A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

Paula 26/07/2016

Que livro lindo!
Amei o livro, que mostra uma forma de amor acima de preconceitos e questionamentos. É um livro leve, daqueles que você fica lendo aos pouquinhos as últimas páginas com medo de acabar, porque não quer abandoná-lo. Muito bom!!!
Janaina Edwiges 26/07/2016minha estante
Eu tenho muita vontade de ler este livro. Assisti o filme e fiquei encantada pela sensibilidade dessa linda história. De tocar o coração!

Paula 26/07/2016minha estante
O filme eu ainda não assisti. Estou doida pra ver.

Jaina 07/09/2017minha estante
Ainda não vi o filme (sempre leio o livro primeiro. Rs) mas sinto que tanto em uma obra quando na outra, será Gerda/Greda quem mais me deixará intrigada... Que pessoa incrível! *_*

Paula 10/09/2017minha estante
Ela é demais né?

Juh Saint 12/09/2020

Como garota transexual fico feliz demais de ter lido um livro assim q bom crescer nessa epoca onde as pessoas discutem sobre isso e um livro com essa estoria e aclamada.
No inicio a gente tem a problematica de como vai ficar a questão da Greta com a mulher que esta se descobrindo, e ate então era a sua figura masculina de amor. Quando a estoria avança você vai ficando muito apegado na relação deles, pq e uma além de admiração, amizade ou uma simples paixão. Tem um companheirismo forte entre eles q eu fique apaixonada com o passar. O processo para Lili assumir quem era (leia assumir não virar pq Lili sempre foi Lili) é mtooo lindo e mais bem feito.
É uma estoria real e devo oq sou hj a sensibilidade de Lili lutar contra o sistema transfóbico da epoca e os poucos avanços cientificos. Recomendo pra tds é uma estoria belissima cheia de sensibilidade.
Priscila.Candido 13/09/2020minha estante
Assisti o filme.

Juh Saint 14/09/2020minha estante
não assisti será q foi fiel bem adaptado?
aii o livro é lindoooo!!

Priscila.Candido 30/09/2020minha estante
Não sei sê é fiel, vou ler o livro. ?

Samara 31/01/2017

Poético, a necessidade de ser diferente
Resenha por fazer

Samara 08/09/2017minha estante
Sim, também amei o livro e ainda vou assistir o filme

Samara 08/09/2017minha estante
Sim, ela é incrível mesmo, maravilhosa

Camila Lobo 25/04/2016

Resenha: A Garota Dinamarquesa (Por Livros Incríveis)
ATENÇÃO: Em alguns trechos da resenha, separo Einar de Lili. Não só para facilitar o compreendimento do texto, como também pelo fato do Einar definir a Lili como se fosse uma outra pessoa, com outro cérebro, dividindo o corpo com ele. Espero que compreendam e boa leitura! :3

A Garota Dinamarquesa trata-se de um romance baseado na vida de Lili Elba, pioneira no movimento trans. Tudo começa quando a mulher de Einar Wegener, Greta, pede para que ele pose com o vestido de sua modelo que não pôde comparecer no dia para que ela possa terminar sua pintura. A partir desse momento, Einar passa a se vestir cada vez mais com seu alter ego, Lili, o que provocará grandes mudanças na vida de todos ao redor do casal.

Estava bem animada com essa leitura, não só pela grande vontade de assistir o filme, mas príncipalmente pelas críticas positivas e premissa interessantíssima.
O livro conta como o pintor Einar Wegener, após posar como uma moça para um quadro de sua esposa, passa a perceber que ele não sabe quem realmente é. Ao mesmo tempo que é apaixonado por Greta e pela intimidade que eles têm, também se sente atraído por outros homens e pelo mundo feminino. Logo, ele passa a se vestir com frequência como Lili, aflorando de vez seu lado feminino enquanto frequenta a sociedade como o que ele realmente era por dentro: uma mulher.

