Amazônia

Resenhas - Amazônia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

cotonho72 05/12/2011

Um belo livro!!!
Amazônia- um caminho para o sonho nos revela uma história de amizade muito bonita entre Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel (este, tio de Joana, que conduz a viagem como guia), eles viajam para o Norte do País buscando conhecer mais sobre a história, cultura e vários pontos turísticos das cidades por onde irão visitar. Cada um deles, nesta narrativa envolvente, revelam personalidades e maneiras diferentes de ver o mundo, que enriquecem esta história em cada local por onde visitam.
Um livro rico em detalhes que nos faz imaginar cada lugar, comidas típicas e costumes mencionados por estes aventureiros, sejam nas águas do Rio Negro e Solimões, Parintis, Santarém, Belém e Fordlândia, cada lugar com sua beleza e cultura.
Nesta belíssima história não poderia deixar de acontecer um romance, que fica no ar entre Rafaela e Daniel, que a cada página vai se desenrolando de forma dramática, mostrando não só o amadurecimento de Rafaela, mas de todas as suas amigas.
Um fato a se relevar e de grande admiração, que em todo decorrer da história e nos lugares em que viajamos com estes admiráveis personagens, a autora nos faz refletir sempre em torno da conscientização, esta, em prol da preservação da nossa natureza, ou para ser mais preciso, da Amazônia, que a cada dia corre o risco de sofrer mais desmatamentos.
A autora M. C. Jachnke com sua narrativa cativante e divertida nos presenteia com um excelente e belo livro e nos faz viajar junto com estes carismáticos personagens; desta maneira, conhecemos um pouco mais da história de lugares que nem imaginamos, e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre amizade, medos, dúvidas, realizações de sonhos e respeito, não só com o próximo, mas também com a nossa natureza.
Um livro que recomendo para todos aqueles que buscam conhecimento e realizações de sonhos e que aguardo por uma continuação.

cotonho72 27/01/2012minha estante
Olá Marli,

Eu que agradeço a parceria e oportunidade de poder ler a sua linda obra, aprendi bastante com ela.

Abçs!!

Juan.Silva 05/12/2011

Resenha - Amazônia Um Caminho Para o Sonho
Com o encanto da cultura nacional, misturada com uma série de atributos históricos e recheado de aventuras do norte do Brasil, Amazônia – Um caminho para o sonho é sem dúvida nenhuma um livro para ser lido e relido, Marli Carmen conseguiu com suas palavras dar mais prestígio a literatura do nosso país.

O livro traz um misto interessante entre conhecimento regional e aventura entre amigos. O que parecia ser um livro como os encontrados na escola, que disfarçam um assunto com uma aventura boba para ensinar algo importante, mostrou-se ser uma ótima maneira de se deliciar com a leitura e banhar-se em um mundo de conhecimento e cultura sobre os povos da Amazônia e de parte da região norte.

No livro, um grupo de amigos (Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel) viajam para a Amazônia de férias, alguns buscando diversão e ampliação dos conhecimentos, e outros foram em busca de objetivos próprios. Na viagem, os amigos se defrontam com uma realidade bem diferente da que eles pensavam existir no local, em alguns casos descobriram que era melhor do que pensavam, em outros, totalmente ao contrário. O grupo passa por cidades como Belém, Manaus, Parintins, Santarém e Fordlândia(Um dos meus destinos favoritos na trama).

O mais interessante do livro, são as informações e lendas que são pouco conhecidas pelas pessoas que não moram na Amazônia, por morar longe, as pessoas acabam sabendo apenas as histórias mais famosas e nem sempre contadas corretamente. Marli Carmen teve o cuidado e sabedoria de transportar para a sua obra vária dessas histórias do povo amazônico, que deram um ar de emoção bem maior na trama, tornado o livro bem viciante.

