Um Apelo à Consciência

Um Apelo à Consciência Clayborne Carson

Resenhas - Um apelo à consciência - Os melhores discursos de Martin Luther King

Phelipe Guilherme Maciel 09/06/2017

Vale a pena ter olhos e ouvidos bem abertos para os ensinamentos ainda atuais do Prêmio Nobel da Paz de 1964.
Este livro merece resenha. Luther King é sem dúvidas um dos maiores líderes do Séc. XX. Este homem liberal, visionário e adepto da não-violência lutava contra o racismo abraçando a ideia de que brancos e negros são iguais, que merecem o mesmo respeito, a mesma dignidade. Luther King nunca abraçou o comunismo ou o socialismo como ideia de solução para as desigualdades. Pelo contrário, lutava contra. Também não defendia o capitalismo opressor. Defendia a livre iniciativa do homem, A não-violência, a convivência pacífica e o cumprimento estrito da Constituição Americana, além da Soberania Nacional.
Martin Luther King não foi um revolucionário violento, nem reacionário, e nesse ponto convergia gravemente com Malcolm X, que tinha visões bem conflitantes que as de King, mesmo ambos lutando pelo mesmo ideal.

Este livro é um oásis em tempos estranhos. Estranhos pois mesmo 50 anos após seu assassinato, o seu Sonho ainda não se concretizou. Tornou-se mais claro, mais palpável, mas está longe de se atingir ainda.

E digo-lhes hoje, meus amigos, mesmo diante das dificuldades de hoje e de amanhã, ainda tenho um sonho, um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se erguerá e experimentará o verdadeiro significado de sua crença: ‘Acreditamos que essas verdades são evidentes, que todos os homens são criados iguais’ (fragmento da Constituição americana).
Eu tenho um sonho de que um dia, nas encostas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos sentarão ao lado dos filhos dos antigos senhores, à mesa de fraternidade.
Eu tenho um sonho de que um dia até mesmo o estado de Mississipi, um estado sufocado pelo calor da injustiça, sufocado pelo calor da opressão, será um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho de que os meus quatro filhos pequenos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Hoje, eu tenho um sonho.” (p. 73-76)

Martin lutou durante anos, e viu o topo da montanha. Seu ultimo discurso, um dia antes de ser assassinado, parece ser uma visão clara de que sua missão havia terminado. É assombroso:

"Estou encantado de vê-los todos aqui nesta noite, apesar do alerta de tempestade. Isso revela a sua determinação para prosseguir, sob quaisquer circunstâncias. Algo está acontecendo em Menphis, algo está acontecendo no mundo. [...]
Se algo não for feito com urgência para tirar os povos de cor de todo o mundo de seus longos anos de pobreza, longos anos de dor e negligência, todo o mundo estará condenado. Por isso, estou muito feliz que Deus tenha permitido que eu viva nesta época, para testemunhar esses acontecimentos. Estou feliz que Ele tenha me permitido estar em Menphis.
Precisamos nos manter unidos e manter a unidade. Vocês sabem, sempre que o faraó desejava prolongar o período de escravidão no Egito, ele usava a sua fórmula favorita. Qual era? Ele mantinha os escravos em luta entre si. Mas sempre que os escravos se uniam, algo acontecia na corte do faraó e ele não podia manter os escravos no cativeiro. A união dos escravos foi o primeiro passo para a saída do cativeiro. Hoje, fiquemos unidos.
As questões devem ser mantidas em seus devidos lugares, e a questão agora é a injustiça. A questão é a recusa de Menphis em ser uma cidade justa e honesta ao lidar com os servidores da limpeza pública. [...]
Agora marcharemos novamente e devemos marchar novamente a fim de pôr essa questão em seu devido lugar. Faremos com que todos vejam que há aqui 1.300 filhos de Deus que sofrem, atravessando noites escuras e sombrias, pensando como tudo isso vai acabar. Eis a questão. E precisamos dizer à nação: sabemos como isso vai terminar. Pois, quando as pessoas desejam se sacrificar por aquilo que é justo, elas só se encontrarão com a vitória. [...]
Devemos lutar até o fim. Nada poderia ser mais trágico do que pararmos a esta altura em Menphis. Precisamos seguir até o fim. E, durante a nossa marcha, vocês precisam estar lá. Se necessário, faltem ao trabalho; se necessário, faltem à escola; mas estejam lá. Preocupem-se com o seu irmão. Vocês podem não estar em greve, mas venceremos todos juntos ou juntos seremos derrotados. Precisamos desenvolver um tipo perigoso de altruísmo. [...]
Sempre que homens e mulheres ficam de pé, eles vão a algum lugar, pois ninguém poderá montar-lhes as costas a menos que se curvem. [...]
Não sei o que acontecerá agora. Dias difíceis virão. Mas não me importo. Pois eu estive no topo da montanha. E não me importo. Como qualquer pessoa, gostaria de viver uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não me preocupo com isso agora. Apenas desejo obedecer aos desígnios de Deus. E Ele me levou ao topo da montanha, olhei ao redor e contemplei a Terra Prometida. Posso não alcançá-la, mas quero que saibam, que nós, como povo, chegaremos à Terra Prometida. Estou tão feliz; não me preocupo com nada; não temo homem algum. Meus olhos viram a glória da presença do Senhor." (p. 163-171)

Este livro deve ser lido por todos. Os negros, para entender que a luta contra o racismo e contra as injustiças do passado não devem ser feitas com ódio no peito. Não existe "sambar no seu racismo", não existe "todo branco é racista". Discursos generalistas e abusivos como estes vão contra a luta do homem que mais fez pela raça negra no século XX. Devemos seguir os ideais deste homem.
Aos brancos, é interessante ler Martin Luther King, para que tenha sempre fresco na memória que os erros do passado ainda ocorrem hoje em maior ou menor escala, e que precisamos da ajuda deles, para tornar o mundo um local mais fraternal.

