A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

estanted4ari 06/10/2021

A GAROTA DINAMARQUESA
Einar e Greta vivem como um casal em Copenhague,1925 ambos são pintores. Certa vez Greta pediu ao marido para posar para ela porém vestido de mulher. Depois disso começa contar o passado de Einar e Greta e como eles se conheceram até o dia que Lili ressurgiu das cinzas.

É a primeira vez que tenho a experiência de ler sobre a transexualidade. Sabia que tinha o livro mais foi numa época onde não estava lendo muito. Vi algumas pessoas lendo e decidir embarcar nessa. Porque o filme é maravilhoso e achei que a leitura seria agradável. E por muitos momentos foi mais ele exageradamente detalhado, tem mais narração do que diálogos.

E no posfácio, entendo o porque disto. A história da Lili é real. Ela é a primeira trans. Além dela ter a própria bibliografia, David se inspirou na própria para escrever uma nova história.

alissonferreira.c1 29/09/2021

Eu não sei se não estava no mood certo, mas esperava um pouco mais
"A garota dinamarquesa", de David Ebershoff, é uma biografia ficcional baseada na história da artista plástica dinamarquesa Lili Elbe, mulher transsexual que viveu entre 1882 e 1931, e que se tornou conhecida por ser uma das primeiras pessoas a fazer a cirurgia de readequação de gênero. Lili era casada com a também artista plástica Gerda Gottlieb e faleceu decorrente das complicações de uma cirurgia de transplante de útero (isso não é spoiler, é fato histórico).

O livro me decepcionou um pouco porque na minha opinião o autor abusou das descrições das cenas. É meio chato ficar lendo sobre flores, cores, temperatura, paisagens, etc, quando você poderia estar mergulhando na complexidade da vida de uma personalidade como Lili Elbe, que foi uma mulher incrivelmente a frente do seu tempo. O fato de ser uma biografia ficcional também me decepcionou no início, mas isso já é um problema meu, afinal ninguém me prometeu uma biografia que fosse 100% fiel aos fatos históricos. No final da leitura eu até achei interessante todo o universo criado ao redor de Lili.

Indico a leitura, mas aviso que os fatos não possuem comprometimento com a realidade. Se quiser ler para conhecer Lili Elbe de forma real eu preciso te avisar que o próprio autor já esclarece que é ficcional logo no início.

brunadaguarda 16/09/2021

Do que o amor é capaz?
Esse livro trouxe uma história incrível, achei ainda mais incrível ao descobrir que foi baseada em fatos reais. A história começa contando sobre Einar, um pintor de paisagens de pântanos que era casado com Greta, sua antiga aluna, pintora de retratos. Greta no início se mostrava um pouco egoísta, só pensava em si e em seu trabalho (não estou julgando), por essa característica ela pede para seu marido Einar pousar com um vestido e sapatos femininos para terminar uma das suas pinturas, e nesse momento Lili é batizada - não criada, porque ela já existia dentro de Einar. Ao decorrer do livro vemos a devoção e o apoio de Greta para Lili, no início eu pensei que ela fazia isso por egoísmo, pra pintar Lili e ficar famosa, mas depois percebi, que o amor é capaz disso, Greta estava disposta a perder seu marido para ver a felicidade de Lili, pois ela amava os dois. Por fim, eu achei a história muito incrível, porém achei que foi muito romantizada, ainda mais pela época que isso aconteceu, entre 1929 e 1930, ela foi simplesmente acolhida por todos ao seu redor, Greta, Ana, Hans, Charlesle, Henrik,... E no momento em que sofreu preconceito da dona do "bordel" por exemplo, simplesmente saiu e continuou a vida como se aquilo não tivesse acontecido?? Achei que o psicológico da personagem não foi muito desenvolvido na história nesse aspecto. Mas apesar disso recomendo a leitura, é um pouco entendiante no início, mas depois a emoção toma conta.

izzy 31/08/2021

uma história de amor e companheirismo excepcional.
a história e a importância da lili é algo tão incrível. nunca me esquecerei de tudo que senti o ler esse livro, a relação da lili & greta é algo lindo, elas nunca desistiram uma da outra, apesar de todas as circunstâncias, todos os anos de dúvidas e luta de ambas. eu fiquei obcecada, ficava horas lendo e quando parava era uma dor porque estava fascinada na história e o que iria acontecer, foi uma leitura inexplicável.