Portanto, destarte, aconselho a leitura do livro a todos, é um dos poucos livros que você pode ter múltiplas sensações (alegria, tristeza, medo e etc). Não deixem de se encantar com essa obra magnífica.
Ritobas 21/01/2012minha estante
Hey Juan!
Sua resenha realmente me deu vontade de ler. Escreves muito bem, moço. ;*

Isis 08/01/2013

Hoje vim falar do livro da nossa parceira MARLI CARMEN, que inclusive teve uma entrevista no blog esses dias com ela (se quiserem verificar é só clicar AQUI), o nome do livro é AMAZONIA - Um caminho para o sonho, um livro fantástico que te dá aulas de geografia, história, te ensina português, cultura, boas maneiras, e você lê sem perceber que tá aprendendo tanto. Teve parte onde viajei completamente, principalmente quando as quatro amigas: Rafaela, Ana Carolina, Joana, Camila e o tio de Joana, o Daniel, chegam a Belém/PA, que é onde minha irmã mora, e saí lembrando de cada lugar contado no livro.

Elas vivem várias aventuras, e nos aventuramos juntos, conhecemos os lugares, as pessoas, os problemas sociais, as alegrias nas emoções do que cada uma vive, pois a sensação que eu tive era que o livro estava falando comigo, dos meus sonhos, das viagens que já fiz, das que já planejo fazer, vivi cada momento, e imaginei a Marli vivendo, pois para escrever o livro ela foi em cada local para dá maior realidade a história, e Marli devo admitir, você conseguiu.

Mas vamos contar um pouco da história.

O livro conta as aventuras de Rafaela, Ana Carolina, Joana, Camila e Daniel pelo Norte do país, mas precisamente pela Amazonia e Pará. Rafaela tem o sonho de ser escritora, e quer aproveitar a viagem para ter ideias para seu primeiro livro. Todas moram na cidade de Ascurra/SC, e até esta viagem, as meninas só tinham viajado para cidades próximas e resolvem fazer dessa uma grande aventura e é exatamente o que acontece.

Elas passam por cidade como: Fordlandia, Santarém, Belém, Manaus e nessas cidades elas conhecem as culturas locais, as pessoas, os trabalhos humanitários, as lendas da cidade, e isso faz as coisas mudarem para elas, sua visão de mundo, da situação de pobreza, coisa que elas eram sempre muito protegidas para não ver e presenciar.

No livro você encontra muita história, romance, aventura, amizade e um sabor de querer saber qual será a próxima aventura delas, que a Marli já adiantou que será nos Andes, ansiosa que essa aventura aconteça logo logo...

Sandra 08/03/2013

Título: Amazônia Um Caminho Para o Sonho
Autora: Marli C. Jachnkee
Páginas: 273
Editora: Nova Letra

Lendo o título do livro, a primeira coisa que vem a mente: Um livro didático. Certo? Certo. É um livro didático, com personagens jovens e encantadores, com informações passadas de uma forma criativa, leve, gostosa. Histórias, lendas, foram contadas de tal forma que o leitor se delicia, uma riqueza de detalhes, nos fazendo sonhar, refletir sobre outros costumes, gastronomia, crenças.

O livro trate de problemas sociais, alegrias e emoções e de como valorizar a amizade sincera. A autora criou uma forma inteligente de passar conhecimentos gerais a quem se aventura na viagem que o livro proporciona.

Vamos saber as razões da criação da Zona Franca de Manaus, o ciclo da borracha, o único Bumbódromo do mundo e até biopirataria.

Como não poderia deixar de ter para ficar perfeito, surgirá um romance entre a doce Rafaela e Daniel, tio de Joana, um professor e guia nesta busca por conhecimentos no Norte do Brasil. Além deles há também Camila a dorminhoca e a sensível Ana Carolina.

Me imaginei dentro do Teatro Amazonas. A capa é um convite a um passeio, letras de bom tamanho, leitura fácil e gostosa.

Seria um grande presente termos próximos livros, onde os cinco amigos percorressem todas as regiões brasileiras, narrando de forma prazerosa nossa cultura, e ter estes exemplares em cada biblioteca escolar.

“Os sonhos se transformam em realidade quando se acredita neles com convicção.” Página: 272.

Eu recomendo.

Sandra Alvarenga

Vanessa 22/02/2012

É tudo maravilhoso no livro, com uma estória encantadora que norteia a obra, a autora vai fornecendo ao leitor um universo riquíssimo e vasto de informações sobre a Amazônia.

