Perelandra

Perelandra C. S. Lewis

Resenhas - Perelandra

Claire Scorzi 17/10/2011

Inocência e Queda segundo C.S. Lewis
No segundo volume da sua trilogia cósmica, C. S. Lewis explora o tema de Gênesis 3 - inocência de criaturas em comunhão com o Criador e a tentação sofrida para romper essa comunhão. Será que a história irá se repetir? Com um enredo que dá primazia aos diálogos entremeados de reflexões filosóficas e teológicas, com um pano de fundo que mescla drama, suspense e até mesmo horror - que o leitor cristão possivelmente irá captar melhor, já que sendo cristão ele sabe do que Lewis está falando; a quê está aludindo; o quê está deixando subentendido; quais as reais dimensões do episódio a desenrolar-se diante dos olhos do filólogo Elwyn Ransom - "Perelandra" cumpre com êxito sua missão de unir fantasia - trata-se de sofisticada ficção científica - e filosofia religiosa. Empolgante, sério, assustador por vezes, e - alguém duvida? - brilhante.

Gui do Amaral 16/02/2021

Não falo sobre a sinopse. Falo sobre minha opinião.
Esperava uma continuação mais interessante e empolgante da história. Alguns acontecimentos prenderam a atenção, mas não de um modo tão cativante quanto gostaria e a descrição de diversas cenas foi excessivamente detalhada, o que deixou a leitura cansativa.

mateus 11/08/2012

E eu achava que Além do Planeta Silencioso era bom! Perelandra chega para arrasar! Foi um dos melhores livros de fantasia que eu já li. Uma trama digna de mestre, permeada de muito suspense, conceitos filosóficos e religiosos. Literatura do mais alto nível. Lewis e Tolkien, levaram a fantasia a um outro patamar.
Agora aguardo ansioso a terceira parte desta trilogia genial.

Samu 22/04/2013

Novos horizontes
Se você pretende se tornar "mais velho", este livro oferece uma boa oportunidade para tal.
A simplicidade da disputa entre bem e mal, não cabe na descrição desta obra, muito além do imaginário simplista C.S.LEWIS nos leva a uma jornada que remonta ao principio da vida à primeira narrativa bíblica.

Boa leitura

matheus.resende 19/02/2015

Muito mais que uma simples continuação.
Perelandra é o segundo livro da Trilogia Cósmica, escrito por C. S. Lewis. Essa trilogia é bem incomum, logo no primeiro livro vemos que as coisas não são o que aparentam e que a mensagem do livro é muito maior do que se pode esperar de um livro de fantasia.
Nesse livro Ransom é mandado para Vênus para uma missão sem explicação no começo mas durante o livro, entre a dúvida e a certeza de Ransom, ele encontra o motivo de ter sido mandado para Vênus.
Em alguns momentos é difícil imaginar os lugares que são descritos, por serem bem diferentes e cheios de movimento. Para quem gostou do primeiro livro vale muito a pena ler, Perelandra para mim é a continuação perfeita da Trilogia Cósmica e é carregada de verdades sobre o evangelho de Cristo.
Emocionante, cheio de vida e profundo. Perelandra é um daqueles poucos livros que fazem o inesperado e fala muito com você.
Se você procura um livro diferente e profundo essa é uma ótima escolha!

Nat 30/09/2015

C.S.Lewis foi chamado à casa do amigo, o professor Elwin Ransom, com urgência. No caminho, ele se questiona sobre o que ouviu de Ransom e sua viagem até Malacandra (ou Marte). Ao chegar na casa do professor, ele encontra um bilhete avisando que Ransom recebeu um chamado urgente mas que em breve voltará para casa. Ao voltar para casa, o professor explica que recebeu uma missão: ele deve ir para Perelandra, pois alguém precisa impedir algo muito sério que está para acontecer lá. Para isso ele chamou Lewis, ele precisa que alguém o ajude em sua viagem. Um ano após, ele retorna a Terra e, apesar de não saber explicar a viagem em si, ele narra os acontecimentos em Perelandra (ou Vênus). Ele descreve o planeta e seu primeiro encontro com alguém semelhante, se é que posso dizer isso sobre ela: uma mulher, verde, nua e totalmente inocente, sem pensamentos obscenos mas com uma característica ao mesmo tempo infantil e anciã.

