Amazônia

Amazônia M.C.Jachnkee

Resenhas - Amazônia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata 23/04/2012

" - Sem luta, os sonhos são só sonhos. Eu quero que o meu seja realidade."

Quando vi o título do livro me encantei, sabe o livro que te conquista só pelo nome? Foi isso que aconteceu comigo e Amazônia. Quando recebi o livro enviado pela autora a paixão foi maior ainda!! O livro tem uma história muito boa e uma lição de vida que até parece um clichê: Nunca desista dos seus sonhos!

Em Amazônia, um caminho para o sonho, somos levados por quatro adolescentes, acompanhados de um tio mais velho de uma delas a conhecer os pontos mais incríveis na nossa amazônia e da história que ela guarda! Cada passeio, cada local vizirado, como suco bebido, cada novo prato experimentado é descrito de uma forma tão precisa e completa que às vezes tive a impressão de já ter conhecido ou provado cada um deles!

As quatro amigas Joana, Rafaela, Ana Carolina e Camila, viajam junto com Daniel, tio de Joana e professor de história para conhecer a amazônia. Durante a viajem, as personagens, inclusive Daniel, nos apresentam um pouco da história de cada lugar que eles visitam. Nos mostram a importância efetiva daquela região para o nosso pais e inclusive a urgência na preservação e no desenvolvimento na mesma medida!

" - Já tentei convencer amigos para juntos lutarmos por uma Amazônia melhor e mais justa para nós, nossos filhos e nossos netos. Mas todos têm medo de acabarem iguais ao Chico Mendes, pois é assim que acabam as pessoas que resolvem mudar o que está errado aqui."(pág. 70)

As personagens são muito bem construídas e o enredo é muito bem desenvolvido contando inclusive com um início de romance que pelo que eu soube na blogosfera, haverá a continuação do livro no qual, eu espero, deve haver o desenrolar desse romance! Muitos conflitos aparecem na história sobre a busca dos sonhos que é o viés que permeia toda a história do livro, também o choque cultural sofrido por alguns personagens que fica bem evidente.

A linguagem utilizada é bem simples e de fácil compreensão e como já falei a descrição feita pela autora dos locais é perfeita, a gente tem realmente a impressão de já ter ido lá!! ler Amazônia, Um caminho para o Sonho é se apropriar um pouco do que é a realidade daquele povo, com todas as suas lutas, dificuldades, sabores, cheiros e lendas!!

"Algumas coisas não podem ser deixadas para o amanhã, pois o hoje é tudo o que se possui! Quem aprende isso consegue ser mais feliz!" (pág. 174)

Eu indico o livro para quem gosta de conhecer a história do nosso pais e quem deseja uma leitura leve, rápida e cheia de conteúdos!!

Então é isso! Eu espero que tenha gostado e não deixe de participar da promoção do TOP Comentarista de Abril, é só comentar e preencher o formulário AQUI.

