Tao Te Ching

Wu Jyh Cherng

Resenhas - Tao Te Ching [edição ampliada comentada]

ToniBooks 27/01/2022

Simplicidade profunda.
Resenhar o Tao The Ching - O Livro do Caminho e da Virtude - seria sempre um exercício impossível, pois o fundamento dessa sabedoria é a expressão da não-expresão. Isso parece somente um jogo de palavras, mas eu não apostaria nisso. Uma das três obras básicas do Taoísmo, escrita há mais 1000 anos a/c, pelo filósofo Lao Tse, encerra-se em si mesma; no encontro da identificação absoluta com uma cosmologia do vazio numinoso.

expressodoslivros9 10/01/2023

Profundo e simples. ?????
Essa obra traz uma linguagem tão humana e poética; é como se tivéssemos encontrado um grande tesouro. Além de trazer uma felicidade genuína, a sua filosofia é altamente transformadora. Simplesmente emocionante e verdadeiro. ?

Charly.nunes 17/02/2023

Livro é muito interessante, a filosofia apresentada é parecida com a do budismo de seguir o "caminho do meio", mas logicamente seguindo a teologia do Lao tse
decolang 29/10/2023minha estante
Taoismo é uma filosofia de vida e uma atitude vital. Os mestres taoístas são bem sapienciais e humorados, usam lógicas que beiram a loucura pra fazer as pessoas sairem do padrão de pensamento ordinário.

Marcos Antonio 12/06/2018

Virtude
É um livro profundo, que serve para meditar em suas palavras, sermos melhor a cada dia, despertar a virtude em nós.

raíssa 12/07/2021

無為 Humildade - Simplicidade - Afetividade
Me sinto presentada por ter tido contato com esse livro de estudo (e de absorção e reflexão) eterno! A partir daqui é procurar aplicar os ensinamentos em minha vida, reconhecendo a ordem natural, colaborando com o equilíbrio e sempre cultivando a esperança!

Fiz a primeira leitura acompanhando a incrível palestra da professora Lúcia Helena Galvão (pelo canal no youtube da Nova Acrópole), que me trouxe aprofundamento e facilitou a interpretação dos ensinamentos. Ganho duplo: a leitura do livro e o contato com tamanha sabedoria e humildade da querida professora, que já se tornou uma referência para mim.

Pretendo dar seguimento no meu estudo sobre Lao Tsé e Taoísmo.

Priscila Cybelle 11/04/2022

Sobre a obra
A leitura é composta por 81 ensinamentos que trazem questões a se refletir. Em primeira mão é importante saber que os pequenos versos orientais devem ser lidos por suas entrelinhas, devido ao grande uso de metaforas. Cada ensinamento deve ser lido e refletido para melhor entendimento. Eles refletem as questões mais profundasda filosofia oriental que baseava-se na culturalidade e religiosidadedos mesmos. Sendo o Lao Tsé o pai do Taoísmo.
Para mim cada pequeno verso da obra tem o impacto moral de um livro inteiro a ser refletido, por isso este livro deve ser inteiramente degustado e cuidadosamente pensado!

Dan 27/10/2021

Ao menos um ensinamento é claro
Esse livro é para se ler e meditar, para se reler, estudar as frases. Não é fácil, ainda mais com nossa mentalidade ocidental consumista, eu me incluo nela.
O que fica claro é que devemos aprender desapegando, aprendendo a agir sem agir, a aprender desaprendendo, e assim sucessivamente.

Anderson Souza 16/06/2022

Simples e inspirador
O livros tem uma filosofia d e vida muito interessante, mas acho que os comentários da tradução são muito simplistas o que faz com que a reflexão sobre o texto fica muito a cargo do interesse do leitor e procurar maiores explicações sobre a importância do texto. A mensagem do Taoísmo parece simples porém precisa de embasamento para se mostrar possível, se puderem procura um texto mais comentado acredito que seria mais interessante a experiência.

Mateus 20/06/2022

O caminho do homem santo
Apesar de desconhecer os fundamentos do taoismo, o livro me trouxe grandes chances de reflexão e de mudanças de perspectiva. Os seus capítulos são profundos, alguns requerem certa dedicação e rendem diferentes interpretações sobre o que é dito.

Wellington.Santos 09/04/2023

Importante para ampliar o olhar
Ver como as religiões trazem um ponto de vista diferente sobre a vida faz com que consigamos além de compreender o próximo, também faz com que entendamos a nós mesmos.

Dan 27/10/2021

Ao menos um ensinamento é claro

Dan 05/06/2023

Leitura comentada
Acabei de termina-lo, dessa vez com leitura comentada pela Lúcia Helena Galvão, e nossa, que diferença de entendimento. Recomendo a todos que leiam com algum suporte, vai valer muito a pena. Um livro fantástico. Ensinamentos de pura simplicidade mas de pura beleza.
Nota 5, certamente.

Leia o Livro Fefe! 17/04/2024

Fácil de ler, difícil de digerir, impossível de explicar
A obra que compõe o legado do sábio Lao Tzu (Ou Lao Tse) pode ser de rápida leitura, porém está longe de ser um livro fácil de se entender e processar. Em cada um de seus curtos textos o livro carrega os ensinamentos da filosofia taoísta, perpetuando reflexões válidas até os dias de hoje.

Recomendo a ler aos poucos, parando para interpretar cada passagem. E, claro, recomendo a releitura de tempos em tempos, conforme a Terra e o Céu forem lhe ensinando um pouco mais na prática o que é fazer parte do Tao.