A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

Ed Souza 06/07/2023

A garota dinamarquesa
Não se trata apenas da história de transição de Einar para Lili Elba, se trata na verdade na história de um verdadeiro amor.

Na verdade não apenas uma história,mas várias histórias. Greta ao aceitar a verdadeira história de Lili, a ama ... Henrique ao querer se casar com Lili também a ama, exatamente como ela é.

Muito mais do que uma mulher, um ícone para a luta LGBT

Netto.Fabricio 31/05/2023

Oq você é capaz por amor
O livro que deu origem ao filme, a onde podemos conher a história bem mais profunda e personagens incríveis, fatos q no filme não foi mencionado e com um final bem diferente!
David Ebershoff, publicado no ano 2000 o livro a garota dinamarquesa, inspirado em uma história real do pintor dinarquese Einar wegener e sua esposa Greta. Em uma tarde fria sua esposa Greta pedi um simples favor para Einar para ele se vestir de mulher Já que sua modelo não poderia ir para ela finalizar seu quadro.
Assim começa uma das mais passionais e incomuns história de amor do século XX
Essa história é um delicado retrado de um casamento que nos desafia a refletir o que fazer quando alguém que amamos quer mudar. Ao longo do tempo Einar passa a se vestir cada vez mais como Lili - uma espécie de alter ego feminino - por quem Greta se vê estranhamente atraída, e a medida que Einar desaparece na lembrança, eles percebe que uma escolha terá de ser feita: Lili ou Einar.
Tento como pano de fundo o glamour e a decadência da Europa da década de 1920, A garota dinamarquesa retratada a quase esquecida história de amor entre um homem que descobre sua verdadeira sexualidade e uma mulher disposta a sacrificar tudo por ele.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
O filme foi uma surpresa por si só, já o livro A Garota Dinamrquesa foi ainda mais gratificante, visto que temos pouquíssimas obras da literatura que abordam um tema tão importante e atual como a transsexualidade

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Jéssica 23/05/2023

Vale a pena
Um soco no estômago em vários sentidos.
Trata da transsexualidade que é um tema delicado e complicado ate hj. Inclusive arrepio a forma que algumas pessoas tratavam isso como uma doença.
Em contrapartida é lindo ver a doação e parceria de alguém que só poderia largar tudo que não seria julgada.
Super recomendo!
Único ponto negativo que o livro é muito descritivo e acaba se do cansativos em algumas partes. Mas mesmo assim a história compensa.

tricy 15/03/2023

Linda história
Eu demorei muito tempo para começar esse livro e confesso que não foi uma leitura tão fácil.
não me prendeu tanto e em alguns momentos chegou a ser até um pouco cansativo. não que a história seja ruim, muito pelo contrário. é uma linda trama, toda a trajetória da Lili se tornar a Lili é bastante interessante e delicada. por mais que eu não tenha tido tanta facilidade em ler não significou que não quis saber onde iria terminar esse trajeto, a Lili é uma personagem cativante, que desperta curiosidade e comigo não foi diferente. e sem esquecer também a amizade da Greta que foi bastante importante para esse descobrimento. foi bom ver o amor de Greta, que antes era romântico, se tornar numa bela amizade. foi uma boa experiência.

Felipe 07/02/2023

Como é tocante acompanhar a história de Lili. Sem fazer rodeios ou a escrever palavras desnecessárias, A Garota Dinamarquesa nos traz uma história de liberdade, e como o processo de escolha pode despertar medos e inseguranças que irão atrasar nossos sonhos. No entanto, no final, resignificaremos o sentido da vida para algo que nos seja realmente proveitoso.

Rafa 24/01/2023

não tão bom quanto imaginei
pelas críticas feitas ao filme, imaginei que seria um livro fenomenal, mas acabei me decepcionando um pouco. o livro é muito arrastado e detalhado e a leitura não flui muito bem

Ghellem Pires 09/12/2022

Uma história difícil e incrível baseada em fatos reais.

Einar e Greta são casados e após uma tarde, quando Greta pede ao marido que coloque os sapatos de uma mulher para que ela possa terminar sua obra ela não imaginava que despertaria em seu esposo o desejo de se tornar uma mulher.

O livro é sensível e lindo, Greta é apaixonada e apoia o marido em sua descoberta, quando ele começa a se transformar cada vez mais em Lili e deixar Einar de lado, Greta o apoia e tenta entender o marido.

Ao longo da história podemos viver com o casal os conflitos, as inseguranças e incertezas e tbm o apoio que um oferece ao outro. O livro tem uma escrita de fácil entendimento e a história se desenrola bem.
Podemos acompanhar a transformação de Einar em Lili e imaginar como foi difícil para ela assumir sua verdadeira identidade em uma época com tantos preconceitos e intolerância (e não tô falando dos dias atuais, mesmo parecendo).
A história é linda, mostra uma força por parte dos dois protagonistas, um amor que liberta e transforma, uma história real e forte.

Dumalis 20/11/2022

Uma história linda
Um livro excelente, uma história maravilhosa de uma pessoa com coragem de ser ela mesma!
?Lili sabia que uma vida falsa simplesmente não é vida.? Lili teve coragem de mudar a sua realidade e, de certa forma, o mundo! Que mulher corajosa.
E o que falar de Greta/Gerda??? Quanto amor! Amor puro e sem maldade. Cara, incrível.

Est 02/11/2022

uma leitura refrescante
Conhecer Greta , Lili e Einar foi magico, nunca consegui me importar tanto com personagens humanos e de amor incondicional.

Beatriz 20/10/2022

Fraco
É um livro fraco. A história tem potencial, mas a forma como é escrito deixa muita coisa subentendida, que leva o leitor a duvidar da sequência dos fatos, ainda mais o final, que era a única proposta do livro e não foi solucionado.
Problema também em me prender no livro. A narrativa não conseguiu me prender ao ponto de curiosidade para o próximo capítulo.

Pâmela 12/10/2022

Uma história triste contada de um jeito lindo...
Gostei muito como a história de Lili é narrada, mas em alguns momentos fiquei cansada de tantos detalhes. Alguns personagens que apareciam rapidamente acabavam tendo páginas e páginas de descrição de onde vinham ou o que já haviam feito de relevante. Fora esse detalhe tudo é muito bonito.
A vida de Greta tem bastante destaque e isso é muito interessante, pois além de não ofuscar de maneira nenhuma os acontecimentos ainda conseguimos ter uma narrativa a parte de mais uma mulher fantástica.
Que coragem Lili teve não só em descobrir-se, mas também nunca desistindo de seus sonhos e vontades. Enquanto lia, senti muita vontade de ver seus retratos pintados por Greta.
Um livro muito bonito do início ao fim e mesmo nos momentos mais difíceis de serem lidos devido a grande quantidade de preconceitos, (que ainda são realidade) nos faz questionar tanto.
nay.gba 22/01/2024minha estante
O filme eu achei belíssimo

Pâmela 24/01/2024minha estante
O livro também é muito bom

FabiWolfart 29/09/2022

Leitura rápida e tranquila.
Ao se descobrir mulher, Lili busca se sentir completa ao lado de sua companheira Greta.

Um livro sobre amor verdadeiro, que busca a felicidade do outro antes mesmo da sua.