A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

Sol 28/02/2022

TRANSformação
Quando eu descobri a existência deste livro, já sabia que deveria ler. E ao ler, abriu diversas caixinhas dentro do meu eu.
Todas as vozes nesse mundo importam! E acompanhar a luta interna de uma mulher trans me fez ter mais compaixão ainda pelo próximo. De certo forma, me identifico e compreendo muitas coisas que Lili passou para chegar a sua verdadeira matéria física e espiritual.
A comunidade LGBTQIA+ é muito mais que títulos e é um prazer fazer parte. E é maravilhoso ver tantas vidas de transformando e sendo vividas.

Dany Siviero 24/12/2020

A delicada Lili e a força de Greta
Lindo livro, delicado, sensível, detalhista sem exageros. Lili é uma jóia que é lapidada ao longo da narrativa com o apoio e a força inexorável de Greta que está constantemente ao seu lado apesar de tudo. Uma completa a outra.

Catharina.Mattavel 06/07/2020

A representação de companheirismo e amor
O filme foi uma surpresa por si só, já o livro A Garota Dinamrquesa foi ainda mais gratificante, visto que temos pouquíssimas obras da literatura que abordam um tema tão importante e atual como a transsexualidade. David Ebershoff apresenta a história de Einar e Greta. Marido e mulher companheiros, amoroso e que se aproximam cada vez mais através da arte.

Quando Greta pede que Elinar coloque um vestido para ser modelo de um quadro que ela precisa terminar para a cliente, a vida do casal muda completamente, pois assim que Elinar se veste, nasce Lili, o alter-ego feminino de Einar que tomará conta cada vez mais da vida de ambos.

Gosto desse livro por ser um exemplo de amor muito forte. Greta é uma mulher que apoia Elinar/Lili a cada momento, mesmo em estado confuso e de adaptação, jamais deixa que isso diminua o amor, admiração e companheirismo que sente por seu marido, que agora é Lili. Lili nos conquista com sua coragem, personalidade e luta constante para ser aquilo que realmente quer ser e já é por dentro: uma mulher.

Narrado em terceira pessoa, o autor inclui o passado dos personagens, o que nos ajuda a entender atitudes e conflitos do presente e maior conexão com a história. O foco principal é a transformação de Elinar para Lili, que é inspirada na 1a mulher transexual a se submeter à cirurgia de mudança de sexo. Os personagens passam por um processo de amadurecimento, libertação e descobertas de forma intensa, mas que é apresentado com muita sensibilidade.

Mesmo que hoje o assunto seja mais colocado em pauta, e aos poucos, estamos tendo avanços no tema, David apresenta uma história que na época (um século atrás), havia pouquíssimas informações sobre, o que nos faz reconhecer ainda mais a coragem de Lili.

História real que se mostra palpável e sincera, por conter não só companheirismo e amor, mas também mágoa e raiva entre o casal, afinal, estamos falando de um assunto extremamente complexo, que demanda compreensão e principalmente empatia, dois elementos raros em uma sociedade homofóbica. Embarque numa leitura que te faz rever certos conceitos.

site: https://www.instagram.com/p/CB8rCFCDxNz/

DIONNY 18/10/2020

A história de Lili Elba é incrível, mas achei o livro um pouco arrastado e com detalhes em excesso, que pouco acabam acrescentando na narrativa. O que me chamou a atenção, de forma positiva, foi a forma como o autor explorou os sentimentos e as nuances de Lili em meio às inúmeras descobertas que ela vai tendo ao longo de sua vida. A certeza de Lili sobre o que é e o que quer ser também é muito bem pontuada. Me vi quase como um advogado durante a leitura, querendo defender e proteger ela. Levando em consideração a época que ela viveu, Lili foi uma mulher ímpar, uma mulher forte, e mesmo que alguns fatos sejam fictícios, o autor te faz acreditar que tudo é verdade, nos mínimos detalhes. Foi uma viagem no espaço e tempo, mas senti falta de um final mais concreto. O livro acaba ficando com um final meio vazio e sem um ponto final de verdade.

Marielle.Miziara 13/02/2020

Ótimo livro para discutir sobre sexualidade

TSene 23/04/2021

O amor pode existir de diversas formas. Sensível, na medida certa. Lili eternizada, não somente em pinturas, mas ganha vida em seu íntimo, quando externa o que deseja.

Isabella 24/06/2021

simplesmente acabou comigo
No começo pode ser meio chatinho, mas o final vale cada letra lida. Lili Elbe foi uma personagem ds história que eu sempre tive uma grande empatia, e apesar de esse livro não ser 100% realista ainda assim me tocou muito. Entender a Greta (que na verdade é Gerda) e o papel dela na transição da Lilizinha, as dúvidas e o preconceito enfrentado, mesmo que subliminar se torna, felizmente, cada vez menos complicado na sociedade.

Sejamos Greta, com um pingo a mais de tolerância, mas sejamos Greta.

Pri 18/04/2020

Um romance fictício baseado na vida de Lili Elbe. Uma estória maravilhosa e com personagens admiráveis. Você tem duas mulheres fortes com estórias envolventes, de um lado temos Lili se descobrindo e passando por várias mudanças tanto físicas quanto, principalmente, psicológicas. Ao lado de Lili temos Greta, uma mulher forte que sempre apoiou Lili em sua transição. Mesmo em uma situação peculiar, antes de esposa, foi amiga e companheira. Ótima leitura.

Luana.Caroline 21/10/2023

Amor e empatia pelo próximo...
Confesso que não esperava gostar tanto desse livro, mas gostei sim. Sob a lente dramática da trajetória de sofrimento enfrentada por ele e da situação totalmente inusitada, vivida por sua esposa, A garota Dinamarquesa simboliza o grande mistério que envolve essa essência que se faz presente em cada um de nós, indo muito além das questões relacionadas à sexualidade. Outro ponto maravilhoso explorado nesse filme é o amor. A disposição em despir-se completamente do ego, revelando que o amor incondicional não é uma escolha, nem mesmo construção, mas que talvez seja apenas uma questão sorte. Lindíssimo.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Jaque 21/02/2020

Lili Elbe foi uma mulher pioneira e não deve ser esquecida. Uma leitura necessária nos dias atuais.

Akatsuka 17/10/2021

É bom, mas demorei um mês para ler
Eu gostei do livro, fala de um assunto importantíssimo, mas eu achei entediante na maior parte do tempo, muita coisa eu nem sabia o significado das livros, ia no presente e depois no passado quase toda hora. Eu fiquei triste de saber que a Lili não teve final feliz, ela não conseguiu ser mãe, ela passou por tanta dor nas cirurgias, nem todos personagens foram desenvolvidos bem além da Lili, até eu recomendaria esse livro se a leitura do livro fluísse.

Gio 07/08/2021

É um livro ok.
Eu do 3 estrelas devido à temática que é de suma importância, porém o livro é razoável.
Escrita confusa e muitas vezes arrastada, além de não ter me feito me conectar muito com as personagens.
Vanuza.Dias 21/01/2022minha estante
Também achei a leitura bem arrastada...