Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro amor

Beto | @beto_anderson 07/08/2023

Uma novela rápida de ler. O plot twist é bem previsível, já que o autor mostra uma cena bem nítida do que poderá acontecer. As personagens centrais são interessantes.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

lavievante 06/12/2022

meu primeiro contato com o ivan turgueniev e que me fez sair de uma longa ressaca literária. achei a leitura desse conto tão leve, que te prende de uma forma tão natural e envolvente que você se vê imersa em cada página e em cada palavra como se estivesse habituado a aquele ambiente, as pessoas e ao sentimento de vivenciar um primeiro amor.

jonesygirl 16/08/2021

a história ao mesmo tempo que é simples é também complexa de maior parte pela escrita que é muito boa, mas ainda estou muito confusa com aquele final? não entendi nada! o pai dele estava traindo a esposa com a zinaida? confuso.
gostei da forma que a inocência de um primeiro amor foi mostrada.

Giovanna1242 21/05/2021

Foi uma boa leitura pra um primeiro contato com Turguêniev, mas admito que o que me fez continuar a leitura foi a escrita, que gostei muito, porque se dependesse apenas da história, não teria ido pra frente.
Gostei da premissa e tudo, e sabia que era uma novela, mas não sei, talvez não fosse o momento. Ainda assim, o debate sobre maturidade e sensibilidade é muito interessante e bem construído; a forma de narrativa - o próprio personagem revisitando seu passado escrevendo o que aconteceu, torna tudo mais reflexivo e perceptível de evolução. Muito interessante!
Amanda 25/05/2021minha estante
Esperando tu me empresyar

Giovanna1242 25/05/2021minha estante
Só avisar queridan! Se quiser, levo no sábado

Amanda 25/05/2021minha estante
Leve

Colenci 04/08/2019

Algumas anotações, só para constar. (Livro lido há meses).

Simples e bela novela. trata com precisão o sentimento confuso e novo que é o primeiro amor. O capítulo final dialoga perfeitamente com o sujeito crescido lembrando dos absurdos sentimentalistas da juventude.

mpin 25/02/2018

Envolvente
Livro curtinho de Turgeniev, que se afasta da crítica social que caracteriza suas obras. A história relata os eventos relacionados à primeira vez que o protagonista se apaixona, e traz com qualidade as sutilezas, contradições e fantasias de um jovem de 16 anos. O alvo de seu amor é uma mulher envolvente e manipuladora, que se vale de seu poder de sedução para conseguir sempre o que quer. Em alguns aspectos, esta personagem me lembrou a filha de Miss Havisham, d'as Grandes esperanças de Dickens. Mas as semelhanças param por aí. Em uma introdução, temos um crítico que cita Flaubert, para quem a prosa de Turgeniev é dotada de 'descrições que pensam'. E é com isso em mente que creio que o leitor vai desfrutar bem melhor o texto, conciso, seguro, e que emerge o leitor na constante ansiedade de nosso protagonista, tão perto, e mesmo assim, tão longe de seu grande amor. A comparação entre a juventude e a velhice, proporcionada pelo protagonista e a figura do pai, deixam a história interessante e dissolvem um pouco o vitimismo do protagonista, escolha inteligente que faz com que o leitor não se canse da história. Outra coisa que pode chamar a atenção do leitor é o protagonismo que Turgeniev dá às personagens femininas, algo incomum no século XIX e que dá uma dimensão provocante à Zinaida e suas motivações.

site: https://mpin-esc.blogspot.com.br/2018/02/resenhas-de-2018-ii.html#more