Beijos e até Mais!!! ♥♥♥

Lua 21/04/2012

Amazônia - Um caminho para o (meu) sonho
A história conta a trajetória de quatro amigas e tio de uma delas pela bela Amazônia. Eles resolveram passar umas férias bem diferentes, passeando e conhecendo um pouco mais desse lugar tão sublime e sofrido que é a Amazônia. Nossos personagens são: Rafaela: aspirante a escritora. Ana Carolina: Calma e centrada. Camila: Alegre e extrovertida. Joana: Diria que é quase a mãe do grupo.(rs... refiro-me a sua mania de muitas vezes reclamar demais). E por fim o tio de Joana: Daniel: Inteligente e Carismático.
Durante o tempo que eles passam lá, conhecem lugares e históricos e histórias maravilhosas e triste ao mesmo tempo. Fazendo-as aprender um pouco mais sobre o lugar em que estavam e aprendendo a quebrar preconceitos e construir opiniões muito mais sólidas baseadas em um belo aprendizado.
A primeira cidade em que eles passam é: Manaus. Uma cidade grande, encravada no meio da floresta, e por morarem em uma cidade do interior, algumas das meninas se impressionam com o tamanho dela. Esperando encontrar indígenas e um lugar rústico, eles encontram pessoas tais como eles, que trabalham e tentam subir na vida tais como qualquer pessoas.
Ao fazer um turismo guiado por Daniel, elas conhecem os lugares mais lindos e históricos da bela Manaus, entre eles o próprio Teatro Amazonas, luxuoso e grande simbolo da pompa e riqueza do ciclo da borracha. E é lá que percebemos o quanto a nossa Rafaela sonha com um tal príncipe encantado....
A viagem não para por aí não... Passam pelo encontro das águas e viajam até Parintins e conhecem a família do amigo virtual de Camila(Maurício). Adorei as conversas que eles tiveram durante os poucos dias em que passaram lá. Além de conhecer mais um pouco sobre a "rivalidade" saudável dos moradores que se dividem entre: Os touros Caprichoso e Garantido!
A viajem continua rumo a Santarém, e de lá até a Fordlândia, onde passamos uma boa parte da história... fiquei impressionada com riqueza de informações! Lá encontraram pessoas boas que os levaram a conhecer um pouco daquele sonho frustrado do grande Gênio: Henry Ford. Maria Tereza, Dª Mamulina e o padre foram algumas dessas pessoas que apesar de serem apenas coadjuvantes deixaram um pouquinho de sua marca no livro. Não podemos esquecer também esquecer de Belém do Pará com sua culinária(assunto que me deixou com água na boca o livro todo!) e do famoso Teatro da Paz (que tenho muita vontade de conhecer), tão detalhado durante a leitura.
Depois dessa leitura que simplesmente amei, posso afirmar: é possível aprender e se divertir! Amazônia - Um caminho para o sonho é uma aula de história completa cheia de nuances de sentimento, princípios, sonhos e ideais. Aprendi muito com as palavras da Ana Carolina, e a mudança na personalidade de Rafaela me fez ver que muitas vezes existem rosas que só precisam de um pouco mais de água e carinho para desabrochar. Um livro que mistura história, mistério e romance (foi a unica coisa que senti falta). Além de ser maravilhoso. Indico a todos os que amem o seu país e que dão valor aos sonhos. Parabéns a Marli Carmem pela bela história, a pesquisa completa e a ótima escrita que nos proporciona uma leitura tão prazerosa e cheia de conteúdo!

Paloma Viricio 17/04/2012

Amazônia- Terra de encantos e mistérios
Por Paloma Viricio
Imagine passar duas semanas viajando pelo norte do Brasil e descobrindo além de histórias regionais maravilhosas, pessoas magníficas, comidas e lugares mais estupendos ainda. Se você imaginou e a aprovou a ideia, pode ler Amazônia-Um caminho para o sonho da M.C. Jachnkee sem medo. O livro é encantador e passa tantos ensinamentos que me senti renovada ao finalizar a leitura.

Cada personagem tem sua própria característica muito bem descrita pela autora e será certo afirmar que você irá se identificar com algum deles ou com todos um pouco. A obra mostra também, como facilmente as pessoas tem mania de julgar a cultura de outras regiões sem ao menos conhecê-la. Aponta as principais feridas do sistema político e social do local e ainda coloca em destaque assuntos polêmicos como a biopirataria, preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico cultural do norte. Você irá se deliciar com o conhecimento de diversos pratos típicos e bebidas que formam uma gastronomia super diversificada, como o povo brasileiro mostra realmente ser. Além disso, irá mostrar o valor da verdadeira amizade, o poder do amor e do próprio ser em mudar pensamentos, a vida e consequentemente o mundo. Por isso, não perca essa leitura por nada.

O trabalho Amazônia- Terra de encantos e mistérios de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Marcos 21/03/2012

Amazônia: um caminho para o sonho traz a história de 4 jovens amigas (Joana, Camila, Ana Carolina e Rafaela) e de Daniel (tio de Joana), todos da cidade de Ascurra - Santa Catarina, que resolvem fazer uma viagem até o Amazonas para conhecer melhor esta região brasileira. Ao longo de sua jornada, os personagens encontrarão histórias interessantíssimas e descobrirão boa parte da cultura e da diversidade do local. Daniel é professor de história e torna-se um dos guias dessa viagem e do livro. Ao passar pelos pontos históricos, têm-se uma descrição detalhada do seu passado e do seu papel social presente. Camila é a bem humorada do grupo, sempre fazendo piadas e levantando o astral da turma. Ana é a "cabeça", fazendo ótimas observações. Rafaela (meu personagem favorito do livro) sonha em ser escritora e evolui bastante ao longo da história. Joana é sempre muito esperta e funciona como um braço direito do tio.

