A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

Chay 27/02/2022

Aprendendo com Lili
Uma leitura que me fez compreender melhor sobre transexuais, mesmo que parte ficcional, nos mostra o íntimo de uma pessoa que não se sente em casa em seu corpo físico. Me fez compreender também a dor de mao ser reconhecido pelo que se é lá no fundo! Além de uma obra bem escrita que me prendeu desde a primeira página, uma forma didática de olhar pro outro com mais empatia.

Est 02/11/2022

uma leitura refrescante
Conhecer Greta , Lili e Einar foi magico, nunca consegui me importar tanto com personagens humanos e de amor incondicional.

Denise.Marreiros 27/06/2020

Frustrante!
Dolorosamente lento e insuportavelmente insípido. Não era o que esperava, e com o passar das páginas parei de esperar muita coisa, só queria que aquela experiência acabasse logo. Na minha opinião, a pioneira na cirurgia de afirmação de sexo merecia muito mais.

Amanda 12/02/2016

A garota dinamarquesa
Livro: A moça de Copenhague.
Autor: David Ebershoff.
Editora: Rocco.
Número de páginas: 332.
Estrelas no Skoob: 4

"Sim, foi essa a sensação que ele teve naquela primeira vez: a seda era tão fina e arejada que parecisa uma gaze - uma gaze encharcada de bálsamo, e que jazia delicadamente sobre a pele em tratamento." Pág. 18
A moça de Copenhague, agora também conhecida por A garota Dinamarquesa graças a adaptação cinematográfica, é uma biografia (bem) romanceada de Lili Elbe, a primeira mulher transexual a fazer a cirurgia de mudança de sexo.
Passado no começo da década de 20 em Copenhague, Dinamarca, o livro conta a história do pintor Einar Wegener, muito conhecido pelas suas paisagens pantanosas de sua infância, e de sua esposa, Greta, que pinta retratos para os burgueses e está lutando para ser mais reconhecida. O casamento dos dois era como qualquer outro, até que um dia Greta pede para que o marido coloque um vestido para que ela possa terminar um quadro, e tudo acaba mudando.
De uma brincadeira entre marido e mulher, Einar acaba descobrindo que dentro dele há uma moça chamada Lily, e que ela precisa ser mostrada para o mundo. Ela passa a posar usando vestidos para que sua mulher possa pintá-la, e a sair na rua assim, chamando a atenção de rapazes. O que antes era diversão acaba se tornando uma vida, e uma questão de saúde. A história mostra como Einar transiciona no dia-a-dia de Einar para Lili, como sua mulher e seus conhecidos reagem a isso e como ela sacrificou toda a vida que conhecia para viver uma que realmente valesse a pena.
"Ah, caramba, era só o que me faltava, jantar com meu marido vestido de mulher. MAs guardava esses pensamentos para si mesma, mordendo os lábios até sentir o gosto do próprio sangue." Pág. 82
No fim do livro David deixa bem claro que este é um romance quase que absolutamente não baseado em fatos reais. Afinal, não há como saber como o casal lidou com o fato de Lily ser uma mulher. Apenas sabe-se que Greta a apoiou completamente. Então o autor teve uma bela gama de possibilidades para explorar. Uma coisa que não me agradou muito, foi como ele descreveu essa descoberta da transexualidade de Lily. Foi de um modo... Peculiar. Durante a primeira metade do livro parece, na verdade, que Einar sofre de personalidades múltiplas, como se Einar e Lily fossem duas pessoas totalmente diferentes - tendo até partes em que quando ele está vestido de Einar não se lembra das ações de quando estava como Lily e vice-versa. E aos poucos é como se Lily passasse a tomar conta do corpo inteiro. Então isso foi algo que me desagradou - como se colocasse a questão da transexualidade em segundo plano.
Graças ao maravilhoso trailer do filme, eu fiquei com altas expectativas - tanto para ele quanto para o livro - o que dificultou um pouco a minha leitura e acabou me deixando ligeiramente desapontada. Apesar de ter gostado bastante do livro, ainda esperava bem mais dele. Acredito que David optou por uma história mais utópica, pois imagino que, se ser uma mulher transexual já é difícil hoje, naquela época deveria ser bem mais difícil. Pesquisando sobre a história real, da para descobrir que Lili teve seu nome e sexo trocados legalmente na Dinamarca e, por isso, teve seu casamento anulado. Mas, com certeza, não deve ter sido algo fácil conseguir isso - e durante o livro só há uma linha que menciona o fato, além de que quase não há ninguém chocado e/ou repugnado com o fato de ser transexual. Como se fosse algo extremamente comum na época.
Tirando essas pequenas decepções, a leitura do livro é bem gostosa, apesar de eu ter achado lenta, e é bem interessante ter essa base para o filme, que eu estou achando que será abordado de uma maneira diferente (e melhor k).
"Greta perguntou-se porque continuava falando de Lili como se ela fosse uma terceira pessoa. Einar se sentiria esmagado, e ela podia até imaginar aqueles ossos finos desmoronando, se ela admitisse, pelo menos em voz alta, que Lili nãp passava de seu marido de vestido. Mas essa é que era a verdade" Pág. 111.