A obra narra a estória de um grupo formado por quatro moças: Rafaela, Ana Carolina, Joana e Camila e um homem Daniel que viajam para Amazônia não como turistas, mas como exploradores de toda a cultura local que pudessem absorver.

O primeiro lugar que passam é Manaus, seguida por Parintis, depois Santarém - Fordlândia e, por fim, Belém.

Cada local vai sendo brilhantemente explorado pelo grupo, no que tange a cultura, a lenda, a culinária, a história, a geografia, enfim, o leitor entra em contato direto com a vida local e se transporta, ainda que momentaneamente, para cada um dos lugares visitados, tão a rica descrição dos mesmos.

A estória traz, ainda, uma bem construída observação do psicológico de cada uma das personagens. É possível conhecer os seus medos e fraquezas, os seus ideais, os seus sonhos. Enfim, é possível penetrar na alma das personagens e desvendar os seus mais profundos sentimentos, de maneiro sutil e apaixonante.

Não há como não falar do romance envolvendo Rafaela e Daniel. Uma estória de amor muito bem trabalhada por toda a obra e que vai se fortificando em cada dia que passam juntos, durante a viagem.

Rafaela, que em princípio demonstra-se uma personagem fraca e medrosa, vai se fortalecendo e fazendo florescer cada vez mais a sua grandeza interior e a sua garra em alcançar o seu objetivo: escrever um livro.

Para isso, contou com o apoio de suas amadas amigas e de seu amado "amigo" Daniel, sempre ao seu lado, encorajando-a e apoiando-a com muito mais que sua amizade, mas com a energia que somente o amor pode ofertar.

Também quero registrar os pequenos trechos de conversas por telefone entre Rafaela e sua mãe Giovanna, são poucos momentos estes, mas ricos para demonstrar toda a força e vivacidade que o amor entre mãe e filho são capazes de proporcionar.

Quero fazer um chamado aos governantes deste País, aos Professores, Diretores e aos Pais, para que voltem seus olhares para "AMAZÔNIA - Um Caminho Para o Sonho", pois a obra é um mundo de cultura e merece ser explorada.

Destaquei alguns pequenos trechos ilustrativos de todos os caminhos do conhecimento que é possível caminhar com a obra.

Arquitetura: ..."A pintura no teto foi feita pelo artista italiano Domenico de Angelis"... pág. 19

Direito: ..."O projeto Zona Franca de Manaus havia sido assinado pelo presidente Juscelino Kubistscheck em 1957"... pág. 23

Economia: ..."Na década de noventa, o então Presidente resolveu baixar impostos de importação"... pág. 33

Química: ..."Isso acontece por que a acidez que este rio possui em suas águas, acaba por matar a larvas"... pág. 35

História: ..."Manaus, em 1910, ainda vivia uma fase próspera por conta do elevado preço da borracha"... pág. 52

Gastronomia: ..."Caldeirada de Tucunaré. É um cozido com bastante água e tempero, tem cebola, pimentão, tomate, cheiro verde"... pág. 53

Língua Indígena: ..."Kaolin, na língua indígena, quer dizer Bela Jovem"... pág. 59

Geografia: ..."Finalmente estavam diante do indescritível encontro das águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro"... pág. 67

Política: ..."Os políticos são verdes porque precisam ser..." pág. 86

Mitologia: ..." O nome nióbio é uma homenagem à Deusa grega Níobe..." pág. 89

Folclore: ..."O bumba-meu-boi tem origem no nordeste com a morte e ressurreição de um boi'... pág. 98

Ecologia: ..."Imagine em quanto lixo acumulado no mundo as fraldas descartáveis se tornam"... pág. 105

Enfim, estes são apenas alguns exemplos bem resumidos de tudo que vocês encontraram na obra, por isso "AMAZÔNIA - Um Caminho Para o Sonho" é muito mais que um caminho para o sonho, é um caminho para o conhecimento, para a cultura, para descoberta de um mundo novo e para a busca de uma vida melhor.

..."A vida era um livro que ainda não havia sido escrito"... M. C. Jachnkee

Michelle Ladisl 14/06/2013

Resenha postada no blog Sangue com Amor- www.sanguecomamor.com.br
A gramatura é ótima, não tem um erro de revisão.