A leitura inicia-se de modo lento e eu diria que até mesmo arrastada, o que me fez desanimar um pouco com o livro. Felizmente ele pega ritmo depois, tornando-se mais fluído, interessante e com uma carga emocional gigantesca, conforme a história avança com os dilemas de Einar e Lili, e com a coragem, dedicação e amor de sua esposa, Greta.
Para mim, ela é a melhor personagem do livro, pois demonstrou enorme força de vontade para ver seu marido e Lili felizes. Apoiou a ambos em todos os momentos, sendo muitas vezes a única que acreditava em Lili. A relação de intimidade que ambos mantinham no casamento foi algo formidável e o autor conseguiu mostrar esse aspecto ao leitor de forma intensa e clara, permitindo assim, uma melhor compreensão da situação.

Pois era essa a luta ineuxarível de Greta: a necessidade perpétua de estar sozinha, mas sempre amada, e sempre amando.

Já Lili é uma personagem maravilhosa, apesar de ter me parecido um pouco caricata em alguns momentos. Entretanto, a personagem era o toque de leveza do livro, tornando-o mais singelo. Uma grata surpresa foi o irmão de Greta, Carlisle, que antes de entrar de fato na história me parecia uma pessoa dura, mas que mostrou-se gentil e atencioso com Lili, tornando-se um personagem bem construído.

Em minha opinião, o ponto mais interessante da história foi como o autor conduz a questão do transsexualidade naquela época. Afinal, estamos falando da década de 1920 e 1930 e de como Lili foi a primeira mulher a se assumir trans, tendo realizado a cirurgia. Hoje em dia, inúmeras pessoas ainda reagem extremamente mal a esse assunto, naquela época então raríssimo era os que compreendiam. Ao menos no livro (já que o autor avisa que grande parte é romantizada), Einar e Lili chegam a procurar 4 médicos que oferecem curas absurdas ao problema deles. Nesse ponto, A Garota Dinamarquesa retrata de forma bruta e cruel tal situação, já que Einar não sabia o que realmente se passava com ele, precisando de respostas que felizmente, ele encontrou depois.

Intenso e emocionante, o livro que inspirou o filme estrelado por Eddie Redmayne e Alicia Vikander possui um final bonito, mas que me causou ligeira confusão, visto que é bem poético. É um belo romance para conhecer duas mulheres fantásticas, uma tendo lutado pelo amor, outra pelo direito de ser quem realmente era, e ambas pela felicidade.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/04/resenha-garota-dinamarquesa-david.html
Jaina 07/09/2017minha estante
Amei sua resenha. Muito bem escrita!

Camila Lobo 07/09/2017minha estante
Muito obrigada, Jaina! Já assisti o filme também e fiquei extasiada com a Gerda.

Pâmela 12/10/2022

Uma história triste contada de um jeito lindo...
Gostei muito como a história de Lili é narrada, mas em alguns momentos fiquei cansada de tantos detalhes. Alguns personagens que apareciam rapidamente acabavam tendo páginas e páginas de descrição de onde vinham ou o que já haviam feito de relevante. Fora esse detalhe tudo é muito bonito.
A vida de Greta tem bastante destaque e isso é muito interessante, pois além de não ofuscar de maneira nenhuma os acontecimentos ainda conseguimos ter uma narrativa a parte de mais uma mulher fantástica.
Que coragem Lili teve não só em descobrir-se, mas também nunca desistindo de seus sonhos e vontades. Enquanto lia, senti muita vontade de ver seus retratos pintados por Greta.
Um livro muito bonito do início ao fim e mesmo nos momentos mais difíceis de serem lidos devido a grande quantidade de preconceitos, (que ainda são realidade) nos faz questionar tanto.
nay.gba 22/01/2024minha estante
O filme eu achei belíssimo

Pâmela 24/01/2024minha estante
O livro também é muito bom

Aline Marques 30/08/2016

Na dúvida, lute [Ig @ousejalivros]
Artistas com uma rotina simplória, Greta e Einar são casados e anseiam por tranquilidade. Grandes mudanças estão longe de seus planos, até que Lili aparece.
"Ele é assim, não é? Como posso culpar alguém por ser o que é?"
Em uma narrativa confusa e arrastada, o leitor assiste a luta de duas consciências que habitam um mesmo corpo e o poder, bem como o custo, das escolhas.