Eledir Gonçalves 25/08/2021

Muito além da aparência
Inspirado em uma historia real este romance inquietante, fala do pintor dinamarquês Einar Wegener e sua esposa californiana Greta. De um simples favor que a esposa pede ao marido, surge Lili a primeira pessoa a passar com sucesso por uma cirurgia de afirmação de gênero. No decorrer da trama apresentam se os dramas vividos por Einar(Lili) e sua esposa Greta, o que mostra a verdadeira face do amor sem interesse. Greta se mostra compreensiva e disposta a ajudar o que fundamental para Lili se descobrir.

Gio 07/08/2021

É um livro ok.
Eu do 3 estrelas devido à temática que é de suma importância, porém o livro é razoável.
Escrita confusa e muitas vezes arrastada, além de não ter me feito me conectar muito com as personagens.
Vanuza.Dias 21/01/2022minha estante
Também achei a leitura bem arrastada...

SanderleyAlves 27/07/2021

Dilemas...
Não sei se sou eu ou o livro, se é o livro ou se sou eu, a questão é que na minha concepção nada casou com nada e a superficialidade da escrita do autor atrapalhou ainda mais.

Isabella 24/06/2021

simplesmente acabou comigo
No começo pode ser meio chatinho, mas o final vale cada letra lida. Lili Elbe foi uma personagem ds história que eu sempre tive uma grande empatia, e apesar de esse livro não ser 100% realista ainda assim me tocou muito. Entender a Greta (que na verdade é Gerda) e o papel dela na transição da Lilizinha, as dúvidas e o preconceito enfrentado, mesmo que subliminar se torna, felizmente, cada vez menos complicado na sociedade.

Sejamos Greta, com um pingo a mais de tolerância, mas sejamos Greta.

VinAcius49 24/06/2021

Que escrita apaixonante! Sei que já disse uma par de vezes, mas não me canso. Facilmente o autor me levou a Copenhague, a Pasadena, a Paris, a Dresden... Fechando os olhos, eu poderia ver todas as paisagens descritas.
A trama é intrigante porque sempre há uma nova descoberta para Lili (assim como para Greta), também é coberta de algo que me levou a esperar por um final trágico.
Falando em personagens e final (um tópico por vez), todo personagem é aproveitado o suficiente para a trama, sem detalhes excessivos onde não faria diferença e aprofundando até o necessário onde faria. A personagem da Greta foi para mim... Um marco de personagem!
O final, por já ter consumido o filme, eu acreditava ser diferente. As obras divergem aí? A minha memória me pregou uma peça? O autor nos deixou de forma leve e vaga? Eu não entendi algo?
Apaixonante (outra vez!)! Indico cheio dessa paixão.

Biblioteca Chamma 28/05/2021

Uma linda história de amor
Um romance que toca lá no fundo do coração, uma história de ficção com personagens que existiram de verdade e que traz uma ideia do que era ser uma pessoa transgênero no início do século 20.
A Garota Dinamarquesa, de David Ebershoff, o livro que inspirou o filme homônimo, é uma obra baseada na vida de Lili Elba, uma mulher trans nascida como Einar Wegener. Dentre fatores verídicos, estão suas cirurgias de transição de homem para mulher, na época algo inimaginável, mas que a tornaram conhecida pela Europa e resto do mundo, gerando ao mesmo tempo curiosidade e estranheza.
A singularidade da personagem de Greta Wegener, esposa de Einar, é também o ponto alto da narrativa, demonstrando um amor que transcende qualquer identidade de gênero.

TSene 23/04/2021

O amor pode existir de diversas formas. Sensível, na medida certa. Lili eternizada, não somente em pinturas, mas ganha vida em seu íntimo, quando externa o que deseja.

Jupiter 11/04/2021

É incrível como David traz todo sentimento de descontentamento, de duvida, medo e esperança tanto de Lili quanto de Greta de forma tão sutil. É uma história emocionante e cativante que nos leva à superfície do que uma pessoa trans pode vir a sentir quando se questiona e a eterna busca do se encontrar dentro de um mar de possibilidades. Um livro que se passa nos anos de 1930, mas traz sentimentos tão reais e atuais e acaba por se fazer necessário para compreender um pouco da pluralidade do que é ser

Sid 06/04/2021

Uma busca por uma identidade
Lili era uma artista, e sua maior criação foi ela própria.
Embora o livro possua seu caráter ficcional, é uma história tão intensa e necessária.