O livro conta a história das amigas Ana Carolina, Joana, Camila e Rafaela em sua visita a Manaus.

Nessa visita elas ficaram com Daniel, que é tio de Joana, ele é professor. Logo de cara já sabemos algumas curiosidades da região.

Daniel faz com as meninas uma excursão por Manaus, indo a todos os pontos turísticos e explicando sua história exótica. Daniel também fala do encontro das águas, de como é fabuloso e mágico para as meninas e as mesmas quando apreciavam esse fenômeno ficaram encantadas.

“ – É impressionante! – exclamou surpresa Rafaela sem conseguir desviar os olhos daquelas águas. –Realmente as águas não se misturam. – estava atônita.”
Página 67

A parte que mais me encantou, foi quando chegaram em Parintins e sua festa folclórica, como sonho conhecer esse lugar, tão bem retratado na obra.

O romance que estava se insinuando entre Rafaela e Daniel, finalmente acaba acontecendo e a partir desse acontecimento, vemos o amadurecimento de Rafaela.

Tem uma frase no livro que me chamou bastante atenção que é :

“ A vida é um livro que ainda não havia sido escrito.”
Pagina 273

Tenho que dizer que concordo plenamente com essa frase, nossa vida, nós que escrevemos.

Minha opinião:

Foi explicado no livro sobre a Zona Franca de Manaus, eu nem imaginava que tivesse acontecido daquela forma e nem o motivo de sua decadência.

Ana Carolina me conquistou com o seu modo de pensar e ver o mundo.

Camila é muito extrovertida( lembra meu marido que também é assim..hehehehe)

Joana é muito questionadora, quer saber tudo nos mínimos detalhes.

Rafaela é muito sensível e se preocupa com o próximo, mas a sua auto estima é muito baixa, ela não vê que mulher excepcional ela é. Seu maior sonho é ser escritora ( Será uma auto biografia? Hehehe)

A autora deixou a história tão encantadora que me senti nela, principalmente dentro do Teatro Municipal, onde só conheço por foto, mas que agora posso imaginar como é por dentro, com a riqueza de detalhes na descrição.

Fiquei maravilhada em saber a origem do nome Amazonas, entre tantas outras que o livro nos apresenta!

Marli muito obrigada pela história maravilhosa! Aguardando ansiosa pelo segundo livro!

Nota para Obra: 5/5

juh 19/03/2013

Amazônia - Um Caminho Para o Sonho
Titulo: Amazônia – Um Caminho Para o Sonho.
Escritora: M.C. Jachnkee.
Editora: Nova Letra.
Páginas: 273 páginas.
ISBN: 978-85-7682-594-4
Classificação: Literatura Brasileira.

Breve Resumo:
Historicamente o ser humano sempre esteve ligado as suas raízes, do seu passado.
Este livro leva você a aprofundar mais seu conhecimento sobre a Amazônia Brasileira: sua história, cultura e costumes.
Por meio de uma leitura fácil, o leitor é convidado a percorrer as majestosas cidades amazônicas: desde Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia.
O livro narra a viagem de cinco personagens que acompanharão o leitor durante uma jornada inesquecível.
Embarque nessa aventura.

Minha opinião e resenha:
O livro tem uma linguagem simples e fácil, deixando a leitura fluir.
Gostei da história do livro, assim pude conhecer mais sobre o povo da Amazônia.
O livro é rico em importantes fatos históricos e culturais.
Ele também traz diversos ensinamentos para levarmos para nossas vidas como: não desistir de nossos sonhos, que não devemos ter medo para poder realiza-los.
Ensina que não devemos julgar as pessoas, que devemos tomar cuidado quando expressamos nossas opiniões e ideias, sem ofender as outras pessoas com opiniões diferentes da nossa.
A única coisa que não gostei da história do livro foi que faltou um pouco de romance.
Até tem uns momentos de romance entre Rafaela e Daniel.
Mas ficou como se faltasse algo mais na história do livro, com as indecisões de Rafaela pelos seus sentimentos em relação a Daniel.
Acho que se tivesse um pouco de romance, a leitura seria um pouco mais agradável e fluiria melhor.