O companheirismo entre marido e mulher possibilita a sobrevivência de Lili e instiga o leitor a prosseguir com a leitura. Os diálogos são sensíveis e reflexivos, demonstrando que o preconceito também é uma opção.

Moral da história? Uma ficção sobre pessoas reais em uma jornada atemporal em busca da coragem de serem quem desejam.
Nota: 3.5 / 5.0

site: www.instagram.com/ousejalivros

Aline Marques 08/09/2017minha estante
Não é? Daquele tipo de pessoa que você amaria ter na sua vida, Jaina! Eu ainda não vi o filme, mas tenho certeza de que serei bem tendenciosa... Rs

Lets 06/03/2017

O iceberg no fundo do mar
Ele é aquela velha imagem em que o filme é a pontinha do iceberg flutuando que todo mundo vê e o livro é a magnitude escondida nas águas profundas! Simplesmente tocante, lindo lindo!!

Lets 11/09/2017minha estante
Com certeza Jaina!! Ela é incrível!!

Daphiner 08/03/2016

Que livro maravilhoso! Uma lição de amor, respeito, dedicação, aceitação... uma lição de vida e para a vida. A delicadeza de Lili está impregnada em cada página escrita por David.
Aires 20/11/2018minha estante
Eu achei incrível a resenha!! ^^

Daphiner 21/11/2018minha estante
Obrigada Aires! O livro é realmente muito bom!

Prazer, Leitor 31/10/2016

Sutil e envolvente
Sutileza é a palavra que melhor descreve este livro. Trata de um assunto polêmico na época, de uma forma leve e curiosa.
Ele relata a história do casal Einar e Gerda Wegener. Ambos pintores, e em um certo dia Gerda pede ajuda ao marido para finalizar um quadro, para isso ele precisa se vestir com trajes femininos, e é aí que Lili Elbe desperta, e algum tempo depois torna Einar Wegener, a primeira pessoa transexual registrada, ao passar por um procedimento de redesignação de gênero.

Prazer, Leitor 08/09/2017minha estante
Sim, incrível de uma forma curiosa ^^

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 05/09/2016

O LIVRO OU O FILME?
No filme, Eddie Redmayne intepreta Einar/Lili em sua mudança de gênero. Ele captou muito bem a personalidade frágil e sensível de ambos (Einar e Lili) e - não sei se por decisão dele ou do diretor - se concentrou nas mudanças de trajes e trejeitos, que é o que visualmente conseguimos apreender melhor em um filme. No livro, a narrativa se concentra mais nos pensamentos e nos sentimentos de Einar/Lili, além de contar certas experiências semi-sexuais que Lili tenta ter ao longo de sua transição. Talvez considerando que tais cenas seriam muito fortes ao público, elas não aparecem no filme.
Alicia Vikander interpreta o contraponto perfeito a Lili, e faz Gerda forte e intensa como ela é. Lili e Gerda são diferentes e, ao mesmo tempo, iguais, pois Gerda também tem um passado difícil e delicado (que não é explorado no filme, somente no livro).
No filme, alguns pontos sexuais são explorados no início, mostrando que Einar e Gerda tinham um casamento feliz, e a forma de demonstrarem esta felicidade no filme foi através das cenas de sexo entre ambos. Particularmente, não gostei destas cenas, pois acho que a intimidade e a felicidade do casal vão muito além do sexo. Depois que li o livro, gostei menos ainda daquelas cenas, pois no livro fala-se das dificuldades de ter relações sexuais entre ambos, pois Einar não sentia vontade.
Outra diferença é que achei que o filme parece mais baseado no ponto-de-vista de Gerda do que de Einar/Lili, enquanto no livro os pontos-de-vista se alternam o tempo todo, deixando-o mais completo.