Quer continuar a ler essa resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2012/03/resenha-amazonia-um-caminho-para-o.html

itsfepo 06/03/2012

Confesso que a primeira coisa que pensei ao ver o livro foi que ele teria uma história que me lembraria Chico Mendes, mas não, ele não se prendeu a isso e me surpreendeu, tornando-se um tesouro cultural que estará guardado em mim por muitos e muitos anos. A história é sobre amigos que fazem uma "peregrinação" pela Amazônia conhecendo cidades como Manaus, Parintins e Fordlândia. Mas quando digo conhecer, é no sentido literal da palavra. Eles conhecem tudo. História, lugares fascinantes e com certeza os costumes. - Sem deixar de esquecer: AS COMIDAS TÍPICAS.

Aprendi mais com esse livro sobre a Amazônia do que em todos os anos que estou na escola. São diversas informações sobre diversos assuntos. Geografia, história, biologia, entre outras disciplinas estão incluídas no meio de uma história de superação e crescimento pessoal. A linguagem em terceira pessoa criada pela autora é tanto informativa como inspiradora, é possível retirar do livro diversas frases que podem levantar o animo e dar felicidade à vida de alguém. É incrível. Se eu parasse para anotar todas as frases que mexeram comigo, eu quase escreveria o livro da Marli aqui, e esse não é o caso.

Como é citado no livro, é essencial ter um romance numa boa história e nessa, com certeza, não foi diferente. No meio de tanta cultura, Daniel e Rafaela - personagem que mais me identifiquei no livro - são os protagonistas de um amor muito bonito. Realmente palavras me faltam para descrevê-lo. Ele me lembrou o Telecurso, e bem, eu adorava assisti-lo. Enfim, pode não ser o livro que agrada todos os tipos de leitores, mas é o livro que todos deveriam ler, por seu valor cultural e pelo destaque do que é nosso. Do que é brasileiro. OBRIGADO MARLI por me enviar esse livro e que eu possa ajudá-la da mesma forma que me ajudou a dar valor as amizades e ao Brasil. Deem uma chance a esse livro e surpreendam-se!

Paty 24/02/2012

Confesso que esse livro me surpreendeu. Primeiro não se trata de uma dessas histórias que estamos acostumadas a ler, não é um livro de fantasia, ou drama, nem um suspense. É um livro que conta um pouco da história de uma parte do nosso Brasil, mas de uma forma diferente.
Eu li o livro em um dia e nas pausas que tive que fazer senti falta dos personagens, que são simples mas cheios de carisma. Eu me senti na Amazônia, e aprendi muito mais sobre essa região do que nas aulas que tive na escola( confesso que sempre detestei história rsrsr).

Uma idéia geral do livro:

Nossos personagens Joana, Camila, Ana Carolina, Rafaela e Daniel escolhem como roteiro de férias algumas cidades da Amazônia. Mas esse grupo de amigos não são apenas simples turistas, são viajantes em busca de mais conhecimentos sobre a história de uma parte tão importante do país: Amazônia.
Daniel, tio de Joana, é professor de história, e é ele que vai sugerindo ao grupo os pontos importantes das cidades visitada e explicando e esclarecendo as questões levantadas.
O livro tem uma história muito bacana e atraente que desperta nossa curiosidade, esclarece fatos históricos e apresenta lendas que são conhecidas apenas por moradores da região, tudo isso e mais um pouco sem se tornar maçante como as aulas de história da escola( se todo livro fosse como Amazônia
estudar história seria muito mais prazeroso,rsrsrs).
Mas o livro não é somente lendas e fatos históricos, também tem um romance bem leve e ingênuo, assim como o respeito e cuidado que o povo da região tem com a natureza e sua preservação, fala também dos valores da amizade.
A personagem que mais me chamou a atenção foi Rafaela que a princípio é uma personagem insegura e indecisa em suas escolhas, porém no desenvolvimento da trama ela cresce e amadurece com as experiências vividas na Amazônia.

Uma linda viagem pela Amazônia nos leva a conhecer um pouco mais da sua história, da sua cultura, presente e passado de uma forma muito agradável e gostosa. Leitura totalmente recomendada.