Citação Favorita:
“Você tem que viver enquanto está viva! E viver é lutar por aquilo que a gente quer.”

Sobre a Escritora:
M.C. Janhkee, natural de Blumenau, vive atualmente em Ascurra – SC. Para escrever esta obra foi necessária uma extensa pesquisa e a convivência com os habitantes da região Norte do Brasil.
A partir daí, pôde desenvolver os personagens e a trama.
Buscando aprimorar ainda mais seu conhecimento de mundo, M.C. Jachnkee viveu em Cuzco, no Perú, obtendo assim fluência no espanhol e aprimorando seu saber sobre a cultura andina.
Somente depois de um ano, retorna ao Brasil e começa finalmente sua jornada Universitária.
Atualmente, é estudante de Letras da FURB – Fundação Universitária Regional de Blumenau.

Os mundos dentro dos livros 07/02/2012

Resenha do livro Amazônia: Um caminho para o sonho

Posso definir esse livro com uma única palavra: “viagem”.
Através dele o leitor na companhia de Daniel, Ana Carolina, Joana, Camila e Rafaela conhecem a história, dificuldades e a vida das pessoas que vivem nos locais por onde passam. Esses lugares são Manaus, Belém, Parintins e Fordlândia.
Nesses lugares conhecem sobre a vida dos ribeirinhos, amazonas, e pessoas como Maria Tereza que deixam uma significativa marca em suas vidas.
Aprendemos sobre biopirataria e tentamos, junto com os personagens, descobrir uma forma de acabar com as maldades feitas contra a natureza.

- É um romance? – perguntou uma voz masculina, tirando Rafaela de seus pensamentos secretos. Era Daniel, que ao ver que ela havia parado de escrever, resolveu se aproximar para tentar uma conversa.

...

- Eu acho que seria interessante se tivesse um romance na sua história. Com certeza os leitores agradeceriam. – sugeriu ele com os olhos na imensidão do céu amazônico.
- Por que? – perguntou ela com o olhar distante.
- Porque no fundo, todos os leitores gostam de um romance. Sua história pode ter aventura, drama, o que você quiser, mas se não tiver um ar de romance, não será o mesmo. – disse ele deixando-a pensando naquele assunto pelo resto da tarde de domingo. (Pág. 164 e 165)

Faço minhas as palavras do personagem Daniel. Um livro sem romance é como um corpo sem alma. A autora soube muito bem como juntar romance, história e amizade em um texto convidativo e instrutivo.
Esse é um livro para se ler devagar, absorvendo tudo que ele pode nos ensinar. Garanto que antes de chegar á última página o leitor sentirá, assim como eu senti, uma imensa vontade de passar pelos mesmos lugares onde os personagens passaram e conhecer pessoas que mudaram suas vidas.

RUDY 28/10/2011

RESUMO SINÓPTICO:
Amazônia um caminho para o sonho não é um livro de história, entretanto, conta a história da região amazônica baseada não apenas nos fatos históricos, bem como as lendas que povoam seus moradores.
Joana e seu tio Daniel, Rafaela, Ana Carolina e Camila são moradores de Ascurra/SC e resolvem visitar o norte do país, especificamente algumas cidades do Amazonas e do Pará, de Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia. Uma ventura carregada de conhecimento, aprendizado, amizade e amor.

CITAÇÃO: “Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois o hoje é tudo o que se possui! Quem aprende isso consegue ser mais feliz.” (pág. 174)

CITAÇÃO: “ A força e o amor da verdadeira amizade as ajudaram a superar suas perdas e a olhar com mais otimismo para o horizonte.
O amor era capaz de curar tudo!
Só o amor! Fosse ele qual fosse.” (Pág. 176)

