle 19/07/2013

Amazônia – Um caminho para o sonho, de M. C. Jachnkee
Amazônia – Um caminho para o sonho, de M. C. Jachnkee, é uma aventura maravilhosa pela Amazônia.
Um grupo de quatro amigas decide passar as férias na Amazônia, cada um com seus objetivos, o guia da viagem será Daniel, tio de Joana.
Ao longo da trama vamos conhecendo as amigas Ana Carolina, Rafaela, Joana, Camila. Rafaela resolveu fazer a viagem tendo o cenário perfeito para inspirar a escrita de seu primeiro livro. Confesso que Rafaela foi a personagem que mais me cativou, uma menina que sente rejeita, seu pai nunca a quis conhecer, sua avó não também não a procura e não fala com ela, uma menina muito carente, que com ajuda de suas amigas e de Daniel que se encantou por ela, aos poucos Rafaela começará a se abrir para vida. Rafaela se acha feia, e não imagina que Daniel pode corresponder a ao sentimento que ela nutre por ele.
Personagens principais e secundários muito bem constituídos e importantes ao longo da trama nos cativam.
Então agora vou falar da parte cultural do livro, fiquei fascinada, um livro recheado de informações tão bem descritas que foi possível me sentir um pouco lá também junto com eles.
Fui de Manaus a Belém, conhecendo as cidades de Parintins, Santarém e Fordlândia, conhecendo seus povos, costumes, crenças e gastronomia, foi simplesmente um banho de cultura, fiquei morrendo de vontade de conhecer a Amazônia.
Saber o motivo que a cidade Fordlândia recebeu esse nome narrada pelos próprios habitantes, foi indescritível. O livro não podia deixar de lembrar Chico Mendes que foi um homem muito importante que lutou pela preservação da Amazônia até a morte.
Outro ponto que amei no livro foi a parte folclórica, Marli aproveitou a lenda das guerreiras Amazonas para colocar um pouco de fantasia na trama.
Esse é apenas o primeiro livro, a aventura irá continuar agora nos Andes Peruanos, a autora está por lá viajando e escrevendo a continuação, espero que o romance de Rafaela e Daniel engrene torcendo muito para a Rafaela encontrar a felicidade.
Recomendo para todas as pessoas que gostam de história e cultura, como também de uma boa história.
Assistam o booktrailer ...
Quer adquirir o livro? Entre em contato com a autora

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

estantedasuh 18/07/2013

Amazônia - Um caminho para o sonho - Era Uma Vez o Livro
Amazônia é um livro muito interessante, ele conta a história de quatro amigas Ana Carolina, Camila, Joana e Rafaela e Daniel. Eles viajam para Amazônia pra conhecer a história daquele lugar. Um lugar cheio de lendas, pessoas interessantes e com muito conhecimento apesar de não terem muito renda financeira.

No começo confesso que achei que não ia gostar da história, pensei que era um livro só didático, mas me enganei completamente. Nele aprendemos tantas coisas, conhecemos vários lugares, viajamos e ficamos mais conscientes do que acontece com nossa floresta. Eu nunca tinha parado para ler nada relacionado a essa região do nosso pais. Mas ler o livro foi um momento muito lindo.

As meninas são muito legais, cada uma com seu humor, Camila é a brincalhona da turma, Ana Carolina é a sábia, Joana a inteligente e Rafaela a sonhadora que através da viajem pretende escrever um livro. O livro gira mais em torno de Rafaela pois ela no começo da história pensa e desistir do seu sonho, mas com a força das amigas ela desiste de ir embora e continua com sua viajem.

Outra pessoa maravilhosa nesse livro é Daniel, o tio da Joana, um cara estudado, muito, mais muito inteligente, bonito e respeitador. Ele se torna o guia das maninas, por ser professor de história. Nesse meio tempo da viagem Daniel se apaixona por uma das amigas de Joana sua sobrinha, essa amiga é a Rafaela. Essa parte do livro ficou em suspenso. Só vamos saber se eles vão ficar juntos no próximo livro. Sim, vamos ter continuação dessa maravilhosa história.

