Amazônia

Amazônia M.C.Jachnkee

Resenhas - Amazônia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kéziah Raiol 22/01/2012

Enquanto você sonha e luta por seus sonhos, muitos estão, neste exato momento, enchendo a cara numa esquina qualquer. São jovens que poderiam ser tudo, mas só pensam em ser o que seus amigos querem que sejam. - Página 41

Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel. Cinco pessoas em busca de respostas, em busca de um novo motivo para viver, em busca de seus sonhos, saindo da rotina de sua pequena cidade, para conhecer tudo que a Amazônia pode oferecer.

Rafaela: Tímida, sonhadora e medrosa. Acha que ninguém a ama, e que não é capaz de nada. Será que seus pensamentos vão ser diferentes após a grande aventura pela Amazônia?

Camila: Brincalhona, palhaça e sincera. Tem o dom de alegrar qualquer um ao seu redor, transformando a vida em uma enorme brincadeira de criança.

Ana Carolina: Sábia, conselheira e verdadeira. Aquela que sempre tem a resposta certa e sabe usa-la no momento certo. Em especial foi a Amazônia em busca de melhoras, não só para sua vida, mas para a vida do seu próximo.

Joana: Responsável, meiga e carinhosa. É a mãezona do grupo, sempre cuidando de todas, principalmente de Camila, que tem um probleminha sério com a preguiça.

Daniel: Sedutor, Carismático e inteligente. É o mais velho do grupo (Tio de Joana), sendo sempre o mais cuidadoso com todas, em especial com Rafaela, que desde que a vira sentiu algo diferente e arrebatador. Que fim terá esse sentimento confuso?

Você já parou para pensar em todos os segredos contidos na Amazônia? Com certeza não.
A Amazônia é um lugar cheio de mistérios, histórias e lendas. Incontestáveis patrimônios históricos, e inúmeras riquezas.
Em Amazônia, um caminho para o sonho você embarca em um voo com destino ao paraíso, onde você encontrará no fundo da sua imaginação, lugares lindos, cenários quentes e deslumbrantes, você descobrira o verdadeiro valor da amizade, e do amor ao próximo, você se apaixonara por um povo acolhedor, amoroso, cheiro de riquezas e uma cultura extremamente rica.

O livro quebra uma antiga história: Na Amazônia, não temos jacarés de estimação, temos assim como vocês cachorros, gatos, coelhos (No máximo um macaco, rs). Somos um povo civilizado que assim como vocês sonham, prezam pelo conforto, sentem, tem medos, com um único diferencial, temos como quintal a rica e esplendorosa Amazônia.

Tudo que você sabe, ou acha que sabe sobre a história da Amazônia, terá um novo e maravilhoso sentido após a leitura, nele você conhecerá a Amazônia dos índios, dos mulatos, dos cafuzos, dos mamelucos e dos caboclos, e descobri também uma Amazônia de sonhos, desejos e vontades.

Isso lembrou-me o seguinte trecho do livro:

''Hoje eu vou viajar para Amazônia com os amigos.
Ah, se vou!
Lá eu vou!
Terro do sol, dos Barões; da luta incansável de Ajuricaba.
Terra de um verde da cor do ouro.
Oh, Amazônia, meu tesouro!
Cobiça de empresários que queriam sua borracha.
Cobiça dos que querem sua biodiversidade, sua liberdade,.
Terra de índio, do caboclo, do mulato, do cafuzo e do mameluco.
Terra de quem sabe amar, de quem tem sabedoria para preservar.
Terra do índio, do caboclo, do mulato, do cafuzo e do mameluco.
Terra minha, terra sua.
Terra para quem sabe amar a terra.''

- Camila

Um história envolvente e prazerosa, onde o leitor mergulhará no vasto mundo Amazônico, conhecerá culturas e lugares diferentes, se apaixonará e se identificará com os personagens.
Você aprenderá muito com esse livro, considero Marli como uma grande professora, pois ela consegue explicar todo contexto histórico da forma mais simples, deixando-nos com um gostinho de quero mais. E com uma saudade enorme das aventuras que ali viveram, e de grandes personagens. Um pergunta paira no ar, após você ler o livro: Até onde você chegaria para realizar seu sonho?

Kéziah Raiol 28/01/2012minha estante
Parabéns pelo livro Marli, adorei lê-lo.