Daniel é professor de História e vê na viagem uma oportunidade em ampliar seus conhecimentos; não contava se enamorar por Rafaela, jovem tímida, sonhadora e medrosa que busca inspiração na viagem para realizar o sonho de escrever um livro. Entre eles há um clima de encantamento como pano de fundo da história.
Joana é a mais consciente do grupo e devido a perdas de entes queridos, se vê bem próxima de Camila, a mulata mais engraçada e feliz da história. Ana Carolina é a mais madura, experiente e lúcida de todas e tem uma sintonia de irmandade com Rafaela. Todas são bem amigas e possuem uma forte união que as impulsiona.
Amazônia é palco do cenário vivo das riquezas naturais; lendas e contos alimentam o imaginário e a verdadeira história da colonização do berço nacional, as origens indígenas que flutuam por todo estado e a visão, não de turistas, mas de viajantes interessados em acumular conhecimento, estão presentes durante todas as páginas do livro. É uma aventureira viagem às origens e ao interior pessoal.

Quem desejar ler a resenha completa, visite o blog: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2011/10/resenha-29-amazonia-um-caminho-para-o.html
Michelle 14/03/2023minha estante
gostei

Refúgio Literário 12/02/2013

Um Caminho Para O Sonho
“...O Barco e o Rio Retratados na Capa Representam Cada um de Nós, Em Busca Dos Nossos Sonhos...” . Essas foram as palavras que a autora Marli Carmen escreveu na dedicatória do livro que enviou para mim. Quando iniciei a leitura do livro, não imaginei toda a viagem que faria pelo coração do Brasil. Na Verdade nem esperava muito, pois é, imaginei que fosse um livro chato que falaria da Amazônia de uma maneira sem graça. Porém me enganei totalmente, por que a autora criou personagens divertidos e encantadores que viajam pela floresta afim de conhece-la mais a fundo.

Daniel, Joana, Ana Carolina, Rafaela e Camila passam a ver a Amazônia e seus conterrâneos com outros olhos, a cada destino que chegam. Eu mesmo nunca imaginei, que teria a oportunidade de conhecer cada cantinho da floresta sem ao menos precisar sair de casa ou comprar um dvd de documentário da mesma. Nas poucas páginas do livro, Marli concentra as informações mais relevantes fazendo com o que o leitor possa conhecer as lendas e historias que nem ao menos pensava existir.

O livro viaja pelas cidades de Manaus, Parintins, Santarém, Fordilândia e finaliza em Belém. E a cada cidade amazônica nossos personagens descobrem novas formas de viver, e passam a ver o mundo com outros olhos. Além do intuito didático do livro, a autora consegue também trazer temas reflexivos, como a busca pelos sonhos, o amor, o valor de uma amizade e muito mais.

Amazônia – Um Caminho Para o Sonho, é um livro recomendado para toda família, por ter um linguagem fácil de ser compreendida e aceita. A cada momento da história o leitor ficará preso e irá com certeza querer conhecer e visitar as cidades lindas que cercam a Amazônia brasileira, o coração do Brasil.

www.saotantas.blogspot.com

Rafa 18/04/2013

Amazônia: Um Caminho para o Sonho - M. C. Jachknee
Amazônia foi sem dúvida uma surpresa! Não se pode definir o enredo apenas como uma aventura de peregrinos curiosos, apenas como uma busca por um sonho ou como uma obra de ensinamentos didáticos, é uma mistura harmoniosa de todos estes temas.
Enquanto Rafaela (oops' minha xará :D) está em uma luta incessante para ter seu lugar no mundo e finalmente escrever seu livro, surge a paixonite por Daniel, tio de uma de suas melhores amigas, que também está participando da viagem. E enquanto a trama se desenvolve, vão se colocando fatos sobre a Amazônia e sua cultura tão sutilmente, que nem é possível perceber que é a mesma matéria que somos obrigados a decorar na escola. Sinceramente, só depois que terminei que fui perceber que muitos tópicos dos diálogos brilhantes entre os personagens, eram títulos nos meus livros de história (que por acaso eu nunca havia conseguido entender), para quem está estudando a colonização do Brasil, a industrialização, a Bella Epoque ou os projetos de Henry Ford, entre muitos outros conteúdos, Amazônia é uma salvação!

Mas voltando à história... Os cinco viajantes do Sul percorrem um caminho longo para conhecer toda a região, nessa parte vão aparecendo as lendas - incríveis -, e até mesmo um acontecimento bem "sobrenatural" envolvendo um amuleto famoso do local, o muiraquitã.

