O Poeta que Fingia

O Poeta que Fingia Álvaro Cardoso Gomes

Resenhas - O Poeta que Fingia

Acaui 23/06/2022

Li poucos livros brasileiros, e tenho a dizer que gostei muito desse.
Como sou fã de poesia, a leitura foi muito boa e leve, adorei a forma como o autor romantizou a história de Fernando Pessoa, e também gostei da ideia de criar um personagem para contracenar com ele.
ana sofiaa 16/05/2023minha estante
esse livro é português de portugal

Linara.Chaves 23/02/2024

Cativante
O livro aborda a vida do poeta Fernando Pessoa, mas sem ser uma biografia. O autor transforma em ficção os dados que obtém sobre o poeta, incluindo seus poemas, e acrescenta um personagem a sua história que é o João Fernando, um adolescente que acabou de perder a sua mãe e mora somente com o pai que vive bêbado e nunca o tratou como filho.

Após a morte da mãe, ele é obrigada pelo pai a trabalhar e abandonar a escola, não tendo sequer direito a usufruir do seu salário, já que o pai recebe o dinheiro e gasta com bebida.

Mas para a sorte de João Fernando, ele encontra no seu local de trabalho pessoas que o tratam bem e gostam dele, e entre essas pessoas está um frequentador do local que é nada mais, nada menos que Fernando Pessoa.

Os dois se tornam bons amigos graças ao fascínio que João Fernando tem pela leitura, e percebendo que Fernando Pessoa é um poeta ele passa a ter contato com a escrita, se tornando um dos assuntos mais recorrentes em suas conversas.

Fernando Pessoa passa a explicar como se dá o processo de escrita de um poema, dizendo que nem sempre o poeta escreve sobre sua realidade, por isso pode ser considerado um fingidor, já que cria realidades diversas e com isso personagens, que contam suas próprias histórias.

Julia 08/04/2024

Maravilhoso!
Ja li e reli esse livro várias e várias vezes e todas as vezes q eu leio, me encanto mais. esse livro é a arte e a literatura em carne e osso! ?

JAeh.Pereira 14/03/2022

Leitura gostosa
É um livro bem gostoso de ler. Além disso, é fantástico a mistura entre ficção e realidade. Neste livro, dá para entender, de maneira lúdica, os heterônimos de Fernando Pessoa.

Pensei que seria um livro entendiante, porém me prendeu bastante. Ademais, odiei o Pedro de Alcântara (que pessoa sem noção rsrsrs).

Amei o fato do livro possuir um setor de vocabulário e fotos de Fernando Pessoa.

Brenda 30/07/2020

Li este livro quando estava no fundamental, hoje, querendo conhecer mais da literatura clássica, decidi tomá-lo pra ler novamente. Eu adorei!
Descobrir Fernando Pessoa e seus pseudônimos em um narrativa cativante é muito prazeroso, principalmente quando aborda paralelamente uma história tocante - que por certo acontece todos os dias com muitos garotos e garotas - que te prende na história.

Maravilhoso!

Lia 10/02/2022

sim, um fingidor, que finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente
legalzinho as referencias dos poetas no livro é legal meio previsível e nao da muita curiosidade para ler a proxima pagina

Karen 13/07/2022

amo poesia, tenho uma admiração pelo autor Fernando pessoa, amo sua forma de escrita e a maneira como faz o leitor se sentir parte da história

Pedralto 08/03/2023

Uma boa leitura para quem gosta de poesia
O autor pretende com o livro atingir audiências mais novas e apresentá-los a Fernando Pessoa.

Para isso, ele ficcionaliza a vida do poeta, principalmente sua relação com a personagem do menino João Fernando, ávido leitor, a quem Fernando Pessoa se afeiçoa. Através dessa relação, o autor expõe, em uma linguagem fácil, diversos aspectos da vida, pensamentos e obras de Fernando Pessoa, o que inclui diversos poemas e fragmentos.

A trama não é lá muito complexa ou genial, está no nível do público alvo. Mas de forma alguma é boba ou deixa a desejar.

O livro é uma leitura leve e interessante para aqueles que gostam de poesia.

Isadora.Silveira 08/06/2016

O poeta que fingia
Ganhei este livro de uma professora de língua portuguesa do ensino fundamental para ajudá-la a selecionar livtos para a feira de leitura que ocorria em meu colégio todo ano. Aceitei o convite de ler o livro e dar minha opinião. Na verdade, nunca me senti tão bem em fazer esse "favor". O livro que trás como personagem o menino João Fernando é realmente emocionante e envolvente. Seu encontro com o poeta Fernando Pessoa, mesclado com cartas reais deixadas pelo poeta lusitano, faz os olhos se abrirem para um novo olhar da poesia. Afinal, "o poeta finge tão completamente, que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente." Recomendo a todos os meus amigos a leitura.

Karine 29/08/2016

O poeta que fingia
Um livro excelente e gostoso de se ler.

Em "O Poeta que Fingia" , o autor imagina uma história que tem como uma das personagens o poeta Fernando Pessoa. Este conhece o menino João Fernando, órfão de mãe e filho de um pai abusivo e beberrão.
Fernando Pessoa é um homem discreto, introspectivo. João Fernando é um garoto curioso e que ama poesias. Um belo dia esses dois se encontram num restaurante que é frequentado pelo poeta e onde o menino trabalha. Esse encontro resulta numa boa amizade entre os dois, que passam a se ver sempre que podem para conversar sobre poesia.

