Zodíaco

Zodíaco Robert Graysmith

Resenhas - Zodíaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

karla.jamily 09/01/2024

"Aqui quem fala é o Zodíaco".
O autor, Robert Graysmith, foi um cartunista de um dos maiores jornais e também foi interpretado pelo Jake Gyllenhaal no filme de 2007 sobre o caso.

Zodíaco é um dos serial killers que mais me chama atenção, onde seu caso até hoje não tem uma solução.
O livro é bem escrito e te deixa com um gostinho de quero mais a cada página lida. É bem detalhado e mostra as cartas que o assassino mandava para a polícia. A obra torna perceptível o quanto o autor trabalhou para tentar desvendar a identidade do sádico Zodíaco.

ps: Adorei muito o fato de que o autor também abordou sobre o processo de fazer o filme.

Marina 25/12/2023

Para os fãs de true crime
Instigante e bem escrito, o livro te leva pelo raciocínio das pessoas responsáveis por solucionar o caso do serial killer mais enigmático de todos os tempos. Recomendo saber um pouco sobre o caso antes de ler, já que ele não te dá muito background para a história.

Tainá 27/09/2023minha estante
Já assistiu o filme? É um ótimo suspense, com o autor desse livro como um dos personagens

Maysa51 27/09/2023minha estante
Não, não sou muito fã de filmes, mas vou dar uma olhada depois, obrigada :)

Sérgio 15/08/2023

A caça ao serial killer mais misterioso dos EUA detalhada pelo jornalista Robert Graysmith durante os 17 meses em que Zodíaco aterrorizou o país com sua crueldade.

Natália 26/06/2023

Começou bem, mas acho que eu não estava no clima de ler um livro reportagem de 500 páginas. em determinado momento fica tudo muito cansativo pelo excesso de descrições e investigações que não levam a lugar nenhum - antes de ler eu já sabia que o caso não teria solução, mas não sabia que o autor iria mostrar todos os becos sem saída em que a polícia se encontrou. é interessante pra ter um panorama de como tudo aconteceu, mas ser longo demais talvez tire a atenção de outros leitores como tirou de mim

Lucas.Rocha 02/06/2023

Sexta-feira, 2 de junho de 2023
Robert Graysmith, nos transporta para a perturbadora saga de um dos casos de assassino em série mais, intrigantes da história. Um cartunista que viveu o caso do Zodíaco em tempo real enquanto trabalhava para um jornal, proporciona uma narrativa envolvente e detalhada, mergulhando profundamente nos eventos e personagens envolvidos. Um dos pontos altos do livro é a sua linha do tempo precisa e bem elaborada. O autor apresenta de maneira meticulosa os assassinatos cometidos pelo Zodíaco, detalhando datas, locais e as vítimas envolvidas. Desde os primeiros ataques até as últimas aparições do homossexual enrustido. Cada crime é descrito com minúcias que permitem ao leitor acompanhar o avanço da investigação e sentir o crescente clima de tensão e mistério.

Ao longo da trama, somos apresentados aos principais personagens envolvidos na investigação, como o Detetive Dave Toschi, o Inspetor Willian Armstrong, o jornalista Paul Avery e o chefe de polícia Jack Mulanax, através de suas perspectivas e esforços conjuntos. Graysmith retrata a complexidade e desafios enfrentados pela polícia na busca pelo Zodíaco. Os detalhes dos crimes descritos pelo autor são arrepiantes. Os assassinatos são apresentados com uma intensidade vívida, criando uma atmosfera de suspense que mantém o leitor cativado. Além disso, retrata com destreza o envio dos códigos e cartas feito pelo sádico para a polícia e jornais, adicionando uma camada adicional de mistério ao caso. Graysmith explora esses códigos de maneira fascinante, demonstrando o impacto que eles tiveram na investigação e na mídia.