O livro ou o filme? O livro.

O filme é lindíssimo e merece ser visto. Porém, eu gostei mais do livro, pois ele mostra com mais profundidade os motivos e o processo de mudança de Einar em Lili. No filme, achei que não fica muito claro como acontece a transição - não externa, mas interna - de Einar. No livro, temos relatos desde sua infância mais distante, o relacionamento conturbado com o pai, as dificuldades de se integrar na sociedade, a relutância em começar o namoro com Gerda, e muitos outros detalhes que deixam o pano de fundo mais claro e mais explicado.
O mesmo acontece com Gerda. Ela passa por uma série de situações tão atípicas que, após assistir o filme, me questionei muito dos motivos por ela ter aguentado tanta coisa ao lado de Lili. Já no livro, a vida dela é contextualizada, seu passado e suas experiências de vida são mostradas com mais profundidade e, então, é possível entender melhor o amor dela por Einar/Lili.
E, exatamente por ambas as protagonistas serem mais exploradas no livro, o relacionamento entre elas - que começa como um casamento e termina como uma grande amizade mal resolvida - fica bem mais interessante, bonito e poético.
É possível explorar esta obra em muitos níveis, que vão além da mudança de gênero de Einar/Lili. Acredito que este tópico seja bastante atual e o mais forte de todos, mas há também a questão do papel da mulher na sociedade através de Gerda e, além disso, o que é ser um artista e como manter a inspiração ao longo da vida. Vale a pena ver o filme, ler o livro e levar os debates adiante, pois é realmente uma obra-prima.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2016/04/o-livro-ou-o-filme-garota-dinamarquesa.html
Geison 09/12/2016minha estante
Ótima resenha! Mas o a produção do filme não poderia ser fiel ao livro, pois iria ficar um filme, talvez muito grande e denso.

Edmeia 26/11/2017minha estante
O livro sempre vão ser melhor!!

Edu 09/08/2016

Maravilhoso!
Nossa, muito bom. Cada página mais suave e gentil. Cada página mais curioso, mais mágico. Uma viagem pela bases de sustentação que fazem você ser quem você é. Me emocionou. Oscar para a atriz que interpretou a Greta foi muito bem entregue, aquela personagem é incrível. Lili 4ever
Fabi 02/09/2016minha estante
Esse deve ser maravilhoso

Arnaldo 13/10/2016minha estante
Relatos maravilhosos desse livro vindo de você, certeza de que é envolvente e arrebatador.

Jakee 15/07/2023

Viva Lili Elbe
Que história incrível de coragem e amor, eu fiquei encantada com a história de Lili.
Lili foi uma das primeiras pessoas a fazer a cirurgia de mudança de gênero, ela foi pioneira trans assim como fala no livro. Corajosa, ela queria ser quem ela era!

Eu já havia assistido o filme e amei muito, então ganhei esse livro de presente de aniversário do meu amigo maravilhoso @Vinny (Obrigado mais uma vez, se você ficou em dúvida se eu tinha gostado ou não, tá aqui uma prova de que eu AMEI!!!!) Agora eu amo mais ainda essa história!

Eu recomendo muito esse livro pra todo mundo com TODA certeza! Se tiverem a oportunidade de ler, apenas LEIAM!
Vinicius39 15/07/2023minha estante
fico muito feliz que vc tenha gostado amiga!!! ganhei o dia

Jakee 15/07/2023minha estante
@Vinicius298 ?????