P.S: Vários nomes e datas foram mudados - como as de nascimento, morte de Lily e a de casamento com Greta (Gerda).

Filme
Devo dizer que estava apreensiva com o filme, porque na véspera de ver o Ruan veio e me falou que era bem parecido com o livro nos quesitos que não gostei acima. Mas devo dizer que, mesmo assim, eu gostei muito.
Eles pegaram todas as principais cenas e momentos no filme e, óbvio, complementarem com novas que deixaram a história mais fluída do que no livro. A maior alteração, que eu pude notar, foi a grande diferença no relacionamento de Einar e Greta. No livro, eles já estão em um ponto do casamento que eles praticamente não fazem sexo ou se tocam. Na adaptação cinematográfica eles optaram por fazer justamente ao contrário: deixaram-nos extremamente apaixonados e afetivos desde o começo.
Acredito que essa escolha foi muito melhor, porque assim pode ser mostrado o desenvolvimento da relação deles por causa da transformação até Lili - a dor de ver Greta realmente perdendo seu marido, mas, ao mesmo tempo, abraçando a nova amiga. Porque no livro eu achei que ela era fria e quase não se importou.
Vi MUITA GENTE metida a especialista de filme falando que a atuação do Eddie como Lili foi igual ao Stephen Hawking em A teoria de tudo: esse povo precisa de óculos porque ele foi fabuloso e, para mim, tinha que levar o Oscar, assim como a Alicia Vikander (Greta)
O filme é extremamente tocante e sensível. Eu achei que iria chorar, mas isso não aconteceu. (Minha namorada chorou horrores, em compensação).

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2016/02/resenha-136-garota-dinamarquesa-filme.html

Mikaela9 11/09/2023

Incrível, único e muito, mas muito tocante. Esse livro é de uma sensibilidade sem fim e eu nem acredito o quão rápido acabei devorando ele depois que engatei na leitura.

Sei que é uma história ficcional baseada em alguns fatos, mas ainda sim é impossível não ficar tocado com a Lily e tudo que ela passou até finalmente nascer.

E todo pano de fundo, e os lugares pelos quais ela e os outros personagens estavam me envolveram muito na história.

História única e sem igual.

Tiago.Coelho 10/09/2018

Espetacular
Amo a maneira provocante que esse livro transfere os sentimentos de Einar e LiLi para o leitor. Como a transição de Einar para Lili Elbe se descreve poeticamente. A maneira bruta como o personagem sofre até assumir seu eu. Mostrar a vida da primeira mulher trans numa época carregada de preconceitos em que homossexualidade era considerada um "transtorno antissocial".

Ed Souza 06/07/2023

A garota dinamarquesa
Não se trata apenas da história de transição de Einar para Lili Elba, se trata na verdade na história de um verdadeiro amor.

Na verdade não apenas uma história,mas várias histórias. Greta ao aceitar a verdadeira história de Lili, a ama ... Henrique ao querer se casar com Lili também a ama, exatamente como ela é.