Eu tenho um sonho, de que um dia as palavras de Martin Luther King poderão enfim, tornar-se história. Hoje, elas ainda reverberam muito forte, em resistência pacífica.

prisigueiredo 29/05/2009

Palavras que ecoam
Existem pregadores e existiu MLK. Que coisa maravilhosa é ver um homem que sabe nos inspirar com suas palavras, que usa um dom que lhe foi dado por Deus para Sua glória e por amor ao próximo.

Cada um dos discursos reunidos aqui tem o poder de emocionar e inspirar seus leitores. Porque cada um dos discursos foi acompanhado de vida.

"Um homem que não está disposto a morrer por alguma coisa, não está pronto para viver".

Sindi.Balliego 23/09/2020

Que homem incrível!
?E lhes digo: também decidi me apegar ao amor,pois sei que o amor é ultimamente a única resposta para os problemas da humanidade. E falarei sobre isso em todos os lugares onde passar?.

Não curto muito política, mas a forma que Luther King discursava era para que todos ouvissem e entendessem suas palavras.
Foi um grande homem que lutou pelo seu povo lado a lado, nunca incentivando atos violentos mesmo nos momentos mais difíceis.
Um grande homem não incita a violências favorece o armamento, como vejo hoje em dia infelizmente.
Um grande homem incentiva democraticamente o povo a lutar pela justiça e liberdade de forma democrática e justa.

Marcos.Aurelio 18/05/2018

Simplesmente inspirador
O que dizer diante da inteligência dos discursos de Luther King? É impressionante.

pi 09/07/2020

gilson.r.santos 02/11/2020

Maravilhoso
Ótimo para entender a importância da luta por direitos de forma não violenta e de não deixar nunca de lutar

Bruno Marcolino 03/02/2020

Um dos Grandes Homens
Livro que reúne grandes discursos deste grande homem que foi Martin Luther King. É muito interessante ver sua forma de lutar, pacífica, sem violência. Lendo o livro você percebe a resiliência deste homem, a resistência de não voltar atrás diante dos seus ideais, da luta sem violência, apesar das dificuldades, do sofrimento e das perdas. Não sei se conseguiria o mesmo. Livro de extrema importância para que negros tornem-se mais lúcidos sobre as suas lutas, conscientes do papel e da força que possuem para mudar a sociedade; e para os brancos também se consientizem de que o racismo não é "vitimismo" e sim uma chaga na sociedade que ainda não foi fechada.

P.H 29/03/2021

Sem Palavras
Não há palavras para descrever o quão precioso é este livro. Todo cidadão, cristão, político, estudante, ser humano há de se beneficiar extremamente com a leitura atenta e interessada desta obra que reúne os grandes discursos de um grande e valoroso homem que pisou nesta terra: Martin Luther King! É nítido ver que Cristo habitava claramente nele e usava-o poderosamente!

Josie 05/02/2015

Discursos excelentes
Eu tive o prazer de começar o ano com uma leitura diferente e interessante. Este livro mostra os melhores discursos de uns dos homens mais influentes da década de 50 e 60 ao combate pelo fim da segregação racial.

Rê Lima 12/11/2020

Fico imaginando o que seria do mundo se tivéssemos mais homens como Martin Luther King ou como estaríamos como seres humanos se ele ainda estivesse vivo.

Adriana 17/05/2012

Fundamental
Uma ótima leitura, os discursos nos mostra a intensidade, valor moral e cristão desse homem que faz parte da história.
Analisando com cuidado seus discursos tem um conteúdo que é totalmente aplicável aos nossos dias atuais.
Realmente o título expressa o conteúdo dos discurso desse missionário.

Grazy 02/03/2016

''Um apelo à consciência- Os melhores discursos de Martin Luther King''
Nota Pessoal: Através desse livro consegui ter uma visão não só do líder, mas também do amigo, marido e pai que Martin Luther King foi. Com os discursos inspiradores, consegui compreender mais a luta pela igualdade racial nos EUA. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde algumas pessoas são preconceituosas e definem às outras pela cor da pele e classe social pertencente. Essas pessoas têm que entender que somos todos seres humanos.

''Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: ''Nós acreditamos que esta verdade seja evidente, que todos os homens são criados iguais.'' ''

Anacris 31/01/2017

Inspirador
Martin Luther King nos aponta um caminho de ação e engajamento não-violento. Foi um homem de luta, mas, uma luta guiada pelo amor (não o amor piegas) e por viver em um mundo mais fraterno, sem opressores e oprimidos, apenas seres humanos livres e com dignidade.

Leonardo88 03/03/2022

Para aqueles que possuem consciência!
Simplesmente fantástico! De arrepiar ! De nos motivar a ser pessoas melhores ! Um livro obrigatório para meus filhos !

Leninha 28/09/2020

Martin Luther King: Um homem de valor.
Li a Biografia de Martin Luther King na edição da editora Zahar. ( conclui em agosto). Foi para mim uma leitura enaltecedora, no âmago do que foi a entrega de Martin pela liberdade. Vou deixar aqui uma de suas falas " Fins construtivos não podem jamais oferecer uma justificativa moral absoluta para o emprego de meios destrutivos, pois, em última análise, o fim preexiste aos meios."