Gisele Galindo 20/01/2012

Uma nova linguagem
Mais um livro nacional de qualidade. É assim que inicio esta resenha.

M.C.Jachnkee, leva o leitor a navegar pelas águas, sonhos, lendas e histórias da Amazônia. Além de passar todo seu conhecimento adquirido sobre a cultura e costumes de quem lá vive.

Apesar do grupo de amigas e do tio Daniel possuírem certas histórias mescladas a narrativa do conhecimento sobre a Amazônia, ficam muito em segundo plano. O que me deixou um tanto revoltada por uma das histórias não se concretizar. Entendo que, Marli, quis passar toda a beleza existente naquela parte do país, mas realmente senti falta de algo mais consistente em certa parte (romântica) que o livro se propunha, mas entendo o ponto de vista da autora. Foi mais uma questão pessoal mesmo, acredito.

O grupo de personagens trabalhado por M.C., se constituiu de seres humanos evoluídos, pelo menos foi a isso que me apeguei, pois as conversas e pensamentos não eram simples ou banais. Sempre, SEMPRE, eram altruístas, engajadas e filosóficas. O que pode parecer chato em certos momentos, mas quando se compreende a quê a autora se prendeu para escrever, a leitura se torna um conhecimento.

Existem muitos trechos de histórias, lendas e curiosidades quanto às cidades e lugares por onde os personagens passam. Por isso, considero o livro algo mais voltado para a área do turismo, apesar das histórias paralelas de cada personagem.

O curioso, quanto à narrativa, foi que acabei identificando outro personagem na narração, porque a voz narrativa não apenas narrava a história, mas opinava também quanto a tudo, continuando pensamentos e falas de personagens. Esse ponto, confesso, no começo foi meio estranho para mim, não havia até o momento, lido um livro com esse tipo de voz tão ativa, se posso assim dizer.

Fica evidente a convivência que a autora teve durante sua pesquisa na região, percebe-se a presença de M.C. em muitos trechos do livro.

Na parte técnica, apenas encontrei alguns erros de digitação, porém nada que atrapalhasse a leitura.

Agradeço a M.C.Jachnkee por essa obra brasileiríssima e por proporcionar que eu expandisse um pouco mais minha linha de leitura.

Agora é pessoal: Marli, como pôde? Como pôde não finalizar aquela parte???? Quase enlouqueci, hunf!

SPOILER

Dica para a autora: Escreva outro livro só com as histórias das meninas e do Daniel. Dê continuidade deles em Ascurra e, pelo amor, termine a história da Rafa com o Dani!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FIM DO SPOILER

E DA RESENHA

Helana O'hara 15/01/2012

Amazônia.
Devo dizer a você caro leitor que estou sendo abençoada com mais um excelente livro de nossos autores nacionais. Marli C. Jachnkee nos leva a uma viajem divina pela Amazônia, mostrando um lugar muito diferente daquilo que imaginamos várias vezes.
Joana, Camila, Ana Carolina, Rafaela e tendo como guia Daniel, tio de Joana, são os protagonistas dessa história na Amazônia. Eles saem de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina para aventurar-se em um lugar totalmente diferente de suas realidades.
No meio da viagem deles entre personagens que eles vão conhecendo ao longo dela você tem uma verdadeira aula de História do Brasil, coisas que você estudou e pode até não se lembrar. Detalhes até que seu professor não mencionou.

Amazônia mistura um pouco de ficção e realidade. Ficção na viagem do grupo, mergulhando de cabeça em uma aventura na Amazônia. Uma sutil paquera entre Rafaela e Daniel, os sonhos de cada um deles. E realidade, a biopirataria existe, Fordlândia é muito mais que uma cidade fantasma, existe sim muita gente que vive precariamente. E sim temos que cuidar de nossas Florestas.

Marli usou toda a viagem do grupo de um jeito fantástico para contar um pouco da história que existe por aquelas Terras. Suas lendas, um pouco rico em cultura e pra mim o que me chamou mais atenção aquelas cidades pequenas ou grandes são museus a céu aberto – mostrando que não precisamos correr para fora do Brasil para visitar belos lugares e ter belas lendas.

O livro todo me prendeu muito, porém, o que me chamou maior atenção foi a parte de Fordlândia, é muito difícil acreditar que existe um lugar meio abandonado em nosso País, em certo ponto revoltante.
A leitura é muito gostosa – principalmente se você é um amante de histórias. Torci muito pelo romance de Rafaela e Daniel – eu me vi nessa moça, parecia que era eu que estava na pela dela, sou exatamente como a Rafa, cheia de medos e inseguranças.