Muitas das falas de Pessoa são inventadas, outras inspiradas em cartas e diários do poeta e em suas poesias, bem como nas de seus heterônimos.
A narrativa flui muito bem, de forma que ler não se torna cansativo, mas cada vez mais prazeroso. As ilustrações chamam a atenção e alguns fatos da vida do poeta são colocados na história, de forma que passamos a conhecê-lo um pouco mais, tanto sua pessoa como suas obras.
Recomendo fortemente esse livro, não apenas para crianças, mas para jovens e adultos.

Lê | @ledelicor 12/10/2018

O Poeta que Fingia
Em O poeta que fingia vamos conhecer Fernando Pessoa, um jovem calado que mora com a tia em Lisboa, escreve poesias e tem poucos amigos. E João Fernando, um menino órfão de mãe e muito solitário, que ama ler poesias.
A história começa contando a infância de Fernando Pessoa e a ida de sua família à África. Após anos, Fernando Pessoa vai passar as férias em Lisboa e decide ficar morando na casa de sua tia. Pessoa trabalha traduzindo textos em inglês e nas horas vagas vai a um botequim escrever suas poesias.
Em outra parte de Lisboa temos João Fernando, um menino carente, apaixonado por livros. Sua mãe, Dona Mariana, era muito dedicada. Lavava roupas para fora, já que seu pai Pedro de Alcântara não trabalhava. Ele preferia a companhia dos bêbados nos bares onde parava para tomar sua cachaça. João Fernando contava com alguém que ajudava muito a família: O tio Manoel Rosado. Quando este parte para trabalhar no Brasil e Dona Mariana morre, vitima de um derrame, seu pai o obriga a sair da escola e a trabalhar.
Então João Fernando começa a trabalhar no restaurante Martinho da arcada, do Senhor Pereira. E é lá que conhece Fernando Pessoa. Uma amizade nasce entre os dois. Em meio a passeios após o expediente, eles conversam sobre poesias. Fernando Pessoa apresentará seus poemas e as primeiras poesias escritas pelos seus três principais heterônimos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, primeiramente ao João Fernando.
João Fernando frequentará junto com Fernando Pessoa a primeira reunião para a publicação da revista Orpheu. Fará muitos amigos, os quais o ajudarão a se livrar de um pai abusivo e a realizar o sonho de morar no Brasil com o Tio Manoel Rosado.
A edição está muito caprichada. São 25 capítulos que alternam entre Fernando Pessoa e João Fernando. O inicio de cada capítulo é marcado por uma imagem que remete aos acontecimentos do capítulo em questão. Há muitas palavras e termos portugueses de Portugal, todos em negrito. Encontramos os significados no vocabulário ao final do livro. Entre um acontecimento e outro temos fragmentos dos poemas de Pessoa, nos quais Fernando Pessoa explica suas características. No final do livro, ainda temos Fotocronologia da vida e da obra de Fernando Pessoa.
O livro tem como objetivo aproximar os jovens estudantes da obra de Fernando Pessoa, o que cumpre muito bem. Muito mais que uma simples biografia, esse modelo de apresentação do autor e de sua obra ficou perfeito para os estudantes. A narrativa é simples, porém muito rica.
A ficção e a realidade combinaram muito bem. A invenção de um personagem, João Fernando, que questiona os poemas, se encaixou perfeitamente no livro. É por meio de suas reflexões e conversas com o poeta que conseguimos ter uma ideia melhor do que se passava na cabeça de Fernando Pessoa.
O romance aborda temas como ética, pluralidade cultural, trabalho, consumo e, claro, literatura. E, ao desenrolar, a história mostra que o garoto vê no poeta um pai espiritual, que abre seus olhos para a vida e o introduz no mundo da poesia.
Além disso, a história é muito bonitinha!
Super-recomendado para todos que amam poesia e/ou que querem saber mais sobre a obra de Fernando Pessoa.

site: https://www.lelendolido.com.br/2015/12/resenha-16-o-poeta-que-fingia-alvaro.html#

Rehder 25/01/2021

Um livro bem bom de ler
O Poeta que Fingia é um livro muito bom de ler, ele é uma daquelas obras que vc lê pra "esfriar o cérebro". Eu tive uma experiência boa, mesmo o final dele não ter me agradado muito... Eu curti!

Anna 24/01/2023

F.P & J.F
Este livro é sensacional, de início você espera uma história desinteressante e chata sobre um grande poeta, mas não. Essa história é mais que isso, ele narra junto a tudo isso a história de um menino que além de dar vida a Fernando Pessoa e ao livro, traz também uma facilidade de entendimento e uma empolgação para a história, o que tornou ainda mais interessante essa jornada pela biografia de Fernando Pessoa!

"O poeta é um fingidor
que finge tão completamente
que chega a fingir que é dor
a dor que deverás sente"
- Fernando Pessoa

*além de um final emocionante

Julie de Pádua Romão 13/04/2016

Bacana
Livro bacana, fornece a possibilidade de conhecer um pouco de como era a vida de Pessoa. A parte ficcional é bem legal também. Vale a pena ler.

Mel 19/11/2019

João e suas poesias
o "o livro que fingia ", falou bastante do Fernando pessoa, um poeta muito famoso, gostei muito, que o João era órfão e foi adotado. seu pai ele era muito legal com seu filho João.
na metade do livro, João foi para um restaurante para conversar entre pai e filho, sobre sua amizade e sobre poesia, o que eles mais amavam de falar, sua mãe amava ler suas poesias ria do poema, mas porem amava viajar, para ver lugares diferentes.
a procura de seus pais biológicos, e também sentir, um pouco de como era os lugares diferentes...