"...tudo o que pensamos com frequênciae acreditamos ser realidade torna-se real."pg22

" A floresta pra nós é sagrada."pg27

" Se a pessoa não quer ajudar a proteger a Amazônia, pelo menos não a destrua!"pg133

"Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois o hoje é tudo o que se possui.
Quem aprende isso consegue ser mais feliz."

Vanessa 22/02/2012

É tudo maravilhoso no livro, com uma estória encantadora que norteia a obra, a autora vai fornecendo ao leitor um universo riquíssimo e vasto de informações sobre a Amazônia.

A obra narra a estória de um grupo formado por quatro moças: Rafaela, Ana Carolina, Joana e Camila e um homem Daniel que viajam para Amazônia não como turistas, mas como exploradores de toda a cultura local que pudessem absorver.

O primeiro lugar que passam é Manaus, seguida por Parintis, depois Santarém - Fordlândia e, por fim, Belém.

Cada local vai sendo brilhantemente explorado pelo grupo, no que tange a cultura, a lenda, a culinária, a história, a geografia, enfim, o leitor entra em contato direto com a vida local e se transporta, ainda que momentaneamente, para cada um dos lugares visitados, tão a rica descrição dos mesmos.

A estória traz, ainda, uma bem construída observação do psicológico de cada uma das personagens. É possível conhecer os seus medos e fraquezas, os seus ideais, os seus sonhos. Enfim, é possível penetrar na alma das personagens e desvendar os seus mais profundos sentimentos, de maneiro sutil e apaixonante.

Não há como não falar do romance envolvendo Rafaela e Daniel. Uma estória de amor muito bem trabalhada por toda a obra e que vai se fortificando em cada dia que passam juntos, durante a viagem.

Rafaela, que em princípio demonstra-se uma personagem fraca e medrosa, vai se fortalecendo e fazendo florescer cada vez mais a sua grandeza interior e a sua garra em alcançar o seu objetivo: escrever um livro.

Para isso, contou com o apoio de suas amadas amigas e de seu amado "amigo" Daniel, sempre ao seu lado, encorajando-a e apoiando-a com muito mais que sua amizade, mas com a energia que somente o amor pode ofertar.

Também quero registrar os pequenos trechos de conversas por telefone entre Rafaela e sua mãe Giovanna, são poucos momentos estes, mas ricos para demonstrar toda a força e vivacidade que o amor entre mãe e filho são capazes de proporcionar.

Quero fazer um chamado aos governantes deste País, aos Professores, Diretores e aos Pais, para que voltem seus olhares para "AMAZÔNIA - Um Caminho Para o Sonho", pois a obra é um mundo de cultura e merece ser explorada.

Destaquei alguns pequenos trechos ilustrativos de todos os caminhos do conhecimento que é possível caminhar com a obra.

Arquitetura: ..."A pintura no teto foi feita pelo artista italiano Domenico de Angelis"... pág. 19

Direito: ..."O projeto Zona Franca de Manaus havia sido assinado pelo presidente Juscelino Kubistscheck em 1957"... pág. 23

Economia: ..."Na década de noventa, o então Presidente resolveu baixar impostos de importação"... pág. 33

Química: ..."Isso acontece por que a acidez que este rio possui em suas águas, acaba por matar a larvas"... pág. 35

História: ..."Manaus, em 1910, ainda vivia uma fase próspera por conta do elevado preço da borracha"... pág. 52

Gastronomia: ..."Caldeirada de Tucunaré. É um cozido com bastante água e tempero, tem cebola, pimentão, tomate, cheiro verde"... pág. 53

Língua Indígena: ..."Kaolin, na língua indígena, quer dizer Bela Jovem"... pág. 59

Geografia: ..."Finalmente estavam diante do indescritível encontro das águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro"... pág. 67

Política: ..."Os políticos são verdes porque precisam ser..." pág. 86

Mitologia: ..." O nome nióbio é uma homenagem à Deusa grega Níobe..." pág. 89

Folclore: ..."O bumba-meu-boi tem origem no nordeste com a morte e ressurreição de um boi'... pág. 98

Ecologia: ..."Imagine em quanto lixo acumulado no mundo as fraldas descartáveis se tornam"... pág. 105

Enfim, estes são apenas alguns exemplos bem resumidos de tudo que vocês encontraram na obra, por isso "AMAZÔNIA - Um Caminho Para o Sonho" é muito mais que um caminho para o sonho, é um caminho para o conhecimento, para a cultura, para descoberta de um mundo novo e para a busca de uma vida melhor.

