O Mistério de Marie Rogêt

Resenhas - O Mistério de Marie Rogêt

1 | 2 | 3 | 4

itslittlejhow 10/04/2024

O Mistério de Marie Rogêt - 10/04/2024
Conto com uma estrutura inovadora. Poe criou ficção a partir de um caso de crime real. Como a opinião pública e os veículos de comunicação interferem nas investigações. Dupin foi o primeiro detetive.

Mari Vannucci 12/01/2024

Uma das tentativas mais memoráveis de atrair a atenção de Dupin foi o assassinato de uma jovem chamada Marie Rogêt.
Bom, mas foi como se estivesse lendo um conto de Doyle e não de Poe. Senti falta de algo mais sombrio que Edgar costuma incorporar nas suas obras. Não é ruim, só achei meio sem personalidade quando se compara a outros trabalhos dele.
Não achei a leitura tão corrida quanto outras de suas obras também. Ficou meio maçante e repetitivo. Acho que por eu não estar muito na vibe de uma leitura como essa, achei pior do que realmente é.
Enfim, não me arrependi, mas não me arrebatou como outros trabalhos dele, fiquei levemente decepcionada.
Mas achei super legal ser baseado num crime real, com poucos recursos, etc.

Geiza 04/01/2024

Até o momento, é o conto que mais me convenceu da genialidade do Poe
O livro começa com o autor fazendo algumas distinções entre ficção e realidade, o que não fez muito sentido a princípio. Depois, começa o monólogo de 60 páginas do detetive Dupin. No início, não curti muito o formato da narrativa, achei cansativa, mas logo a história me prendeu e eu quis entender mais e mais a linha de raciocínio do Dupin.

Em diversas partes do texto, o detetive apresenta, de forma incisiva, argumentos contrários aos publicados nos mais diversos jornais parisienses e, faltando duas páginas para terminar o conto, percebi que não haveria desfecho para a história. No fim, o Dupin filosofou um pouco, deu a entender que o culpado pelo assassinato de Marie foi encontrado com base nas brilhantes deduções dele, mas não nos disse o nome do culpado propriamente dito.

Na verdade, eu li este conto no livro Medo Clássico da Darkside (maravilhoso), mas quis vir aqui resenhar este em específico, de tanto que ele me intrigou. As notas de rodapé da Darkside me ajudaram a entender melhor que este mistério foi baseado em uma história real. Pesquisando melhor, eu soube que a Marie Rogêt é Mary Rogers, uma moça americana. Poe escreveu o livro utilizando-se de trechos de jornais reais que circularam pelos Estados Unidos na época em que o crime ocorreu (Mary era americana). Depois que soube disso, tudo fez sentido e se encaixou. Poe tentou resolver um crime real através de seu personagem, usando apenas matérias de jornais, e o começo no livro, em que ele faz uma distinção entre realidade e ficção, fez sentido também. Afinal, Edgar Allan Poe não seria tão frívolo a ponto de pensar que estaria indubitavelmente resolvendo todo o mistério só com este conto, né? Ele foi genial, usou Física, Filosofia, Química etc, mas não teve, de fato, acesso aos pormenores do caso.

No fim, este virou meu conto favorito. Com certeza foi reler. O miserável é um gênio, como diria o Vegeta.

Josiastds 23/12/2023

Primeiro obra baseada no crime real
Gostei tanto que fui atrás da verdadeira história, o Edgar só fez trocar os nomes das coisas, como cidade, pessoas e jornais etc. Bom, Anderson era o chefe dela, que era dono de uma loja que vendia charutos, ela ficou conhecida como "A linda garota dos charutos" e nunca faltava no trabalho, ela faltou duas vezes na primeira passou 6 dias e voltou e falou que foi na casa de "alguns amigos", depois voltou e ficou noiva do Daniel Payne, no fim ela foi encontrada morta e o Payne se suicidou e deixou uma carta:

"Para o mundo: aqui estou eu no local. Que Deus me perdoe por minha vida desperdiçada?.