A Cultura dos lugares por onde passam sempre se torna tema das conversas diárias do quinteto, discussões inteligentes que vão além do que se pode enxergar e sempre ensinam alguma coisa (muitas coisas na verdade).
Sobre os personagens, Rafaela, como já dito anteriormente, é uma sonhadora calada mas que evolui bastante durante o livro. Ana Carolina é uma jovem doce e sábia, que sempre sabe o que dizer e pensa, na maioria das vezes, primeiro nos outros do que nela própria. Camila é uma aventureira brincalhona, sempre pronta para o que der e vier - isso quando não está dormindo. Joana é inteligente e crítica que, após a morte de seus pais (os pais de Ana morreram no mesmo acidente) vai morar com seu tio, Daniel. Daniel é tio de Joana (Aaah, minha nossa... Tá falando sério? Oo). Ele é um professor de história extremamente educado e inteligente (puxou a sobrinha ^.^), que tem uma queda por Rafaela >> e vice-e-versa.

A maior riqueza da obra, creio eu, está verdadeiramente na intensa quantidade de conhecimento que trás. A viagem é cheia de revelações, decisões importantes e até mesmo uma triste despedida. Quando acabei estava me sentindo como eles, já com saudade da terra em que passaram um bom bocado de tempo.
Deveria ser leitura obrigatória. Mas enfim, o que andam ensinando nas escolas hoje em dia?

É isso. Recomendadíssimo.
Ps.: Me apaixonei pela capa! Ela é ainda mais linda fisicamente, as cores parecem mais vivas e a sensação é de que se está olhando pela janela de um dos barcos que percorrem o Rio Amazonas.

Post completo em::

Nessa 09/01/2013

Amazônia
"Os sonhos se realizam, por mais impossiveis que possam parecer! Basta acreditar e entregar-se ao momento". (Pag. 22)

Primeiramente gostaria de dizer que eu adorei ter lido este livro. Nunca tinha lido até então um
livro tão cheio de cultura como este. Posso dizer que os dias que estive lendo este livro eu estava em plena viagem pela amazônia junto com as personagens, foi maravilhoso.
Como já falei o livro é sobre uma viagem até a Amazônia, conhecendo lugares, pontos turísticos, comida típica, costumes, cultura entre outros. Aprendi muito com a leitura, e muita coisa que eu não sabia, ficava encantada ao ler.
Algo que também me chamou atenção era a amizade entre as personagens, algo verdadeiro de coração, amizade forte, que é presente em todos os momentos, o poio, o incentivo que uma da para outra na história.
Um outro fator que me cativou na história, talves o que mais me tocou, é quando uma certa personagem quer realizar o seu sonho de ser escritora. Nestas partes do livro, quando isso vem à tona, li palavras maravilhosas, encorajadoras para a realização do sonho. Acho que muitas das palavras e frases que li serviram para mim mesma, eu adorei!!
Com tudo, o livro é tudo isso, uma viagem a Amazônia, mostrando o valor da amizade, também rola um românce, e encorajamento para a realização de nossos sonhos!!
Quando terminei de ler o livro, parei para observar a capa, como sempre faço isso. E imaginei as personagens ali e entendi a ilustração. Querem saber, leiam para saber o que estou falando!!

Eu recomendo esta leitura, para quem gosta de tudo isso e mais um pouco!!

"A felicidade consiste em vários ingredientes, e um deles é amar e respeitar a vida que há na terra". (Pág. 161)

@leitoraincomum 12/02/2012

Uma viagem incrível
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Desde quando iniciei o blog que tinha vontade de ler esse livro, por isso fiquei imensamente feliz quando a Helana do In The Sky, me fez o convite para participar do Book Tour.

