A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

Ingrid 03/03/2024

Emocionante
Amei conhecer a história de Lili Elbe. Muito inspiradora para sabermos que não estamos sós quando se trata de questões de amor próprio

Eledir Gonçalves 25/08/2021

Muito além da aparência
Inspirado em uma historia real este romance inquietante, fala do pintor dinamarquês Einar Wegener e sua esposa californiana Greta. De um simples favor que a esposa pede ao marido, surge Lili a primeira pessoa a passar com sucesso por uma cirurgia de afirmação de gênero. No decorrer da trama apresentam se os dramas vividos por Einar(Lili) e sua esposa Greta, o que mostra a verdadeira face do amor sem interesse. Greta se mostra compreensiva e disposta a ajudar o que fundamental para Lili se descobrir.

Grazibook0 25/12/2023

A Garota Dinamarquesa
Esse livro é baseado em uma história real, então não sei se posso criticar como se fosse uma história fictícia.

De qualquer modo, a narrativa não me prendeu, eu li por pura curiosidade de saber se os acontecimentos se encaminhariam na forma que pensei, mas as vezes era bem cansativo e descritivo demais.

Não é um livro ruim, até porque, como eu já falei, é baseado em fatos reais, o único ponto negativo que me incomodou foi a narrativa, a forma como o autor dissertou sobre a história de Lili Elbom.

Por fim, é uma grande recomendação para quem gosta dessas histórias de se encontrar, de transformação pessoal e, acima de tudo, histórias com base na realidade.

Pâmela 12/10/2022

Uma história triste contada de um jeito lindo...
Gostei muito como a história de Lili é narrada, mas em alguns momentos fiquei cansada de tantos detalhes. Alguns personagens que apareciam rapidamente acabavam tendo páginas e páginas de descrição de onde vinham ou o que já haviam feito de relevante. Fora esse detalhe tudo é muito bonito.
A vida de Greta tem bastante destaque e isso é muito interessante, pois além de não ofuscar de maneira nenhuma os acontecimentos ainda conseguimos ter uma narrativa a parte de mais uma mulher fantástica.
Que coragem Lili teve não só em descobrir-se, mas também nunca desistindo de seus sonhos e vontades. Enquanto lia, senti muita vontade de ver seus retratos pintados por Greta.
Um livro muito bonito do início ao fim e mesmo nos momentos mais difíceis de serem lidos devido a grande quantidade de preconceitos, (que ainda são realidade) nos faz questionar tanto.
nay.gba 22/01/2024minha estante
O filme eu achei belíssimo

Pâmela 24/01/2024minha estante
O livro também é muito bom

Sid 06/04/2021

Uma busca por uma identidade
Lili era uma artista, e sua maior criação foi ela própria.
Embora o livro possua seu caráter ficcional, é uma história tão intensa e necessária.

Alex 12/10/2020

Bom e excepcional!
Um dos livros com protagonistas mais envolventes e peculiares que já vi. Ao longo dos capítulos, me senti quase um amigo de Greta e de Lili. Os efeitos dos pensamentos de Lili se refletem no leitor, e suas mudanças fazem nossa leitura mudar também, com tanta naturalidade quanto a dela. Embora a leitura tenha me sido cansativa em alguns momentos, nunca pensei em abandonar, de tão bom que é o enredo. Não posso deixar de dizer que Lili, sem dúvidas, é uma das protagonistas mais originais que já tive o prazer de entrar em contato pela leitura. Recomendo demais!

amorporlivro.l 26/07/2019

Necessário, inclusivo.
Livro inclusivo que conta a linda história de Lili Elbe, relatando sua descoberta, transição e aceitação como uma mulher transexual. Einar Wegener seu nome de batismo era um grande pintor dinamarquês, o mesmo era casado com Greta que também era artista mas pouca conhecida no ramo, tudo começou com um simples favor de sua esposa, pois a modelo que vinha pousando pra ela tinha cancelado a sessão e a Greta precisava concluir seu trabalho, então, ela pergunta se Einar se importaria de colocar por alguns instantes as meias e os sapatos da modelo que não pôde estar presente? Ele aceitou e disse: "O que você quiser." Assim começa uma historia linda e única de amor do século XX. Einar passa a se vestir de mulher cada vez mais e Greta se vê estranhamente atraido pelo mesmo vestido como Lili, mas eles percebem que uma escolha deverá ser tomada: Lili ou Einar? Einar decide ser quem ele realmente é e passa adotar o nome de Lili, submete a umas séries de cirurgias, conhece novas paixões, isso sempre com o apoio de sua ex mulher que passa a se tornar sua melhor amiga . Livro maravilhoso que deveria ser lido por todos, não posso esquecer de mencionar que essa obra é inspirada na história real de Lili Elbe e sua esposa Gerda, mas a história narrada, com detalhes do lugar, tempo, linguagem e vida interior, é uma invenção da imaginação do autor. ❤

