A culpa é toda de Marte

A culpa é toda de Marte Paula Browne

Resenhas - A culpa é toda de Marte

MariCosteira 26/02/2024

Até agora, o pior livro que li.
Detestei a personagem principal, achei ela egoísta, egocêntrica, mimada e extremamente chata.
?Ah, mas ela só tem 13 anos?, não tô nem aí.

G!!h 29/09/2023

Acho que li com a idade errado. Achei muito infantil, e sem aprendizagem nenhuma. É um livro curto, e achei a história entediante. Não simpatizei com a protagonista, muito pelo contrário.

Raissa 11/10/2021

Fala sobre uma menina que acredita no horóscopo, e que o horóscopo não estava indo tão bem pra ela, e realmente ele estava certo, nada estaria realmente dando certo, e a culpa era toda de marte.
Esse livro não faz o meu tipo, mas é uma leitura rápida.

Conceicao.Sanchez 04/10/2020

É bem curtinho, coisa de ler numa sentada só, e diverte bastante.

SSandes 07/03/2020

Faltou o essencial...
Gente...cadê a reviravolta? o aprendizado?
Eu lembro que livros infantis, continham lições de moral, que ensinavan sobre "certo e errado", "bem e mal", sobre respeito, pedir desculpas, aceitar as diferenças.
Isso aqui, foi histórinha bem incompleta, pq no final de tudo, sinto que a personagem não aprendeu nada com seu erro, não se redimiu, não se colocou no lugar do outro.
Continuou achando que o mundo é que gira em torno dela e apesar de ser ELA a ter feito besteira, se comportou como vítima.

Eve 01/01/2017

A CULPA É TODA DE MARTE, LEIA APENAS SE TIVER ATÉ 13 ANOS!
No livro Diana conta para o Peludo (gato de seu irmão, que ela não aceita o nome) como tudo começou a dar errado em sua vida, por culpa de Marte é claro.

Diana, ou Didi é uma pré-adolescente descobrindo o primeiro amor, junto a isso ela tem de apender a lidar com as consequências de seus atos. Esse é um livro que eu gostaria de ter lido quando tinha meus 11 para 13 anos, mas com um olhar mais crítico, da minha idade atual achei a Diana um pouco madura demais para uma adolescente, por mais que ela esteja vivendo os dramas de uma adolescente ela formula muito bem o que sente, ela observa o sentimento dos outros por suas expressões, algo não tão típico para uma adolescente.
E também achei que a autora buscou algumas referências distantes as dos jovens no período que o livro foi lançado, como citar o efeito borboleta, secos e molhados, esses detalhes me pareceram distante da realidade dos adolescentes, pelo menos estava um pouco distante a minha adolescência período próximo ao lançamento do livro.
A história em si é boa, em diversas partes trazem o questionamento a respeito do comportamento da adolescente, mostra a aprovação fácil dos mais jovens, como o horóscopo ou um biscoito chines podem ser aceitos como a mais completa verdade, e no final tem um arremate legal quando o pai de Diana mostra a ela que seu conflito não é macro e sim uma coisa micro, que é preciso separar as coisas e pensar no outro.
Como boa universitária que sou, uso as palavras do meu professor "Se você não entendeu, é porque não é feito para você", ou seja, minhas críticas são baseadas no meu momento atual, na minha idade, caso eu tivesse lido esse livro na minha adolescência o ponto de vista crítico seria totalmente diferente, e tenho certeza que iria ama-lo, indicar para as amigas, até por que tive amigas que tiveram o mesmo conflito da personagem, talvez não tão relacionado a horóscopo mas com sua história bem similar.

site: http://www.depoisdamoderacao.com/2017/01/a-culpa-e-toda-de-marte-leia-apenas-se.html
Milena779 12/05/2021minha estante
realmente, eu li em 2016 e tinha quase a idade da prota, me identifiquei com ela. Esse mês, peguei pra ler ele de novo e já tenho uma opinião totalmente diferente.