Preciso começar ressaltando, que a minha admiração pela Marli já era imensa, pela coragem de escrever sobre a nossa Amazônia, que muitos ouvem falar, mas poucos realmente conhecem de verdade.
Com uma escrita leve e uma pitada de romantismo, viajamos pela linda Amazônia com seus cinco protagonistas: Ana Carolina, Camila, Joana, Rafaela e Daniel (tio de Joana). Mas se engana quem acha que eles são meros turistas, são autênticos viajantes em busca de descobertas sobre a cultura desse rico lugar.
A Rafaela, que pra mim durante a leitura se tornou a principal personagem, foi em busca de inspiração para concretizar seu sonho: escrever um livro. Mas durante a viagem, ela percebe que os caminhos não são tão simples como ela sonhara e que precisa superar sua insegurança e seus medos para transformar esse sonho, e outros, em realidade.
Ana Carolina, é uma personagem envolvente e encantadora, por sempre dizer as coisas certas. Eu sempre que virava uma página, esperava encontrá-la por lá, com seus sábios pensamentos quando algum personagem precisava. Ela é daquelas pessoas que aprende com tudo, e procura partilhar as suas descobertas.
No livro, pude descobrir histórias sobre a Amazônia que eu nunca cheguei nem perto de conhecer durante a minha vida escolar, como por exemplo a forte ligação de Henry Ford com esse pedaço do Brasil e, as tantas explorações que esse povo sofreu durantes os séculos além daquelas que alguns de nós já conhecemos bem que é a escravidão.
Claro que um livro desse não vem nos falar apenas das tristezas, por isso é cheio de informação sobre as tradições e a cultura loca, como as comidas, o folclore e as demais tradições.
Como disse, tem uma pitada de romance, mas não é esse o foco do livro. Com certeza esse é um livro em que seu título já transmite ao leitor exatamente o que esperar em suas páginas.
Com certeza, Amazônia - Um caminho para o sonho é uma viagem inesquecível que você também precisa fazer e por isso recomendo que adicione ele em suas metas de leitura.

Cesar 13/02/2012

Um passeio sem pressa de acabar
O leitor que aventurar-se pelas páginas de “Amazônia, um caminho para o sonho”, será contemplado com uma dinâmica aula de história e aspectos geográficos da maior floresta do planeta. Talvez frustrem-se um pouco os apreciadores do tradicional estilo “água com açúcar”, já que os personagens principais, em clima de férias e descontração total, são superficialmente analisados e pouco determinantes na narrativa. Particularmente, não acho isso um sacrilégio, pois o resultado final da obra produz uma gama de conhecimentos e amor pela pátria sem par.
Em doses suaves e equilibradas, encontramos, entre tantos diálogos informais, críticas bastante oportunas aos detentores do poder administrativo e econômico no país, e isso foi para mim um fator determinante para fazer deste, um dos livros carinhosamente inseridos à minha estante.

“...Mas todos têm medo de acabarem iguais ao Chico Mendes, pois é assim que acabam as pessoas que resolvem mudar o que está errado por aqui. Cada vez que uma moto-serra canta, as árvores choram, porque não estão apenas matando mais uma irmã, mas também os segredos da floresta.”

“... Mas ele simplesmente não quer ajudar. Disse que vai pensar no assunto e prometeu fazer alguma coisa. Mas vocês sabem, promessa de político não é válida!”

Da mesma forma, ao longo da narrativa, Marli presta justas homenagens à nação indígena, raça covardemente massacrada ao longo do processo colonizador brasileiro:

“ –Eu estava pensando... no início, aqui existiam apenas índios, daí veio o colonizador europeu e quis a todo custo explorar esta terra maravilhosa em busca de suas riquezas. Eles eram gananciosos e egoístas, não pensaram na vida dos que aqui viviam e nem na vida da floresta – comentou Rafaela triste. –Dizimaram o povo indígena sem dó nem piedade e roubaram a riqueza deles.”

Á medida que o livro vai aproximando-se do final, apesar dos dramas pessoais dos personagens estarem em segundo plano, comecei a me sentir íntimo de cada um deles, o que demonstra a habilidade e lucidez da autora ao constituir a sua trama de forma tão particular, sem prender-se a modismos literários. Ao perceber que o passeio de barco pela Amazônia chegava ao fim, senti um certo aperto no peito, com uma tênue esperança de que o trajeto se espichasse mais um pouco, para que eu pudesse conviver algum tempo mais com aquele simpático grupo e expandir o meu conhecimento sobre nosso belo país.

1 | 2 | 3 | 4 | 5