site: https://www.instagram.com/p/BmoJ-xdHj3Y/?igshid=1mbbmkxf18z7r

Beatriz 20/10/2022

Fraco
É um livro fraco. A história tem potencial, mas a forma como é escrito deixa muita coisa subentendida, que leva o leitor a duvidar da sequência dos fatos, ainda mais o final, que era a única proposta do livro e não foi solucionado.
Problema também em me prender no livro. A narrativa não conseguiu me prender ao ponto de curiosidade para o próximo capítulo.

Susan.Kelle 30/04/2020

Um livro intrigante e com personagens absolutamente únicos. Apesar de Lili/Einar ser o personagem principal confesso q qm realmente me intrigou foi Greta: forte e independente, mas ao mesmo tempo presa a sua missão de fazer seu "par" feliz.. Achei ela de um emocional complexo e fascinante. Lili/Einar me irritou e confundiu com a constante dissociação entre ser ela e ele, como se realmente fossem duas pessoas num corpo, ñ tenho vivências suficientes pra julgar isso mas me pareceu mto mais um caso de dupla personalidade do q de alguem preso num corpo do sexo oposto; vale destacar tb a excessiva preocupação de Lili com sua beleza, o q talvez fosse um recurso seu estereotipado pra se reafirmar feminina. Mas tds essas impressões  só vem reforçar o bom trabalho do autor, que no posfácio e na entrevista ao fim nos revela sua pesquisa sobre Lili/Einar e sua relação consigo mesma, e sobre sua visão de Greta e seus desafios enquanto esposa. Com certeza senti o fascinio e a curiosidade dele por essa relação.

Rafa 24/01/2023

não tão bom quanto imaginei
pelas críticas feitas ao filme, imaginei que seria um livro fenomenal, mas acabei me decepcionando um pouco. o livro é muito arrastado e detalhado e a leitura não flui muito bem

leaoliterario 17/06/2022

?Pensar naquilo era como uma fome. Não a fome de um estômago vazio uma hora antes do jantar, mas a de quem perdeu várias refeições e está se sentindo oco.?

Daphiner 08/03/2016

Que livro maravilhoso! Uma lição de amor, respeito, dedicação, aceitação... uma lição de vida e para a vida. A delicadeza de Lili está impregnada em cada página escrita por David.
Aires 20/11/2018minha estante
Eu achei incrível a resenha!! ^^

Daphiner 21/11/2018minha estante
Obrigada Aires! O livro é realmente muito bom!

Jennifer Souza 10/12/2020

A garota dinamarquesa
Esse sem dúvidas é o livro mais triste que eu já li, é uma leitura rápida e impactante, recomendo muito!

Amanda 12/02/2016

A garota dinamarquesa
Livro: A moça de Copenhague.
Autor: David Ebershoff.
Editora: Rocco.
Número de páginas: 332.
Estrelas no Skoob: 4