Amei o livro, conheci a lenda das Amazonas, a lenda do Bumba meu Boi, a comemoração que eles fazem todos os anos pelos Bois Garantido e Caprichoso. Enfim cidades maravilhosas, pessoas maravilhosas, como Maurício e Dona Rosa sua mãe, pessoas essas que acolheram os viajantes com são conhecidos pessoas que viajam em busca de conhecimento, de braços a abertos.

Quero parabenizar a escritora pela sua bela obra, deve ter dado muito trabalho pra reunir todas as informações que contem no livro, mas tenho certeza que valeu a pena cada pesquisa.

Espero que tenham gostado da resenha.

site: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2013/07/resenha-amazonia-um-caminho-para-o.html

Denise Beliato 28/06/2013

Resenha do Blog da Denise Beliato
A estória conta sobre 4 amigas (Rafaela, Joana, Camila e Ana Carolina) que juntas ao tio de Joana (Daniel) saem de sua cidade Ascurra/SC e vão para as terras amazônicas em busca de conhecimento.
Os cinco aventureiros além de estarem maravilhados com a beleza que o nosso Brasil tem e que poucos conhecem eles vão encontrar em seus caminhos a certeza da realização de seus sonhos.
Amazônia é um daqueles livros que faz a gente retomar nossos sonhos, dá a coragem apesar do medo, descobrir coisas incríveis que jamais manifestou aos nossos pensamentos.
Eu sinceramente desconhecia a beleza que o nosso país tem e meu maior sonho era conhecer Veneza, porém lendo as descrições maravilhosas que a autora Marli colocou em seu livro me fez querer saber mais sobre o meu Brasil antes de explorar terras estrangeiras.
O livro tem uma pitada de tudo: romance, aventura (isso tem bastante: D), humor, descobertas, história, drama. Tudo bem acrescentado e misturado para nada ficar em excesso ou faltando.
Eu sinceramente não achava que iria gostar tanto do livro. Talvez seja um pouco de receio com a história do país e é incrível acreditar que o que mais me chamou atenção neste livro foi os relatos da história.
Achei que tudo que a autora passou e transmitiu no livro foi preciso e necessário e acabei ficando fã da história em si e do trabalho de Marli.

site: http://denisecostabeliato.blogspot.com.br/2013/06/resenha-amazonia-um-caminho-para-o.html

Michelle Ladisl 14/06/2013

Resenha postada no blog Sangue com Amor- www.sanguecomamor.com.br
A gramatura é ótima, não tem um erro de revisão.

O livro conta a história das amigas Ana Carolina, Joana, Camila e Rafaela em sua visita a Manaus.

Nessa visita elas ficaram com Daniel, que é tio de Joana, ele é professor. Logo de cara já sabemos algumas curiosidades da região.

Daniel faz com as meninas uma excursão por Manaus, indo a todos os pontos turísticos e explicando sua história exótica. Daniel também fala do encontro das águas, de como é fabuloso e mágico para as meninas e as mesmas quando apreciavam esse fenômeno ficaram encantadas.

“ – É impressionante! – exclamou surpresa Rafaela sem conseguir desviar os olhos daquelas águas. –Realmente as águas não se misturam. – estava atônita.”
Página 67

A parte que mais me encantou, foi quando chegaram em Parintins e sua festa folclórica, como sonho conhecer esse lugar, tão bem retratado na obra.

O romance que estava se insinuando entre Rafaela e Daniel, finalmente acaba acontecendo e a partir desse acontecimento, vemos o amadurecimento de Rafaela.

Tem uma frase no livro que me chamou bastante atenção que é :

“ A vida é um livro que ainda não havia sido escrito.”
Pagina 273

Tenho que dizer que concordo plenamente com essa frase, nossa vida, nós que escrevemos.

Minha opinião:

Foi explicado no livro sobre a Zona Franca de Manaus, eu nem imaginava que tivesse acontecido daquela forma e nem o motivo de sua decadência.

Ana Carolina me conquistou com o seu modo de pensar e ver o mundo.

Camila é muito extrovertida( lembra meu marido que também é assim..hehehehe)

Joana é muito questionadora, quer saber tudo nos mínimos detalhes.