Não foi solucionado pois depois do suicídio se esfriou o caso e na mesma época veio outro caso "O assassinato de Samuel Adams". É isso, Edgar ficou apaixonado pelo caso e escreveu esse conto.

Emi Diggory 31/08/2023

Uma incrível versão do caso real de Mary Rogers onde existe uma solução para o mistério que até hoje perdura.

Guxta 27/03/2023

"Detalhado"
O livro se baseia em uma história real, entretanto o Edgar não quis determinar o assassino por simples respeito a vítima.

Luie 04/12/2022

Arrastado
É uma escrita interessante por se tratar de conto baseado em uma história real, entretanto o detalhamento excessivo em certas partes acaba deixando o livro monótono e arrastado.

julia747 09/10/2022

peguei o livro sem saber nada sobre a história, e apesar de ser um livro curto, levei dois dias para lê-lo. a narrativa parece ser confusa e voltar para o ponto inicial a cada momento, porém a habilidade de dedução das personagens é formidável, além de levá-lo a contrariar as publicações dos jornais a partir de uma análise dos fatos considerados "irrelevantes" para o caso.

de qualquer maneira, o final deixa muito a desejar. nenhuma das teorias apresentadas possui uma conclusão, e a solução do mistério acaba ficando em aberto, causando uma curiosidade em saber o final da história. enfim, não recomendaria o livro por achar uma leitura monótona e sem respostas, pois acaba deixando uma expectativa não correspondida para o leitor.

Wesley Santos 10/04/2022

Um tanto decepcionado
Esse livro vem com os incríveis dizeres "precursor de outros grandes detetives da literatura, como Sherlock Holmes, de sir Arthur Connan Doyle, e Hercule Poirot, de Agatha Christie" então cheguei na maior empolgação pra ver um super detetive sensacional cheio das artimanhas e joguetes. E oq recebi foi um detetive leitor de críticas de jornais... Pelo menos um terço do conto são recortes de notícias que ele está lendo no jornal e dando sua opinião sobre como aquilo é ou não interessante pra investigação.
Acredito que seria possível sim trabalhar uma boa história com essa dinâmica! Mas não num conto de menos de 60 páginas! Foi sofrível de acompanhar as infinitas repetições de uma mesma citação de jornal...

E o final, aaaaa o final. No final ele basicamente diz "vou resolver esse caso fazendo isso, isso, isso e isso"
Próximo parágrafo: "fiz, deu certo galera, pegamos o culpado, flw"

Confesso que foi uma péssima primeira impressão do Poe pra mim... Mas acredito que eu só tenha escolhido o livro errado para começar...

Julia 17/03/2022

??
Péssimo, não recomendo, repetitivo e entediante, com final aberto, estou com muitas dúvidas sobre o livro.
Vitor.Francisco 21/05/2022minha estante
O conto é sobre um crime real nunca solucionado. Acho que você não entendeu a proposta do livro.

Pedro 23/07/2022minha estante
Oi, da uma lida na minha resenha sobre esse Livro? Talvez vc entenda melhor qual foi a proposta do Autor. Mas poxa, também fiquei frustrado com a "solução" do caso, rs.

EdMarrie 09/03/2022

Arrastado e lento
Nunca demorei tanto pra eu ler um livro tão curto.
Não sei se pq o livro é praticamente uma transcrição da investigação de um crime real ou se é pq a história não tem diálogos e é o narrador como se estivesse conversando com o leitor mas achei a história bem arrastada e alguns trechos chegavam a ser repetitivos.
Esse é um livro que eu não leria de novo.

LP_Chaun 27/08/2021

Chama o Percival...
Esse panfleto é muito interessante parece um programa policial de qualidade com um detetive perspicaz. Nada mais tenho a dizer, é um conto.

1 | 2 | 3 | 4