..."A vida era um livro que ainda não havia sido escrito"... M. C. Jachnkee

Eloo 21/02/2012

Amazônia, um caminho para o Sonho
Para começar, eu diria que esse livro foi a melhor aula de História que eu já tive, em quatro dias eu aprendi mais do que eu aprendi em um mês, ou ate mais, na escola.

O livro fala sobre quatro garotas, Camila, que fica encarregada de dar humor ao livro em suas brincadeiras, Ana Carolina, que é como se fosse uma pensadora, sempre dizendo coisas lindas, Rafaela, que tem como sonho ser escritora, e Joana, que é muito esperta. Ah, e claro, tem o Daniel, tio de Joana, que é professor de História, e nessa aventura, o guia turístico das meninas.
Os cinco passaram por Manaus, Parintins, Santarém, Fordlândia, e finalizando em Belém. Em cada cidade que eles passam, vão aprendendo mais sobre a historia dela, e ao final dessa aventura, voltam “renovados”, olhando o Brasil com outros olhos, inclusive, aquela parte do Brasil.

O personagem que mais gostei, foi da Camila, achei ela muito legal, sempre alegra, disposta a fazer brincadeiras de todos e tudo. Mas, me identifiquei mais com Rafaela, com o jeito tímido dela, como os pequenos medos a abalavam tanto... Se o nome fosse Eloysa eu diria que esse personagem foi criado para mim, rsrsr.

Como disse ali em cima, esse livro foi uma verdadeira aula de História, aprendi muito sobre as cidades que as meninas passaram, e, fiquei imaginando os monumentos, os teatros e tudo mais citado. Deu para ver que a autora estudou muito, pesquisou muito, porque a forma que ela descreveu, foi incrível, você fechava os olhos e podia ver a Amazônia.
A estória é ótima, mas, para mim, faltou romance, nisso, o livro deixou muito a desejar... E também as folhas brancas, parece que a leitura não rende, você demora o dobro de tempo para ler, mas, isso é da Editora, cada uma tem uma “técnica” para publicações. rsrs

Vale lembrar que recomendo muito esse livro!! :D

Nica 19/02/2012

Uma viagem incrível ao topo do nosso país
"(...) tudo o que pensamos com frequência e acreditamos ser realidade torna-se real. Os sonhos se realizam por mais impossíveis que possam parecer! Bastava acreditar e entregar-se ao momento."

Como falar de um livro mágico e envolvente? Como passar para vocês o que senti ao ler esse livro? Como deixar de dizer que aprendi muito sobre a minha História, sobre a História do meu País? Como não dizer que esse livro foi, de certa maneira, "um tapa na cara" no que diz respeito a busca e a realização de nossos sonhos? Amazônia - Um Caminho Para o Sonho é um livro surpreendente! Estou mesmerizada ainda...
A autora Marli Jachnkee consegue nos fazer viajar, literalmente, a Amazônia e suas belezas, nos faz conhecer mais sobre o nossa própria história e mais, nos faz refletir sobre os acontecimentos desde a descoberta do Brasil até os dias de hoje, tratando de temas importantíssimos como Biodiversidade, Sustentabilidade e Biopirataria.

"A floresta para nós é sagrada. (...) Ela oferece tudo o que nós precisamos para sobreviver, não há motivo para tirar mais dela."

O livro conta a história de quatro amigas e o tio de uma delas (Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel) que embarcam em uma viagem histórica a Amazônia, uma viagem de descobertas pessoais e culturais. Mas aqueles que pensam que o livro é um romance, eu devo discordar! O livro tem sim pitadas de romance, entre Rafaela (que acaba se tornando a personagem principal) e Daniel (o tio bonitão e inteligente de Joana), mas está longe de ser um romance mamão com açúcar. Nossas personagens vão em busca de descobrir seus lugares nesse mundo, de desvendarem qual o propósito de cada um nessa vida e quais os caminhos que essas escolhas e descobertas podem levá-los!