Rafaela é muito sensível e se preocupa com o próximo, mas a sua auto estima é muito baixa, ela não vê que mulher excepcional ela é. Seu maior sonho é ser escritora ( Será uma auto biografia? Hehehe)

A autora deixou a história tão encantadora que me senti nela, principalmente dentro do Teatro Municipal, onde só conheço por foto, mas que agora posso imaginar como é por dentro, com a riqueza de detalhes na descrição.

Fiquei maravilhada em saber a origem do nome Amazonas, entre tantas outras que o livro nos apresenta!

Marli muito obrigada pela história maravilhosa! Aguardando ansiosa pelo segundo livro!

Nota para Obra: 5/5

Flavia 11/06/2013

Super necessário!
"Amazônia" traz a história de quatro amigas, Rafaela, Camila, Joana e Ana Carolina que em companhia de Daniel, tio de Joana e professor de história, saem de Ascurra, uma cidade situada ao sul do Brasil e partem numa jornada até o norte do país, numa viagem carregada de curiosidades, muitas informações valiosas para nosso conhecimento e cheia de surpresas, tanto para elas quanto para o leitor.
Cada uma das meninas, apesar de jovens, tem seus próprios ideias. Ana Carolina é bem altruísta, Rafaela sonha em escrever um livro e busca inspiração na viagem, Joana é a mais sensata e também uma boa ouvinte, e Camila é a mais divertida e bem humorada de todas elas. Em meio a viagem, podemos perceber como os personagens evoluem e crescem como pessoas, sendo através do conhecimento que adquirem durante a viagem ou seja através do relacionamento que se estreita entre eles.
Para todos aqueles que apreciam uma história dentro da História, que tem curiosidade para saber mais sobre a Amazônia, que morrem de preguiça daquele professor chato de História ou Geografia com aquela lenga lenga que ele chama de aula, e acima de tudo que consideram a leitura uma grande viagem, pare o que está fazendo, agora, e vá ler esse livro.
Já disse algumas vezes que eu amo História e depois de ter lido "Amazônia", parei pra pensar se fui eu que não prestei atenção às aulas, ou se foram os professores que não tiveram uma forma de explicar de um jeito tão detalhado, fácil de entender e super gostoso de se ler sobre o Amazonas, suas características, a cultura, a comida típica, os habitantes locais e seus costumes, as questões sociais e políticas que são enfrentadas pela população, as lendas, o turismo e etc, como a autora conseguiu descrever aqui.
O foco principal é a descrição da região do Amazonas, e com uma narrativa leve, fluída e super gostosa, a autora conduz a história que é uma verdadeira aula, digna de reverências, e acharia mais do que justo que as escolas do Brasil, tanto as públicas quanto as particulares, adotassem o livro a fim de fazer com que os alunos lessem para, além de embarcarem numa história com personagens super cativantes a quem qualquer um pode se identificar, ainda aprendessem sobre a Amazônia de um jeito fantástico, como se a visita fosse feita por quem lê.
"Amazônia - Um caminho para um sonho" é um livro que pode ser resumido em uma palavra: Necessário.
É um livro que além de muito didático, pois traz uma riqueza enorme de detalhes sobre o norte do país mas que infelizmente muitos desconhecem por preconceito ou ignorância, ainda deixa a mensagem clara de que sonhos podem se tornar realidade, basta corrermos atrás, sem medo, do que tanto queremos.

Juli.ana 07/06/2013

Um livro de amizade e conhecimento
Quando comecei a ler Amazônia, logo me identifiquei com aquela frase clichê que diz que: “quem ler viaja”, porque é isso que fazemos com essa leitura. Viajamos para a Amazônia juntamente com quatro jovens amigas, Joana, Camila, Ana Carolina, Rafaela e o tio de Joana, Daniel.
Conhecemos lugares, pessoas, a nossa história... Somos despertados para questões que estão em pauta: desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, responsabilidade social. Nos embrenhamos no meio das emoções de Rafaela, seus medos, seus sonhos e conquistas.
Rimos com a personalidade única de Camila, nos admiramos da sabedoria de Ana Carolina e nos apaixonamos pouco a pouco pelo Daniel. Sem falar da culinária exótica e apetitosa, que nos enche a boca d’água só de imaginar...
Nesse livro a história de uma parte do nosso Brasil é contada de forma tão leve que queremos saber mais e conhecer mais. Questões como colonização, revoltas, lendas, são contadas de forma a nos abrir os olhos e coisas que estão ali, a nossa vista, finalmente ganham significado. É um livro de amizade e amor pelo próximo, pela natureza e pelo Brasil.