Muito mais do que uma mulher, um ícone para a luta LGBT

@umapaixaochamadalivrosblog 13/05/2016

www.umapaixaochamadalivrosblog.wordpress.com
Greta e Einer são casados e parceiros. São pintores e moram na Dinamarca. Greta sempre foi à frente do seu tempo, forte, corajosa e independente, uma mulher destemida que muito me agrada. Einar sempre foi talentoso, tímido e oprimido desde a infância. Quando Greta precisa que Einar se vista com um vestido, meia calça e sandálias para posar para um de seus quadros, já que de última hora a modelo contratada desmarcou, Einar descobre um novo mundo de liberdade, exploração de sua alma, descobertas e experiências. Através do livro é fácil identificar como Lili ganha vida, é uma pessoa inteira que estava aprisionada, é natural a transposição de Einar em Lili. Einar vai perdendo vida e Lili se apoderando de si mesma, porém em um corpo estranho. Que não é seu e não lhe cabe. Lili ganha espaço e embora Einar tente refreá-la, é impossível, porque Lili que é a verdade, a cabeça e a alma em pessoa. Maquiagem, roupas, gestos, cabelo, sexualidade causam euforia em Lili. Ela é mais nova que Einar (24 anos ? 35 anos) pela alma e corpo. Explicando aqui talvez esteja bastante confuso, mas o livro retrata claramente o que estou tentando transmitir. Hans que foi amigo de infância de Einar é um personagem simbólico no livro. O primeiro amor dele. Se encontram muitas vezes quando Lili e Greta se mudam para a França no verão. Antes disso, Lili se envolve com Henrik, ainda na Dinamarca, mas quando Lili percebe que ele sabe sua verdade, se afasta dele. Ali na França, ela tinha a sensação de ser livre e de não ter medo. Sem posses e documento, ela é um ser liberto. Um fato importante são os sangramentos, que começam no nariz de Lili e depois partem para seus órgãos sexuais assiduamente e sem explicação inicial, que no decorrer da história é desvendado.

Lili Elba, em referência ao rio que passa pelas margens do hospital onde ela fica instalada durante meses onde foram feitas as cirurgias de afirmação de gênero (como são conhecidas), somente após muitas tentativas anteriores de encontrar um medico capaz e lúcido que entendesse e que estivesse disposto a atender suas necessidades. As cirurgias para ?troca de sexo? realizadas pelo professor Bolk é a realização de um sonho para Lili, após muito ouvir que era louca, esquizofrênica, devendo ser internada e até passar por lobotomia. Carlisle, irmão de Greta, que também os ajudara embora sem conseguir compreender a questão é um personagem importante no final da história. O avanço lento da amizade para o envolvimento amoroso entre Greta e Hans é retratado também de forma sutil. O livro é extremamente delicado, fugindo do óbvio e das palavras inteiras, várias coisas ficando subentendidas. O fim do livro mostra o pioneirismo de uma trans que sabia que fingir não é viver. Nos leva a reflexões sobre o quanto estamos dispostos a lutar e nos sacrificar para sermos nós mesmos e sermos aceitos em nossa essência. O posfácio é uma explicação do autor por escrever essa obra. O nome verdadeiro de Greta é Gerda e ele explica o porquê. Há uma entrevista com ele dando o acabamento perfeito à nossa compreensão. Greta é uma personagem apaixonante por sua lealdade e comprometimento com o amor. Lili é apaixonante por sua lealdade e comprometimento consigo mesma. Decididamente, trata-se de uma história de amor.

Biblioteca Chamma 28/05/2021

Uma linda história de amor
Um romance que toca lá no fundo do coração, uma história de ficção com personagens que existiram de verdade e que traz uma ideia do que era ser uma pessoa transgênero no início do século 20.
A Garota Dinamarquesa, de David Ebershoff, o livro que inspirou o filme homônimo, é uma obra baseada na vida de Lili Elba, uma mulher trans nascida como Einar Wegener. Dentre fatores verídicos, estão suas cirurgias de transição de homem para mulher, na época algo inimaginável, mas que a tornaram conhecida pela Europa e resto do mundo, gerando ao mesmo tempo curiosidade e estranheza.
A singularidade da personagem de Greta Wegener, esposa de Einar, é também o ponto alto da narrativa, demonstrando um amor que transcende qualquer identidade de gênero.