Ransom começa a se comunicar com ela e a explicar-lhe muitas coisas que ela não entende. Ao tentar descobrir a sua missão, ao invés ele descobre que a mulher (cujo aparecimento na história está ilustrada acima e que apresenta uma forte relação com o nascimento de Vênus) é a Mãe e Rainha de Perelandra e que o Pai e Rei sumiu após passear pelas ilhas que formam o planeta. Os dois se dirigem para a ilha fixa para ver se encontram o Pai e Rei quando uma espaçonave, que Ransom reconhece ser de Weston, cai do céu. É realmente Weston, mas somente no corpo: ele se tornou uma marionete comandada por alguma coisa completamente maligna. A partir do momento em que a criatura Weston conhece a Mãe e fala com ela, a missão de Ransom se torna clara: evitar que a Mãe e Rainha caia na mesma tentação que Eva caiu, de abrir mão do paraíso.
Desde que li o primeiro livro dessa série, fiquei na dúvida se conseguiria ler os seguintes. Não por falta de tempo, mas por falta de paciência. Achei a história do primeiro livro confusa, então não estava com muita pressa de ler o segundo. Arrisquei. Até agora não sei bem o que pensar, talvez porque mesmo amando As Crônicas de Nárnia e sendo capaz de entender a alegoria presente na história, neste livro consegui a muito custo. Os diálogos são mais profundos e a discussão filosófica acerca dos que teólogos chamam de “O grande conflito” mostram o entendimento de Lewis sobre questões como a cosmovisão de um tema muito explorado na literatura: a luta entre o bem e o mal. Talvez por eu ainda me lembrar de algumas coisas do livro anterior, a leitura desta vez foi mais interessante, até porque o tema da perda do paraíso e sua abordagem na literatura é uma coisa que me fascina bastante. Gostei e indico.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/08/perelandra-cs-lewis-rc-2015.html
Ruth Roland 14/10/2019minha estante
?tima resenha. Estou lendo esse livro, e como você falou, minha leitura anda arrastada porque algumas vezes me falta paciência. A escrita do Lewis, para mim, é brilhante, porém, no caso desse livro em específico, eu me perco nas descrições imensas que ele faz e nas discussões filosóficas/cristãs, mesmo conhecendo bem a narrativa bíblica queda/redenção. Eu curti mais a leitura do primeiro livro da Trilogia.

Arthur Peixoto 14/01/2021

Viagem a Vênus...
Como o primeiro livro, há uma influência enorme de filosofia e cristianismo neste livro, sendo a segunda influência maior. Há grandes momentos de aventuras e grandes momentos de reflexão. Em resumo, um bom livro.

Ruth Roland 22/10/2019

Lewis sendo Lewis
Segundo da trilogia cósmica de Lewis, Perelandra continua as aventuras do professor Ransom agora em Vênus (Perelandra). Ransom, vai a Perelandra a escolha de Maleldil para salvar o planeta de um ser do Mal, possuidor do corpo do inimigo de Ramson, o Dr. Weston.
No livro, a referência bíblica ao Gênesis, à queda e à Redenção é clara.
E em alguns momentos percebemos referências a outras mitologias, como a grega.
O livro também é bastante filosófico, principalmente ao falar sobre as ações (morais)dos seres de Thulcandra (os seres humanos, no planeta Terra).

Demorei, demorei muito pra terminar esse livro.
Segundo da trilogia cósmica, esta leitura, diferente da primeira, foi bem arrastada.
Eu me perco bastante nas descrições do Lewis, mas nesse livro, em alguns momentos, achava que não estava entendendo nada.

Mas alguns momentos da leitura foram bastante belos. E isso só confirma o apreço que tenho por Lewis, um escritor magnífico. Um criador de mundos e de histórias cativantes.

Patthys 11/04/2020

Nota 3
O livro é um pouco massante,. Não achei tão legal como o primeiro, mas consegui terminar. achei a história muito parada, sem ação e muita falaç?o. Mas fica boa quando o Weston chega em Perelandra. Em sí a história é boa. Agora vou ler o terceiro livro.