(Quer saber mais? Leia no blog Reticências...)

Driely Meira 09/05/2013

Amazônia, um caminho para o sonho
Quem pensa que a Amazônia é só mato, e Manaus uma cidadezinha minúscula no meio da selva está totalmente errado. Sim, no Amazonas está a maior floresta tropical do mundo, mas isto não significa que não haja nada mais no estado todo, que é o maior estado do Brasil. As cidades podem até ficar no meio da floresta, mas há milhares de pessoas vivendo lá, e há muitas coisas bonitas por lá também.

O livro tem uma história super interessante. Não sabia praticamente nada sobe a Amazônia, mas quanto mais fui lendo o livro, mais fui aprendendo. A autora conseguiu escrever uma história que prendesse o leitor, e ao mesmo tempo, que ensinasse o que a maioria das pessoas não faz idéia: a história da floresta Amazônica, e como surgiram os costumes do lugar.

Com personagens maravilhosos, impossíveis de esquecer, a autora mostra a história de Rafaela, uma futura escritora sonhadora; Ana Carolina, Camila, Joana, e Daniel. Confesso que quando comecei a ler o livro, não sabia se ele seria apenas uma história de viajantes, ou se estaria mais para o lado didático. Agora percebo que o livro é uma mistura disso tudo: romance, aventura, história, cultura; tudo isso nas maravilhosas páginas de Amazônia, um caminho para o sonho.

Lendo Amazônia, aprendi muitas coisas, e não só coisas como os costumes, fatos importantes e a história das cidades, mas também que devemos seguir nossos sonhos, por mais que eles pareçam difíceis, e por mais que os obstáculos sejam enormes. Rafaela tinha muitas preocupações, mas correu atrás de seus sonhos.

Nunca havia pensado em visitar a Amazônia, principalmente porque odeio insetos *-*
Mas ao ler Amazônia, um caminho para o sonho, fiquei muito curiosa para conhecer um lugar diferente, que perdeu muita coisa preciosa no passado, e um fenômeno que eu quero muito ver, e que é mencionado no livro, é o encontro das águas.

O final do livro é surpreendente. Não esperava que isso fosse acontecer, e não esperava ficar triste também, mesmo que tudo tenha dado certo, fiquei bem triste pelo o que aconteceu, mas ainda assim é um final maravilhoso, pois mostra que temos várias escolhas, vários caminhos, e que não podemos escolher aquele que não nos dá medo, e sim aquele ao qual vamos nos sentir melhor, e fazer a diferença, mesmo que isso nos assuste.

Carlos Magno 07/05/2013

Resenha Completa: http://cantinadolivro.blogspot.com.br/2013/05/resenha-amazonia-um-caminho-para-o-sonho.html

O livro "Amazônia - Um Caminho Para o Sonho" conta a história de quatro jovens amigas (Rafaela, Camila, Joana e Ana Carolina) que saem de sua zona de conforto em Ascurra (Santa Catarina) e embarcam numa boa e emocionante viagem turística à Amazônia Brasileira - como o nome do livro já sugere - desfrutando tudo de mais belo que exista ali. Elas estão acompanhadas por Daniel, tio de Joana que é professor de história e decide as seguir para aprimorar seus conhecimentos sobre o país.

Assim como ele, cada uma das amigas tinham seus motivos e objetivos próprios que impulsionaram essa viagem. O primeiro destaque perceptível foi a atração que Rafaela apresentou pelo tio de sua amiga, Daniel. Devido a longa diferença de idade, ela tenta não alimentar esse sentimento, mesmo achando que pode ser reciproco. Mas será mesmo que ele sente algo por ela? "Jogo que segue". Depois, a conjuntura de não haver um personagem principal de fato.