Outra coisa que me chamou atenção no livro e que a autora enfatizou muito foi a questão das amizades verdadeiras. Amizades puras e verdadeiras são como família e se você cuidar são para sempre.

“Tudo que acontece em nossas vidas traz consigo uma lição. Devemos aprendê-la para o que aconteceu não tenha sido em vão”
Pág 175

Me impressionei com o livro, desejo de todo meu coração que Marli C. Jachnkee escreva outras tantas obras maravilhosas quanto esta.

Nanda Meireles 01/01/2012

O livro da Marli veio parar em minhas mãos pela minha amiga-irmã Marcinha do Blog Apaixonada Por livros. Confesso que quando li a sinopse fiquei meio insegura, sou do tipo que não consegue ler NADA se a história não me convencer. E me comprometer a ler algo assim tão inesperado, tão diferente, poderia ser complicado... Se a autora não usasse exatamente os mesmos adjetivos para compor uma trama envolvente e deliciosa!

Em Amazônia conhecemos Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel (claro!) que embarcam rumo a região Norte numa jornada repleta de descobertas. Rafaela tenta encontrar inspiração para compor seu livro, enquanto se vê dividida entre os cenários fantásticos e a atração irresistível pelo tio de sua amiga Joana, o sensual Daniel.

Cada página nos prende ao irmos conhecendo melhor os personagens e acompanhando suas mudanças.

Com muita sensibilidade, originalidade e ousadia, Marli nos apresenta um lado inexplorado de uma terra rica e infelizmente subestimada.

Com um desfecho inteligente e instigante, o término da leitura de Amazônia nos cativa no delicioso desejo por mais!

Parabéns, Marli. Foi uma honra conhecer seu trabalho ;)

Amy 14/12/2011

[Parceria]
Em meio a tantos blogs encontrei o blog de Marli, visitava constantemente… acabei presenteando-a com uma resenha do blog dela aqui no Macchiato. Um dia ela abriu para parcerias e fui correndo me inscrever. Pois estava louca pra ler o livro dela. Pois me chamou bastante atenção.
Desde que conheci um amigo que morou lá fiquei encantada com as histórias sobre Manaus e Parintins.
[Diagramação]
É muito confortável. Uma letra que não enjoa nem um pouquinho. Não há ilustrações nas páginas, mas quando se lê vai criando ótimas imagens dos locais onde as meninas visitam. Ele veio com um marcador do livro e uns mimos dados pela autora o qual eu fiquei apaixonada. E não menos importante, veio com uma dedicatória fofíssima também. *-* Obrigada, Marli!
[Temática]
Me chamou bastante atenção. Por mais que as meninas estejam à passeio. A curiosidade de perguntar tudo que está ao alcance é algo que eu confesso que eu não faço quando vou viajar (o que geralmente acontece quando eu estou cansada da vida de cidade grande e me enfio numa calmaria e tranquilidade de dar inveja), principalmente a guias turísticos, pois tenho eu sério problema com eles. A mecanização de falar sobre aquele lugar me assusta (confissão da resenhista acaba por aqui). Como elas visitam várias cidades como Manaus, Parintins, Fordlândia, Belém… tudo é milimetricamente citado. Todas as referências e pontos turísticos são muito próximos. A autora diz que foi uma longa pesquisa. Mas posso dizer mesmo que não tenha ido (ainda, porque provavelmente após ler sobre, fiquei encantada em conhecer) acreditei na trama e até acho que Marli conseguiu fazer com que todos que leem. Sentem-se presentes naqueles momentos mágicos onde tudo é passível de experimentação.
[Personagens]
Não é uma trama onde um só se destaca. Porém alguns se desenvolvem bem mais do que os outros. Isso é interessante de se trabalhar porque estamos acostumados com um protagonista. E em Amazônia – Um Caminho para o Sonho os protagonistas são todos os personagens têm sua voz sobre assuntos variados.
Camila – é a minha personificação. Fiquei assustada com os trejeitos e hábitos dessa garota de Ascurra. Meio brincalhona, sarrista, dorminhoca (ou melhor totalmente dorminhoca). Adora chuva e adora cantar por aí. (quem me conhece sabe do que eu estou falando).
Rafaela – é cativante. Ao primeiro momento tudo indica que é a menos madura do livro e vai sofrendo alterações que fazem com que o leitor admire-a pela sua vontade e pela sua paixão por literatura.
Joana – não tem muitos discursos, é a que menos aparece durante o livro.
Ana Carolina – é corajosa, do meio pro fim toma uma decisão importante na vida dela. A viagem fez sua cabeça e ela se mostrou alguém que quer batalhar pelo direito não só de si, mas o do coletivo.
Daniel – é um guia turístico nato, tio de Joana e acompanha as meninas em toda sua jornada.
Momento Favorito #2
Eu poderia desenhar o livro inteiro, pois são muitas paisagens visitadas muitos pontos turísticos, muitas comidas regionais e muitas horas de barco.
Mas excepcionalmente tive uma ideia para o momento favorito dessa obra em específico (para não ir tão óbvio).
Quando as meninas e o tio ficam em Fordlândia na casa de Maria Tereza, conhecem o filho dela (Paulinho).
E esse momento na verdade foi desenhado por Paulinho para mostrar ao seu amiguinho Roberto o seu mais novo amigo, Daniel.

