O Mistério de Marie Rogêt

O Mistério de Marie Rogêt Edgar Allan Poe

Resenhas - O Mistério de Marie Rogêt

1 | 2 | 3 | 4

Josiastds 23/12/2023

Primeiro obra baseada no crime real
Gostei tanto que fui atrás da verdadeira história, o Edgar só fez trocar os nomes das coisas, como cidade, pessoas e jornais etc. Bom, Anderson era o chefe dela, que era dono de uma loja que vendia charutos, ela ficou conhecida como "A linda garota dos charutos" e nunca faltava no trabalho, ela faltou duas vezes na primeira passou 6 dias e voltou e falou que foi na casa de "alguns amigos", depois voltou e ficou noiva do Daniel Payne, no fim ela foi encontrada morta e o Payne se suicidou e deixou uma carta:

"Para o mundo: aqui estou eu no local. Que Deus me perdoe por minha vida desperdiçada?.

Não foi solucionado pois depois do suicídio se esfriou o caso e na mesma época veio outro caso "O assassinato de Samuel Adams". É isso, Edgar ficou apaixonado pelo caso e escreveu esse conto.

Carlos G 04/10/2010

O Mistério sem conclusão.
Esse livro é super detalhista. Mas no final a história acaba, e cadê o assasino?
Não tem, simplesmente o Edgar Poe não teve criatividade sufuciente.Ele terminou o livro com 'Isso se deve a sua compulsão de procurar a verdade no detalhe'. Que coisa mais estranha.
Catariina 03/12/2016minha estante
Na verdade o que aconteceu foi que o conto é de uma história real que Poe desvendou apenas lendo jornais. O autor, com sua genialidade, reconheçamos, reproduziu, nos mínimos detalhes, os fatos do assassinato REAL de Mary Rogers (e nem se quer omitiu o nome das personagens da obra, traduzindo-os apenas para o francês- Marie Rogêt). A investigação de verdade era o seu real objetivo. E, por estas razões, omitiram o assassino. Não se trata de falta de criatividade, mas sim de um mistério que permaneceu sem solução até a publicação dos escritos de Poe.

Vitor.Francisco 21/05/2022minha estante
Acho que você não entendeu a proposta da historia. Pois o crime assim como muitos na vida real (aquele em que ele se baseou) não tem solução. Infelizmente Poe que é considerado por muitos o maior autor de todos os tempos ainda é incompreendido no Brasil.

Afonso Rodrigues 01/06/2013

Nem o melhor, nem o pior de Poe...
Quando adquiri este livro (minha edição é da L&PM, publicada na "Coleção 64 páginas"), li a sinopse na contracapa e julguei que deveria ser um dos melhores contos de Edgar Allan Poe. Afinal, tinha tudo para ser: um fato central baseado em uma história verídica, a personagem alvo das investigações é uma moça que desperta bastante curiosidade, a presença do astucioso e inteligente Auguste Dupin, entre outras características. Sem contar as lembranças de "Assassinatos na Rua Morgue" e "A Carta Roubada", que são os outros dois excelentes contos que integram a trilogia Dupin, junto com "O Mistério de Marie Rogêt".

Não posso dizer que fiquei muito decepcionado com a obra, mas também não posso afirmar que minhas expectativas foram totalmente satisfeitas. Para mim, o livro começa de uma maneira brilhante e excitante, o que me levou a pensar que realmente seria mais uma leitura inesquecível da obra de Poe. Mas com o desenvolvimento, as coisas começam a tomar um caminho deveras monótono e desnecessário. Fiquei esperando o momento do Chevalier começar a contar ao seu companheiro anônimo, que havia colocado suas investigações em prática e que havia conseguido desvendar todo o intrigante caso... Mas isso não acontece. C. Auguste Dupin faz apenas suposições e ao final da história não ficamos sabendo se aquelas suposições estão efetivamente corretas. O livro se resume a isso.

É totalmente inegável que a obra é muito bem escrita, mas poderia ter sido desenvolvida de uma forma mais interessante. Com os elementos que tinha em mãos, Poe poderia ter escrito um conto maravilhoso, mas infelizmente não é este o caso (que audácia e blasfêmia da minha parte criticar o mestre do terror e dos suspense). Contudo, não me arrependo de ter comprado o livro e muito menos de tê-lo lido. Vou guardar com carinho na minha prateleira.