É interessante traçar um paralelo entre o livro "Zodíaco" e sua adaptação cinematográfica de 2007, dirigida por David Fincher. O filme captura de forma excepcional a atmosfera sombria e angustiante da obra original, retratando com maestria os personagens-chave e os eventos marcantes do caso. Embora algumas licenças artísticas sejam tomadas para fins dramáticos.
A essência da história permanece intacta, proporcionando uma experiência visualmente cativante.

Por fim, o livro levanta um suspeito principal, Arthur Leigh Allen, um homem que despertou fortes suspeitas ao longo da investigação. Graysmith apresenta evidências e circunstâncias intrigantes que envolvem Allen, levando o leitor a questionar sua possível ligação com os crimes.

LetAciaNaves 04/01/2023

Muito bem detalhado
É uma pena que os detetives e responsáveis pelo caso não encontraram o assassino, esse livro é muito bem detalhado mesmo, mostra as cartas do zodíaco para a polícia, a descrição sobre os assassinatos é muito boa mesmo, Robert Graysmith fez um ótimo trabalho nesse livro. Esse caso do Zodíaco me lembra bastante do Jack estripador, mas é claro, os dois casos são também diferentes, creio eu que os dois eram sádicos sexuais

Arthur.Segatto 03/01/2023

True crime de respeito
Que relato jornalístico bem escrito e detalhado! Dá pra sentir a dedicação e a paixão (quase obsessão profissional) que Robert Graysmith tem pelo caso real do Assassino do Zodíaco.

Um sádico sexual que matava jovens na década de 60 e 70, escrevia cartas desafiando a polícia de São Francisco e que nunca foi pego.

Nesse relato de 17 anos de investigação policial e jornalística, o autor descreve com detalhes tudo que se passou nesse tempo, destacando diversos suspeitos e relatando o envolvimento de todos no caso.

Para o leitor desavisado, o livro pode ser cansativo, mas para o amante de true crime, não vai ser, porque é muito bem escrito e consegue te deixar ansioso para o desenrolar da história.

É triste que o Zodíaco nunca tenha sido identificado, com tecnologias atuais e com uma polícia mais desburocratizada talvez tivesse sido possível. Revoltante nesse aspecto, mas é a vida real.

Incrível! Só não são 5 estrelas porque realmente poderia ser mais sucinto em alguns relatos. Estou doido para pesquisar informações mais atuais sobre o caso, já que o livro é de 1986.

4,5/5

Raphael 14/11/2022

Detalhista
Aqui não há margem para reclamações sobre o detalhismo do livro. Não poderia ser diferente se tratando do relato de uma pessoa que viveu a história estando por dentro de quase todos os acontecimentos envolvendo o caso. Apesar da grande quantidade de detalhes o autor soube prender o leitor do início ao fim. A decepção mesmo só pela edição de bolso com uma diagramação bem ruim, a única em pt-br.

João 26/10/2022

Esperava mais
É um bom relato jornalístico, mas inegavelmente cansativo e arrastado em alguns momentos. Vale pela riqueza de detalhes!

Xuia 18/10/2022

Não conhecia a história do Zodíaco, então foi bem interessante ler sobre os eventos, suas cartas e o que os jornalistas e os policiais descobriram na época. Só me perdi um pouco na cronologia dos eventos, o autor vai e volta na linha do tempo e isso me deixou um pouco confusa com tantos nomes e lugares diferentes, mas mesmo assim foi uma leitura bem interessante.

Juju 12/10/2022

Massante
Repleto de detalhes, mas o andamento é extremamente cansativo, com muito esforço não abandonei, mas certamente não leria de novo, eu sei que o caso não foi solucionado, mas o livro não sai do mesmo lugar. Muito chato

Coutinhox 13/09/2022

Zodíaco, um assassino incomun
Simples incrível, prende o leitor que é curioso, e se você não é, vai ficar, cheio de mistério, não é pesado nós detalhes gráficos dos crimes e sim nos detalhes das investigações, pra quem curte true crime e mistério, esse é o certo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6