"Sim, foi essa a sensação que ele teve naquela primeira vez: a seda era tão fina e arejada que parecisa uma gaze - uma gaze encharcada de bálsamo, e que jazia delicadamente sobre a pele em tratamento." Pág. 18
A moça de Copenhague, agora também conhecida por A garota Dinamarquesa graças a adaptação cinematográfica, é uma biografia (bem) romanceada de Lili Elbe, a primeira mulher transexual a fazer a cirurgia de mudança de sexo.
Passado no começo da década de 20 em Copenhague, Dinamarca, o livro conta a história do pintor Einar Wegener, muito conhecido pelas suas paisagens pantanosas de sua infância, e de sua esposa, Greta, que pinta retratos para os burgueses e está lutando para ser mais reconhecida. O casamento dos dois era como qualquer outro, até que um dia Greta pede para que o marido coloque um vestido para que ela possa terminar um quadro, e tudo acaba mudando.
De uma brincadeira entre marido e mulher, Einar acaba descobrindo que dentro dele há uma moça chamada Lily, e que ela precisa ser mostrada para o mundo. Ela passa a posar usando vestidos para que sua mulher possa pintá-la, e a sair na rua assim, chamando a atenção de rapazes. O que antes era diversão acaba se tornando uma vida, e uma questão de saúde. A história mostra como Einar transiciona no dia-a-dia de Einar para Lili, como sua mulher e seus conhecidos reagem a isso e como ela sacrificou toda a vida que conhecia para viver uma que realmente valesse a pena.
"Ah, caramba, era só o que me faltava, jantar com meu marido vestido de mulher. MAs guardava esses pensamentos para si mesma, mordendo os lábios até sentir o gosto do próprio sangue." Pág. 82
No fim do livro David deixa bem claro que este é um romance quase que absolutamente não baseado em fatos reais. Afinal, não há como saber como o casal lidou com o fato de Lily ser uma mulher. Apenas sabe-se que Greta a apoiou completamente. Então o autor teve uma bela gama de possibilidades para explorar. Uma coisa que não me agradou muito, foi como ele descreveu essa descoberta da transexualidade de Lily. Foi de um modo... Peculiar. Durante a primeira metade do livro parece, na verdade, que Einar sofre de personalidades múltiplas, como se Einar e Lily fossem duas pessoas totalmente diferentes - tendo até partes em que quando ele está vestido de Einar não se lembra das ações de quando estava como Lily e vice-versa. E aos poucos é como se Lily passasse a tomar conta do corpo inteiro. Então isso foi algo que me desagradou - como se colocasse a questão da transexualidade em segundo plano.
Graças ao maravilhoso trailer do filme, eu fiquei com altas expectativas - tanto para ele quanto para o livro - o que dificultou um pouco a minha leitura e acabou me deixando ligeiramente desapontada. Apesar de ter gostado bastante do livro, ainda esperava bem mais dele. Acredito que David optou por uma história mais utópica, pois imagino que, se ser uma mulher transexual já é difícil hoje, naquela época deveria ser bem mais difícil. Pesquisando sobre a história real, da para descobrir que Lili teve seu nome e sexo trocados legalmente na Dinamarca e, por isso, teve seu casamento anulado. Mas, com certeza, não deve ter sido algo fácil conseguir isso - e durante o livro só há uma linha que menciona o fato, além de que quase não há ninguém chocado e/ou repugnado com o fato de ser transexual. Como se fosse algo extremamente comum na época.
Tirando essas pequenas decepções, a leitura do livro é bem gostosa, apesar de eu ter achado lenta, e é bem interessante ter essa base para o filme, que eu estou achando que será abordado de uma maneira diferente (e melhor k).
"Greta perguntou-se porque continuava falando de Lili como se ela fosse uma terceira pessoa. Einar se sentiria esmagado, e ela podia até imaginar aqueles ossos finos desmoronando, se ela admitisse, pelo menos em voz alta, que Lili nãp passava de seu marido de vestido. Mas essa é que era a verdade" Pág. 111.

P.S: Vários nomes e datas foram mudados - como as de nascimento, morte de Lily e a de casamento com Greta (Gerda).

Filme
Devo dizer que estava apreensiva com o filme, porque na véspera de ver o Ruan veio e me falou que era bem parecido com o livro nos quesitos que não gostei acima. Mas devo dizer que, mesmo assim, eu gostei muito.
Eles pegaram todas as principais cenas e momentos no filme e, óbvio, complementarem com novas que deixaram a história mais fluída do que no livro. A maior alteração, que eu pude notar, foi a grande diferença no relacionamento de Einar e Greta. No livro, eles já estão em um ponto do casamento que eles praticamente não fazem sexo ou se tocam. Na adaptação cinematográfica eles optaram por fazer justamente ao contrário: deixaram-nos extremamente apaixonados e afetivos desde o começo.
Acredito que essa escolha foi muito melhor, porque assim pode ser mostrado o desenvolvimento da relação deles por causa da transformação até Lili - a dor de ver Greta realmente perdendo seu marido, mas, ao mesmo tempo, abraçando a nova amiga. Porque no livro eu achei que ela era fria e quase não se importou.
Vi MUITA GENTE metida a especialista de filme falando que a atuação do Eddie como Lili foi igual ao Stephen Hawking em A teoria de tudo: esse povo precisa de óculos porque ele foi fabuloso e, para mim, tinha que levar o Oscar, assim como a Alicia Vikander (Greta)
O filme é extremamente tocante e sensível. Eu achei que iria chorar, mas isso não aconteceu. (Minha namorada chorou horrores, em compensação).

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2016/02/resenha-136-garota-dinamarquesa-filme.html