Minas do Ouro

Minas do Ouro Frei Betto

Resenhas - Minas do ouro

Lu Tibiriçá 23/05/2023

A história do Brasil pelas minas
A vontade de enriquecer, a cobiça por ouro e gemas fez a conquista das terras das minas acontecer. O preço? Muitas vidas perdidas cedo, a tentativa frustrada de "adestrar" os indígenas, a opção por trazer o povo africano... Na história de várias gerações de uma família, um Brasil interiorano moldado pela busca incessante de riquezas.

Leonardo T. 28/01/2015

Narrado de maneira concisa e ritmicamente deleitável
Resenha originalmente publicada no site Leio EU:

Minas do Ouro é o primeiro livro que li do Frei Betto. Acabei me enveredando por suas páginas por se tratar de um romance histórico, mais precisamente história do Brasil. Até então só havia lido do autor algumas matérias escritas para a revista Caros Amigos. Sabia de antemão, pelas matérias, que ele não é um cristão qualquer e que faz (ou fez) parte do movimento da teologia da libertação. Históriado Brasil e alguém de quem gostaria de saber mais. Estava aí. Comprei e li o livro.

Minas do Ouroconta a história e trajetória de uma família (fictícia) pioneira na criação de Minas Gerais. A família se chama Arienim (que é mineira, ao contrário) e, nas 270 páginas do tomo, iremos acompanhar mais de cinco séculos de sua história.

História que nos apresenta e reapresenta figuras emblemáticas como Tiradentes, Aleijadinho e o explorador Richard Burton. Além de locais e eventos como a guerra dos Emboabas e a mina de Morro Velho.

Narrado de maneira concisa e ritmicamente deleitável, Frei Betto mostra que sabe escrever e prender o leitor da primeira a última página. Sem interrupção. Fazendo do romance uma excelente maneira de se conhecer e se enveredar pela história de Minas Gerais.

E não pense que por ser Frei, a narrativa terá um tom pudico e casto. Em seu miolo o texto apresenta cenas de pura gastronomia erótica e sensual, além de uma certa pitada de humor e crítica a todas as esferas (social, filosófica, política, religiosa).

Por fim, gostaria de ter aprendido história do Brasil com livros assim.

site: http://www.leioeu.com.br/2013/10/minas-do-ouro.html

Haryadne.Moreto 09/06/2017

Bom mas precisa de tempo
No começo fiquei desanimada mas depois ficou atraente. Não é um livro de ser lido rápido. Fui parando para pesquisar sobre alguns temas e acontecimentos. Fui ficando confusão sobre o que realmente tinha acontecido com o que era colocado pelo autor.
Livro ótimo para entendermos muitas coisas do nosso Brasil.

Fernanda1163 01/11/2023

Família
Para ser sincera eu fiquei bem confusa com a árvore genealógica desse livro, já que sempre passava pro filho sem eu perceber, mas eu achei muito interessante como retrataram a história do Brasil, de um outro ponto de vista, tendo o racismo implícito mas sendo visto pelos brasileiros como algo normal e corriqueiro.