“Enquanto o menino corria, contagiou a todos com sua alegria infantil. Daniel fez um cata-vento para si e pôs-se a acompanhar o garoto; pareciam pai e filho brincando no fim de semana.” – pag. 161
[Conclusões Finais]
É impossível não se apaixonar pela trama. Ela contém várias informações que vão do teatro de Manaus à biopirataria e uma ligeira homenagem a Chico Mendes (se existe um guerreiro no Brasil, certamente foi ele).
É um livro que contém análises bem argumentadas de assuntos do passado à modernidade.
Tive oportunidade de “conhecer” coisas das quais eu não imaginava que existiam e outras de lembrar de histórias contadas por amigos. Eu não conhecia Fordlândia e nem sabia da passagem de Henry Ford pelo Pará, nem algumas lendas da amazônia que são contadas com detalhes.
Há rumores de uma continuação. (Mal vejo a hora de que esteja pronto e que o romance realmente seefetive, pois foi tentador ver os quase e acho que me decepcionaria se fosse consumido de imediato)
Viagem
Provavelmente em breve estarei fazendo uma visita a esse amigo que citei no post em Manaus, pois estou curiosa pelo que me espera.

LINK POSTAGEM: http://thislovebug.net/macchiato/eu-li-amazonia-um-caminho-para-o-sonho-m-c-jachnkee

Juan.Silva 05/12/2011

Resenha - Amazônia Um Caminho Para o Sonho
Com o encanto da cultura nacional, misturada com uma série de atributos históricos e recheado de aventuras do norte do Brasil, Amazônia – Um caminho para o sonho é sem dúvida nenhuma um livro para ser lido e relido, Marli Carmen conseguiu com suas palavras dar mais prestígio a literatura do nosso país.

O livro traz um misto interessante entre conhecimento regional e aventura entre amigos. O que parecia ser um livro como os encontrados na escola, que disfarçam um assunto com uma aventura boba para ensinar algo importante, mostrou-se ser uma ótima maneira de se deliciar com a leitura e banhar-se em um mundo de conhecimento e cultura sobre os povos da Amazônia e de parte da região norte.

No livro, um grupo de amigos (Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel) viajam para a Amazônia de férias, alguns buscando diversão e ampliação dos conhecimentos, e outros foram em busca de objetivos próprios. Na viagem, os amigos se defrontam com uma realidade bem diferente da que eles pensavam existir no local, em alguns casos descobriram que era melhor do que pensavam, em outros, totalmente ao contrário. O grupo passa por cidades como Belém, Manaus, Parintins, Santarém e Fordlândia(Um dos meus destinos favoritos na trama).

O mais interessante do livro, são as informações e lendas que são pouco conhecidas pelas pessoas que não moram na Amazônia, por morar longe, as pessoas acabam sabendo apenas as histórias mais famosas e nem sempre contadas corretamente. Marli Carmen teve o cuidado e sabedoria de transportar para a sua obra vária dessas histórias do povo amazônico, que deram um ar de emoção bem maior na trama, tornado o livro bem viciante.

