Uma leve esperança

Uma leve esperança Lannoy Dorin

Resenhas - Uma leve esperança

z..... 17/06/2016

Essa obra foi um clássico em minha vida estudantil nos anos oitenta, dessas que são indicadas em aulas de Língua Portuguesa, me trazendo identificação e motivação na época com a narrativa. Passados muitos anos, a releitura revela ainda um livro interessante a seu público alvo, com bela mensagem sobre a busca de um caminho que traga realização, identidade e emancipação. Acho legal porque no meio conflituoso apresentado sobre o jovem (pais separados que não se entendiam e pouco lhe davam importância, irmãos emancipados distanciados, depressão da mãe, solidão e busca de um sentido de vida) suas esperanças e buscas são canalizadas para algo positivo, que o faz crescer como pessoa nas descobertas e experiências - relacionadas à independência financeira e realização amorosa.
Os contextos da juventude são hoje diferenciados, mas trabalho e afeto serão sempre um bom impulso nas buscas e sentido de vida.
Guardo até hoje o livro, disponibilizando para a juventude amiga. Reli ontem numa condição inusitada: à sombra de uma árvore, às margens do Amazonas, aguardando a tal tocha olímpica passar no trajeto por minha cidade. Eita! Valeu muito, porque a tocha vi de relance, mas o reencontro com o livro trouxe lembranças muito bacanas e duradouras em minhas motivações.
Legal!

Fenelondasneves 21/07/2021

A vida de um adolescente nos anos 80
O livro traça o perfil de um garoto, simplesmente vivendo sua vida. Cheio de dúvidas, contradições, revoltas e arroubos, próprios da idade. "Uma Leve Esperança", faz parte de um encarte, feito para instigar a leitura de jovens e adultos, com algumas atividades ao final da obra. Um questionário para o leitor saber se realmente conseguiu captar a mensagem da obra.
A linguagem é direta e sem rodeios, nada muito rebuscado. Agora, já tem um bom tempo que li o livro e ainda assim fui capaz de escrever essa resenha. Acredito que o principal ponto que me recordo é justamente a linguagem. Eu diria que e uma mistura da série "anos dourados" com o "Apanhador no Campo de Centeio".