Nat 18/09/2017

Elinar e Greta são ambos pintores. Em uma tarde, porque sua modelo faltou e Greta precisava continuar seu trabalho, ela pergunta ao marido se ele poderia colocar as meias e os sapatos da moça. Ele aceita e ela continua seu trabalho. O que Greta não imaginava era que isso iria despertar alguma coisa em Elinar. E assim nasce Lily, com quem Greta gosta de conviver e a modelo que ela passa a retratar cada vez mais em suas pinturas (com as quais ela alcança um relativo sucesso). O tempo vai passando, Lily aparece cada vez mais enquanto Elinar vai desaparecendo, e ambos percebem que uma escolha decisiva terá que ser feita.

Eu vi o filme baseado nesse livro porque fiquei curiosa, porque gosto do Eddie Redmayne e estava torcendo para ele levar o Oscar do ano em que o filme foi indicado, e porque ele retrata a vida de dois pintores (arte é um assunto que me fascina). Aí fui procurar mais sobre a vida de Lily Elba na internet por simples curiosidade. Então, quando vi o livro em um sebo, tive que comprar. O autor fala que a história que ele narra é uma visão romantizada da vida de Lily, mesmo que ele tenha se baseado nos fatos reais da vida dela, mas isso em nada diminui a forma como a história prende a atenção. E gostei mais do livro do que do filme, porque o autor fala mais sobre a vida de Greta antes de se casar com Elinar. Não lembro se no filme eles explicam como no livro, mas eu gostei de entender os motivos dos sangramentos misteriosos de Elinar. Como um todo, o livro é ótimo, consegue tocar o leitor. Foi bom ver como se tratava a questão da transsexualidade, muito discutida hoje, justamente numa época em que o mundo passava por tantas mudanças. Eu sempre acho maravilhoso ver esse tipo de discussão inserida nesses momentos históricos, dá a impressão de que a leitura vem bem a calhar para o momento que estamos vivendo. Livro completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/09/a-garota-dinamarquesa-david-ebershoff_6.html

Jennifer Souza 10/12/2020

A garota dinamarquesa
Esse sem dúvidas é o livro mais triste que eu já li, é uma leitura rápida e impactante, recomendo muito!

edu___arda 15/07/2022

Incrível
O livro me deu a oportunidade de saber mais sobre Lili, o que em si já me satisfez.

É uma história linda, mas cheia de dor e dificuldades.
Além disso, sabemos que com a mudança repentina de "rotina" as duas foram afetadas, tanto Greta por sentir que está perdendo seu marido, quanto Lili que não estava acostumada e não havia se descoberto ao ponto de se libertar ao mundo com confiança.

Reconhecemos que ambas são donas de personalidades fortes, impulsivas, vaidosas, amantes e principalmente, assustadas. As duas foram incrivelmente corajosas ao longa da história, por mais assustada e angustiada que estivesse, Greta nunca deixou de demonstrar seu amor e carinho por Lili.

Netto.Fabricio 31/05/2023

Oq você é capaz por amor
O livro que deu origem ao filme, a onde podemos conher a história bem mais profunda e personagens incríveis, fatos q no filme não foi mencionado e com um final bem diferente!
David Ebershoff, publicado no ano 2000 o livro a garota dinamarquesa, inspirado em uma história real do pintor dinarquese Einar wegener e sua esposa Greta. Em uma tarde fria sua esposa Greta pedi um simples favor para Einar para ele se vestir de mulher Já que sua modelo não poderia ir para ela finalizar seu quadro.
Assim começa uma das mais passionais e incomuns história de amor do século XX
Essa história é um delicado retrado de um casamento que nos desafia a refletir o que fazer quando alguém que amamos quer mudar. Ao longo do tempo Einar passa a se vestir cada vez mais como Lili - uma espécie de alter ego feminino - por quem Greta se vê estranhamente atraída, e a medida que Einar desaparece na lembrança, eles percebe que uma escolha terá de ser feita: Lili ou Einar.
Tento como pano de fundo o glamour e a decadência da Europa da década de 1920, A garota dinamarquesa retratada a quase esquecida história de amor entre um homem que descobre sua verdadeira sexualidade e uma mulher disposta a sacrificar tudo por ele.

leaoliterario 17/06/2022

?Pensar naquilo era como uma fome. Não a fome de um estômago vazio uma hora antes do jantar, mas a de quem perdeu várias refeições e está se sentindo oco.?