"Ela aprendera, na pele, que errar é humano, reconhecer o erro e tentar ser melhor, também!"

Coadjuvante aos conflitos e emoções vividas por essas maravilhosas personagens, encontramos a linda Amazônia, onde encontramos a maior Floresta Nacional ainda existente (ou melhor, resistente). Rafaela e seus amigos nos levam a uma incrível viagem de descoberta dessa nossa riqueza natural, nos faz conhecer mais sobre alguns lugares históricos e turísticos, como a festa de Parintins, a Fordlândia, a discrepante civilização da cidade grande Manaus e, por fim, Belém, palco de uma das grandes revoltas nortistas, a Cabanagem.

"O Bumbódromo tem o formato da cabeça de um boi estilizada - explicou o parintinense. Azul para um lado, vermelho para outro. Caprichoso e Garantido."

Amazônia - Um Caminho Para o Sonho é um livro maravilhoso, que deveria ser leitura obrigatória em nossas escolas! Não só pela aula de História que nos é ministrada indiretamente - o que deve ter dado um "trabalho" a nossa querida autora bem como uma alegria extasiante ao pesquisar e descobrir sua própria história -, mas pelas lições de vida que podemos encontrar nele. Eu mais do que recomendo!

Parabéns Marli! Seu livro é MARAVILHOSO! Uma viagem incrível a nossa História!

"Tudo que acontece em nossas vidas traz consigo uma lição. Devemos aprendê-la para que o que aconteceu não tenha sido em vão."

Cesar 13/02/2012

Um passeio sem pressa de acabar
O leitor que aventurar-se pelas páginas de “Amazônia, um caminho para o sonho”, será contemplado com uma dinâmica aula de história e aspectos geográficos da maior floresta do planeta. Talvez frustrem-se um pouco os apreciadores do tradicional estilo “água com açúcar”, já que os personagens principais, em clima de férias e descontração total, são superficialmente analisados e pouco determinantes na narrativa. Particularmente, não acho isso um sacrilégio, pois o resultado final da obra produz uma gama de conhecimentos e amor pela pátria sem par.
Em doses suaves e equilibradas, encontramos, entre tantos diálogos informais, críticas bastante oportunas aos detentores do poder administrativo e econômico no país, e isso foi para mim um fator determinante para fazer deste, um dos livros carinhosamente inseridos à minha estante.

“...Mas todos têm medo de acabarem iguais ao Chico Mendes, pois é assim que acabam as pessoas que resolvem mudar o que está errado por aqui. Cada vez que uma moto-serra canta, as árvores choram, porque não estão apenas matando mais uma irmã, mas também os segredos da floresta.”

“... Mas ele simplesmente não quer ajudar. Disse que vai pensar no assunto e prometeu fazer alguma coisa. Mas vocês sabem, promessa de político não é válida!”

Da mesma forma, ao longo da narrativa, Marli presta justas homenagens à nação indígena, raça covardemente massacrada ao longo do processo colonizador brasileiro:

“ –Eu estava pensando... no início, aqui existiam apenas índios, daí veio o colonizador europeu e quis a todo custo explorar esta terra maravilhosa em busca de suas riquezas. Eles eram gananciosos e egoístas, não pensaram na vida dos que aqui viviam e nem na vida da floresta – comentou Rafaela triste. –Dizimaram o povo indígena sem dó nem piedade e roubaram a riqueza deles.”

Á medida que o livro vai aproximando-se do final, apesar dos dramas pessoais dos personagens estarem em segundo plano, comecei a me sentir íntimo de cada um deles, o que demonstra a habilidade e lucidez da autora ao constituir a sua trama de forma tão particular, sem prender-se a modismos literários. Ao perceber que o passeio de barco pela Amazônia chegava ao fim, senti um certo aperto no peito, com uma tênue esperança de que o trajeto se espichasse mais um pouco, para que eu pudesse conviver algum tempo mais com aquele simpático grupo e expandir o meu conhecimento sobre nosso belo país.

@leitoraincomum 12/02/2012

Uma viagem incrível
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Desde quando iniciei o blog que tinha vontade de ler esse livro, por isso fiquei imensamente feliz quando a Helana do In The Sky, me fez o convite para participar do Book Tour.

