O Poeta que Fingia

O Poeta que Fingia Álvaro Cardoso Gomes

Resenhas - O Poeta que Fingia

Julia 08/04/2024

Maravilhoso!
Ja li e reli esse livro várias e várias vezes e todas as vezes q eu leio, me encanto mais. esse livro é a arte e a literatura em carne e osso! ?

Linara.Chaves 23/02/2024

Cativante
O livro aborda a vida do poeta Fernando Pessoa, mas sem ser uma biografia. O autor transforma em ficção os dados que obtém sobre o poeta, incluindo seus poemas, e acrescenta um personagem a sua história que é o João Fernando, um adolescente que acabou de perder a sua mãe e mora somente com o pai que vive bêbado e nunca o tratou como filho.

Após a morte da mãe, ele é obrigada pelo pai a trabalhar e abandonar a escola, não tendo sequer direito a usufruir do seu salário, já que o pai recebe o dinheiro e gasta com bebida.

Mas para a sorte de João Fernando, ele encontra no seu local de trabalho pessoas que o tratam bem e gostam dele, e entre essas pessoas está um frequentador do local que é nada mais, nada menos que Fernando Pessoa.

Os dois se tornam bons amigos graças ao fascínio que João Fernando tem pela leitura, e percebendo que Fernando Pessoa é um poeta ele passa a ter contato com a escrita, se tornando um dos assuntos mais recorrentes em suas conversas.

Fernando Pessoa passa a explicar como se dá o processo de escrita de um poema, dizendo que nem sempre o poeta escreve sobre sua realidade, por isso pode ser considerado um fingidor, já que cria realidades diversas e com isso personagens, que contam suas próprias histórias.

jess.carv 18/01/2024

O poeta que fingia
Além de mostrar um pouco sobre o poeta Fernando Pessoa de maneira didática, me fez me interessar mais por poesia, tentar entender o que o Fernando Pessoa estava tentando mostrar com aqueles versos. bem agradável de ler!

Carolina2149 13/01/2024

Interessante....
Gostei bastante da maneira que o autor contou a história de Fernando Pessoa, misturando duas histórias , com duas realidades bem diferentes.
Trazendo para uma escrita mais atual e cativante para o público mais jovem.
Claro que tem algumas palavras que não usamos no nosso cotidiano, porém o autor colocou um pequeno dicionário no final do livro.
Mesmo não gostando de poesia , não foi um livro massante, chato de ler.
Vou ler de novo? Não ? mas indico pra quem gosta do tema.

Manu 23/05/2023

Intrigada
Livros clássicos não são meus favoritos, mas a persona de Fernando Pessoa sempre foi um autor inspirador, muitos dos textos que se encontra no livro efetua muito bem sua função, nos fazer questionar o que lemos.

Pedralto 08/03/2023

Uma boa leitura para quem gosta de poesia
O autor pretende com o livro atingir audiências mais novas e apresentá-los a Fernando Pessoa.

Para isso, ele ficcionaliza a vida do poeta, principalmente sua relação com a personagem do menino João Fernando, ávido leitor, a quem Fernando Pessoa se afeiçoa. Através dessa relação, o autor expõe, em uma linguagem fácil, diversos aspectos da vida, pensamentos e obras de Fernando Pessoa, o que inclui diversos poemas e fragmentos.

A trama não é lá muito complexa ou genial, está no nível do público alvo. Mas de forma alguma é boba ou deixa a desejar.

O livro é uma leitura leve e interessante para aqueles que gostam de poesia.

Anna 24/01/2023

F.P & J.F
Este livro é sensacional, de início você espera uma história desinteressante e chata sobre um grande poeta, mas não. Essa história é mais que isso, ele narra junto a tudo isso a história de um menino que além de dar vida a Fernando Pessoa e ao livro, traz também uma facilidade de entendimento e uma empolgação para a história, o que tornou ainda mais interessante essa jornada pela biografia de Fernando Pessoa!

"O poeta é um fingidor
que finge tão completamente
que chega a fingir que é dor
a dor que deverás sente"
- Fernando Pessoa

*além de um final emocionante

Lupi 21/12/2022

O(s) poeta(s) ?!
Também lembro pouquíssima coisa desse, mas lembro que gosto das poesias, e lembro que fiquei estremamente confusa lendo ele.

Malu.MacalAs 12/10/2022

O poeta que fingia
Este livro é uma ótima maneira de trazer a memória grandes poetas da história e manter sua história viva, com uma linguagem de fácil acesso esse livro foi ótimo para conhecer mais de Fernando Pessoa e seus heterônimos.
A história de João Fernando também deixa tudo mais envolvente e interessante

Karen 13/07/2022

amo poesia, tenho uma admiração pelo autor Fernando pessoa, amo sua forma de escrita e a maneira como faz o leitor se sentir parte da história

Acaui 23/06/2022

Li poucos livros brasileiros, e tenho a dizer que gostei muito desse.
Como sou fã de poesia, a leitura foi muito boa e leve, adorei a forma como o autor romantizou a história de Fernando Pessoa, e também gostei da ideia de criar um personagem para contracenar com ele.
ana sofiaa 16/05/2023minha estante
esse livro é português de portugal

JAeh.Pereira 14/03/2022

Leitura gostosa
É um livro bem gostoso de ler. Além disso, é fantástico a mistura entre ficção e realidade. Neste livro, dá para entender, de maneira lúdica, os heterônimos de Fernando Pessoa.

Pensei que seria um livro entendiante, porém me prendeu bastante. Ademais, odiei o Pedro de Alcântara (que pessoa sem noção rsrsrs).

Amei o fato do livro possuir um setor de vocabulário e fotos de Fernando Pessoa.

Lia 10/02/2022

sim, um fingidor, que finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente
legalzinho as referencias dos poetas no livro é legal meio previsível e nao da muita curiosidade para ler a proxima pagina

Rehder 25/01/2021

Um livro bem bom de ler
O Poeta que Fingia é um livro muito bom de ler, ele é uma daquelas obras que vc lê pra "esfriar o cérebro". Eu tive uma experiência boa, mesmo o final dele não ter me agradado muito... Eu curti!

Brenda 30/07/2020

Li este livro quando estava no fundamental, hoje, querendo conhecer mais da literatura clássica, decidi tomá-lo pra ler novamente. Eu adorei!
Descobrir Fernando Pessoa e seus pseudônimos em um narrativa cativante é muito prazeroso, principalmente quando aborda paralelamente uma história tocante - que por certo acontece todos os dias com muitos garotos e garotas - que te prende na história.

Maravilhoso!