Portanto, destarte, aconselho a leitura do livro a todos, é um dos poucos livros que você pode ter múltiplas sensações (alegria, tristeza, medo e etc). Não deixem de se encantar com essa obra magnífica.
Ritobas 21/01/2012minha estante
Hey Juan!
Sua resenha realmente me deu vontade de ler. Escreves muito bem, moço. ;*

cotonho72 05/12/2011

Um belo livro!!!
Amazônia- um caminho para o sonho nos revela uma história de amizade muito bonita entre Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel (este, tio de Joana, que conduz a viagem como guia), eles viajam para o Norte do País buscando conhecer mais sobre a história, cultura e vários pontos turísticos das cidades por onde irão visitar. Cada um deles, nesta narrativa envolvente, revelam personalidades e maneiras diferentes de ver o mundo, que enriquecem esta história em cada local por onde visitam.
Um livro rico em detalhes que nos faz imaginar cada lugar, comidas típicas e costumes mencionados por estes aventureiros, sejam nas águas do Rio Negro e Solimões, Parintis, Santarém, Belém e Fordlândia, cada lugar com sua beleza e cultura.
Nesta belíssima história não poderia deixar de acontecer um romance, que fica no ar entre Rafaela e Daniel, que a cada página vai se desenrolando de forma dramática, mostrando não só o amadurecimento de Rafaela, mas de todas as suas amigas.
Um fato a se relevar e de grande admiração, que em todo decorrer da história e nos lugares em que viajamos com estes admiráveis personagens, a autora nos faz refletir sempre em torno da conscientização, esta, em prol da preservação da nossa natureza, ou para ser mais preciso, da Amazônia, que a cada dia corre o risco de sofrer mais desmatamentos.
A autora M. C. Jachnke com sua narrativa cativante e divertida nos presenteia com um excelente e belo livro e nos faz viajar junto com estes carismáticos personagens; desta maneira, conhecemos um pouco mais da história de lugares que nem imaginamos, e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre amizade, medos, dúvidas, realizações de sonhos e respeito, não só com o próximo, mas também com a nossa natureza.
Um livro que recomendo para todos aqueles que buscam conhecimento e realizações de sonhos e que aguardo por uma continuação.

cotonho72 27/01/2012minha estante
Olá Marli,

Eu que agradeço a parceria e oportunidade de poder ler a sua linda obra, aprendi bastante com ela.

Abçs!!

Vivi 22/11/2011

Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e seu tio Daniel formam o grupo de viajantes que protagoniza essa história. Cada um com um objetivo, um sonho, que mesmo sem entender por completo está lá, pronto para desabrochar, dependendo de como cada um permite que ele se realize.

Daniel é um lindo professor de história e tem sede de conhecer mais e mais a cultura de seu país e se entrega de corpo e alma nessa busca por aprendizado, é um personagem cativante que arranca suspiros dos leitores. (ou das leitoras no meu caso)

Joana, assim como seu tio é fascinada pela história do Brasil, e é ela a principal responsável pela ida do grupo ao Norte do país, as vezes impaciente em outras está ligada na voltagem 220, sempre procurando conhecer mais da cultura local e aproveitar ao máximo essa experiência.

Camila pode ser considerada a palhaça da turma, apesar de acontecimentos recentes que levaram boa parte de seu alto astral, nessa viagem Camila volta a brilhar e brincar novamente. Com certeza a viagem não seria a mesma sem ela.

Ana Carolina, é a mãezona da turma, das quatro amigas é a que passou pelos momentos mais difíceis, após esses acontecimentos ela amadureceu e apesar de sua pouca idade é a mais centrada de todas, sempre tem uma resposta pronta para as mais difíceis indagações.

Rafaela é a sonhadora do grupo, e é também a protagonista dessa história. É sob sua visão que viajamos durante quase todo livro, o sonho de Rafa é ser uma escritora e essa viagem é sua grande chance de conhecer novas culturas, pesquisar e buscar inspiração para seu primeiro livro. E quem sabe também encontrar um grande amor...

Não sei se vocês sabem, mas eu morei em São Luis - MA durante toda minha infância e adoro histórias que me façam lembrar da cultura de lá, apesar de "Amazônia" passar em uma região completamente diferente, os costumes, crenças, comidas... etc são muito parecidos, e a cada delícia que eles experimentavam minha boca enchia de água de saudade das comidas de lá!! =)

Comecei então com essa sensação de familiaridade, a leitura de Amazônia - Um Caminho para o Sonho.