Apesar de muito parecidas, as amigas tem características marcantes em suas personalidades que são bem abordadas, trabalhadas e exploradas pela autora durante a trama. Rafaela, é a sonhadora. O que a motivou embarcar nessa viagem foi a busca por inspiração para escrever seu livro, o maior sonho de sua vida. Apesar de focada em seus objetivos, tem o medo como seu calcanhar de Aquiles. Ana Carolina é politicamente correta, sempre preocupada com o próximo. Pode-se dizer que ela é a "psicologa" particular da turma. Joana é mais pés no chão e inteligente das quatro. Viu seus pais morrerem num acidente e passou a morar com seu tio. Mas, confesso que delas, Camila é a minha favorita. Divertida, aventureira, dorminhoca, deu o ar irônico e engraçado da história. Confesso também que fiquei vidrado na história de Fordlândia, como tudo começou até como está atualmente. Foi a "parada histórica" deles que mais me agradou.

Rafa 18/04/2013

Amazônia: Um Caminho para o Sonho - M. C. Jachknee
Amazônia foi sem dúvida uma surpresa! Não se pode definir o enredo apenas como uma aventura de peregrinos curiosos, apenas como uma busca por um sonho ou como uma obra de ensinamentos didáticos, é uma mistura harmoniosa de todos estes temas.
Enquanto Rafaela (oops' minha xará :D) está em uma luta incessante para ter seu lugar no mundo e finalmente escrever seu livro, surge a paixonite por Daniel, tio de uma de suas melhores amigas, que também está participando da viagem. E enquanto a trama se desenvolve, vão se colocando fatos sobre a Amazônia e sua cultura tão sutilmente, que nem é possível perceber que é a mesma matéria que somos obrigados a decorar na escola. Sinceramente, só depois que terminei que fui perceber que muitos tópicos dos diálogos brilhantes entre os personagens, eram títulos nos meus livros de história (que por acaso eu nunca havia conseguido entender), para quem está estudando a colonização do Brasil, a industrialização, a Bella Epoque ou os projetos de Henry Ford, entre muitos outros conteúdos, Amazônia é uma salvação!

Mas voltando à história... Os cinco viajantes do Sul percorrem um caminho longo para conhecer toda a região, nessa parte vão aparecendo as lendas - incríveis -, e até mesmo um acontecimento bem "sobrenatural" envolvendo um amuleto famoso do local, o muiraquitã.

A Cultura dos lugares por onde passam sempre se torna tema das conversas diárias do quinteto, discussões inteligentes que vão além do que se pode enxergar e sempre ensinam alguma coisa (muitas coisas na verdade).
Sobre os personagens, Rafaela, como já dito anteriormente, é uma sonhadora calada mas que evolui bastante durante o livro. Ana Carolina é uma jovem doce e sábia, que sempre sabe o que dizer e pensa, na maioria das vezes, primeiro nos outros do que nela própria. Camila é uma aventureira brincalhona, sempre pronta para o que der e vier - isso quando não está dormindo. Joana é inteligente e crítica que, após a morte de seus pais (os pais de Ana morreram no mesmo acidente) vai morar com seu tio, Daniel. Daniel é tio de Joana (Aaah, minha nossa... Tá falando sério? Oo). Ele é um professor de história extremamente educado e inteligente (puxou a sobrinha ^.^), que tem uma queda por Rafaela >> e vice-e-versa.

A maior riqueza da obra, creio eu, está verdadeiramente na intensa quantidade de conhecimento que trás. A viagem é cheia de revelações, decisões importantes e até mesmo uma triste despedida. Quando acabei estava me sentindo como eles, já com saudade da terra em que passaram um bom bocado de tempo.
Deveria ser leitura obrigatória. Mas enfim, o que andam ensinando nas escolas hoje em dia?

É isso. Recomendadíssimo.
Ps.: Me apaixonei pela capa! Ela é ainda mais linda fisicamente, as cores parecem mais vivas e a sensação é de que se está olhando pela janela de um dos barcos que percorrem o Rio Amazonas.

Post completo em::

1 | 2 | 3 | 4 | 5