Preciso começar ressaltando, que a minha admiração pela Marli já era imensa, pela coragem de escrever sobre a nossa Amazônia, que muitos ouvem falar, mas poucos realmente conhecem de verdade.
Com uma escrita leve e uma pitada de romantismo, viajamos pela linda Amazônia com seus cinco protagonistas: Ana Carolina, Camila, Joana, Rafaela e Daniel (tio de Joana). Mas se engana quem acha que eles são meros turistas, são autênticos viajantes em busca de descobertas sobre a cultura desse rico lugar.
A Rafaela, que pra mim durante a leitura se tornou a principal personagem, foi em busca de inspiração para concretizar seu sonho: escrever um livro. Mas durante a viagem, ela percebe que os caminhos não são tão simples como ela sonhara e que precisa superar sua insegurança e seus medos para transformar esse sonho, e outros, em realidade.
Ana Carolina, é uma personagem envolvente e encantadora, por sempre dizer as coisas certas. Eu sempre que virava uma página, esperava encontrá-la por lá, com seus sábios pensamentos quando algum personagem precisava. Ela é daquelas pessoas que aprende com tudo, e procura partilhar as suas descobertas.
No livro, pude descobrir histórias sobre a Amazônia que eu nunca cheguei nem perto de conhecer durante a minha vida escolar, como por exemplo a forte ligação de Henry Ford com esse pedaço do Brasil e, as tantas explorações que esse povo sofreu durantes os séculos além daquelas que alguns de nós já conhecemos bem que é a escravidão.
Claro que um livro desse não vem nos falar apenas das tristezas, por isso é cheio de informação sobre as tradições e a cultura loca, como as comidas, o folclore e as demais tradições.
Como disse, tem uma pitada de romance, mas não é esse o foco do livro. Com certeza esse é um livro em que seu título já transmite ao leitor exatamente o que esperar em suas páginas.
Com certeza, Amazônia - Um caminho para o sonho é uma viagem inesquecível que você também precisa fazer e por isso recomendo que adicione ele em suas metas de leitura.

Os mundos dentro dos livros 07/02/2012

Resenha do livro Amazônia: Um caminho para o sonho

Posso definir esse livro com uma única palavra: “viagem”.
Através dele o leitor na companhia de Daniel, Ana Carolina, Joana, Camila e Rafaela conhecem a história, dificuldades e a vida das pessoas que vivem nos locais por onde passam. Esses lugares são Manaus, Belém, Parintins e Fordlândia.
Nesses lugares conhecem sobre a vida dos ribeirinhos, amazonas, e pessoas como Maria Tereza que deixam uma significativa marca em suas vidas.
Aprendemos sobre biopirataria e tentamos, junto com os personagens, descobrir uma forma de acabar com as maldades feitas contra a natureza.

- É um romance? – perguntou uma voz masculina, tirando Rafaela de seus pensamentos secretos. Era Daniel, que ao ver que ela havia parado de escrever, resolveu se aproximar para tentar uma conversa.

...

- Eu acho que seria interessante se tivesse um romance na sua história. Com certeza os leitores agradeceriam. – sugeriu ele com os olhos na imensidão do céu amazônico.
- Por que? – perguntou ela com o olhar distante.
- Porque no fundo, todos os leitores gostam de um romance. Sua história pode ter aventura, drama, o que você quiser, mas se não tiver um ar de romance, não será o mesmo. – disse ele deixando-a pensando naquele assunto pelo resto da tarde de domingo. (Pág. 164 e 165)

Faço minhas as palavras do personagem Daniel. Um livro sem romance é como um corpo sem alma. A autora soube muito bem como juntar romance, história e amizade em um texto convidativo e instrutivo.
Esse é um livro para se ler devagar, absorvendo tudo que ele pode nos ensinar. Garanto que antes de chegar á última página o leitor sentirá, assim como eu senti, uma imensa vontade de passar pelos mesmos lugares onde os personagens passaram e conhecer pessoas que mudaram suas vidas.

Janaina.Granado 02/02/2012

Amazônia - Um Caminho para o Sonho
Amazônia - Um caminho para o sonho conta a viagem de Daniel e sua sobrinha Joana e suas amigas Rafaela, Ana Carolina e Camila. Eles são de Santa Catarina da cidade de Ascurra, e fazem a viagem para conhecer a Amazônia.