A autora mostrou uma interação impressionante com a história dos locais retratados durante o livro, não sei se ela realmente esteve nesses locais, mas creio que sim, porque algumas singularidades descritas, são realmente relatadas pelas pessoas mais antigas do Norte/Nordeste.

Quem gosta de conhecer a história do nosso país, com certeza vai gostar desse livro. A história é integrada ao texto sem ser maçante e quando percebemos já estamos envolvidos a ponto de não conseguir parar de ler entre um capítulo e outro.

Não vou listar aqui todos os locais que foram visitados durante a história porque ficaria extenso demais, mas com certeza posso deixar aqui minha indicação como uma leitura maravilhosa para quem como eu, não irá viajar durante as festas de final de ano. Aproveite esse livro 5 estrelas para viajar ao maravilhoso mundo amazônico sem sair do lugar.

"E lá estava Rafaela como que num sonho, dançando no salão nobre do Teatro Amazonas com um homem que fazia seu coração acelerar." Pág 22

Bjokas Amazônicas!!!

RUDY 28/10/2011

RESUMO SINÓPTICO:
Amazônia um caminho para o sonho não é um livro de história, entretanto, conta a história da região amazônica baseada não apenas nos fatos históricos, bem como as lendas que povoam seus moradores.
Joana e seu tio Daniel, Rafaela, Ana Carolina e Camila são moradores de Ascurra/SC e resolvem visitar o norte do país, especificamente algumas cidades do Amazonas e do Pará, de Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia. Uma ventura carregada de conhecimento, aprendizado, amizade e amor.

CITAÇÃO: “Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois o hoje é tudo o que se possui! Quem aprende isso consegue ser mais feliz.” (pág. 174)

CITAÇÃO: “ A força e o amor da verdadeira amizade as ajudaram a superar suas perdas e a olhar com mais otimismo para o horizonte.
O amor era capaz de curar tudo!
Só o amor! Fosse ele qual fosse.” (Pág. 176)

Daniel é professor de História e vê na viagem uma oportunidade em ampliar seus conhecimentos; não contava se enamorar por Rafaela, jovem tímida, sonhadora e medrosa que busca inspiração na viagem para realizar o sonho de escrever um livro. Entre eles há um clima de encantamento como pano de fundo da história.
Joana é a mais consciente do grupo e devido a perdas de entes queridos, se vê bem próxima de Camila, a mulata mais engraçada e feliz da história. Ana Carolina é a mais madura, experiente e lúcida de todas e tem uma sintonia de irmandade com Rafaela. Todas são bem amigas e possuem uma forte união que as impulsiona.
Amazônia é palco do cenário vivo das riquezas naturais; lendas e contos alimentam o imaginário e a verdadeira história da colonização do berço nacional, as origens indígenas que flutuam por todo estado e a visão, não de turistas, mas de viajantes interessados em acumular conhecimento, estão presentes durante todas as páginas do livro. É uma aventureira viagem às origens e ao interior pessoal.

Quem desejar ler a resenha completa, visite o blog: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2011/10/resenha-29-amazonia-um-caminho-para-o.html
Michelle 14/03/2023minha estante
gostei

Tais Bruna 25/10/2011

Amazônia Um Caminho Para o Sonho – M. C. Jachnkee
O livro conta a história de Camila, Rafaela, Ana Carolina e Joana, quatro amigas que viajam para o norte do Brasil em busca de diversão, história e muito conhecimento.
Acompanhadas do charmoso Daniel (o tio de Joana) elas embarcam em uma aventura encantadora capaz de nos prender na leitura do começo ao fim.

Ao longo da narrativa ficamos conhecendo vários personagens e cidades diferentes e o mais interessante é poder conhecer um pouco mais a fundo a cultura de cada uma delas.
Durante a viagem elas vão conhecendo vários pontos turísticos e várias lendas famosas da região e a autora soube balancear muito bem tudo isso.
É impossível ler o livro e não querer conhecer a Amazônia depois...

Leia mais em: http://www.leitorafashion.com.br

Cley 02/10/2011

Amazônia – Um Caminho para o Sonho
“...e sabia que todo sonhador, um dia, precisa bater suas asas e voar. Voar em direção a sua grande meta, aquela que irá transformar sua vida para sempre, pois só sonhar não é o suficiente, é preciso, também, coragem para lutar.”