P.S.: Definitivamente, "O Mistério de Marie Rogêt" não é um bom livro para começar a conhecer a obra de Poe. Pode ser decepcionante e desiludir os mais desavisados.

Everton 19/07/2020

Achei muito chato...
Uma transcrição de um assassinato, sem capítulos, apenas um texto corrido misturando narrativa e citações de um jornal, não chega a conclusão nenhuma, não tem resolução.

Achei muito chato.

Pedro 23/07/2022minha estante
A primeira é que vc leia o Assassinato da Rua Morgue ele é mais envolvente e mais curtinho, isso porque o livro que vc leu é uma continuação então faz mais sentido conhecer o Dupin primeiro. A segunda coisa é se você puder da uma lida na resenha que eu fiz sobre esse livro? te garanto que vc vai entender melhor a proposta do Autor, com esse final, é baseado em um caso real sem solução.

Rariel 13/02/2020

Genial
A escrita do livro é leve e fácil, sendo possível terminá-lo em poucas horas. A esperteza de Dupin se mostrou muito interessante em relação a como ele investigava, por base na observação de premissas. Pelo fato de ser um livro curto, já esperava uma pequena abrangência de descrições das personagens e do lugar, mas mesmo assim foi possível ser percebido as intenções de cada pessoa e suas personalidades. De qualquer forma, adoro livros com partes ambíguas, pois pode ser feito várias reflexões de como compreendê-las. Este livro foi o meu primeiro livro lido do Autor Edgar Allan Poe e tive um recepcional começo.

Mari Vannucci 12/01/2024

Uma das tentativas mais memoráveis de atrair a atenção de Dupin foi o assassinato de uma jovem chamada Marie Rogêt.
Bom, mas foi como se estivesse lendo um conto de Doyle e não de Poe. Senti falta de algo mais sombrio que Edgar costuma incorporar nas suas obras. Não é ruim, só achei meio sem personalidade quando se compara a outros trabalhos dele.
Não achei a leitura tão corrida quanto outras de suas obras também. Ficou meio maçante e repetitivo. Acho que por eu não estar muito na vibe de uma leitura como essa, achei pior do que realmente é.
Enfim, não me arrependi, mas não me arrebatou como outros trabalhos dele, fiquei levemente decepcionada.
Mas achei super legal ser baseado num crime real, com poucos recursos, etc.

Guxta 27/03/2023

"Detalhado"
O livro se baseia em uma história real, entretanto o Edgar não quis determinar o assassino por simples respeito a vítima.

EdMarrie 09/03/2022

Arrastado e lento
Nunca demorei tanto pra eu ler um livro tão curto.
Não sei se pq o livro é praticamente uma transcrição da investigação de um crime real ou se é pq a história não tem diálogos e é o narrador como se estivesse conversando com o leitor mas achei a história bem arrastada e alguns trechos chegavam a ser repetitivos.
Esse é um livro que eu não leria de novo.

Julia 17/03/2022

??
Péssimo, não recomendo, repetitivo e entediante, com final aberto, estou com muitas dúvidas sobre o livro.
Vitor.Francisco 21/05/2022minha estante
O conto é sobre um crime real nunca solucionado. Acho que você não entendeu a proposta do livro.

Pedro 23/07/2022minha estante
Oi, da uma lida na minha resenha sobre esse Livro? Talvez vc entenda melhor qual foi a proposta do Autor. Mas poxa, também fiquei frustrado com a "solução" do caso, rs.

Dherfferson 24/09/2020

Um livro muito descritivo. Tanto que chega a ser cansativo. Apesar disso, Poe critica de maneira muito interessante os jornais da época. Pode até não ser um livro gostoso de se ler, mas a sequência lógica que ele usa pra traçar informações sobre o crime é incrível.
Pedro 23/07/2022minha estante
Se você puder da uma lida na resenha que eu fiz sobre esse livro? te garanto que vc vai entender melhor a proposta do Autor, com esse final, é baseado em um caso real sem solução.

Regiane 13/04/2020

Conto interessante