Rafaela tem o sonho de escrever um livro e busca nessa viagem a inspiração necessária. Logo no começo da história a gente fica conhecendo um pouco mais desse imenso estado que faz parte de nosso querido Brasil, o porque de Manaus se chamar Manaus, ficamos conhecendo mais sobre a "biopirataria", uma prática comum na Amazônia, coisa que não deveria acontecer jamais.

Entre fatos tristes, eles visitam pontos turísticos, teatro, biblioteca, foi uma viagem maravilhosa, conhecer lendas, outros costumes. Eu gostaria de ter essa oportunidade um dia, de conhecer outro estado, outras cidades, pensar que no nosso país, existem tantas culturas, diferentes sabores, o brasileiro antes de visitar outros países deveria explorar mais o Brasil, existem tantas coisas belas por aqui, não estou dizendo que nos outros países não existam coisas belas também, mas nós como brasileiros deveríamos dar o exemplo.

Depois de conhecer Manaus, eles seguem para Parintins (terra do boi-bumbá), eles fazem essa viagem de barco junto com Seu Raimundo, um homem simples, cheio de amor pela floresta Amazônica.

Nessa viagem eles presenciam o encontro das águas entre Rio Negro e Rio Solimões, deve ser um espetáculo maravilhoso presenciar esse fenômeno.
Chegando em Parintins, eles ficam conhecendo a história dos boi-bumbás, conhecem o bumbódromo, local onde é realizada essa festa folclórica.

Na medida em que avançava a leitura me surpreendia mais com as histórias da Amazonas, estado esse que eu conhecia tão pouco. Marli foi excepcional em seu estudo para a conclusão desse livro, não foi uma leitura qualquer de ficção, foi de ensinamento sobre a cultura do Amazonas.

Marli eu te sugiro que você escreva outros livros sobre outros estados do Brasil, eu adoraria conhecer um pouco mais de cada pedacinho do nosso país.

A leitura foi leve, gostosa, encantadora, romântica, me deu vontade de conhecer mais o Brasil, e sair do "mundo" em que eu vivo e desfrutar de muitas histórias que existem nesse imenso Brasil.

Os personagens:

Ana Carolina uma menina que apesar de ter perdido os pais e a irmã em um acidente, se mostra firme, forte e meiga, aprendeu com as dificuldades da vida. E teve momentos no livro em que essa mocinha me deixou com o coração apertado.

Rafaela criada sem pai, me identifiquei muito com ela. Parece que não, mas no fundo ela é uma menina forte, só precisa ser mais segura sobre suas decisões, não se deixar levar pela tristeza, pessoas vão e vem, amigos se forem verdadeiros estarão para sempre conosco, mesmo que em pensamento.

Camila é a brincalhona da turma, tudo para ela é farra, parece que não leva nada a sério. Mas é uma garota trabalhadora, esperta, inteligente.

Joana sobrinha de Daniel (o único homem da viagem), não consegui captar muito da personalidade de Joana, me pareceu uma menina mais séria que as outras, tipo a conselheira da turma.

Daniel o "tio" encantador, inteligente, foi praticamente o guia turístico das meninas.

Adorei saber mais sobre a cidade Fordlândia, eu não sabia nada sobre a cidade, gostei de Maria Tereza, uma moça batalhadora que lutava para sustentar o filho sozinha.

Marli obrigada por ter me proporcionado o prazer dessa leitura, gostei demais, você está de parabéns. Obrigada também pela confiança em nossa parceria, estou ansiosa pelo próximo volume, e também por outros livros, outras histórias. Você tem tudo para fazer muito sucesso, sabe agregar, conhecimento, ficção, romance tudo na medida certa.

Leandro | @obibliofilo_ 29/01/2012

Este livro deveria ser leitura obrigatória em todas escolas. É um livro cheio de cultura e que ao mesmo tempo, possui uma estória incrível. Realmente, este livro pode ser considerado uma preciosidade brasileira. A autora conseguiu narrar de uma maneira singela, culturas, lendas, costumes, entres outros detalhes de uma determinada parte do país. E ainda acrescentou uma boa pitada de romance!

"Em 'Amazônia- um caminho para o sonho', os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama."

Para continuar lendo, acesse: www.leandro-de-lira.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5