Até onde você é capaz para realizar o seu sonho? O que te move para ter coragem o suficiente de vencer seus medos e sair da rotina? Essas perguntas são frequentes quando se tem uma meta. E é isso que faz quatro jovens sonhadoras e um professor viajarem para a misteriosa e irresistível Amazônia.
Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, cinco ascurrenses que buscam ser mais do que turistas, mas sim viajantes, que vão em busca de conhecimento e história de um povo.
Os personagens passam pela maravilhosa Manaus, conhecendo locais históricos, como o teatro, onde abrem asas ao sentimento e viajam numa história fascinante, vão ao maravilhoso encontro das águas de Rio Negro e Solimões, passando por Parintins, rumo à Fordlândia, local maravilhoso e com um certo ar de mistério, para a encantadora Belém.
Cada lugar passado, é destacado a cultura, a comida típica e a identidade do povo da região norte do Brasil.
Amazônia – Um Caminho para o Sonho traz à tona a questão importante da preservação da Amazônia, revelando seus segredos, seus mistérios, suas alegrias, suas tristezas, mostrando o quão é importante a sua história, que na realidade, é nossa.
Com mensagens positivas, a leitura se torna cada vez mais interessante, trazendo junto com ela, um romance no ar que nos deixará intrigados do começo ao fim.
Quebrando mitos, revelando o folclore da região, junto com Ana Carolina, Joana, Camila, Daniel e Rafaela, viajaremos num lugar incrível, que a autora tratou de descrever minuciosamente, deixando questionamentos e reflexões que nos levam a viajar para lá não só com a mente, mas também com o coração.
Cada personagem me fez refletir em muitas coisas. Parece que não é você que lê o livro, mas sim o livro que lê você, seus sonhos e seus desejos. De certa forma, é possível se identificar com cada um deles, pois eles mostram até onde poderemos ser capazes para seguirmos e vencermos os nossos medos. Eu indico!

Cleide B. T. Pisetta

Elis 23/09/2011

Nas linhas desse livro descobrimos personagens com os quais nos identificamos, temos uma visita há Manaus, uma a Paritins e a Fordlândia.Conhecendo assim um pouco de cada lugar e seu passado histórico.

Acabamos nos sentindo parte dos lugares que Ana Carolina, Joana, Rafaela,Camila e Daniel visitam. Todos estão em busca de sua "Rosa Azul" e enquanto a buscam conhecem pessoas incríveis, lugares fabulosos e nos contam sobre seus medos, dúvidas, vidas, amizades e coragens.

Cada um encanta a sua maneira: Ana Carolina é uma maravilhosa conselheira e amadureceu rapidamente.
Joana também tem boa parte da personalidade de Ana, mas é mais serena. Camila é a mais divertida e dorminhoca, por sinal a que mais me indentifiquei...rsrs..E Rafaela é uma moça que busca um sonho, apesar de se abalar rapidamente quando as coisas mudam de rumo.
Por fim Daniel é o guia mais encantador que já descobri, se ele nos encanta na história, imagina se existisse.

M.C. soube como balancear todos os ingredientes em sua história: romance,amizade,medos,sonhos,despedidas e mistério. Encontramos algumas lendas durante a leitura, que me deixaram sonhando com as possibilidades de terem sido reais.
E o único ponto que achei um pouco negativo foi notar que as vezes a Rafaela foi ingênua demais, porém ela termina por nos conquistar, após ganhar um presente.

Os personagens secundários também foram de extrema importância, porque nos mostraram como é a vida e as culturas, além de serem os contadores de histórias da Amazônia. Através das páginas notamos que M.C tem um pouco de cada personagem, e a meu ver ela tem muito de Ana Carolina.
Outra coisa que me chamou muito a atenção foram os conselhos que a Ana e Giovanna dão a Rafaela, vou até guardar uns para mim.

A amizade das quatro amigas me deixou saudosa dos tempos de escola, já que depois que conclui o segundo grau me afastei muito das minhas amigas que tomaram rumos diferentes e até distantes, mas notamos quando a amizade ultrapassa o tempo, pois recordamos da pessoa com carinho e quando a reencontramos é como se o tempo não tivesse passado.

Meus parabéns a escritora por sua obra, que tenho certeza encantará a muitas pessoas. Não digo todas porque gostos, cores e amores não se discutem. Mas saibam que eu estou anciosa para quem sabe uma continuação do livro.

Recomendo....Nota 10!!!!

Beijokas Elis!!!