@mylifeasreader 19/12/2017

Sensível
Assisti ao filme e imediatamente senti necessidade de ler o livro, que inclusive é baseado na história real de Lili Elba, porém não se trata de uma biografia, o autor até deixa claro no começo.
O filme é uma obra maravilhosa, mas comparado ao livro e sua riqueza de detalhes, a produção cinematográfica consegue decepcionar um pouco. A história que compõe o livro é maravilhosa e comovente. O desespero de alguém que acredita que nasceu no corpo errado é passado com muita sensibilidade.
Lili era Einar, um homem franzino, pintor, marido de Greta, mas não se reconhecia como tal, sempre acreditou ser diferente, só não sabia como era esse diferente. Greta é o símbolo da mulher independente, ao meu ver uma forte representante do feminismo, foi o suporte de Lili, a que acreditou que o marido de fato era uma mulher em um corpo de homem e que apoiou todo o processo com uma força e altruísmo enormes, lutou contra seu egoísmo para que Lili tomasse forma.

O que eu mais gostei no livro, foi que ele não explora só a parte de Lili. O enredo também vai contar a história de vida de Greta, que não foi nada fácil. Outros personagens como Hans, Henrik, Anna e Carlisle são muito bem explorados, personagens secundários que mostram como sua participação e aceitação foi importante no processo para que Einar se tornasse Lili.
Houve momentos em que fiquei bastante chocada, quando Einar ainda procurava médicos para entender o que havia de “errado” com ele. Diagnóstico de esquizofrenia, homossexualidade considerada crime, sugestão de lobotomia, etc. Se até hoje o preconceito pesa sobre a sociedade, imagine em uma época (1930) que isso era raramente assumido e extremamente reprimido.
Eu fiquei muito tocada com tudo, você consegue sentir a tristeza de Lili por não saber quem é e o desespero de Greta por ter que deixar seu marido ir.

Recomendo muito a leitura, é uma forma de você entender pelo menos um pouquinho como é tudo isso para as pessoas que passam pelo processo de aceitação de si mesmas, como sendo algo diferente daquilo que foi designado a elas muitos antes até de seu nascimento.
mariainezmoreira 20/03/2020minha estante
Foi o melhor comentário que li, até hoje, sobre o livro. Assisti o filme e fiquei deveras muito sensibilizada pelo drama interior vivido por Lili e por Greta. O filme é ótimo e recomendo a todos que assistam. Já adquiri o livro e agora, aproveitando a quarentena imposta pela pandemia do Corona Vírus, vou tirar da estante e ler.

Lenise 10/04/2016

A história do primeiro transsexual
Esse livro trata de uma história real que aconteceu lá pelos idos de 1920...1930: em um dia, no lar de um casal de pintores (Einar e Greta) a esposa pede ao marido que coloque os sapatos femininos de sua modelo, que não compareceu, para que ela pudesse terminar a pintura. A partir dai e da reação emocional que tal ato desencadeou em Einar vai sendo construída uma personagem chamada Lili que é como se fosse uma personalidade alternativa de Einar. Ele inclusive convive com as outras pessoas e principalmente com Greta vestido e atuando como uma mulher. Cada vez mais Lili se sobreporá a Einar!
Surpreendentemente Greta apóia a transformação e sente inclusive uma estranha fascinação por Lili. Não é dito no livro, mas pelo que pesquisei das gravuras feitas pela pintora e ilustradora Greta na época ela era bi-sexual, o que explicaria essa fascinação.
Gostei do livro mas ele se torna um pouco cansativo em algumas passagens pela descrição de fatos passados não relevantes para a história.
O amor incondicional de Greta por Einar/Lili é comovente! Pelo que pesquisei na internet sobre essas pessoas a história tem tudo para ter acontecido de maneira bem similar ao contado por David Ebershoff.
Recomendo o livro para leitores maduros que gostam de romances psicológicos. Quem gosta de aventuras achará o livro enfadonho.
Lua 04/02/2019minha estante
"dA primeirA transexual"!!! Ela é uma mulher!